Espers – 1

Como qualquer bom FF esse jogo tem as famosas Summons/Aeons/GFs, dessa vez com o nome de Espers (vindo do FFVI).
Mas, para surpresa de muitos os tradicionais Summons dá série como Ifrit, Shiva, Ramuh, Bahamuth e etc não estão mais presentes (os mais atentos perceberão que há referencias à eles como nomes de Airships e etc), no lugar deles vieram chefes de outros FFs.
Todos eles tem alguma historia maligna e foram criados em oposição a anjos e se rebelaram contra os deuses em algum ponto.

Você invoca o Esper e só luta com ele e o invocador (summoner) na equipe e ficam durante 90 segundos na batalha (ou até morrerem/serem dispensados), independete da velocidade de batalha,ou seja, para um melhor uso dos Espers use a maior velocidade de batalha.Todos os Espers seguem cada um um padrão de Gambits,descritos abaixo.
Cada summon tem um custo em Mp, que pode ser 1, 2 ou 3 barras, essa barras são básicamente as que você ganha quando aprende Quickenings no Licence Board.

Ao contrário das invocações extremamente fortes e apelonas de outros ffs, como Anima e Magus Sisters (FFX), Knights of the Round (FFVII) ou Zodiac (FFT) as invocações desse jogo são bem mais modestas (leia-se: fracas), se você não planejar o uso deles eles provavelmente vão ser alvo dos ataques dos inimigos e vão morrer rapidamente. Eles tem status menores que os seus personagens normais e provavelmente vão morrer rápido se você não curá-los, geralmente um Quickening vale muito mais a pena do que invocá-los.

Quando você pegar os primeiros Espers provavelmente eles serão fortes o suficiente pra se manterem na luta sozinhos, mas perto do final do jogo, quando você começa realmente a pegar todos os Espers eles ficam bem inuteis.
Todos eles tem um golpe final (Deathblow, Limit Break, Overdrive… chame como quizer), ativado com alguma condição, geralmente envolve estar com o Hp baixo ou estar perto do fim do tempo de Esper, são bem uteis. Mas perto do final do jogo a maioria deles esbarra no limite de 9999 de dano, sendo pouco mais efetivo que um golpe comum. Mas existem alguns que podem romper esse limite, como Zodiark.
Os status dos Espers depende somente do Lv. de quem o invoca, independente do personagem.

Algumas dicas de como usar Espers:
– Quando você encontrar um ponto de save você pode invocar um Esper e tocar no ponto de save, recuperando todo o Mp gasto em seguida, o que é especialmente útil contra chefes, ja que você ganha uma invocação “de graça”.
– Espers não precisam de Mp para usar magias. Roube o Mp deles com Syphon enquanto eles fazem o serviço para recuperar o Mp gasto
– Use magias de Status sempre que possivel. Haste, Protect, Shell, Brave, Faith e principalmente Bubble. Essa ultima aumenta o dano de certos ataques, dá uma boa margem de segurança para usar Deathblows e obviamente dobra o Hp dos Espers.
– Ao invés de ficar assistindo seu Esper apanhar cure ele sempre que possível, eles geralmente não sobrevivem muito se você não cuidar deles
– Certos Espers são imunes/absorvem todos os danos elementais exeto um, e todos são imunes a todos os status ruins, então eles são ótimas “barreiras” contra aqueles ataques elementais ultra fortes que certos chefes insistem em usar, ou inimigos que se baseiem em status ruins para afetar seus personagens (entenda: malboros)
– Mesmo que os Espers não possam bloquear os golpes você pode usá-los como escudo, invocando os de custo baixo e correndo pra longe, deixando-os para morrer no seu lugar para poderes muito fortes enquanto você se reestrutura com o personagem.
– Você não tem nenhuma magia descente dos elementos Terra ou Água, para isso você tem respectivamente Hashmal e Famfrit

Espers normais

Belias, the Gigas

Belias foi um dos Espers que se rebelaram contra os deuses, e como todos os outros falhou e teve de achar um novo sentido para sua vida: proteger eternamente a Tomb of Raithwall e o Dawn of Shard.
Belias é o primeiro Esper que você consegue no jogo, consequentemente o mais fraco, entretanto na altura do jogo que você consegui-lo ele será bem forte e util, ao contrário de outros, mas com o decorrer do jogo fica ultrapassado. Tem o elemento fogo e um Deathblow suficientemente forte no começo do jogo, mas cuidado que ele usa ele mesmo em monstros que absorvem o elemento fogo.
Baseado no demônio Velius de FFT parece que Belias é a tradução correta, até porque FFT é um dos jogos mais mal traduzidos a serem lançados no ocidente.

Signo: Aries
FF original: Final Fantasy Tactics, como Velius
Custo da invocação: 1 barra
Custo (Licença): 10 Lps
Elementos:
-Absorve fogo
-Fraco contra água
-Metade do dano de todos outros elementos

Status permanentes: Libra
Habilidades passivas: N/A

Deathblow: Hellfire, dano de fogo.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo
Gambits:

Tempo de summon restante <10s

Hellfire

Si mesmo : Hp <30%

Hellfire

Alvo: absorve fogo

Attack

Alvo: fraco contra fogo

Painflare

Alvo: qualquer

Painflare

Como conseguir: No decorrer da história, em Tomb of Raithwall

Mateus, the Corrupt

Muita gente acredita Mateus ser alguma espécie de androgeno ou algo do tipo (principalmente quem via/vê Cavaleiros do Zodiaco xD), mas na verdade o Esper Mateus é um peixe que se rebelou contra os deuses, tomando a deusa do gelo como refem, eles não se importaram e mandaram Mateus junto com a deusa pra outro lugar. Aquilo que a maioria pensa ser Mateus é a deusa do gelo, ele é um peixe que fica atrás dela
Provável segundo Esper que você conseguirá no jogo, do elemento gelo, assim como Belias muito util no começo, tornando-se obsoleto com o avançar do jogo.
A tal deusa do gelo nada mais é do que uma referência a Imperadora Palamecia de FFII.

Signo: Peixes
FF original:
Referencia ao Imperadora Palamecia, chefe final do FFII
Custo da invocação:
1 barra
Custo (Licença):
25 Lps
Elementos:
-Absorve danos de gelo
-Fraco contra trovão
-Metade de todos os outros elementos

Status permanentes:
Libra
Habilidades passivas:
Ignora reflect

Deathblow:
Frostwave, ataque de gelo.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo
Gambits:

Tempo de summon restante <10s

Frostwave

Si mesmo : Hp <30%

Frostwave

Summoner: Hp <50%

Cura

Alvo: absorve gelo

Attack

Alvo: fraco contra gelo

Flash-Freeze

Alvo: qualquer

Flash-Freeze

Como conseguir: No decorrer da história, em Stillshrine of Mirian

Shemhazai, the Whisperer

Controladora da alma dos mortos e antes guardiã dos deuses tentou ajudar Ultima a se rebelar contra os deuses, contando a ela todos os pontos fracos deles, e ensinou aos homens o mal e a destruição antes de ser morta.
Não é um Esper muito util, seu ataque normal, Devour Soul funciona exatamente igual ao item Knot of Rust podendo tirar de um décimo da vida do oponente até ela inteira, num máximo de 9999, e a altura que você pega ela os monstros ja tem mais de 9999 de Hp.
O Deathblow, Soul Purge funciona da mesma maneira que o item Dark Matter, embora tenha a maior capacidade de dano de todas: 60.000, demora bastante até o dano ser consistente e zera a cada uso.
É o unico Esper que nunca apareceu em nenhum outro FF. Baseado no anjo caído Samyaza, que tem uma função bastante parecida na mitologia cristã

Signo: Sagitário
FF original:
N/A
Custo da invocação:
2 barra
Custo (Licença):
50 Lps
Elementos:
– Fraco contra fogo

Status permanentes:
Haste, Libra
Habilidades passivas:
Ignora efeitos do terreno

Deathblow: Soul Purge, ataque que soma o dano de todos os Knot of Rust (item) e Devour Soul (ataque próprio) usados no jogo, divididos por 3, com o dano máximo de 60.000 (igual ao item Dark Matter). Zera o dano a cada Devour Soul (ou Dark Matter) usado.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo.
Gambits:

Tempo de summon restante <10s

Soul Purge

Si mesmo : Hp <30%

Soul Purge

Alvo: qualquer

Devour Soul

Como conseguir: No decorrer da história, em Giruvegan/Great Crystal

Hashmal, Bringer of Order

Ordenado a manter sempre as coisas em ordem viu a rebelião do anjo Ultima como uma forma definitiva de ordem, sendo obviamente derrotado pelos deuses.
Não é tão util como os Espers secretos, mas considerando que você não tem nenhuma magia consistente que dê dano do elemento terra o seu Roxxor pode ser util contra inimigos com fraqueza. No mais só um Esper regular.
Baseado no demônio Hashmalin, parece ser o mesmo, com o nome um pouco mais curto.

Signo: Leão
FF original:
Final Fantasy Tactics, como Hashmalin
Custo da invocação:
2 barras
Custo (Licença):
50 Lps
Elementos:
-Absorve Terra
-Fraco contra Vento
-Imune a todos outros elementos

Status permanentes:
Libra
Habilidades passivas:
N/A

Deathblow: Gaia’s Wrath, dano de terra
Usado quando o Hp do summoner ficar muito baixo.
Gambits:

Summoner: Hp <10%

Gaia’s Wrath

Alvo: absorve terra

Attack

Alvo: fraco contra terra

Roxxor

Alvo: qualquer

Roxxor

Como conseguir: No decorrer da história, em Pharos at Ridorana, Third Ascent

Famfrit, the Darkening Cloud

Um terrivel monstro com forma de nuvem, que assombrou os deuses por um tempo, até ser trancafiado numa armadura, mesmo assim ele é capaz de castigar a humanidade com fortes chuvas vindas da jarra que carrega.
Bem parecido com Hashmalin, ele é a sua unica fonte consistente de danos do elemento água, o que pode ser util contra inimigos fracos a isso. No mais não se compara aos Espers secretos mais fortes, embora tenha um custo alto.
Embora a sua armadura não lembre em nada ninguem, a sua descrição como sendo uma nuvem e principalmente o seu subtítulo são referencias obvias ao chefe final de FFIII: Dark Cloud.

Signo: Aquário
FF original:
Referencia ao chefe final de FFII: Dark Cloud
Custo da invocação:
3 barras
Custo (Licença):
90 Lps
Elementos:
– Absorve água
– Fraco contra fogo
– Imune a todos os outros elementos

Status permanentes: Protect, Shell, Libra
Habilidades passivas:
N/A

Deathblow:
Tsunami, dano de água.
Usado quando o tempo estiver acabando ou seu Hp ficar muito baixo.
Gambits

Tempo de summon restante <10s

Tsunami

Si mesmo: Hp <30%

Tsunami

Alvo: absorve água

Attack

Alvo: fraco contra água

Briny Cannonade

Alvo: qualquer

Briny Cannonade

Como conseguir: No decorrer da história, em Pharos at Ridorana, Third Ascent

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: