IMAGINE Online

By Hidora

Update: O servidor americano foi desativado há um bom tempo, portanto estou mantendo essa página apenas por motivos históricos e pela nostalgia.

Desenvolvido pela CAVE (sendo assim o único jogo da série não desenvolvido pela Atlus) e originalmente publicado no Ocidente pela Aeria Games Entertainment (Atlus Online tomou o papel de publicadora em 7 de abril de 2012), essa é a versão online da famosa série Shin Megami Tensei.

Passando-se em um determinado ponto entre os dois primeiros jogos (Shin Megami Tensei I e II para o SNES), em que o mundo foi destruído após uma guerra nuclear que foi causada pela chegada dos Demons, você toma o papel de um Demon Buster em treinamento que, após a morte da sua treinadora, se envolve na disputa pelo renascimento de Tókio.

Nota: No momento, o servidor americano só possui os Capítulos 1 e 2 (Acts 1-7 e 8-16, respectivamente) da história, enquanto a história completa (até o Act 20) existe apenas no servidor japonês.

Assim como na maioria dos outros Shin Megami Tensei, as suas respostas a perguntas da história (e algumas quests) afetam seu alinhamento (lembrando que Law/Chaos não são relacionados com Good/Evil). O seu Alignment afeta muitas coisas no jogo, como o custo em Magnetite para usar seus Demons, a ativação do Summon Synchro (apenas se você for do mesmo alignment do seu Demon), e algumas quests são exclusivas de certo Alignment. Várias Soul Stones e alguns equipamentos são afetados, também.

Also, as respostas que você dá durante a história definem se você vai receber os plugins (key items necessários para algumas Tri-Fusions específicas) de Uriel (Law), Surt (Chaos) e/ou Mot (Neutral).

Como qualquer outro MMORPG, grande parte do jogo está voltada em deixar seu personagem mais forte (a história principal até o Act 16 pode ser terminada ainda em Lv30). A sua aparência é praticamente definida por seus equipamentos, já que a customização inicial é péssima. Há centenas de equipamentos diferentes, e novos equipamentos são lançados praticamente toda semana.

Sendo um F2P (Free to Play, pra quem não conhece o termo), o jogo é voltado para quem gasta cash. Há uma diferença gigantesca entre os itens que podem ser comprados em lojas de NPCs em relação aos itens que podem ser comprados por cash.

Apesar disso, alguns itens que podem ser conseguidos no jogo ainda são bem poderosos em relação a itens de cash. Por exemplo, o rifle L96SR e a handgun Cal’ Maria (ambos criados por Gunsmith) são as melhores armas de sua categoria em termos de stats, enquanto o Ring of the Nibelungen (criado através de Synthesis) é um dos anéis preferidos de mages e enhancers pelo seu baixo custo, facilidade de criação, e ótimo efeito.

Ainda é possível jogar sem gastar cash, though (eu, por exemplo, nunca gastei um centavo no jogo), mas é um tanto mais difícil, e a Cave vem tentando dificultar isso mais e mais com o passar do tempo (como a grande redução de drops em dungeons e plasmas). Embora a Aeria tenha tentado impedir algumas dessas mudanças, elas acabaram chegando ao servidor americano uma hora ou outra. Não se sabe se a Atlus Online vai tentar seguir os passos da Aeria e tentar impedir algumas mudanças ruins.

Voltando ao que interessa, ao invés de classes (warrior, mage, etc), existem Expertises. Essas Expertises são árvores de proficiência usadas para aprender skills. Quanto mais longe você estiver em uma Expertise, mais skills você aprende, e algumas até concedem bônus passivos (Survival Techniques, por exemplo, reduz a perda de durabilidade em armaduras).

O seu progresso em Expertises é medido em Classes e Ranks. Toda vez que você usa uma skill que pode aumentar a Expertise (geralmente uma skill da própria Expertise), você ganha uma certa quantidade de pontos. Ao alcançar 100 pontos, você consegue 1 Rank. Ao alcançar 10 Ranks, você consegue uma Class.

Devido à flexibilidade do sistema de Expertises, muitos newbies acabam fazendo besteira com isso, por isso é aconselhável seguir as builds já criadas (e que podem ser encontradas facilmente em guias no fórum oficial). Na teoria, as “classes” de combate básicas são Melee (Attack/Rush/Spin/Retaliation), Gunner (MB/Rapid), Mage (Shotmage/DD), e Enhancer (Enhancement/CotW), mas na prática é possível combinar vários em um só, como um Enhancer com Retaliation, um Gunner com CotW, um Melee com Enhancement, e não podemos esquecer o famoso Shotmage/DD/Enh/CotW.

Mas nem tudo são flores. Embora Cave tenha feito um ótimo trabalho recriando os Demons e a atmosfera da série SMT, a empresa é péssima em lidar com bugs. Qualquer um que tenha jogado por mais de 2 meses sabe que, nas palavras de deviantbias:  “o código de Cave é tão bem estruturado quanto uma torre de Jenga feita de palitos de dentes sendo segurada por cola, fita adesiva e fluídos corporais“. O pior de todos os casos sendo o set Young Soul Avatar (Blue), que levou quase 1 ano pra ser consertado, e o “PvP Bug” levou mais de 6 meses.

Antes que perguntem, sim o jogo possui PvP, mas o jogo inicialmente foi planejado tendo PvE em mente, então o PvP é bem desbalanceado (“Megis, megis everywhere!”, como diria um amigo meu).


Agora que dei uma visão geral sobre o jogo, segue minha opinião após mais de 2 anos de jogo. Se não estiver interessado, pule a parte em destaque.

Disclaimer: Escrevi isso alguns dias após parar de jogar, portanto talvez eu estivesse sendo desnecessariamente severo com o jogo.

Comecei a jogar esse MMO em 22 de julho de 2010. Foi o primeiro MMO que comecei a jogar sozinho, e também o primeiro que joguei por mais de 6 meses. O sistema de jogo é bem interessante no começo, mas com o passar do tempo, você pode perceber como é simples.

A playerbase é geralmente amigável, apesar de reclamarem de tudo (tudo mesmo, até quando fazem mudanças que eles pedem), inclusive dos chars dos outros. Experimente tentar entrar em um Old Ichigaya Camp (Gold) jogando de Magic Bullet e você verá. Só o que interessa é o seu dano, a sua capacidade de debuffs (a especialização de Magic Bullets) não interessa, a menos que você seja um enhancer. Aliás, a maioria dos grupos só quer saber de ter Melees e Enhancers.

O jogo é 100% voltado para micro transactions (leia-se: cash), ou seja, se você não pretende gastar cash, você vai sofrer como eu sofri. Equipamentos de cash podem ser comprados de outros jogadores, mas é difícil achar algo decente por menos de 1.000.000 Macca, e conseguir dinheiro não é nem um pouco fácil se você não tiver muita prática. Also, se você não tiver itens de cash, você é considerado noob.

A playerbase mudou bastante desde que comecei. Ainda há muitas pessoas boas, mas a grande maioria acha que precisa de melees lv60+ com 40% Limit Break e um Enhancer class 5 para fazer um simples Suginami Tunnels (Gold), enquanto quando comecei, só era necessário 3 pessoas de Lv50+…

Early game, o jogo é bom, mas Endgame não há muito o que fazer, e o grande salto de dificuldade entre as dungeons não ajuda o Midgame. Chegar a Lv50 sem ser sponsor (leia-se: pagar pra os outros irem em instances com você para você ganhar XP) leva uma eternidade, pois você não é aceito em golds até lá, e silvers são péssimos para XP a partir de Lv35. No fim do jogo, só o que há para fazer é repetir sugi/ichi golds para XP, celu gold para dinheiro, e com sorte talvez dê pra achar um grupo para Diasporas (leia-se: raids).

Após mais de 2 anos de jogo, em novembro de 2012, parei de jogar, e posso dizer que a única coisa que me manteve no jogo por tanto tempo foram os amigos que fiz lá. Quando eles pararam de jogar, resolvi parar também (segui um deles, o líder do meu clan, para o Aion :P).

Em suma, um jogo com um grande potencial e uma idéia interessante, mas mal executada, e que vem decaindo com o tempo conforme a estupidez da Cave vem tentando extorquir os jogadores mais e mais. Se pretende jogar, faça um favor a si mesmo e tenha certeza de que vai jogar por um bom tempo antes de gastar cash.

Se alguém se interessa, quando parei, meus personagens eram:

  • Glorienn: Lv84 Magic Bullet/Sharpshooter
  • HayamiAkira: Lv81 Rush Melee
  • Kaochin: Lv75 Synther
  • Hidora: Lv60 Shotmage/Demolition Dash/Enhancement/Curse of the Wretched
  • Bset: Lv36 Rapid/Magic Bullet/Curse of the Wretched
  • Vladislav`Tpish: Lv19 Enhancer/Curse of the Wretched

E pra terminar, alguns screenshots:

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 18/01/2013 às 17:53

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: