FAQ – Perguntas Frequentemente Respondidas

By Hidora

1. Qual um bom skillset para o Demi-Fiend?

Isso varia do gosto de cada um. Em um jogo SMT, tudo depende de quais inimigos você está enfrentando, e qual estratégia você está usando.

Porém, diferente de jogos posteriores (Digital Devil Saga, Persona, Devil Survivor, etc), em Nocturne você não tem escolha senão ser focado em Phys no fim do jogo, pois as melhores skills são físicas, e o dano de skills físicas aumenta com seu Lv, enquanto skills mágicas são estáticas.

De qualquer forma, esse é meu skillset preferido. Não use isso como um skillset único que deve ser seguido religiosamente, apenas use como um guia para formular sua própria estratégia.

No começo do jogo:

Lunge Focus
Ice Breath Counter
Fire Breath Shock
Fog Breath Heat Wave

E no fim do jogo, esse é o skillset que usei para enfrentar o chefe final do TDE:

Focus Endure**
Bolt Storm Avenge
Deadly Fury* Freikugel
War Cry Pierce***

* Substitua Deadly Fury por Deathbound, Oni-Kagura, ou Gaea Rage se preferir.

** Substitua Endure por Life Surge se estiver usando Deathbound.

*** Substitua Pierce por Magma Axis ou Spiral Viper se não estiver no TDE.

Vamos aos motivos desse skillset final:

  • Focus: Definitivamente, uma skill obrigatória para o Demi-Fiend.
  • Bolt Storm: Na dungeon final, Legion, Purski, Rangda, e Mot são todos fracos contra Elec, enquanto o único demon imune a Elec é Yurlungur (o qual é imune aos 4 elementos de qualquer forma). Also, Rangda e Mot aparecem MUITO frequentemente perto do Terminal em Tower of Kagutsuchi 3, o qual é o melhor lugar para treinar no jogo inteiro. Por isso prefiro Bolt Storm a Glacial Blast.
  • Deadly Fury/Deathbound/Oni-Kagura/Gaea Rage: É sempre bom ter uma skill Phys que atinge vários inimigos, então escolha a sua:
    • Deadly Fury possui uma chance altíssima de crítico, por isso é a escolha da maioria dos jogadores.
    • Deathbound possui menos chance de crit, mas é Random Targets, então pode atingir um mesmo alvo mais de uma vez, e é do tipo Weapon, então é perfeita para builds que incluem Life Surge.  Se você estiver usando Life Surge, essa é provavelmente a skill Phys mais poderosa que você pode ter.
    • Oni-Kagura é um Gaea Rage um pouco mais fraco, mas com custo reduzido e uma chance melhor de crit.
    • Gaea Rage é a skill Phys mais poderosa do jogo, mas não dá críticos tão frequentemente quanto as outras três.
  • Freikugel: Não há razão alguma para não ter isso. Chance relativamente alta de crítico, Almighty affinity, dano absurdamente alto, chance BEM alta de acertar. É sem dúvidas a melhor skill de dano que você pode ter, e obrigatória para o TDE.
  • War Cry: É sempre bom ter uma buff/debuff com o Demi-Fiend, pois assim você não depende apenas de demons para usá-las. Fog Breath é mais útil no começo do jogo, mas no fim do jogo a maioria dos chefes (e alguns inimigos comuns) possui uma chance alta de acertar mesmo com 2x Fog Breath. War Cry, por outro lado, é efetivo em qualquer inimigo que não use Dekunda frequentemente. Algumas pessoas preferem Rakukaja ou Sukukaja, though.
  • Avenge: Sempre tenha uma espécie de Counter em Demi-Fiend. SEMPRE. Avenge pode ser trocado por Phys Repel se quiser, mas não tem muita utilidade, já que para ter Phys Repel você precisa de Masakado, que já o deixa imune a tudo de qualquer forma. Also, Focus funciona com Counter/Retaliate/Avenge: se isso é bom ou ruim, a escolha é sua. Lembre-se também que equipar o Masakados não deixará você usar Counter/Retaliate/Avenge normalmente, pois você será imune a ataques do tipo Phys. Porém, lembre-se também que os ataques físicos dos últimos chefes são do tipo Almighty, então mesmo com Masakados, você ainda poderá usar counters contra eles, coisa que Repel Phys não permitiria.
  • Endure: Se você joga na dificuldade Hard, vai querer um plano B. Alguns jogadores pereferem Life Surge como plano B, o que também aumenta o dano de skills do tipo Weapon (leia-se: Deathbound), mas isso não lhe ajuda em nada contra skills de morte instantânea (Hama/Mudo), então prefiro Endure.
  • Pierce: Se você pode ter essa skill, você vai precisar dela.
  • Spiral Viper: Melhor skill 1-hit do tipo Phys do jogo (Freikugel é Almighty). Dano alto, alta chance de acertar, custo decente, e as únicas skills de Demi-Fiend com mais chances de crit são Divine Shot e Deadly Fury.
  • Magma Axis: Dano decente do tipo Fire, gasta HP ao invés de MP, custo não muito alto. Nada mal… e eu adoro o efeito visual :P
    Note que Magma Axis é considerada uma magia (apesar de gastar HP) mas, diferente de todas as outras skills desse tipo, o dano de Magma Axis aumenta baseado no seu Lv, da mesma forma que skills físicas. Isso torna Magma Axis a skill mágica com o maior potencial para dano no jogo inteiro (ok, talvez Ragnarok tenha um potencial maior, mas apenas Surt pode ter essa skill).

2. Cheguei em Lv99, mas ainda posso passar de Lv? Como assim?

Como você só pode aprender skills passando de Lv, o jogo foi programado para que você não ficasse preso ao seu skillset atual quando chegasse ao Lv99.

Apesar de seu Lv sempre aparecer como 99 daqui em diante, você pode seguir até o Lv255 e continuar ganhando stats e aprendendo skills. O mesmo vale para demons (claro, nenhum demon aprende skills depois do Lv99).

Isso quer dizer que qualquer demon pode maximizar seus stats naturalmente, não importa seu Lv ou stats iniciais. Porém, lembre-se que, a cada Lv, fica mais difícil prosseguir para o próximo Lv.

3. Ouvi dizer que há uma versão do jogo com Raidou Kuzunoha?

Resposta curta: Sim, essa versão existe. Infelizmente, apenas no Japão.

Resposta longa:

Enquanto no ocidente só temos uma versão do jogo (Lucifer’s Call é absolutamente idêntico à versão US chamada Nocturne: o nome só é diferente por razões legais), no japão existem 3 versões de Shin Megami Tensei III:

  • Nocturne, que não possui o Labyrinth of Amala, e portanto não possui o TDE, Dante, Metatron, Beelzebub e os Fiends. Nessa versão não é possível começar na dificuldade Hard, mas em um NG+ a dificuldade Hard é obrigatória. Also, skills de Ailments e Hama/Mudo possuem maiores chances de acertar do que nas outras versões. Como não existe TDE, é possível maximizar Marogareh normalmente, portanto é possível conseguir o título King em qualquer final.
  • Nocturne Maniax, que é a versão trazida para o ocidente.
  • Nocturne Maniax Chronicle Edition, que possui Raidou Kuzunoha ao invés de Dante (talvez haja outras diferenças, mas só conheço essa).

Raidou é basicamente a mesma coisa de Dante, mas suas skills possuem animações diferentes, ele possui melhores stats, e ele aprende Pierce, o que era o Calcanhar de Aquiles de Dante na versão Maniax. Ou seja, ele é o Dante sem seus dois únicos defeitos. Also, obviamente os eventos em que Raidou aparece são diferentes dos de Dante.

A Chronicle Edition foi vendida no Japão em conjunto com o jogo Devil Summoner 2: Raidou Kuzunoha vs King Abaddon. Embora Devil Summoner 2 tenha sido lançado no ocidente, não houve um lançamento da Chronicle Edition de Nocturne fora do Japão.

4. Acho que vi o Demi-Fiend em outro jogo! Era ele mesmo?

Se você esteve vendo videos de (ou jogando) Digital Devil Saga: Avatar Tuner, ou o MMORPG IMAGINE Online, então sim, foi ele mesmo que você viu.

Ele é o chefe opcional super apelão de Digital Devil Saga: Avatar Tuner, o primeiro jogo. E bote apelão nisso. De fato, ele é tido como o bonus boss mais apelão da história dos JRPGs e, tendo o derrotado, eu concordo com isso.

Como Digital Devil Saga usa o mesmo sistema de batalha (com algumas poucas mudanças), apenas imagine-o com o seguinte setup:

  • HP: 18,000
  • Magatama: Masakados (ou seja, Null tudo, exceto Almighty… e as duas affinities que não existiam em Nocturne: Gun e Earth)
  • Skills: Gaea Rage, Xeros-Beat, Javelin Rain, Heat Wave
  • Demons: Cu Chulainn, Girimehkala, Pixie, Arahabaki, Titania, Parvati (dois de cada vez, todos com Dekaja/Dekunda, Mediarahan e Recarmdra)
  • Burial Chambers completas

Tenha em mente que você só pode ter 3 personagens em batalha em Digital Devil Saga.

O interessante é que nenhuma dessas skills do Demi-Fiend pode ser aprendida pelos personagens de DDS.

Levando em conta que o Gaea Rage dele causa 9999 de dano, e que, em geral, ele usa isso pelo menos 3 vezes (mais, se você não souber o que está fazendo) em uma batalha que dura pelo menos 50 minutos, posso dizer por experiência própria que é uma experiência tão incrível quanto é terrível.

Se ele tivesse Deadly Fury, Deathbound, Freikugel ou Magma Axis, seria impossível derrotá-lo lol

A título de curiosidade, a música que toca na batalha contra ele em DDS é a música Normal Battle de Nocturne. Ou seja, ele considera os demons mais poderosos de um universo paralelo como um simples encontro aleatório, e certamente age como tal. Você não tem nem direito a “Fierce Battle”, a música de sub-chefes ._.

Sua recompensa por derrotá-lo? Uma das frases mais Badass já ditas por um chefe, e um equipamento em Digital Devil Saga 2 que dá +10 para todos os stats. E claro, o orgulho e direito de gritar aos quatro ventos que você o derrotou.

Quanto ao IMAGINE Online, ele foi o chefe de um evento no servidor japonês, onde ele usava o seu famoso Gaea Rage (chamado “Feast of the Earth Mother” lá, e disponível para players que usam as roupas de Demi-Fiend como equipamento) e sua famosa Pixie com Megidolaon, junto com monstruosidades como Shiva, Vishnu, Beelzebub (Fly), entre outros.

Porém, levando em conta que esse jogo em particular não foi desenvolvido pela Atlus (e sim pela Cave, que é péssima), e que o jogo sempre foi P2W (Pay To Win, pra quem não conhece termos de MMOs: quem tem mais dinheiro na vida real se dá bem), não é uma batalha realmente difícil, apenas possui um pouco de Fake Difficulty.

5. Qual é um bom demon para X parte do jogo?

Resposta curta: Daisoujou para todas as partes do jogo; Pisaca para usar fora de batalha; Red Rider midgame; Dante, Metatron, e Surt endgame.

Resposta longa:

Eu listei alguns demons que achei que seriam úteis nas tabelas de chefes e em algumas poucas seções do jogo.

Não gosto de dizer “use esse demon, porque ele é o melhor”, pois é tudo bastante subjetivo, e nenhum demon é igual a outro, e cada caso é um caso.

Porém, eu considero alguns demons muito úteis praticamente em qualquer parte do jogo. Note que estou considerando apenas os demons por si só: planejando suas fusões corretamente, você pode conseguir coisas melhores.

Haunt Pisaca

Pisaca por si só é péssimo. Porém, o Pisaca que você pode comprar no 1st Kalpa do Labyrinth of Amala é um dos melhores demons do jogo. A menos que esteja seguindo alguma espécie de self-imposed challenge, não há razão alguma para você não ter esse demon.

Vile Arahabaki

Null Phys/Expel/Death e Ice Repel, fraco contra todo o resto.

Apesar da enorme quantidade de fraquezas, Arahabaki é MUITO útil em muitos encontros aleatórios e em alguns chefes (pobres Sui-Ki e Mizuchi…).

É o demon preferido de muita gente que está começando, pois é possível conseguí-lo ainda na primeira visita a Ikebukuro, fazendo a primeira batalha contra Dante um passeio no parque.

Fiend Daisoujou

Uma quantidade quase infinita de MP com Meditation, cura completa com Prayer, dano decente e ailments com Preach, e suas imunidades a ailments com Drain ao invés de Null ajudam a queimar mais Press Turns. É também um dos dois únicos Fiends que podem ser fusionados usando um sacrifício, permitindo que ele já comece em Lv elevado.

Dê algumas skills de suporte para ele, e você pode usá-lo até o fim do jogo sem se arrepender.

…e foi exatamente o que eu fiz :P

Como uma vez disse um amigo meu: “Having Daisoujou in your party is like reducing the difficulty setting.”

Fiend Red Rider

Null tudo exceto Phys/Fire/Ice, dano alto por quase nada de MP com Terrorblade e Wind Cutter, aprende Bolt Storm, Dekunda e Avenge. Preciso dizer mais?

Se você conseguir passar Void/Drain/Repel Phys, Fire e/ou Ice, você terá uma máquina de destruição quase invencível.

Tyrant Surt

Se ele não fosse fraco contra Ice, seria perfeito.

Pra começo de conversa, Ragnarok é uma das skills mais poderosas do jogo, e única de Surt.

Seu comando “Attack” é do tipo Fire,o que é muito útil contra Mada(Drain Phys), Hresvelgr (Weak: Fire), Rangda e Girimehkala (Repel Phys) que tanto aparecem na última dungeon. E Fire Boost funciona com isso!

Consiga Fire Boost e Void/Repel/Drain Ice nele, e ele vira uma máquina de destruição. Eu mencionei que Pierce funciona para ele, deixando seu comando Attack do tipo Fire ignorar Resist/Drain/Null Fire? Pois é…

Dica: Abaddon aprende Ice Repel, e depois evolui para Aciel: Aciel + qualquer Element = Surt.

Fiend Dante

Null Expel/Death/Ailments, Resist o resto todo.

Ainda não tá bom? Que tal uma chance absurda de crit com Rebellion? Não? E que tal uma chance alta de morte instantânea (que aumenta com o Lv de Dante) e alto dano Almighty com Stinger? E Stinger ainda pode dar critical hits quando não mata!

Ainda quer mais? Ok, que tal Son’s Oath para um aumento de 50% a todo e qualquer ataque que ele usar?

Dante é tão apelão que eu nunca achei necessidade de manter Never Yield, pois os 2 únicos inimigos que já vi matá-lo foram a segunda forma de Ahriman com Apocalypse, e a segunda forma do último chefe com Infinite Light.

Em encontros aleatórios, Stinger e Showtime acabam com a maioria dos inimigos. Você não pode passar magias para Dante, mas os dois únicos elementos que ele pode usar são os mais úteis na última dungeon.

Contra chefes, Provoke é um Taunt sem o custo enorme em MP (que na verdade permite que Dante tenha MP infinito), e Rebellion é um critical hit quase garantido. Inimigo imune a Phys? Stinger e Showtime estão aí para isso. Contra Noah, Whirlwind e Roundtrip são ótimos.

Also, se souber o truque, você pode tê-lo pela pequena quantia de 1 Macca. Isso mesmo, UM MACCA para ter um demon de lv80 com skills e resistências absurdas! E você nem precisa estar em Lv80 para recrutar Dante.

Você não pode mandar ele embora, mas por que cargas d’água você iria querer fazer isso, de qualquer forma?

Os únicos problemas de Dante são:

  • Ele não pode ser fusionado, portanto Você não pode usar Mitamas para aumentar os stats dele, e por isso ele acaba ficando obsoleto (em termos de stats; as skills dele continuam ótimas) quando você começa a pegar os demons mais poderosos.
  • Ele não aprende Pierce. Para alguém que só pode ser conseguido no 5th Kalpa, não ter Pierce pode ser um verdadeiro problema, já que você já está a 95% do caminho do TDE, onde essa skill é necessária. Apesar disso, Dante não chega a ser inútil contra o chefe do TDE, fornecendo turnos extras à vontade e sobrevivendo à maioria dos ataques.

6. Ouvi dizer que as músicas de batalha possuem letras?

Sim, quase todas as músicas de batalha do jogo original possuem letras em inglês. As músicas da OST do Maniax (tudo relacionado ao Labyrinth of Amala) não possuem letras.

Apesar de inicialmente parecerem simples grunhidos, quando você presta atenção é possível perceber as frases em inglês.

Seguem as letras de todas essas músicas (nomes usados na OST):

Normal Battle

This day just can’t get that much worse

Please, return to human being

Whatever doesn’t impress it unto me

Please make this a real world

Normal Battle – Town

Power in the Reasons that we all are fighting for

You’ve given up your body, your soul, and heart

Yes, some of us who surrender are like lambs to the slaughter

Get the power to reach the next stage

Normal Battle – Large Map

Maybe you have ought to suffer

You have doomed creation and fate

You lead them all to death

You, little demon, are caught in our web

Fierce Battle

I’m heaven above, outside you

I have your back to the wall

Survived the fall from grace

Drink of the wine of the wrath of god

 

One more god rejected!

I’m heaven above, outside you

One more god rejected!

I have your back to the wall

One more god rejected!

Survived the fall from grace

Thou won’t oppose the wrath of god

 

Hear!

This one has been brought to him

For the open moment,

Do you aid Lucifer, do you?

 

Thou!

You’re not supposed to abuse any of this power, heretic!

I have never been one of your enemies

Do you aid Lucifer, do you?

Boss Battle

We’ll sacrifice the son of heaven

Man’s greatest glimpse of fire red

Oh, how they’re lost in their prayers for our greatest god

 

Let me sleep, please!

I am a man, half human

I grow tired as heart and person weaken

 

On the name of God!

I will not crack!

Can you hear them? God!

I will not crack!

Can you hear them?

7. Por que você não fez um FAQ formatado ao invés do velho .txt?

Nota: Essa pergunta provavelmente não deveria estar nessa versão convertida postada nesse blog, eu a incluí aqui apenas para não ter de remover coisas do guia.

Eu sei que FAQs formatados estão ficando cada vez mais comuns no GameFAQs, e sei que visualmente é muito melhor ler um FAQ formatado, mas se eu já acho o html básico do wordpress ruim de trabalhar, o que dizer do sistema de wiki markup usado pelo GameFAQs?

Pra falar a verdade, o grande motivo são as dezenas de tabelas usadas nesse guia. É bastante complicado fazer tabelas nesse estilo usando o sistema de FAQs formatados, enquanto em txt eu só estou limitado ao que eu posso conseguir manipulando espaços, barras e traços.

Eu cheguei a pensar em converter para um FAQ formatado quando tinha cerca de metade do guia pronto, mas é muito mais trabalhoso converter do que refazer o guia do zero.

Also, FAQs formatados ainda não suportam caracteres acentuados. Ou seja, FAQs formatados em português = nono.

So… yeah, .txt is the way to go.

8. Como consertar a cabeça de Demi-Fiend transparente no PCSX2?

Pelo que vi, isso é um bug muito comum. Não é um problema muito grande, já que isso só ocorre quando há uma luz passando pela cabeça do Demi-Fiend, e somente fora de batalha.

Se você realmente quer se livrar desse problema, mude as configurações de “Renderer” do plugin gráfico para “Software”.

No caso do plugin Gsdx 5334 (plugin gráfico padrão do PCSX2 v1.0) vá em:

Configuração -> Vídeo (GS) -> Configurações do Plugin…

Nessa janela, em “Renderer”, escolha Direct3D9 (Software), Direct3D10 (Software), ou Direct3D11 (Software):

Note que, ao fazer isso, você estará jogando a carga para o seu processador, então você precisa de um ótimo computador para conseguir uma velocidade decente com isso.

Por exemplo, no laptop em que eu jogo a velocidade em Hardware fica em 80-200%. Com a modificação para Software, a velocidade cai para 40-80%.

Ou seja, a menos que tenha um ótimo pc, aprenda a viver com o bug da cabeça transparente :P

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: