Walkthrough

By Hidora

Para quem não sabe, Walkthrough é um detonado. Eu direi aqui tudo o que você precisa saber para ir do começo ao fim do jogo, conseguindo todos os itens e fazendo todas as sidequests no caminho (Bandou Shrine e Labyrinth of Amala são longas demais, então eu fiz seções específicas para essas sidequests).

Tentei manter os spoilers no mínimo, mas como quis ser específico nas perguntas que afetam o final do jogo, estas podem ser grandes spoilers.

No começo de cada seção, eu incluirei todos os itens que podem ser conseguidos no lugar, e todos os inimigos que podem aparecer em encontros aleatórios. Note que as listas de inimigos estão por ordem de Lvs, e os itens estão na ordem em que são encontrados ao seguir esse guia.

Veja as páginas Itens e Demonic Compendium para mais informações sobre estes.

Em alguns casos, eu também mencionarei algumas notas sobre os inimigos no local, pois alguns encontros aleatórios podem ser especialmente perigosos.

Na maioria das batalhas de chefes, eu apenas dei uma breve descrição das skills deles, deixando a estratégia a seu cargo. Não vou mentir, eu sou bom em criar estratégias para mim, mas péssimo em explicá-las para outras pessoas.

De qualquer forma, grande parte dos chefes podem ser derrotados simplesmente abusando de -kajas e -ndas :P

Fiz esse detonado me baseando completamente na dificuldade Hard, portanto pode ser que haja algumas diferenças se você estiver na dificuldade Normal. Nunca joguei na dificuldade Normal, não pretendo fazê-lo, e nem aconselho que você o faça. De fato, após se acostumar com o jogo e aprender a abusar do Press Turn System, a dificuldade real cai bastante.

Caso queira saber, as diferenças da dificuldade Hard para a Normal são essas:

  • O dano causado por inimigos aumenta.
  • Skills de morte instantânea possuem uma chance maior de funcionar.
  • Fugir de batalhas sem Traesto/Smoke Ball é impossível. Só existem duas maneiras de fugir normalmente: se todos os inimigos forem Manikins, ou se você incapacitar (com Stone, Freeze, etc) todos os inimigos.
  • Preços nos Junk Shops são triplicados.
  • Dano causado fora de batalha por Poison e armadilhas é triplicado.

Sumário


1. Prólogo

Itens:

  • Mysterious Drink
  • Ayakashi Monthly (NPC)
  • Mysterious Drink
  • ID Card (NPC)

A história começa com uma mulher falando com você em um sonho.

Após algumas falas, você poderá escolher o seu sobrenome, nome e nickname, nessa ordem (nickname é o nome que será usado em batalhas/menus, enquanto o nome e sobrenome são usados em cenas… embora o sobrenome raramente seja usado), e logo em seguida o nome da tal mulher.

O personagem principal não possui um nome padrão, portanto eu o chamarei de “Demi-Fiend” daqui em diante. O nome original em japonês é “Hitoshura”, mas Demi-Fiend soa melhor para mim. To each their own, I guess. Lembre-se que, no padrão japonês, o sobrenome vem antes do nome.

O nome padrão da mulher é Yuko Takao, btw.

Nota: Se você estiver em um New Game+, você pode escolher com qual roupa vai começar. A roupa que você escolher influencia nos seus stats iniciais: a Hooded Jacket dá +2 St e +1 Vi, enquanto a Leather Jacket dá +2 Ma e +1 Ag. Após o prólogo você não terá mais essa aparência, então só o que faz diferença nessa sua escolha são os stats mesmo.

Você acorda, chegando à estação de metrô, e recebe uma mensagem de um amigo. Você poderá escolher o nome dele (padrão: Isamu Nitta).

Está vendo esse losango azul no canto inferior direito da tela? Isso é uma bússola, e também um medidor de encontros aleatórios. Se estiver azul, quer dizer que não há encontros aleatórios nesse lugar. Qualquer outra cor indica o quão próximo você está de um encontro aleatório. Começa em amarelo e vai se tornando vermelho. Quanto mais vermelho, maiores as chances de encontro aleatório. Also, o nome no canto superior direito da tela indica o lugar que você está. Se você estiver perto de uma porta, o nome que aparece aqui é o nome do lugar onde a porta vai dar, e terá uma cor amarela.

De onde você começa, dê alguns passos para o leste (sua esquerda), examine a máquina de refrigerante (escrito ATLUS do lado, com a imagem de um Jack Frost na frente) para receber um item chamado Mysterious Drink.

Agora siga a oeste. Após alguns passos, você será interrompido. Se você escolher a primeira opção, o cara vai falar sobre algo que aconteceu em Yoyogi Park. Se escolher a segunda, ele o deixará em paz. Continue seguindo a oeste e então ao norte para sair da estação.

Admito que esse não é o melhor modelo de world map já feito, e já vi algumas pessoas criticando jogos SMT por isso, mas é simples o suficiente para você não se perder e, diferente de outros JRPGs, você passa pouquíssimo tempo no World Map, então não importa muito.

Fale com os NPCs (os marcadores verdes no mapa) para saber mais sobre o que aconteceu, e então siga a leste de onde você aparece, e vire à esquerda quando chegar a Harajuku (perto de um NPC chamado Police officer) para entrar em Yoyogi Park.

Você encontrará um homem que fará uma pergunta. Se você escolher a primeira opção, ele falará sobre rumores que contam a “verdadeira” história por trás das mortes em Yoyogi Park.

Seu celular toca, e uma colega de classe fala com você. Você pode escolher o nome dela agora (padrão: Chiaki Hayasaka).

Curiosidade: O sobrenome de Chiaki na versão japonesa é Tachibana, mas o limite de caracteres no nome dos personagens impede que esse nome seja usado nas versões US/EU, então tiveram que mudar o sobrenome dela para Hayasaka.

Mais opções. Se escolher a segunda opção, ela passará um sermão sobre como você deveria começar a pensar no futuro.

Após desligar o celular, o homem lhe dará a revista Ayakashi Monthly. Antes de ir embora, ele dirá que seu nome é Hijiri.

Siga para o leste e então norte na encruzilhada. Você verá duas portas vermelhas brilhando. Entre na da direita (a da esquerda está fechada).

Fale com Chiaki, a garota parada perto das cadeiras. Ela fará uma pergunta sobre a revista. Independente do que você responder, ela pegará a revista.

Ela pede que você procure por Isamu, que foi procurar Yuko, e diz que ele deve estar no segundo andar.

Siga em frente e entre na porta a leste. Siga o corredor até o fim, passe por outra porta e suba a escadaria. Você verá alguém andando do outro lado.

As salas estão vazias, então ignore-as e siga pelo corredor até chegar no elevador. Aqui há outra máquina de refrigerantes. Examine-a para outro Mysterious Drink.

Ignore o elevador e continue seguindo o corredor. Quando virar ao norte, entre na primeira sala (Room 203A) para encontrar Isamu.

Após a cena, volte ao saguão e fale com Chiaki. Você receberá o ID Card. Entre no elevador e escolha B1F. Siga em frente e examine o portão para abrí-lo.

As salas ao sul estão vazias, mas confirmam os rumores de que Isamu falou. Entre na sala ao norte para uma cena com um homem chamado Hikawa.

Volte ao elevador (haverá uma curta cena com um garoto e uma velha no caminho) e escolha R para uma sequência de cenas que marcam o fim do prólogo…

…e também do mundo, e da sua vida como humano.

2. Shinjuku Medical Center

Itens:

  • Marogareh Magatama
  • Medicine x2
  • Medicine
  • Annex Pass
  • Medicine
  • Life Stone x3
  • Chakra Drop x2
  • Mazio Rock
  • Mabufu Rock
  • Wadatsumi Magatama
  • Bead
  • 850 Macca

Inimigos:

  • Foul Will o’ Wisp
  • Jirae Kodama
  • Brute Shikigami
  • Haunt Preta
  • Jirae Hua Po

Você acordará em uma das salas do subsolo do hospital como um meio-demônio (e com uma nova aparência) e receberá o seu primeiro Magatama: Marogareh.

Magatamas são essências demoníacas que podem dar poderes a quem ingerí-los. O Magatama que você usar define suas fraquezas, resistências e skills a serem aprendidas, além de darem bonus para stats, então use-os com sabedoria.

Note que, apesar do jogo dizer que você “ingere” os Magatamas, você pode trocar de Magatamas o quanto quiser que não precisará conseguir outro para ingerir. Isso é o mais próximo de equipamentos que esse jogo possui.

Para mais informações, veja a página Magatamas.

A partir de agora você pode usar o menu (botão Quadrado). Also, note que os  dois Mysterious Drink que você pegou nas máquinas de refrigerantes agora se transformaram em Soma e Sacred Water.

Saia do quarto e siga a leste para uma cena. Após a cena, salve o jogo e saia. Preste atenção na porta de onde você acabou de sair. Toda vez que você vir um símbolo desses na porta, quer dizer que é um Terminal. Aqui você pode salvar o jogo (e mais tarde possui outra função).

Siga a oeste. A sala ao sul possui uma alma que pode lhe curar (grátis!), então volte aqui sempre que necessário. Siga ao nordeste até o elevador. Quando tentar entrar, você será levado a um corredor estranho.

Siga ao norte (não se preocupe, a água vermelha não causa dano) e abra o cubo visível à direita logo após você entrar na água para Medicine x2.

Continue seguindo ao norte para sua primeira batalha: 2x Will o’ Wisp.

Não há muito o que fazer nessa batalha, já que você ainda não aprendeu nenhuma skill, então simplesmente ataque até eles morrerem. Se você estiver no Hard e der azar, é possível morrer nessa batalha, no shit. Bem-vindo a MegaTen.

Após a batalha, fale com a alma do lado esquerdo, Dr. Dark, que pode lhe curar quantas vezes você quiser. Siga ao norte para mais uma batalha ao sair da água, dessa vez contra um Preta.

Volte ao Dr. Dark e então continue em frente. Na bifurcação, siga ao leste para mais uma batalha: Kodama e Will o’ Wisp. Aconselho que mate o Kodama primeiro.

Pegue a Maragi Rock no cubo e volte ao Dr. Dark (você deve ter notado que, quando está com HP baixo, você anda mais devagar), e então volte à bifurcação.

Dessa vez, siga a oeste para enfrentar 2 Kodamas. Se estiver na dificuldade Hard, aconselho que use a Maragi Rock que acabou de pegar: eles são fracos contra Fire.

Você deve chegar em Lv3 aqui e aprender Lunge, sua primeira skill. Lunge é uma skill do tipo Phys que atinge apenas um inimigo, mas é mais poderosa que a maioria das skills físicas que atingem vários inimigos.

Lunge possui uma chance relativamente alta de critical hit, mas também possui uma chance relativamente alta de errar, especialmente na dificuldade Hard. Uma boa idéia é usar Sukukaja (ou Sukunda) pelo menos uma vez antes de começar a usar Lunge.

Note que skills físicas gastam uma porcentagem de HP para serem usadas, então use-as com cuidado.

Also, se aparecer uma mensagem dizendo “Marogareh has begun to act violently within you… Let it continue?” quando você passar de Lv, isso quer dizer que o Magatama está tentando fazer um efeito aleatório. Todo Magatama possui alguns efeitos possíveis com isso.

Existem efeitos bons (como curar você ou aumentar um de seus stats) e efeitos ruins (causar Curse, Poison, Stun, etc). No nosso caso, Marogareh só possui dois tipos de efeito:

  • Curar o Demi-Fiend completamente (HP, MP e quaisquer ailments exceto Cursed).
  • Aumentar a Strength de Demi-Fiend em 1 ponto (raro).

Ou seja, é uma boa idéia deixar ele fazer o que quiser, já que ambos são efeitos benéficos.

Siga pela porta para uma cena, e então você estará de volta ao elevador. Volte ao Terminal e salve o jogo. Volte ao elevador e escolha 2F.

Siga o corredor leste (sua esquerda) e entre na sala 201A (última porta antes da escadaria). Abra o cubo para um Medicine e volte ao elevador. Há duas portas para o sul, entre na mais a leste. Abra o cubo para Life Stone x2 e volte ao elevador.

Entre na outra porta sul, siga o caminho e entre na porta. Fale com a Pixie e ela entrará para o seu grupo. Volte ao elevador e siga pelo corredor oeste. Entre na sala 203A para enfrentar 3 Preta.

Eles são fracos contra Elec, então abuse de Zio com Pixie para ganhar turnos extras e derrotá-los facilmente. Eu estava com 8 Strength (fiz esse guia em um NG+, então recebi alguns bônus de stats, conforme disse lá em cima) e estava matando eles com um só Attack de Demi-Fiend aqui.

Você receberá o Annex Pass.

A partir de agora, você começará a ter de lidar com encontros aleatórios. E eu não vou mentir: a quantidade de encontros aleatórios nesse jogo é MUITO alta, então tente preservar MP nos seus demons para não chegar em chefes completamente desgastado.

Dica: Se você encontrar um inimigo do mesmo tipo que um aliado que você esteja usando, você pode falar com ele e ele irá embora (às vezes lhe dará itens ou Macca). Isso é bom quando você quiser economizar MP ou estiver correndo para um Terminal. Também é bom se um inimigo for difícil de derrotar. Você não ganha EXP ou Macca do demon com o qual você falou por fazer isso, though.

Volte para onde Pixie entrou no grupo e examine o portão para abrí-lo. Quando chegar à bifurcação, você pode falar com a Datsue-Ba (o demon parecido com um esfregão) para algumas dicas de sobrevivência.

Siga pelo corredor oeste e entre na sala 203B. Fale com o Shiisaa para receber um Medicine. Volte e entre na sala 204B para um cubo com um Revival Bead. Volte até a Datsue-Ba e siga o corredor leste. Entre na sala 201B e abra o cubo para Life Stone x3.

Saia da sala e desça a escadaria ao norte. Na bifurcação, siga a leste (o outro caminho está bloqueado) e desça mais escadas. Siga até a bifurcação (há 3 almas na sala no meio do caminho que dão dicas sobre negociações) e então siga até a porta ao leste para destrancá-la e abrir caminho para o Terminal.

Salve o jogo, se cure se necessário, e volte à bifurcação. Siga a oeste dessa vez e então siga pela porta norte perto da alma. Entre na primeira porta para Chakra Drop x2, saia e continue pelo caminho norte.

Ignore a próxima sala, entre na porta norte e suba a escada para cubos com Mazio Rock, Mabufu Rock e 300 Macca (Macca é o dinheiro aqui, btw). Volte até a sala com a alma e siga pela porta oeste.

Aqui os encontros aleatórios começam a ficar mais fortes. Se você conseguiu contratar um Kodama, Preta ou Shikigami, tome muito cuidado se encontrar um grupo de Hua Po.

Nota: A essa altura, seus demons já devem ter começado a passar de Lvs. Sempre que um demon passa de Lv, há uma chance de aparecer uma mensagem dizendo que ele quer falar com você. Se você escolher escutá-lo, você receberá um item aleatório baseado no seu Luck stat (30+ Luck pode resultar em Incenses frequentemente). Ou seja, SEMPRE ouça o que seus demons têm a dizer.

Entre na primeira sala à esquerda para Bead. Siga o caminho único, suba a escadaria e, na bifurcação, siga ao norte. Fale com a alma nesse corredor e responda “Yes” para receber uma recompensa daqui a pouco. Você pode se curar na sala a oeste e salvar o jogo na sala norte (note que o Terminal aqui é menor; estes são chamados “S-Terminal”).

Volte à bifurcação e entre pela porta a leste para enfrentar o primeiro chefe.

Se você conseguiu um Shikigami, aqui é uma boa hora para usá-lo. Se tiver um Preta ou Hua Po, evite usá-los, pois o chefe abusa de Ice.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fallen Forneus 500 200 1
SKILLS AFFINITIES
Bufu Phys 100%
Mabufu Fire 100%
Icy Death Ice Drain
Elec 150%
Force 100%
Almighty 100%
Expel 100%
Death Null
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%

Apesar de tudo, Forneus é fraco. BEM fraco. Só o que ele pode fazer é atacar e usar magias do tipo Ice. Ele também não presta atenção em quem é fraco contra isso: eu entrei na batalha com Pixie, Hua Po e Preta, e ele ficou usando Bufu no Demi-Fiend a batalha inteira.

Icy Death é uma versão um pouco mais poderosa de Mabufu única desse chefe.

O melhor grupo para se usar nessa batalha é: Pixie, Shikigami, e Kodama. Isso é porque todos os outros demons disponíveis até agora são fracos contra Ice.

Mantenha Pixie (e Shikigami, se tiver) usando Zio o tempo inteiro para abusar da fraqueza de Forneus. Se você der sorte, Forneus ficará Shock. Isso quer dizer que qualquer ataque físico nele possui 100% de chance de acertar e também possui 100% de chance de critical hit.

Mas também tome cuidado, pois Bufu/Mabufu pode causar um status similar: Freeze. Isso faz com que qualquer ataque físico tenha 100% de chance de acertar e 100% chance de ser crítical hit, além de anular toda e qualquer resistência a ataques físicos que você tenha (inclusive Null, Repel e Drain)

Essa batalha não deve durar mais de 2 minutos, o que é uma pena, pois a música de batalha de chefe é ótima (essa música se chama Fierce Battle, caso esteja interessado).

EXP 150 MACCA 2,000 DROPS Turquoise

Você receberá o Magatama Wadatsumi.

Note que a primeira skill de Wadatsumi, Ice Breath, só pode ser aprendida em Lv7, então aconselho que você use Marogareh até o Lv6 (aprendendo assim Life Bonus) e então use Wadatsumi para aprender Ice Breath e assim ter pelo menos alguma magia no Demi-Fiend.

Abra os cubos para Medicine x2 e Revival Bead. Volte ao corredor com o S-Terminal e fale com a alma (para quem você respondeu “Yes”) para receber 850 Macca. Aproveite para se curar e salvar o jogo.

Volte até onde enfrentou Forneus e siga para o sul para sair do hospital e ver uma cena com o garoto e a velha, e depois uma cena com “Mysterious man”. Se você já ouviu falar de DMC, não deve ser difícil reconhecê-lo.

No world map, siga a oeste até atravessar uma espécie de passarela e então siga ao sul até chegar em Yoyogi Park.

Nota: Seja muito cuidadoso enquanto estiver andando no world map, especialmente com um inimigo chamado Zhen. Eles costumam andar em bandos de até 6 de uma vez só e gostam de abusar de Wing Buffet e Toxic Sting. Eles também possuem War Cry (equivalente a 2x Tarunda). Ou seja, eles são péssimas notícias, especialmente se você estiver usando o Magatama Shiranui ou tiver alguém fraco contra Force. Eles são fracos contra Fire, então tire proveito disso.

3. Yoyogi Park

Itens:

  • Ankh Magatama (se deixar Pixie ir)
  • Chakra Drop
  • Dis-Poison
  • Life Stone x2

Inimigos:

  • Fairy Pixie

Entrando aqui, haverá uma cena com Pixie. Escolha “I hope not“, e então “I need you” para Pixie ficar no seu grupo. Se você escolher a primeira opção na primeira pergunta, ou a segunda opção na segunda pergunta, Pixie irá embora e você receberá o Magatama Ankh.

Note que esse Magatama pode ser comprado em uma loja daqui a pouco, então você não ganha muita coisa se deixar ela ir.

Porém, se você deixar Pixie ficar, (BEM) mais tarde você vai poder sacrificá-la (ou qualquer demon em que você tenha usado-a para fusionar) para conseguir uma Pixie Lv80 com 30 todos os stats e ótimas magias (Maziodyne, Megidolaon, Mediarahan e Samrecarm).

Ou seja, NÃO DEIXE ESSA PIXIE IR EMBORA DE MANEIRA ALGUMA!

Outra coisa, você pode usar essa pixie para fusões, mas nunca a mande embora, ou você não poderá receber a pixie Lv80 no fim do jogo (ou seja, faça o que quiser com ela, só não mande-a embora).

Siga em frente e pegue o Chakra Drop no cubo. Siga ao norte e passe pela porta para um Dis-Poison.

Volte à área central e siga ao sul. Entre na porta, pegue a Life Stone x2 no cubo e entre na porta com um símbolo azul.

Isso é uma Fountain of Life.Aqui você pode pagar para curar ou reviver aliados. Note que o ailment “Curse” (exclusivo do Demi-Fiend, e só pode ser conseguido através de Magatamas) pode ser curado APENAS se você escolher a opção “Remove Curse” em uma Fountain of Life.

Volte à área central e volte ao world map, pois a outra porta está trancada.

Siga ao sul até o fim e depois leste para chegar em Shibuya.

4. Shibuya

Itens:

  • Agate (Mystical Chest)
  • Dis-Charm x2
  • Amethyst (Mystical Chest)
  • 1,000 Macca

Inimigos:

  • Foul Will o’ Wisp
  • Fairy Pixie
  • Jirae Kodama
  • Brute Shikigami
  • Haunt Preta
  • Jirae Hua Po
  • Foul Slime
  • Femme Datsue-Ba
  • Foul Mou-Ryo

Há um Decarabia aqui que aparentemente está esperando Forneus chegar. Mal sabe ele que você deu um fim no amigo dele :P

Desça a escadaria da esquerda para chegar a uma área com uma Fountain of Life, Terminal, Cathedral of Shadows e Junk Shop.

O Junk Shop vende 2 Magatamas (Iyomante e Shiranui), mas você provavelmente ainda não tem dinheiro o suficiente para comprá-los.

A Cathedral of Shadows permite que você fusione 2 demons em um novo demon. O Compendium permite que você registre seus demons para que você possa pagar para tê-los de volta depois (caso os use em uma fusão ou os mande embora).

Notas:

  • Fusões possuem 1/256 chance de falhar. Durante FULL/NEW Kagutsuchi, essa chance sobe para 1/16. Para mais detalhes, veja Acidentes de Fusão.
  • Se você estiver em um NG+, uma boa idéia é fusionar Kodama + Preta ou Hua Po + Preta para conseguir um Baphomet (de preferência com Preta já em lv8 para que tenha Fog Breath), já que você provavelmente ainda não tem grana pra usar o Compendium. Lv33 Baphomet a essa altura é uma boa maneira de poupar tempo.

Entre na porta mais a sudoeste aqui para encontrar sua primeira Mystical Chest. Basicamente, existem dois tipos de “baús”: Cache Cubes e Mystical Chests.

Cache Cubes sempre possuem o mesmo item, enquanto Mystical Chests podem dar itens aleatórios (geralmente ruins como Life Stone), e possuem uma chance de dar o seu item “verdadeiro”.

Essa chance é afetada pela fase do Kagutsuchi (aquela espécie de sol no canto superior esquerdo da tela). Quanto mais próximo estiver de FULL, maiores as chances. Em FULL, a chance é 100%, enquanto em NEW a chance é 0%.

Ou seja, sempre abra Mystery Chests durante FULL Kagutsuchi para pegar sempre os melhores itens ;)

Caso ainda não tenha notado, a fase do Kagutsuchi muda a cada ~20 passos que você dá (mais rápido no world map), então fique andando um pouco até a fase chegar em FULL (segurar L1 + Esquerda, ou R1 + Direita é uma ótima maneira de passar a fase do Kagutsuchi rapidamente).

A partir daqui eu vou assumir que você sempre abrirá Mystical Chests durante FULL Kagutsuchi, então eu direi o item que você pegará fazendo isso.

Abra a Mystical Chest para Agate, saia e volte para a entrada de Shibuya. Desça a escada da direita e fale com a alma. Escolha a primeira opção para enfrentar um Will o’ Wisp. Derrote-o para conseguir uma informação.

Siga ao norte e entre na porta a leste. Siga ao norte na bifurcação e entre na porta mais à direita para enfrentar uma Nekomata (Weak: Elec, Drain: Force). Abra o cubo para Dis-Charm x2.

Volte à bifurcação com a Datsue-Ba e siga o caminho leste, passando pela porta e subindo as escadas. Aqui você encontrará uma Mystical Chest com Amethyst.

Volte até onde você enfrentou o Will o’ Wisp e desça as escadas. Na bifurcação, siga o caminho sul e entre na segunda porta para um cubo com 1000 Macca.

Volte à bifurcação e siga pelo outro caminho. Ignore a bifurcação à frente e passe pela porta. Siga o corredor e entre na porta para encontrar Chiaki.

Após a cena, fale com a Nekomata aqui. Escolha a primeira opção para enfrentá-la (novamente, Weak: Elec, Drain: Force). Volte para a entrada de Shibuya e fale com o Setanta (demon de roupa branca) aqui. Desça a escada à esquerda e entre no Terminal para encontrar Hijiri.

Salve o jogo, faça as preparações que tiver de fazer, pois daqui para a frente você não poderá usar o Junk Shop nem a Cathedral of Shadows, e então fale com Hijiri para entrar na Amala Network.

Tenha absoluta certeza de estar preparado, pois uma vez dentro, você não poderá voltar até terminar.

Aconselho que faça Pixie aprender todas as skills (LV6, se não me falha a memória), pois assim ela evoluirá para a Lv10 High Pixie. Wing Buffet é uma ótima skill nesse começo (chega a causar ~60 de dano em um hit em alguns inimigos, e possui chances de atingir um mesmo inimigo até 3 vezes).

5. Amala Network

Itens:

  • Dis-Stone
  • Life Stone x2
  • Mazan Rock
  • Chakra Drop
  • Bead Chain (Mystical Chest)
  • Candelabrum of Sovereignty

Inimigos:

  • Foul Will o’ Wisp
  • Foul Mou-Ryo
  • Element Erthys
  • Haunt Choronzon
  • Element Aeros

De onde você começa, siga ao norte. Quando chegar à bifurcação, siga o caminho oeste. Na próxima bifurcação, pegue o Dis-Stone no cubo, volte alguns passos e siga o caminho leste.

Siga o caminho único e haverá uma cena. Suba a escada e siga até a bifurcação. Siga o caminho da esquerda (leste) para um cubo com um Bead. Volte e siga o caminho oeste.

Mais uma cena. Siga a leste (pois a escada está fechada). Na próxima sala, há uma Healing Room (fale com a alma para ser curado de graça quantas vezes quiser) ao norte e um Hall of Records (que é basicamente um Terminal).

Siga o caminho sul, ignore a porta e siga a leste. Abra o cubo para Life Stone x2, volte alguns passos e siga o caminho norte. Siga à esquerda na bifurcação, e novamente à esquerda na próxima. Siga o corredor e entre na porta para uma cena.

Volte até a escada que estava fechada e suba-a para ver mais escadas se fecharem. Quando chegar à bifurcação, siga à esquerda e então direita. Siga reto na encruzilhada e siga por esse caminho até o fim para mais uma cena.

Volte à encruzilhada, siga ao sul, leste, e suba as escadas. Siga à esquerda e siga em frente até chegar a uma encruzilhada. Siga ao sul e continue nesse caminho até descer as escadas para 2 cubos com Mazan Rock, Chakra Drop (o cubo mais distante é uma armadilha) e uma Mystical Chest com Bead Chain.

Siga ao norte, norte, leste, norte, leste e suba as escadas. Passe pela porta e siga a leste (esquerda) para um Hall of Records e Healing Room. Se cure, salve o jogo, volte e siga a oeste.

Entre na porta para uma cena e um chefe.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Foul Specter (pequeno) x6 148 100 1
SKILLS AFFINITIES
Agi Phys 100%
Gathering Fire 50%
Foul Union Ice 50%
Elec 50%
Force 50%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse 100%
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Foul Specter (grande) 550/260/120 300/250/150 1
SKILLS AFFINITIES
Agi Phys 100%
Foul Havoc Fire 50%
Ice 50%
Elec 50%
Force 50%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse 100%

Nota: Specter é imune a Freeze, Poison e Mute.

Ao começar a batalha, Specter vai usar Gather para chamar 5 aliados. Em 3 turnos eles irão se juntar em um Specter gigante cuja força depende da quantidade de Specters que ainda estavam vivos quando eles se juntarem.

Se você matar 3 Specters antes deles se juntarem, eles se juntam no turno seguinte, mesmo que não tenham passado 3 turnos.

Quanto menos Specters, mais fraco ele fica: com 6 Specters ele possui 550 HP, com 4 ou 5 Specters ele possui 280 HP, e com 3 Specters ou menos ele possui 120 HP. Se você deixar todos vivos, ele vai estar causando ~50 de dano com cada ataque físico.

Also, Foul Havoc é uma skill do tipo Phys que causa dano baseado na quantidade de Specters pequenos que estavam vivos quando eles se juntaram.

Ou seja, você tem que matar o máximo possível dos pequenos antes deles se juntarem. Note que se você conseguir matar 3 deles, ele ficará mais fraco que os pequenos.

Faça High Pixie usar Rakunda enquanto os outros atacam. Note que eles resistem aos 4 elementos, então use ataques físicos. Procure se focar em um de cada vez para poder matá-los mais rapidamente.

Note também que, se você deixá-lo se unir e ficar mais forte, você recebe mais EXP, então se acha que pode derrotá-lo assim, pode tentar. Caso tente fazer isso, ao invés de matar os Specters pequenos, passe os 3 turnos usando -kajas para facilitar o serviço quando eles se juntarem.

EXP 800/700/300 MACCA 500/500/500 DROPS Sapphire

Dica: Você pode voltar até a Healing Room e se curar antes de sair de Amala Network. Assim você não precisará pagar na Fountain of Life quando chegar em Ginza :p

Volte até a encruzilhada e siga pelo novo caminho para chegar a um lugar que, mais uma vez, não é Ginza (se você abrir o mapa, verá que está em Labyrinth of Amala).

Há uma espécie de tronco no meio da sala. Examine o buraco para encontrar o velho na cadeira de rodas e a mulher de preto. Você receberá o Candelabrum of Sovereignty e será levado a Ginza (finalmente!).

6. Ginza

Itens:

  • Repulse Bell
  • Soma Droplet
  • Muscle Drink
  • Makajam Rock

Inimigos:

  • Fairy Pixie
  • Jirae Kodama
  • Brute Shikigami
  • Haunt Preta
  • Jirae Hua Po
  • Fairy Jack Frost
  • Femme Datsue-Ba
  • Yoma Apsaras
  • Yoma Lilim
  • Divine Angel
  • Haunt Choronzon
  • Haunt Yaka
  • Haunt Chatterskull

A partir de agora você pode usar um Terminal para se transportar para outro Terminal qualquer que você já tenha visitado. Note que um S-Terminal só pode transportá-lo para o Terminal correspondente.

Nota: Se você se acha o espertinho e quer voltar a Shinjuku Medical Center para não ter que pagar para se curar, nem perca seu tempo. Chegando lá a alma só vai lhe dizer para “pedir à garota da fonte” se quiser se curar. Não fique triste, eu também tentei fazer isso na primeira vez…

Dica: O melhor lugar no momento para voltar para se curar é Shibuya, pois os inimigos são fracos, e a Fountain of Life, Cathedral of Shadows e Junk Shop ficam todos próximos ao terminal.

Saia do Terminal e siga a oeste pela porta. Entre na primeira porta à sua esquerda (sul) para um Repulse Bell no cubo. Volte à área central e siga ao norte.

Aqui você pode encontrar a Rag’s Jewelry, onde você pode trocar pedras preciosas (Agate, Ruby, etc) por itens ou demons (Elements e Mitamas).

Entre na Cathedral of Shadows para uma cena. A partir de agora você pode fazer Sacrificial Fusion. Com isso você pode fusionar 2 demons e usar um terceiro como sacrifício.

O demon resultante recebe um bônus de EXP baseado na quantidade de EXP que o demon sacrificado tiver (leia-se: quanto mais você tiver treinado um sacrifício, mais EXP o demon resultante receberá). Also, o demon resultante também pode receber skills do sacrifício, então você pode usar isso para passar skills específicas para um demon.

Note que Sacrificial Fusions só podem ser feitas durante FULL Kagutsuchi. Note também que fusões feitas durante FULL Kagutsuchi possuem 1/16 chance de falhar. Ou seja, SEMPRE que for fazer uma Sacrificial Fusion, salve o jogo antes.

Entre na porta mais a nordeste (Nyx’s Lounge). Fale com Nyx (a demon atrás do balcão). Escolha a primeira opção para receber uma informação. Saia da sala, siga a oeste e entre na última porta ao sul para sair para o World Map.

Siga ao sul para ver uma construção arredondada brilhando. Entre nesse lugar e você será expulso. Volte para Ginza e fale com Nyx novamente. Escolha a primeira opção para mais informações.

Saia de Ginza novamente e siga a leste, passando por uma ponte, e então siga pela ponte ao norte. Siga um pouco ao leste e então ao sul por mais uma ponte para um cubo com Soma Droplet.

Volte à primeira ponte e siga a leste. Ignore a ponte enorme que segue ao norte e siga ao sul para chegar em Harumi Warehouse.

Abra os dois cubos à frente para Muscle Drink e Makajam Rock. Siga pela porta ao sul. Use o S-Terminal se quiser e então siga a leste. Examine o botão vermelho perto da grade para abrí-la, e então desça a escada.

7. Great Underpass of Ginza

Itens:

  • Maragi Rock x2
  • Mahama Rock x2
  • Poison Arrow
  • Bead Chain (Mystical Chest)
  • 1000 Yen Bill
  • Medicine x2
  • Sapphire (Mystical Chest)
  • Pearl (Mystical Chest)
  • Candelabrum of Foundation
  • Smoke Ball
  • Bead Chain (Mystical Chest)
  • Life Stone x2
  • Amethyst (Mystical Chest)
  • Medicine x2
  • Diamond (Mystical Chest)
  • Soma Droplet

Inimigos:

  • Jirae Kodama
  • Jirae Hua Po
  • Foul Slime
  • Haunt Choronzon
  • Jirae Sudama
  • Yoma Isora
  • Dragon Nozuchi
  • Foul Blob
  • Haunt Yaka
  • Night Fomor
  • Haunt Chatterskull

Nota: Tenha MUITO cuidado com Sudamas. Se você causar dano a um deles e não matá-lo, ele provavelmente usará Kamikaze, o que causará 100-150 de dano em um alvo.


Ignore o primeiro caminho ao sul e continue em frente. Ao passar pela segunda porta, haverá uma pequena cena. Ignore o caminho norte e siga a oeste, descendo a escada.

Abra o cubo para Maragi Rock x2, suba a escada, siga pelo caminho norte e desça a escada para outra cena. Entre na segunda porta e siga pelo caminho único até haver mas uma cena.

Ignore o caminho norte, siga a oeste e entre na porta ao sul para um cubo com Mahama Rock x2. Volte e siga pelo caminho norte onde ocorreu a cena. Ignore o caminho sul e continue em frente. Passando pela porta, haverá uma cena.

Nota: Neste lugar, só haverá encontros aleatórios se você estiver andando na água, e os inimigos SEMPRE são Isoras (Weak: Fire).

Entre na primeira porta para chegar a um terminal. Entre na água e siga ao sul. Entre na primeira porta para conhecer o Manikin Shopkeeper.

A partir de agora, sempre que você gastar 1000 Macca ou mais de uma vez só em um Junk Shop, você receberá um item chamado Lucky Ticket ao sair do Junk Shop. Se você juntar 10 desses, você pode escolher um entre três caixas, que possuem um item aleatório, mas com categorias definidas:

  • Black: Pedras preciosas ou Bead (raro).
  • White: Balm of Rising ou um Incense aleatório (raro).
  • Pink: Item de cura aeatório (de Chakra Drop a Bead of Life).

Caso não saiba, Incenses são itens que aumentam permanentemente um stat de um aliado. Ou seja, SEMPRE ESCOLHA A WHITE BOX!

Note que, mesmo que você gaste mais de 2000 de uma vez, você receberá apenas 1 ticket, então sempre que for gastar 2000 ou mais, compre de 1000 em 1000 para receber mais tickets.

Ele também vende dois magatamas: Hifumi e Kamudo.

Saia e entre na água novamente. Siga a oeste até chegar a uma pequena escadaria no canto sudoeste do mapa. Entre na primeira porta para um cubo com Poison Arrow e saia.

Ignore a próxima porta, suba a escada e siga o caminho único. Ignore todas as portas (e a escada) e siga o caminho sul. Desça a escada, atravesse a parte de água até o canto norte e abra a Mystical Chest para Bead Chain.

Volte até a bifurcação e siga o caminho oeste até o fim, passando pela porta. Chegue perto do portão e o guarda dirá que você não pode passar. Volte e desça a escada perto do centro do mapa (após a segunda porta que você passar).

Entre na única porta aqui para conhecer o Collector Manikin. Escolha a primeira opção e ele pedirá que você consiga algo para ele. Volte ao Terminal e use a opção Amala Link para ir a Ginza.

Siga para Nyx’s Lounge e fale com Loki, o demon sentado em uma das mesas. Escolha a primeira opção na primeira pergunta. O que você escolher na segunda não importa.

Saia de Ginza e procure por uma outra entrada de Ginza mais a nordeste (no mesmo “bloco” que a saída norte). Examine a porta, abra o cubo para pegar  a 1000 Yen Bill e então abra os Mystical Chests para Sapphire, Pearl e Emerald.

Nota: Se você não tem um demon com Marin Karin ou Sexy Gaze,essa é sua chance, pois isso vai deixar a próxima batalha bem mais fácil. Hua Po aprende Sexy Gaze em LV8 e Lilim já começa com Sexy Gaze, então se você não tem uma Hua Po nesse Lv, tente contratar uma Lilim aqui.

Tente sair da sala e o guarda aparecerá.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fairy Troll 850 150 1
SKILLS AFFINITIES
Berserk Phys 100%
Mabufula Fire 100%
Ice Drain
Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel 100%
Death 100%
Mind 200%
Nerve 100%
Curse 100%

Em primeiro lugar, saiba que Mabufula é uma skill de segundo nível do tipo Ice que atinge todos os inimigos, enquanto Berserk é uma skill Phys que atinge alvos aleatórios (portanto, pode atingir um mesmo alvo mais de uma vez) e, embora tenha uma chance alta de errar, também tem uma chance relativamente alta de crítico.

Ou seja, você não vai querer ficar enfrentando essa cara por muito tempo. O problema é que ele tem uma quantidade um tanto alta de HP para alguém que não tem uma fraqu– oh wait, ele é fraco contra Mind!

Quer dizer que ele é bem suscetível a ailments desse tipo, como… Charm!

Entendeu por que eu falei para vir aqui com Sexy Gaze ou Marin Karin? Use essas skills nele para deixá-lo Charm, e ele ficará completamente inutilizado. Tá bom ou quer mais? :p

EXP 100 MACCA 1,000 DROPS Bead Chain, Smoke Ball

Volte ao Great Underpass of Ginza e fale com o Collector Manikin. Agora o guarda deixará você passar, MAS!

Não pense em dar sequer mais um passo sem estar preparado. O próximo chefe é um dos mais perigosos do jogo (devido à sua falta de recursos, e ao estilo de batalha completamente diferente de tudo o que você viu até agora).

Antes de seguir em frente, tenha certeza de ter pelo menos 4 das seguintes opções:

  • Magatama Kamudo (Resist Phys) ou Hifumi (Null Force).
  • Um demon com Null/Repel/Drain Force.
  • Um demon com Fog Breath ou Sukunda.
  • Um demon com Sukukaja.
  • Um demon com Rakukaja.
  • Um demon com Media.

A melhor opção de demon para usar nessa batalha é Uzume. Ela possui Media e Null Force. Você pode criar uma usando Angel + Pixie (Jack Frost também serve). Nozuchi e Nekomata (ambos absorvem Force) também são boas escolhas.

Preta aprende Fog Breath em Lv8 e já começa com Sukukaja. Inugami aprende Fog Breath em Lv16. Tente usá-los para criar algum demon imune a Force. Note que Nekomata não pode ter Fog Breath (ela não possui boca), então você não pode usar Inugami para ter uma Nekomata com Fog Breath.

Demi-Fiend pode aprender Fog Breath em Lv21 com o Wadatsumi se você estiver disposto a treinar um pouco. Se você decidir fazer isso, aproveite para aprender Counter com o Marogareh em Lv20 também.

Após toda essa preparação, siga para o guarda no portão e ele deixará você passar. Siga à esquerda (sul) e, após a porta, aparecerá a mensagem “The flames of the Candelabrum of Sovereignty are flickering wildly…

Sempre que você vir essa mensagem, tome MUITO cuidado, pois isso quer dizer que um Fiend (leia-se: chefe apelão) está próximo (geralmente a alguns passos de distância).

Abra o cubo à direita (perto do Manikin) para Medicine x2. Passe pelo Manikin e siga à esquerda (sul) na bifurcação. Após alguns passos, haverá uma cena.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fiend Matador 1,000 500 2
SKILLS AFFINITIES
Mazan Phys 100%
Andalucia Fire 100%
Dekunda Ice 100%
Focus Elec 100%
Taunt Force Null
Red Capote Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Matador é imune a Freeze e Shock.

Esse é provavelmente o chefe mais famoso desse jogo. Espero que você tenha gostado do jogo até agora, pois esse cara é famoso por provocar ragequits. Quando ele disse “I swear, by my sword and capote, that I will once again prove victorious”, saiba que ele não estava brincando!

Pra começo de conversa, aconselho pelo menos Lv18 para tentar enfrentá-lo (talvez seja possível em Lv mais baixo na dificuldade Normal, mas nunca joguei nessa dificuldade).

Note que ele é o primeiro chefe a ter mais de 1 Press Turn. Isso vai acontecer frequentemente daqui para a frente, então trate de se acostumar.

Muita gente prefere o Hifumi para essa batalha, mas é muito mais fácil você morrer para um ataque físico (*coff*Focus+Andalucia*coff*) do que para um simples Mazan, então eu prefiro o Kamudo. A escolha é sua.

Vamos às skills dele:

A essa altura você já deve ter experienciado a skill Berserk, certo? Bem, aumente a chance de acertar, faça com que atinja todos os inimigos, e aumente a quantidade de hits de 1-5 (distribuídos entre alvos) para 2-4 (em TODOS os alvos), e temos Andalucia.

O Ma dele é horrível, então Mazan é um lixo, e ele usa isso o tempo todo. Você deve usar isso para queimar Press Turns dele com demons imunes a Force.

Taunt é o equivalente a usar 2x Tarukaja + 2x Rakunda em todos os inimigos (no caso, em você), então quando ele usar isso, aproveite para usar ataques físicos.

Focus faz com que o próximo ataque físico que ele usar cause ~2.5x o dano. E sim, isso inclui Andalucia.

Dekunda anula qualquer efeito de -nda (Tarunda, Sukunda e Rakunda), então não perca seu tempo usando esses a menos que tenha que remover o efeito de Red Capote.

Achou pouco? Pois bem, temos ainda Red Capote, uma skill que é o equivalente a usar Sukukaja OITO VEZES (o limite é 4x, mas isso faz com que qualquer Sukunda que você tenha usado seja inutilizado). Ou seja, se você não tiver algo para reduzir isso, você vai errar o tempo todo. Note que, sempre que você anula esse efeito, ele usa Red Capote novamente. Ou seja, use Sukunda apenas 3 vezes (deixando-o assim com 1 Sukukaja restante) e ele não usará Red Capote novamente.

Ainda quer mais? Quando chega a ~400 HP, ele começa a usar o combo Taunt -> Focus -> Andalucia, que pode acabar com o seu grupo inteiro de uma só vez se você der azar.

Então saiba que esse cara não está para brincadeira, e ele vai chutar o seu traseiro de novo e de novo enquanto você não aprender a lutar direito.

Já ouviu o termo “Wake-up-call Boss”? Saiba que Matador é o rei deles. Ele está aqui para fazer você aprender o quão importantes buffs e debuffs são nesse jogo, e como qualquer erro pode custar uma batalha… e que azar é considerado um erro nesse jogo :p

Tendo isso fora do caminho, vamos à batalha. Ele começa a batalha usando Red Capote, então use logo Fog Breath/Sukunda para reduzir isso. Aproveite que ele vai estar queimando Press Turns com Mazan nos seus demons imunes a Force, e use Rakukaja e Sukukaja 4 vezes cada no começo da batalha.

Sempre que ele usar Red Capote, contra-ataque com Fog Breath/Sukunda.

Quando ele começar a usar Taunt, tenha certeza de ter alguém usando Rakukaja enquanto os outros usam ataques físicos para aproveitar o efeito de Tarukaja que ele está dando a você.

A partir daqui vai ser uma questão de quem mata quem primeiro.

Also, não tenha pena de usar itens nessa batalha, especialmente quando se tratar de baixo MP.

Esse foi o meu grupo quando fiz essa batalha:

  • Fiend Demi-Fiend: Lunge, Ice Breath, Fire Breath, Fire Boost, Ice Boost, Counter, Fog Breath, Focus
  • Megami Uzume: Media, Mazan, Zio, Hama, Seduce, Petradi
  • Beast Nekomata: Stun Needle, Marin Karin, Paraladi, Rakunda, Media, Sukukaja, Rakukaja
  • Fairy High Pixie: Dia, Zio, Seduce, Rakunda, Posumudi, Wing Buffet, Paraladi, Trafuri
EXP 1,200 MACCA 700 DROPS N/A

Depois de uma batalha como essa, não espere que chefes sejam fáceis, ou que eles tenham fraquezas. Se houverem 3 chefes com fraquezas daqui para a frente, será muito.

Após a batalha, você receberá o Candelabrum of Foundation, e haverá uma cena. Sugiro que volte ao Terminal imediatamente para salvar o jogo. Você não vai querer ter de enfrentar esse cara de novo no caso de algo dar errado.

Chegando ao Terminal, você deve notar que há um novo lugar para onde você pode ir: Labyrinth of Amala. Siga para lá e examine o buraco no “tronco” para uma cena.

Escolha a primeira opção para liberar a dungeon opcional (veja Labyrinth of Amala). A menos que já esteja em Lv28+, não aconselho que vá lá no momento, pois alguns encontros aleatórios aqui chegam a ter 3 inimigos de Lv30+ em um mesmo encontro, e vários deles possuem -kajas, -ndas e/ou ataques de morte instantânea.

Notas:

  • Se você está em Lv28+ e possui 15,000 Macca, aconselho que siga pelo Labyrinth of Amala e compre o Pisaca do Shady Broker que fica em uma sala na parte leste de 1F. Esse demon fará com que você nunca mais precise se preocupar em ter Repulse Bells, Attract Pipes, Float Balls ou Light Balls.
  • Se você está em um NG+ e conseguiu completar todas as batalhas das Burial Chambers em um Playthrough anterior, siga para o 1st Kalpa e entre na Burial Chamber na parte leste de 1F para receber 1 Press Turn extra permanentemente.

Volte até onde você enfrentou Matador e siga em frente. Na bifurcação, dê alguns passos ao leste e então norte para um cubo com Smoke Ball. Volte e siga pela porta na bifurcação.

Siga ao norte na bifurcação, e ignore a próxima bifurcação. Passe pela porta, desça a escada e abra a Mystical Chest para Bead Chain.

Volte à bifurcação e siga ao sul, e então oeste até a porta. Siga a oeste e então entre na porta na parede sul para encontrar um S-Terminal. Volte e desça a escada.

Abra o cubo no fim do caminho para Life Stone x2. Entre na água e siga a noroeste para sair da água. Suba a escada, siga a oeste na bifurcação e entre na segunda porta.

Desça a escada mais à frente, siga o caminho único e passe pela porta para uma Mystical Chest e um cubo. NÃO ABRA O CUBO, é uma armadilha!

Abra a Mystical Chest para Amethyst e volte à bifurcação em B1. Desça a escada, siga pelo caminho único, suba a escada e passe pela porta. Entre na porta ao norte e siga pela próxima porta para um cubo com Medicine x2.

Volte e desça a escada (as portas ao sul só tem NPCs, e a escada não tem nada). Siga a sudoeste para sair da água, suba a escada, desça a outra escada e abra a Mystical Chest para Diamond.

Volte à parte com água, siga pela pequena escadaria a noroeste, suba a escada, desça a outra escada, entre na água e siga a sudoeste para outro S-Terminal.

Volte à água, siga pela pequena escadaria noroeste, passe pela porta, suba a escada, passe pela porta e siga pelo caminho leste até o fim para um cubo com Soma Droplet.

Volte e siga pela porta a oeste. Quando chegar à bifurcação, siga ao norte e suba a escada para chegar ao Zoshigaya Cemetery.

Dê alguns passos ao norte para uma Mystical Chest com Ma Incense. Saia do cemitério e siga ao norte para chegar a Ikebukuro.

8. Ikebukuro

Itens:

  • Bead
  • Repulse Bell
  • Chakra Pot (Mystical Chest)
  • Bead
  • Bead x2
  • St Incense (Mystical Chest)
  • Narukami Magatama
  • Mamudo Rock
  • Attract Pipe
  • Gaea Magatama (necessário 24 St)
  • 3,000 Macca
  • Candelabrum of Eternity

Inimigos:

  • Corpus Manikin
  •  Beast Inugami
  • Wilder Bicorn
  •  Haunt Yaka
  •  Beast Nekomata
  •  Fairy Pyro Jack
  •  Brute Momunofu
  •  Femme Taraka
  •  Beast Badb Catha
  •  Brute Oni
  •  Beast Orthrus

Notas:

  • Aconselho que contrate ou fusione um Brute Momunofu assim que possível. Ele não só é bastante útil contra um dos chefes a seguir, mas quando aprende todas as skills, evolui para Vile Arahabaki, que é imune a Phys e aprende algumas ótimas skills (além de ser ótimo contra alguns chefes mais adiante).
  • Badb Cathas geralmente começam atacando e podem causar bastante estrago, especialmente se você tiver alguém fraco contra Force. Felizmente eles só aparecem a partir de 60F do Mantra HQ. Eles são fracos contra Elec, então se aproveite disso.

Fale com o Oni para enfrentá-lo (Weak: Nerve, Resist: Phys). Siga à frente e passe pela porta. Nesse salão há uma Fountain of Life, Terminal, Junk Shop e Cathedral of Shadows, então use o que precisar.

IMPORTANTE: A partir daqui, suas escolhas começarão a afetar qual final você vai ter, então preste atenção. Sempre que uma escolha afetar o final, eu listarei todas as opções e como elas afetam o fim. Para mais informações sobre como funcionam esses pontos, veja a página Finais.

Fale com o Oni entre o Terminal e a Cathedral of Shadows para uma escolha que afeta o final:

Oni: You need to be able to handle everything on your own. Don’t you agree?

  • Absolutely. (Yosuga +2)
  • Absolutely not. (Shijima +2)
  • No comment. (N/A)

Se você escolher a primeira ou segunda opção, ele não perguntará novamente. Se você escolher a terceira, você pode falar com ele novamente e ele fará a mesma pergunta.

Desça a escada rolante no centro dessa área e siga até poder virar à direita para um cubo com Bead. Volte pelas escadas e siga pela porta mais a sudeste. Ignore a escadaria e siga pela porta a leste.

Entre na porta mais ao norte, abra o cubo no centro da sala para Repulse Bell e saia pela porta a nordeste. Suba a escada rolante, siga ao sul e entre na porta. Siga o caminho até o fim para uma Mystical Chest com Chakra Pot.

Volte até a área central e suba a escadaria, mas não entre na porta gigante. Ao invés disso, siga a leste e então sul. Entre na porta mais a sudeste para enfrentar 2 Oni.

O cubo ao sul é uma armadilha (deixa todos no grupo ativo com 1 HP), então não abra-o. Abra o cubo a oeste para Bead x2 e a Mystical Chest para St Incense.

Volte até a área oeste, se cure e salve o jogo. Tenha certeza de ter alguém que possa usar Ice, alguém que possa usar Force, e alguém que seja imune a Elec, pois você vai precisar. Kishin Minakata é um  ótimo demon para as batalhas que estão por vir, então talvez você queira criá-lo (Shikigami + Lilim = Minakata).

Siga até o portão na área central para entrar em Mantra HQ, onde haverá uma cena (sempre me pergunto como é que ele aguentou uma martelada do Thor xD).

Pegue o Bead no cubo atrás de você e examine as paredes dos dois lados da cela. Haverá uma pequena cena, e você sairá da cela.

Será que sou o único que notou que tem uma Rangda na cela ao lado? E que ela, sendo de Lv72, é poderosa o suficiente para derrotar todos os demons aqui (com a única exceção de Thor) em um piscar de olhos? E que ela reflete ataques físicos, sendo que 90% dos demons do Mantra só sabem usar isso?

SERÁ QUE SOU O ÚNICO QUE ACHA ISSO UM POUCO ESTRANHO?!

*Ahem*

Na porta sudoeste há um Oni que pode lhe dar dicas das batalhas à frente se você pagar. Prepare um grupo resistente a Fire e/ou que possa usar Ice e passe pela porta a noroeste. Não esqueça de ingerir o Shiranui!

Após a cena, será perguntado se você está pronto. Se estiver, escolha a primeira opção para começar a batalha.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Beast Orthrus 1,000 200 1
SKILLS AFFINITIES
Maragi Phys 100%
Fire Breath Fire Drain
Agilao Ice 150%
Maragion Elec 100%
Agidyne Force 100%
Stun Claw Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse 50%

Nota: Orthrus é imune a Mute e Poison.

A menos que você venha aqui com alguém fraco contra Fire, essa batalha é relativamente fácil.

Note que ele possui Agidyne, uma skill de terceiro nível, e também a terceira mais poderosa skill do tipo Fire (atrás apenas de Prominence e Ragnarok), mas ele só começa a usar quando fica com pouco HP.

Basicamente, use o Shiranui e tenha Ice Breath (ou algum demon que possa usar Ice), e a batalha vai acabar bem rapidamente.

EXP 150 MACCA 200 DROPS N/A

Após a batalha, Yaksini aparecerá e fará a mesma pergunta. Se você está com o Shiranui, escolha a segunda opção e mude para o Hifumi. Se ainda tiver os demons imunes a Force que usou contra Matador, use-os aqui. É bom ter alguém que possa usar Elec, também.

Quando estiver pronto, fale com ela e escolha a primeira opção.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Femme Yaksini 1,200 200 1
SKILLS AFFINITIES
Mazan Phys 100%
Zanma Fire 100%
Mazanma Ice 100%
Zandyne Elec 150%
Force Null
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse 50%

Nota: Yaksini é imune a Mute e Poison.

Yaksini na verdade é mais fácil do que Orthrus, especialmente se você ainda tem os demons que usou contra Matador, ou tem alguém com Zionga (Kishin Minakata já começa com isso).

Ela também tem uma skill de terceiro nível, mas também só usa quando fica com pouco HP.

Mesma coisa de Orthrus: Abuse da fraqueza e não tenha ninguém fraco contra Force e a batalha acabará em instantes. Terminei a batalha antes mesmo dela poder agir com o mesmo grupo que usei contra Matador :P

EXP 150 MACCA 200 DROPS N/A

E aí vem ele. Você terá outra chance de se preparar, então tenha certeza de usar essa chance. Se você tem alguém fraco contra Elec, tire-o do grupo imediatamente (bye-bye, Nekomata!).

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Kishin Thor 2,000 3,000 2
SKILLS AFFINITIES
Mazio Phys 100%
Zionga Fire 100%
Mazionga Ice 100%
Ziodyne Elec Repel
Diarama Force 100%
Dekaja Almighty 100%
Dekunda Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse 50%

Nota: Thor é imune a Mute e Poison.

Se não existisse o Matador, Thor com certeza seria mais famoso por ragequits. Thor não possui fraquezas, então você terá de se virar com seus ataques mais poderosos.

Como se não bastasse a quantidade enorme de HP, o poder de ataque anormal e o fato de não existirem Magatamas fortes contra Elec até agora, Thor ainda tem 2 Press Turns!

Apesar dele ter Dekaja e Dekunda, aparentemente ele só os usa se você chegar a 4x. Ou seja, use seus -kajas e -ndas somente 3x no máximo, e ele provavelmente deixará quieto.

Seu Magatama de escolha aqui será Kamudo, pois os ataques físicos de Thor também podem doer muito. Se você seguiu meu conselho e criou um Minakata, use-o agora para queimar Press Turns com seu Elec Repel.

Comece a batalha usando seus -kaja/-nda, pois ele não lhe dará muitas chances mais tarde. Quando estiver pronto, começe a usar seus ataques mais poderosos, mas sempre mantenha alguém com MP suficiente para curar.

Ele começa a batalha usando Mazio e Zionga, mas depois de levar um pouco de dano, ele começa a usar Mazionga e Diarama. Mais um pouco de dano e ele começa a usar Ziodyne.

Quando ele começar a usar Ziodyne, é uma questão de tempo até você morrer, então espero que você já tenha terminado com seus -kaja/-nda, pois ele não lhe dará a chance de usá-los agora.

Para essa batalha, eu usei Demi-Fiend com Kamudo, High Pixie, Minakata e Momunofu. Com 1x Fog Breath, 3x Rakunda, e 3x Tarukaja, Terminei em três turnos: Demi-Fiend deu um Critical Hit de 1673 de dano com Focus + Lunge :P

EXP 700 MACCA 800 DROPS N/A

Você receberá o Magatama Narukami, que deixa imune a Elec… uma pena que você não tinha isso 2 minutos atrás!

Você estará de volta à área oeste de Ikebukuro. Cure-se e salve o jogo, tenha certeza de ter alguém resistente ou imune a Phys (Brute Momunofu é resistente a Phys, e se você tiver paciência, ele evolui para Vile Arahabaki, que é imune a Phys), e então siga em direção ao Mantra HQ.

“The flames of the Candelabrum of Sovereignty are flickering wildly…”

Isso é mal sinal, mal sinal!

Suba a escadaria para maaaaaais uma batalha. Sério mesmo que ele pulou de um prédio de mais de 60 andares e nem se machucou? Tá bom que ele é meio-demônio, mas…

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fiend Dante 2,400 3,000 2
SKILLS AFFINITIES
E & I Phys 100%
Rebellion Fire 100%
Holy Star Ice 100%
Provoke Elec 100%
Bullet-Time Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Thor é imune a Mute e Poison.

4 Chefes um após o outro? Isso já está ficando monótono…

Como eu fiz com Matador, vamos analisar as skills de Dante:

E & I é uma skill física que é fraca e atinge um só alvo, mas atinge esse alvo 4 vezes. Ou seja, se ele der um crítico com isso, esse alvo provavelmente vai morrer.

Rebellion é outra skill física, mas é mais poderosa que E & I, e possui uma chance ABSURDA de crítico.

Holy Star é exatamente a mesma coisa que Dekunda, e ele usa isso sempre que você usa algum -nda. Você pode usar isso ao seu favor, usando um -nda qualquer todo turno para que ele gaste um Press Turn usando Holy Star.

Provoke é exatamente a mesma coisa de Taunt, mas ao invés de gastar MP, cura ~80 MP dele. Não que ele precise de mais MP com esses 3,000 aí…

Bullet-Time é basicamente o poder dos 4 hits de E & I em um só hit, que atinge todos os inimigos e tem chance de causar Panic.

Como pode ver, todas as skills dele são físicas, então suas resistências e fraquezas elementais são irrelevantes. Tenha alguém resistente a Phys e você terá mais chances de sobreviver.

Kamudo é o melhor Magatama aqui, mas o deixa vulnerável ao efeito de Panic de Bullet-Time, o que é péssimo. Mesmo assim, ainda aconselho usá-lo.

Note que Dante pode usar Dekunda, mas não pode usar Dekaja, então abuse de seus -kajas, pois ele não poderá fazer nada quanto a isso.

Quando chega mais ou menos na metade do HP, dante começa a usar Provoke e Bullet-Time, e é nessa hora que você tem de aproveitar para matá-lo, pois ele está lhe dando Tarukajas de graça com isso. Se tiver alguém com Dekunda ou Rakukaja, é uma boa idéia usar isso sempre que ele usar Provoke.

No fim das contas, Dante não é TÃÃÃO perigoso devido a suas limitações.

EXP 900 MACCA 800 DROPS N/A

Entre em Mantra HQ, siga reto até a próxima sala, siga reto na encruzilhada e entre na porta à esquerda para um S-Terminal.

Volte à encruzilhada e siga a leste. Na bifurcação, siga ao sul e entre na porta para um cubo com Mamudo Rock. Saia da sala e siga ao norte. Suba a escadaria, siga o caminho único, passe pela porta, e siga a oeste na grande sala.

Siga o caminho sul, fale com o Oni para enfrentá-lo, e entre na segunda porta para um cubo com Attract Pipe. Volte e siga pela porta a oeste para entrar no elevador.

Escolha B1F e passe pela porta à frente. Entre na porta da direita e fale com Isamu na terceira cela. Siga ao leste e passe pela porta. Essa porta na sua frente só abrirá se você tiver 24 ou mais de Strength base (“base”, leia-se: bônus de Magatamas não contam).

Se tiver a Strength necessária, abra a porta e pegue o Magatama Gaea no cubo. Note que você ainda não pode aprender nenhuma das skills de Gaea, mas os +10 St e +10 Vi podem ajudar contra alguns chefes (digo chefes porque você não vai querer andar por aí sendo fraco contra ambos Expel e Death!).

Volte ao elevador e escolha 3F. Siga até o centro da sala e então siga ao sul. Siga a oeste na bifurcação para outro elevador e escolha 60F. Btw, caso não saiba, se você apertar Círculo enquanto o elevador sobe, você pula a animação.

Ignore a primeira escada e suba a segunda para um cubo com 3,000 Macca. Volte e suba a primeira escada. Siga o caminho único até o fim para chegar a uma porta. Siga em frente e entre na porta para encontrar Gozu-Tennoh.

A partir de agora você pode carregar mais 2 demons, o que é ótimo :p

Durante a conversa, mais uma escolha que afeta seu final:

Gozu-Tennoh: Joining the Mantra doesn’t seem like a bad idea, does it? What say you?

  • I’m at your service. (Yosuga +8)
  • I decline. (Shijima +4)
  • Let me think about it. (Musubi +4)

Saia da sala e desça a tonelada de escadas. Se quiser poupar tempo, você pode ir ao sul em 60F e pular. Você chegará à entrada de Mantra HQ imediatamente mas, diferente de Dante, todos os demons do seu grupo ativo ficam com 1 HP, então tire todos os demons do grupo ativo antes de fazer isso.

Ou seja, se for pular, tire todos os demons do seu grupo antes, assim você só terá de curar o Demi-Fiend.

Siga para o Terminal, salve o jogo, cure-se e prepare-se para mais uma batalha, pois o próximo Fiend está em Ikebukuro. Siga para a área leste, entre na porta mais ao norte, siga pela porta a nordeste, e a mensagem aparecerá.

Note que, com exceção de Matador e Dante, todas as batalhas contra Fiends são completamente opcionais, então se não conseguir derrotar um deles, você pode voltar depois e tentar novamente. Also, como são todas opcionais, isso quer dizer que as recompensas em EXP e Macca são bem melhores que chefes comuns.

Cure-se se necessário, prepare um grupo que não seja fraco contra Expel/Death (alguém com Tetraja ajudaria bastante: Holy Unicorn e Yoma Dis aprendem essa skill) e com o máximo de -kaja/-nda que tiver, e dê alguns passos ao leste para encontrá-lo.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Fiend Daisoujou 2,500 800 2
SKILLS AFFINITIES
Meditation Phys 50%
Preach Fire 50%
Mamudoon Ice 50%
Mahamaon Elec 50%
Startle Force 50%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Dê só uma olhada nessas resistências! A menos que você tenha alguém que possa usar Almighty (o que é BEM improvável), o elemento que você for usar não interessa, ele é resistente a tudo.

Meditation é basicamente Life Drain com um nome diferente: rouba 90-110 de HP e MP. Isso é péssimo se ele ficar usando nos seus magos ou healers. Essa skill pode ser bem problemática, pois mesmo com Sukunda x4 ainda possui uma boa chance de acertar.

Mamudoon e Mahamaon são ambas magias de morte instantânea com 30% de chance (mais, se estiver no Hard). Se tiver alguém imune a um desses, ou alguém com Tetraja, você pode usar isso para queimar os turnos dele. Note que o efeito de Tetraja fica ativo até que seja usado, então você pode usar uma Tetraja Rock no começo da batalha e deixar lá até ele usar uma dessas skills.

Startle é uma skill única do chefe Daisoujou, nenhum outro chefe a usa, e você não pode tê-la. Essa skill dá 3 Press Turns piscando para Daisoujou.

Preach é o pior dos seus pesadelos se você pensou em usar Kamudo nessa batalha. Essa skill causa dano do tipo Mind e pode causar Charm, Sleep, e Panic em todos os alvos.

Use qualquer Magatama nessa batalha, exceto Kamudo, Ankh e Gaea. Narukami pode ser uma boa idéia com seus +5 St e +6 Ma.

Essa batalha é difícil se, e somente se, você não tiver idéia do que está fazendo. Apesar dele ter resistências incríveis, ele não pode usar Dekaja nem Dekunda. Ou seja, use 4x Sukukaja e 4x Sukunda para impedir que ele fique roubando seu MP o tempo todo com Meditation e perca turnos errando.

De todos os -kaja/-ndas, dê preferência a Fog Breath e Sukukaja, pois você vai querer ser atingido o mínimo de vezes possível.

Com a devida preparação, essa batalha fica bem mais fácil.

Claro, morrer para um Mamudoon/Mahamaon no fim da batalha pode ser bastante frustrante… e foi o que aconteceu comigo >_>

EXP 2,000 MACCA 2,000 DROPS N/A

Você receberá o Candelabrum of Eternity. Volte ao terminal e use o Amala Link para ir até Ginza.

Chegando em Ginza, saia da cidade, siga ao sul e entre na construção arredondada que você não pôde entrar antes para chegar em Assembly of Nihilo.

9. Assembly of Nihilo

Itens:

  • Yellow Kila
  • Tetraja Rock x2
  • White Kila
  • Dis-Mute
  • Lu Incense (Mystical Chest)
  • Dis-Stun
  • Wagtail Plume
  • Red Kila
  • Life Stone x3
  • 3,000 Macca
  • Sacred Water
  • Balm of Rising
  • Anathema Magatama
  • Bead of Life (Mystical Chest)
  • Gaea Magatama (necessário 24 St)
  • Candelabrum of Dignity
  • Soma Droplet

Inimigos:

  • Night Fomor
  • Yoma Koppa
  • Fallen Forneus
  • Yoma Dis
  • Night Incubus

Nota: Se você ainda não aprendeu Shock, do Magatama Narukami, talvez seja uma boa idéia aprendê-la agora. Você vai enfrentar um sub-chefe fraco contra Elec múltiplas vezes nessa dungeon.

Chegando ao lugar, você deve notar que não há inimigos. Siga pela porta leste para chegar a um elevador. Em B1F só há NPCs e dois Cache Cubes vazios, então escolha B2F.

Entre na esfera gigante no centro da sala para encontrar Hijiri. Ele fará uma pergunta que afeta seu final:

Hijiri: Did you join the Mantra?

  • Yeah, I did. (Yosuga +8)
  • Why would I do that? (Shijima +4, Musubi +4)

Siga pela porta à sua frente para chegar a outro elevador. Siga para B10F e siga o caminho único. Ao passar pela porta, você enfrentará um Incubus (Weak: Force) e um Koppa (Weak: Curse) e receberá o Yellow Kila.

Há um terminal a oeste. Examine o pedestal brilhando com uma luz amarela e use o Yellow Kila. Salve o jogo no terminal a oeste e siga plea porta norte.

A partir de agora, haverá encontros aleatórios. Passe pela porta para um daqueles enigmas irritantes.

O lugar é dividido em blocos, então usarei esses para guiá-lo. Sempre que eu disser uma direção, você deve seguir nessa direção UMA vez.

Siga ao norte, norte e ative o botão. Sul, oeste (pegue Tetraja Rock x2 no cubo), norte, norte e ative o botão. Agora siga ao leste e então norte até o fim. Siga pelo corredor e, ao passar pela porta, enfrentará Eligor.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fallen Eligor 700 200 1
SKILLS AFFINITIES
Berserk Phys 50%
Rakukaja Fire 100%
Mudo Ice 100%
Gathering Elec 150%
Beast Eye Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%
MINION HP MP PRESS TURNS
Yoma Dis 198 111 1
SKILLS AFFINITIES
Makajam Phys 100%
Agilao Fire Null
Stone Gaze Ice 100%
Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel 100%
Death 100%
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%

Nota: Eligor é imune a Freeze.

Essa não é uma batalha muito difícil. Os únicos problemas são a resistência a Phys e a skill Mudo de Eligor, e a skill Stone Gaze de Dis.

Eligor é fraco contra Elec, então se aproveite disso. Ele também é um tanto idiota (às vezes ele tenta usar Gathering quando já tem 2 Dis). Apesar de ter Beast Eye, ele não usa muito frequentemente.

Uma boa idéia talvez seja tentar causar Charm nas Dis e se concentrar em Eligor. Outra é matar as Dis assim que ele as chama, assim ele vai passar todos os turnos usando Gathering.

EXP 200 + 92/Minion MACCA 100 + 116/Minion DROPS N/A

Após a batalha, pegue o White Kila no cubo, e volte à sala com os blocos. Siga ao sul até o fim, leste, sul até o fim novamente e desça a escada.

Norte, oeste (não ative o botão), sul, sul para chegar a um S-Terminal. Do S-Terminal: norte, oeste e ative o botão. Leste, norte, leste e ative o outro botão.

Oeste, oeste, norte e ative o botão. Sul, Leste, norte até o fim. Ao passar pela porta, você enfrentará outro Eligor.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fallen Eligor 700 200 1
SKILLS AFFINITIES
Berserk Phys 50%
Rakukaja Fire 100%
Mudo Ice 100%
Gathering Elec 150%
Beast Eye Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%
MINION HP MP PRESS TURNS
Haunt Yaka 150 81 1
SKILLS AFFINITIES
Venom Claw Phys 100%
Mazio Fire 100%
Deathtouch Ice 150%
Tarunda Elec 100%
Diarama Force 100%
Almighty 100%
Expel 100%
Death Null
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%

Nota: Eligor é imune a Freeze.

Basicamente a mesma coisa da outra batalha, mas você não precisa mais se preocupar com Stone Gaze. Also, Yaka é fraco contra Ice, então você pode usar Ice Breath ou Mabufula para ganhar turnos e ainda causar dano em Eligor.

EXP 200 + 55/Minion MACCA 100 + 80/Minion DROPS N/A

Siga ao norte até o fim e então leste. Entre na primeira porta ao sul para um cubo com Dis-Mute. Siga pela porta norte, e norte na encruzilhada para chegar a um S-Terminal.

Volte à encruzilhada e siga pela porta leste. Entre na porta ao sul para uma Mystical Chest com Lu Incense. Saia da sala para enfrentar Eligor novamente.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fallen Eligor 700 200 1
SKILLS AFFINITIES
Berserk Phys 50%
Rakukaja Fire 100%
Mudo Ice 100%
Gathering Elec 150%
Beast Eye Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%
MINION HP MP PRESS TURNS
Night Incubus 198 117 1
SKILLS AFFINITIES
Sexy Gaze Phys 100%
Evil Gaze Fire 100%
Life Drain Ice 100%
Elec 100%
Force 150%
Almighty 100%
Expel 100%
Death 100%
Mind Null
Nerve 100%
Curse Null

Nota: Eligor é imune a Freeze.

Novamente, a mesma coisa. Incubus tem umas skills mais irritantes, mas com sua fraqueza a Force é só usar Mazanma ou algo assim. Cuidado com Sexy Gaze, though.

EXP 200 + 106/Minion MACCA 100 + 130/Minion DROPS Bead

Volte à encruzilhada e siga a oeste. Continue a oeste até o fim e entre na porta ao sul para um cubo com Dis-Stun. Volte e siga ao norte.

Nota: Se quiser, você pode enfrentar Eligor (com as Dis) mais uma vez. Basta entrar na porta ao norte aqui e seguir pelo corredor para enfrentá-lo.

Siga a oeste e entre na última porta ao sul. Abra o cubo para Wagtail Plume. Saia da sala e siga a leste para voltar ao S-Terminal. Siga a leste e então norte. Ingira o Shiranui e siga pela porta. Pegue o Red Kila no cubo e tente sair para enfrentar Berith.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fallen Eligor 1,000 103 1
SKILLS AFFINITIES
Hellfire Phys 50%
Maragi Fire Drain
Heat Wave Ice 150%
Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Night Succubus 300 220 1
SKILLS AFFINITIES
Lullaby Phys 100%
Sexy Gaze Fire 50%
Ice 50%
Elec 50%
Force 50%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%

Nota: Berith é imune a Freeze.

Berith é basicamente uma versão mais poderosa de Eligor. A estratégia é quase a mesma (com Ice ao invés de Elec), mas as Succubus podem causar MUITOS problemas.

Se o Demi-Fiend ficar Sleep/Charm, você terá muitos problemas aqui, então evite usar Kamudo.

Berith gosta de abusar de Hellfire (uma versão mais poderosa de Fire Breath) e Heat Wave (dano baixo, mas alta chance de crit). Se tiver alguém imune a Fire, você poderá queimar os turnos dele quando usar Hellfire. E é por isso que falei para ingerir Shiranui.

Se tiver alguém imune a Mind, talvez seja uma boa idéia usá-lo aqui. Matador talvez seja uma boa escolha.

Se tiver Arahabaki, não aconselho usá-lo aqui. Apesar da imunidade a Phys, ele é fraco contra Fire, e isso não é bom.

Basicamente, use skills do tipo Ice para abusar da fraqueza de Berith. Se for Mabufu(la) ou Ice Breath, melhor ainda, que você também atinge as Succubus.

Also, ele não possui Dekaja nem Dekunda, então use Fog Breath e/ou War Cry e a batalha ficará bem mais fácil, até porque Heat Wave já possui uma chance relativamente alta de errar, pra começo de conversa.

EXP 1,000 + 500/Minion MACCA 600 + 300/Minion DROPS Revival Bead

Volte ao S-Terminal, salve o jogo, e siga ao sul, leste e sul para voltar à sala dos blocos.

Siga ao sul até não poder mais, então oeste, norte e desative o botão. Siga a leste, leste e desça a escada.

Aqui é que a coisa começa a complicar. Siga ao norte e um demon desativará um botão. Siga ao norte e pule. Siga ao sul, sul, oeste e suba a escada.

Siga ao sul e o demon desativará um botão. Siga ao norte e desça a escada. Leste, norte, oeste, suba a escada e ative o botão.

Desça a escada, leste, sul, oeste, suba a escada, sul, leste, leste, norte até o fim e ative o botão. Leste, sul até o fim, oeste, oeste, norte, oeste, norte, e o demon desativará um botão.

Sul, leste, sul, leste, leste, norte até o fim, e desative o botão. Leste, sul até o fim, oeste até o fim, norte, leste, norte, norte, oeste, norte, leste e ative o botão.

Oeste, sul, sul, abra o cubo para Life Stone x3, sul, sul, leste até o fim,  norte até o fim, oeste, ative o botão. Leste, sul até o fim, oeste, oeste, norte, oeste, norte, norte, leste, norte até o fim para finalmente sair desse labirinto infernal.

Siga pelo corredor até a porta. Todas as portas nas paredes norte e sul estão trancadas, então não perca tempo tentando entrar. Siga a oeste, passe pela porta e dê alguns passos a oeste para chegar a outro S-Terminal ao norte.

Continue a oeste e, quando chegar à bifurcação, siga a oeste e então sul na próxima bifurcação para um cubo com 3,000 Macca. Saia da sala e siga ao norte e eventualmente você chegará à Green Treasure Room, onde há um cubo com… nada.

Saia da sala para uma cena. Siga Kaiwan de volta à sala com as várias portas, mas tenha CERTEZA de salvar o jogo no S-Terminal no caminho.

Temos aqui 8 portas. Apenas uma delas possui o Kaiwan que você está procurando, as outras possuem 1 Kaiwan, alguns Kelpies, ou estão vazias. Se você derrotar o Kaiwan com o Kila, os outros desaparecem, então talvez você queira derrotar os outros para ganhar EXP e Macca (1 Kaiwan sozinho dá 300 EXP e 500 Macca).

O verdadeiro está na terceira porta (da esquerda para a direita) do norte. Tenha certeza de NÃO estar com Gaea ou Ankh equipados, e entre nessa porta.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Night Kaiwan x3 650 288 1
SKILLS AFFINITIES
Deathtouch Phys 100%
Mudo Fire Null
Mamudo Ice Null
Evil Gaze Elec Null
Force Null
Almighty 100%
Expel 150%
Death Null
Mind 50%
Nerve 50%
Curse 50%

Nota: Kaiwan é imune a Charm, Panic, Mute, e Poison.

Apesar da imunidade aos elementos, Kaiwan é bem fraco, desde que você tenha alguém que possa causar um dano decente com ataques físicos.

O problema aqui são Mudo e Mamudo, que podem matar você instantaneamente, e Evil Gaze, que deixa com 1 HP. Se tiver alguém com Tetraja, é uma boa idéia usá-lo aqui. Se não tiver alguém, Dis já começa com Tetraja, não é difícil encontrar uma.

Matador é um ótimo demon para essa batalha. Imune a Death, aprende Taunt e Focus, e Andalucia pode causar uma boa quantidade de dano.

Note que, apesar de não causarem dano, ainda é possível desviar de Mudo e Mamudo, então use 2x Fog Breath para aumentar suas chances de sobrevivência, caso não tenha alguém com Tetraja.

Não há muito mais o que dizer aqui. Use Tarukaja/Rakunda e ataques físicos, é só isso. Se tiver alguém com Hama/Hamaon, a batalha pode ser bem mais curta.

EXP 1,200 MACCA 1,500 DROPS Balm of Rising, Bead

Você receberá o Green Kila.

Volte ao S-Terminal, escolha “Link to Terminal”, aproveite para ir a algum lugar com uma Fountain of Life, volte aqui, salve o jogo, saia do Terminal, e use os Kilas nos pedestais com as luzes correspondentes.

A partir de agora haverá encontros aleatórios nessa sala. Siga pelo novo caminho até o fim para chegar a uma porta.

Siga a oeste na encruzilhada, então ao norte, ignore a porta, siga a oeste, e entre na porta ao norte para um cubo com Sacred Water. Entre na porta ao sul para um cubo com Revival Bead e então volte à encruzilhada.

Siga a leste dessa vez, ignore o primeiro caminho ao norte, e siga pelo segundo caminho ao norte. Ignore o caminho a oeste e quando o caminho virar para o leste, entre na primeira porta para uma Mystical Chest com Balm of Rising.

Volte e siga o caminho oeste que você ignorou e então ao norte. Siga o caminho único até chegar a um elevador. Na bifurcação, siga a leste para um S-Terminal.

SALVE O JOGO, volte e siga ao sul até o fim para uma cena. O que você responder para Hikawa não importa. Após a cena, você enfrentará maaaaaais um chefe.

Nota: Se você deixou de pegar algum item por alguma razão, esse é o momento para voltar e pegá-lo, pois após essa cena você não poderá mais voltar a esse lugar.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Fallen ose 3,800 500 2
SKILLS AFFINITIES
Heat Wave Phys 100%
Focus Fire 100%
Sukukaja Ice 100%
Dekaja Elec 100%
Dekunda Force 100%
Tetrakarn Almighty 100%
Makarakarn Expel Null
Death Null
Mind 50%
Nerve 50%
Curse 50%

Nota: Ose é imune a todos os Ailments.

Ok, para começo de conversa, você vai querer algum demon imune ou pelo menos resistente a Phys. Se você ainda tem Arahabaki, chegou a hora dele brilhar. Se tiver Gaea, use-o, caso contrário, use Kamudo.

Tetrakarn reflete ataques físicos por 1 turno, enquanto Makarakarn reflete ataques mágicos por 1 turno. Ou seja, tente ter um time balanceado de forma que você não fique inutilizado quando ele usar seus -karns.

Ose possui 7 skills mas como ele sempre usa Focus antes de Heat Wave, pode-se dizer que tem apenas 6. Also, ele quase nunca usa Sukukaja.

Sempre que ele usar Tetrakarn, use ataques mágicos. Sempre que ele usar Makarakarn, use ataques físicos.

Note que os -karns só funcionam por um turno, então se ele não usar nenhum dos dois, você pode usar o que quiser.

Ele possui Dekaja e Dekunda mas raramente usa, então não tenha medo de usar seus -kaja/-nda.

Heat Wave por si só já possui uma chance relativamente alta de errar, então use Fog Breath e/ou Sukukaja, e ele vai errar o tempo todo. Se ele usar Sukukaja, contra-ataque com Fog Breath ou Sukunda.

Apesar do HP enorme, desde que você tenha alguém imune a Phys, ou pelo menos 2 resistentes a Phys, a batalha não deve ser muito difícil, apenas longa. Eu fui nessa batalha com Senri, Matador e Feng Huang (nenhum deles é resistente a Phys) e não tive problemas.

EXP 1,200 MACCA 3,000 DROPS N/A

Você receberá o Magatama Anathema.

Nota: A partir de agora, alguns demons mais poderosos, como Beast Orthrus, começarão a aparecer em Ginza.

Siga para Ginza e use o Terminal para ir a Ikebukuro. Entre em Mantra HQ para uma cena com Chiaki. O que você responder aqui vai afetar MUITO o seu final:

Chiaki: [Demi-Fiend], you’ve fought your way this far. You know what I’m saying, don’t you?

  • Yeah, I get it. (Yosuga +32)
  • I don’t see your point. (N/A?)
  • I don’t know what to say (N/A)

Nota: Acredito que a segunda opção dá pontos para Shijima e/ou Musubi, mas não sei a quantidade certa.

Siga até o elevador e escolha B1F. Siga pela porta da esquerda para uma Mystical Chest com Bead of Life na segunda cela, que agora está aberta. Volte e siga pela outra porta para uma cena.

Se você ainda não pegou o Gaea, aproveite para pegá-lo. Volte ao elevador e siga para o 3F. Siga até as celas no lado leste, que agora também estão abertas, para uma Mystical Chest com St Incense.

Pegue o elevador para 60F e siga até a sala de Gozu-Tennoh para uma cena. Saia da sala para mais uma cena. Volte ao 1F.

Na encruzilhada ao sul do Terminal, siga a leste, norte e entre na porta a leste. Siga pelo portão para sair para o World Map.

Suba a espécie de viaduto e siga ao sul. Se já derrotou Daisoujou, você enfrentará mais um Fiend.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Fiend Hell Biker 3,000 1,000 2
SKILLS AFFINITIES
Hell Spin Phys 100%
Hell Burner Fire Null
Hell Exhaust Ice 100%
Hell Throttle Elec 100%
Dekunda Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Hell Biker é imune a Freeze e Shock.

Curiosidade: O nome original de Hell Biker na versão japonesa é “Hell’s Angel”. Explicaria o visual de motoqueiro fantasma, eu acho *shrugs*

Ok, não tenho nenhum comentário engraçadinho dessa vez, então vamos logo analisar as skills dele :P

Hell Spin é basicamente Heat Wave com uma chance menor de errar.

Hell Exhaust é basicamente Mazanma e Dekaja em uma só skill. Ele usa essa skill O TEMPO INTEIRO, então se você tiver alguém imune a Force você pode queimar os Press Turns dele.

Hell Burner é uma espécie de meio-termo entre Maragion e Maragidyne. Quando não está usando Hell Exhaust, ele está usando isso.

Hell Throttle é a mesma coisa de Startle de Daisoujou: dá 3 Press Turns piscando para ele.

Seu Magatama aqui novamente é Kamudo, pois Shiranui o deixa fraco contra Force, e Hifumi o deixa fraco contra Fire, e nenhum dos dois é boa idéia.

Você vai querer ter algum demon com Drain/Repel Fire e Force, já que os os ataques dele atingem todos. Senri é uma boa opção para Force, enquanto Orthrus e Dis/Valkyrie são ótimas opções para Fire. Apesar de Arahabaki ser imune a Phys, ele é fraco contra ambos Fire e Force, então é uma péssima idéia.

Ele passa metade do tempo usando Hell Exhaust, então não adianta usar -kajas aqui (o efeito Dekaja de Hell’s Exhaust funciona mesmo em quem é imune a Force).

Apesar de possuir Dekunda, ele nem sempre usa, então uma boa idéia é usar algum -nda (de preferência War Cry) de vez em quando, pois mesmo que use Dekunda ele vai estar perdendo um turno. Usei 1x Fog Breath, 2x Rakunda, e 2x War Cry e ele nem ligou…

Quando chega à metade do HP, ele começa a usar Hell Throttle para ganhar Press Turns. Se você tem demons imunes a Fire e Force, isso não vai ser um problema tão grande, já que ele vai perder esses turnos de qualquer forma.

Você vai passar grande parte do tempo curando o Demi-Fiend, though, então tenha certeza de que o seu healer pode sobreviver aos ataques, pois ele não vai parar para esperar você se curar. Não tenha medo de usar alguns Beads se precisar.

O segredo dessa batalha está em manter seus demons imunes vivos para queimar os Press Turns dele enquanto você acaba com o HP dele aos poucos.

Focus+Lunge com Demi-Fiend é uma ótima maneira de causar dano, mas Lunge possui uma chance relativamente alta de errar, então talvez você queira usar Focus+Attack mesmo. Com apenas 1 Rakunda eu consegui causar 1053 de dano com Focus+Lunge do Demi-Fiend nessa batalha o.o

Apesar da grande quantidade de dano que ele pode causar, Hell Biker é provavelmente o mais fácil dos Fiends.

EXP 2,500 MACCA 2,500 DROPS N/A

Você receberá o Candelabrum of Dignity, e com isso poderá agora ir ao 2nd Kalpa no Labyrinth of Amala. Volte a Ikebukuro e salve o jogo.

Volte até onde enfrentou Hell Biker e continue seguindo pela estrada até o fim. Chegando ao fim, você verá uma espécie de água vermelha. Se você encostar nessa água, todos os demons do seu grupo ativo levarão dano. Esse dano pode ser evitado usando Liftoma ou Float Ball.

Se você comprou aquele Pisaca como eu falei para comprar, chegou a hora de usá-lo. Use Liftoma e não terá que se preocupar com o dano ou ter que dar a volta.

Siga a oeste e você verá uma alma em uma espécie de ilha no meio da água vermelha. Siga até lá para um cubo com Soma Droplet.

Volte e siga ao sul, descendo a rampa. Siga o caminho único até chegar a Kabukicho. Entre no prédio no meio da água para chegar a Kabukicho Prison.

10. Kabukicho Prison

Itens:

  • Umugi Stone
  • Spoon (NPC)
  • Miasma Magatama
  • Pearl (Mystical Chest)
  • Jade (Mystical Chest)
  • Sapphire (Mystical Chest)
  • Vi Incense (Mystical Chest)

Inimigos:

  • Haunt Preta
  • Haunt Yaka
  • Wilder Raiju
  • Snake Naga
  • Haunt Pisaca
  • Snake Mizuchi
  • Femme Yaksini

Nota: Yaksini possui Dragon Eye e Retaliate, então tome cuidado com ela.


Dica: Uma boa idéia é contratar ou fusionar um Snake Mizuchi e treiná-lo. Após aprender todas as skills, ele evoluirá para Dragon Long, que é uma boa opção para o próximo chefe.

Assim que entrar, siga à direita para chegar ao Terminal. Não há nada nas portas, então siga ao norte até o fim e então leste para uma cena com um Naga.

Volte à entrada para outra cena. Volte até onde você viu o Naga para enfrentá-lo (weak: Fire, drain: Elec). Não importa o que você responder para ele, btw.

Você receberá a Umugi Stone. Examine a espécie de portal na parede e use a Umugi Stone e agora estará andando no teto. Volte à entrada e siga a oeste, descendo a escada para 2F (lol).

Siga o caminho e ignore o primeiro caminho ao norte.Quando chegar à bifurcação, siga ao norte e desative o portal. Volte, siga pelo caminho norte que você ignorou, siga pela porta ao leste e suba a escadaria para o 3F. Aqui há um botão vermelho piscando na parede. Ative-o para abrir a grade (há um S-Terminal logo a oeste). Volte ao 2F e ative o portal novamente.

Siga ao sul e desça a escada para 3F. Siga ao norte, oeste (passando por Heeho, o Jack Frost) e então sul, e desça a escada para 4F. Fale com o Manikin na cela logo à sua frente. Ele dirá para você encontrar o Collector Manikin, que está preso em algum lugar dessa prisão.

Siga a oeste, norte e use a Umugi Stone para desativar o portal. Siga a leste e pule no buraco no segundo caminho ao sul para o 3F. Há dois botões vermelhos piscando nas paredes nesse lugar. Ative-os para abrir as grades.

Desça a escada ao sul de onde você caiu para o 2F e abra mais uma grade. Siga ao norte, leste, norte, e ative o portal. Desça a escada para 3F. Siga ao norte (ignore o caminho com o buraco), oeste (passando por Heeho), sul, leste e suba a escada para 2F.

Fale com o Manikin na cela à sua esquerda, o Collector Manikin, para receber a Spoon. Volte ao 3F pela escada, e desça a escada a oeste para o 4F. Fale com o Manikin na cela à sua frente e entregue a Spoon a ele.

Ative o portal a noroeste, entre na sala onde estava o Manikin e pule no buraco para o 3F. Siga a oeste na bifurcação e suba a escadaria para o 4F.

Siga pelo caminho único e, quando chegar à metade do caminho ao sul, abra a grade a oeste. Continue seguindo ao sul e suba a escada para 5F. Siga reto até o S-Terminal. Aconselho que volte ao Terminal e vá se curar em outro lugar.

Volte ao 4F, passe pela grade que você abriu, ative o portal e volte ao 5F. Siga ao nortee e um Manikin chamará sua atenção. Ingira o Wadatsumi e siga pela porta ao norte para uma batalha.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Snake Mizuchi 4,800 500 1
SKILLS AFFINITIES
Bufu Phys 100%
Mabufu Fire 150%
Bufula Ice Null
Mabufula Elec 100%
Glacial Blast Force 100%
Dekunda Almighty 100%
Mirage Expel Null
Death Null
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%

Nota: Mizuchi é imune a todos os Ailments.

Obviamente, venha aqui com Wadatsumi e alguns demons imunes a Ice.

Glacial Blast é a skill mais poderosa que ele tem, e bota poderosa nisso. Essa skill pode causar danos absurdos se atingir um mesmo alvo duas vezes.

Dragon Long (evolução de Snake Mizuchi) e Dragon Gui Xian (evolução de Snake Nozuchi) são bons demon para usar aqui. Arahabaki recebe outra chance para brilhar, pois o único ataque de Mizuchi que pode atingí-lo é Mirage.

Mizuchi só usa Mirage 4 vezes na batalha: uma no começo, e depois sempre que perde 1/4 do seu HP. Mirage causa dano por Mind e causa Panic. É como um Tentarafoo mais poderoso. Tenha certeza de ter Sacred Waters ou alguém com Me Patra. Quanto mais tempo o Demi-Fiend ficar Panic, mais dinheiro vai perder, então cure-se imediatamente (eu perdi um total de ~4,000 Macca nessa batalha, contando com os 1,500 Macca que ele dá).

Ter um demon imune a Mind também é bom.

Also, toda vez que ele perde 1/4 do HP ele fica menor e mais fraco, podendo usar apenas skills mais fracas.

Obviamente, aproveite-se da fraqueza dele e use Fire Breath, Agilao, Maragion e Hellfire o quanto quiser. Also, note que ele não possui Dekaja.

Ele tem Dekunda, mas raramente usa, então sinta-se à vontade para reduzir os stats dele.

EXP 1,000 MACCA 1,500 DROPS N/A

Você receberá o Magatama Miasma.

Abra as 4 Mystical Chests na sala para Pearl, Jade, Sapphire e Vi Incense.

Siga pela porta ao norte para conhecer Futomimi. Entre na porta ao leste para encontrar Isamu. O que você responder aqui afeta o seu final:

Isamu: Don’t tell me you came to save me. You’re way too late.

  • Talk back. (Yosuga +4)
  • Apologize. (N/A)
  • Leave the room. (Musubi +4)

Saia da sala para encontrar Futomimi novamente. Siga para o Terminal em Ginza para encontrar Hijiri. Não importa o que você responde para ele.

Siga para Ikebukuro. Se você ainda não comprou aquele Pisaca que eu falei para comprar no Labyrinth of Amala (por que raios ainda não o comprou?), compre-o agora, pois você vai precisar.

Aproveite para terminar o 2nd Kalpa, pois o próximo Fiend será logo após a próxima dungeon, e você precisa terminar o 2nd Kalpa e ver a cena no começo do 3rd Kalpa para enfrentá-lo.

Siga para Mantra HQ e saia pela porta leste. Se você ainda não derrotou Hell Biker, agora é a hora.

Dessa vez, ao invés de subir no viaduto, siga pelo leste, sul e então oeste próximo à alma para chegar a Ikebukuro Tunnel.

11. Ikebukuro Tunnel

Itens:

  • Chakra Pot (Mystical Chest)
  • Dekaja Rock
  • Attack Mirror
  • Ag Incense (Mystical Chest)
  • Light Ball
  • Soma Droplet
  • Medicine
  • Life Stone x3
  • Light Ball (NPC)
  • Muscle Drink
  • Bead
  • Murakumo Magatama

Inimigos:

  • Foul Slime
  • Jirae Sudama
  • Foul Blob
  • Fairy Kelpie
  • Foul Black Ooze
  • Wilder Nue
  • Jirae Sarutahiko
  • Wilder Mothman

Nota: Nue possui Mamudo, e Mothman possui Evil Gaze, sendo que nenhum inimigo possui Hama, então talvez você queira usar o Anathema por aqui. Also, Sarutahiko possui Dragon Eye, Focus e Counter, então tome bastante cuidado com ele.


Nota: Aqui você encontrará a primeira sidequest. Esse lugar possui 4 chefes opcionais (4 Onis que foram expulsos do Mantra por Thor), então prepare-se para essas batalhas.

Dê alguns passos a oeste, sul, e siga a oeste pelas catracas próximo à alma. Desça a escadaria aqui e siga a oeste até o fim. Há duas pequenas escadarias que descem para os trilhos aqui, siga pela da direita (norta) e siga pelo túnel a oeste.

O lugar está todo escuro e, se você tentar usar o mapa, poderá ver apenas uma pequena parte. Use Lightoma ou Light Ball em lugares assim.

Siga pelo buraco na parede para uma Mystical Chest com Chakra Pot. Volte à estação, siga pela escadaria ao sul e entre no túnel a oeste. Não se preocupe, não há nada a leste nos trilhos.

Fale com o Oni aqui e ele dirá que há 4 Oni poderosos aqui. Entre no buraco na parede logo ao lado dele e siga em frente para um Terminal. Siga a oeste, passe pela porta, desça a escada, saia pelo leste, continue a leste até a outra porta para um cubo com Dekaja Rock.

Não desça a escada. Ao invés disso, volte e siga pelo caminho norte. Quando chegar a uma bifurcação, siga ao norte, pegue o Attack Mirror no cubo e NÃO DÊ NEM MAIS UM PASSO ADIANTE ou você vai cair em um buraco.

Volte e siga pela outra porta. Ignore o caminho ao sul, siga pela porta oeste, desça a escada e saia da sala. Quando chegar à bifurcação, siga ao sul para chegar a um S-Terminal.

Está vendo esse chão com uma fumaça vermelha? Se pisar nele você leva dano. Liftoma/Float Ball previne isso. Entendeu agora por que eu falei para comprar aquele Pisaca?

Volte à bifurcação e siga ao norte. Quando chegar a outra bifurcação, siga pela porta ao norte, suba a escada e saia da sala. Ignore o primeiro caminho ao norte e siga pelo segundo.

Aqui há uma sala aparentemente vazia cheia de fumaça vermelha. Siga para o quadrado sem fumaça no meio para cair em um buraco. Siga pelo caminho sul e pegue o Ag Incense na Mystical Chest, mas cuidado, pois há um buraco logo atrás dela.

Siga pelo caminho oeste, passando pela fumaça, e entre na porta. Ingira o Miasma, fale com Sui-Ki e responda “N-No way” para enfrentá-lo.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Brute Sui-Ki 3,500 1,500 1
SKILLS AFFINITIES
Ice Breath Phys 50%
Bufula Fire 150%
Mabufula Ice Drain
Glacial Blast Elec 50%
Focus Force 50%
Hell Thrust Almighty 100%
Berserk Expel Null
Beast Eye Death Null
Dragon Eye Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Como você pode notar, ele só possui ataques dos tipos Ice e Phys, então se você ainda tem aquele Arahabaki, é outra chance dele brilhar, pois ele será imune a tudo.

Ele é fraco contra Fire, e resistente contra o resto todo, então evite usar qualquer coisa que não seja Fire. Also, ele não possui Dekaja nem Dekunda, então faça o que quiser.

Ele sempre começa o turno com Beast Eye. Quando fica com pouco HP, passa a usar Dragon Eye no lugar de Beast Eye. Não que isso importe se você estiver anulando os ataques dele…

Não é uma batalha muito difícil, especialmente se você tem o Arahabaki :P

EXP 1,000 MACCA 3,000 DROPS Aquamarine

Saia da sala e caia no buraco atrás da Mystical Chest. Pegue a Light Ball no cubo logo à sua frente e siga pela porta ao norte. Abra o cubo para enfrentar 3x Troll (se tiver problemas com eles, é só usar um Wagtail Plume).

Siga pela porta a leste, pegue o Soma Droplet no cubo a extremo leste, volte e siga pelo sul até o fim. Abra o cubo a leste para um Medicine, e então siga ao sul.

Abra o cubo para Life Stone x3 e siga pela porta ao sul. Fale com a alma e responda “Yes” para receber uma Light Ball. Suba a escada e saia da sala para sair perto do S-Terminal. Salve o jogo e cure-se se precisar (nesse caso, volte aqui após se curar).

Dê uma olhada no mapa. Está vendo como a sala central é rodeada por um corredor? Siga por esse corredor em sentido anti-horário até poder sair por um caminho a oeste. Logo ao sul desse caminho há um buraco, então tome cuidado para não cair.

Siga o caminho até o fim, ingira o Gaea (ou Kamudo, se não tiver), fale com Kin-Ki e escolha “Introduce yourself” para enfrentá-lo.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Brute Kin-Ki 3,000 2,000 1
SKILLS AFFINITIES
Lunge Phys 10%
Berserk Fire 150% (Não é Weak)
Blight Ice 150% (Não é Weak)
Heat Wave Elec 150% (Não é Weak)
Hell Thrust Force 150% (Não é Weak)
Mighty Gust Almighty 100%
Tempest Expel Null
Tarukaja Death Null
Rakukaja Mind Null
Tarunda Nerve Null
Rakunda Curse Null
Dekunda
Beast Eye
Dragon Eye

Em primeiro lugar, vamos falar dessas resistências confusas: Phys é inútil (só causa 10% do dano), enquanto os 4 elementos são efetivos, mas não são considerados fraqueza (ou seja, nada de Press Turns extras para você).

Venha aqui com um grupo focado para magias, e de preferência com Makakaja (Mizuchi começa com isso), Dekaja (Minakata aprende) e/ou Dekunda (Matador e Pisaca aprendem) e não será uma batalha tão difícil.

Quanto a skills, são todas Phys, então Arahabaki ainda faz sucesso aqui. Tome cuidado com os -kajas e -ndas dele, ou ele pode matar você em um golpe.

Ele possui Dekunda, mas nem sempre usa. Sukukaja é provavelmente sua buff mais importante aqui.

Como você tem de usar magias aqui, aconselho que use Ice, pois se você conseguir deixá-lo Freeze, a resistência a Phys dele será anulada, além de lhe conceder 100% critical até o fim do turno.

Quando fica com pouco HP, ele começa a usar Dragon Eye e usar -kaja/-nda todo turno, então você vai querer se livar dele ASAP.

A maneira mais fácil de derrotá-lo é lutar normalmente até ele ficar irritado (sinal de que está fraco) e então ficar usando Tetrakarn (Onkot aprende) ou Attack Mirror todo turno.

EXP 1,000 MACCA 3,000 DROPS Amethyst

Volte ao S-Terminal e salve o jogo. Siga pelo mesmo caminho que você foi para enfrentar Sui-Ki, mas ao invés de entrar na segunda porta ao norte em B3, entre na primeira e suba a escada.

Aqui há outro S-Terminal. Siga o caminho a oeste. Você ainda não pode abrir essa porta, então siga por qualquer um dos outros dois caminho (não faz diferença).

Você sairá em outra estação de trem. Siga ao sul e ignore a escada da plataforma para um cubo com Muscle Drink. Volte, suba na plataforma, dê alguns passos a oeste, desça da plataforma e siga ao norte.

Entre no buraco na parede, siga ao norte na bifurcação e siga o caminho até o fim para encontrar Fuu-Ki. Ingira o Hifumi, fale com ele e escolha “I’ll give you an ass-kicking” para enfrentá-lo (se você escolher a primeira opção, ele pegará seu dinheiro e não lhe dará nada).

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Brute Fuu-Ki 3,500 1,000 1
SKILLS AFFINITIES
Zanma Phys 50%
Mazanma Fire 100%
Zandyne Ice 100%
Tornado Elec 150%
Makakaja Force Drain
Hell Thrust Almighty 100%
Berserk Expel Null
Tempest Death Null
Beast Eye Mind Null
Dragon Eye Nerve Null
Curse Null

Não há muito o que dizer aqui. Tenha demons imunes a Force, e use Elec.

É bom ter alguém com Dekaja ou Tarunda/War Cry aqui. Btw, ele não possui nem Dekaja e nem Dekunda.

Eu usei Senri, Matador e Daisoujou nessa batalha. Esqueci de comprar o Hifumi, então usei Anathema nessa batalha. Entre Maziongas e Shocks com Taunt x2 e Fog Breath x2, ele não teve nem chance de fazer alguma coisa…

EXP 1,000 MACCA 3,000 DROPS Sapphire

Volte ao S-Terminal, salve o jogo e siga até a porta que você não podia entrar antes, MAS NÃO ENTRE AINDA!

Espere até chegar em FULL Kagutsuchi, ou você vai se arrepender. Entre na porta durante FULL Kagutsuchi para enfrentar o último Oni, Ongyo-Ki (não importa o que você responder para ele).

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Brute Ongyo-Ki 5,500 1,500 1
SKILLS AFFINITIES
Tarukaja Phys 100%
Rakukaja Fire 100%
Sukukaja Ice 100%
Makakaja Elec 100%
Dekunda Force 100%
Stasis Blade Almighty 100%
Evil Gaze Expel Null
Mudoon Death Null
Replicate Mind Null
Dragon Eye Nerve Null
Curse Null

Nota: Ongyo-Ki é imune a Shock e Freeze.

Você vai querer vir aqui com Anathema ou Kamudo. Gaea é uma péssima opção com Mudoon e Evil Gaze aí. Você também vai querer ter um demon com Dekaja.

Replicate é uma skill especial desse chefe que cria 3 cópias dele. Cada cópia pode agir e atacar normalmente, mas se você atacar uma cópia, você não só não causa dano, como também perde TODOS os seus Press Turns. Skills que atingem todos os inimigos possuem 100% de chance de errar (nesse caso você só perde os 2 turnos normais de um Miss).

Como enfrentar um chefe tão poderoso e que você tem de adivinhar qual o certo, então?

Fácil: venha aqui durante FULL Kagutsuchi. Assim o verdadeiro Ongyo-Ki terá uma sombra abaixo dele.

Sempre que você atinge o verdadeiro, todas as cópias somem, e no próximo turno ele usará Dragon Eye -> Tarukaja -> Rakukaja -> Sukukaja -> Replicate.

Nota: Às vezes ele decide não usar esse combo e simplesmente atacar. Isso é péssimo se você deixar ele ficar com o Tarukaja dele.

Ou seja, ele não atacará por uma rodada. Daí é só acertar o verdadeiro de novo :P

Note que, se você deixar ele chegar a 4x de qualquer uma dessas buffs, ele vai usar o turno dessa buff para atacar você ao invés disso, então não deixe ele maximizar nenhuma das buffs.

Eu cheguei a causar 1313 de dano com um Focus+Lunge de Demi-Fiend aqui.

EXP 5,000 MACCA 10,000 DROPS Pearl

Uma ótima quantidade de EXP e Macca, não? Mas espere que o melhor ainda está por vir: Siga pela porta adiante e abra os cubos para Bead e o Magatama Murakumo.

Volte, SALVE O JOGO (aconselho que volte para se curar também), siga a oeste até a plataforma, e então siga ao sul até o fim para sair para o World Map. Siga para a entrada brilhando a noroeste para chegar a Asakusa.

12. Asakusa

Itens:

  • Candelabrum of Compassion
  • Candelabrum of Insight (Great Underpass of Ginza)
  • Geis Magatama
  • Magic Mirror
  • Attract Pipe
  • 3,000 Macca

Inimigos:

  • Jirae Kodama
  • Jirae Hua Po
  • Jirae Sudama
  • Beast Inugami
  • Beast Nekomata
  • Haunt Pisaca
  • Foul Black Ooze
  • Wilder Nue
  • Femme Shikome
  • Beast Orthrus
  • Jirae Sarutahiko
  • Jirae Titan

Dica: Esqueça Shibuya, pois a onda agora é Asakusa. Esse é o melhor lugar do jogo para você voltar para se curar: Todas as conveniências ficam a 2 passos do Terminal, é impossível lutar aqui até quase o fim do jogo, e é um lugar interessante para contratar demons para fusões.

Se você completou o 2nd Kalpa do Labyrinth of Amala, assim que você chegar perto do Terminal a próxima luta acontecerá. Se você ainda não se curou após enfrentar Ongyo-Ki, aconselho que tente escapar e entre no Terminal.

IMPORTANTE: A partir daqui, sempre que você sair do Terminal em Shibuya, Ginza, Ikebukuro ou Asakusa, White Rider aparecerá para encher o saco até você derrotá-lo.

Caso contrário, ingira Ankh ou Nirvana, tenha demons imunes a Expel (Hell Biker é uma boa idéia) e aceite o desafio.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Fiend White Rider 4,000 1,500 2
SKILLS AFFINITIES
God’s Bow Phys 100%
Prominence Fire Null
Dekaja Ice 100%
Dragon Eye Elec 100%
Call Angel Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Divine Virtue 400 174 1
SKILLS AFFINITIES
Rakunda Phys 100%
Mediarama Fire 100%
Makarakarn Ice 100%
Elec 100%
Force 150%
Almighty 100%
Expel Repel
Death 150%
Mind 20%
Nerve 20%
Curse 20%

Nota: White Rider é imune a Shock e Freeze.

Você deve ter notado que a cada batalha os Fiends pareciam ficar mais fáceis, não é? Pois pense de novo. White Rider pode ter poucas skills e resistências não tão ótimas, mas essas poucas skills são o suficiente para lhe trazer muitos problemas se você não estiver preparado.

Pra começo de conversa, God’s Bow é uma skill do tipo Expel que possui 100% de chance de morte instantânea. Isso mesmo, CEM PORCENTO!

Deve ser a primeira vez que você vê Prominence, não é? Bem, Prominence é simplesmente a magia do tipo Fire mais poderosa do jogo (com exceção das exclusivas Ragnarok e Magma Axis). Essa skill é tão poderosa quanto Megidolaon em termos de poder bruto. O fato de ela ter alvos aleatórios não ajuda, já que isso permite que um mesmo alvo seja atingido duas vezes.

Mas não acaba por aí! Os virtue não só podem curá-lo, como também adoram usar Rakunda o tempo inteiro. Se você matá-los White Rider usará Dragon Eye e Call Angel para repor seus minions.

Aproveite que ele não possui Dekunda e comece a batalha usando War Cry e Fog Breath. Você vai precisar.

Uma boa estratégia seria usar magias de Force que atingem todos os inimigos (Mazanma e Hell Exhaust, por exemplo) para ganhar turnos e ainda assim atingir White Rider. Contudo, ainda acho melhor ignorar os Virtues e se concentrar em White Rider com Focus+Lunge e similares.

Se você matar um Virtue, tenha certeza de matar o outro no mesmo turno, ou você estará dando mais um turno extra para White Rider.

Sempre que possível, Virtues usarão Rakunda em você. Se você deixar assim, você terá sérios problemas. Eu estava levando pra lá de 460 de dano em cada hit de Prominence com Rakunda x4 (meu demon com Dekunda morreu para God’s Bow no começo da batalha…).

Após usar Fog Breath x2, a batalha fica bem mais fácil, mas Prominence e God’s Bow ainda assim são mortais.

Btw, eu entrei nessa batalha com o Anathema, com o ailment Curse, e sem ter me curado após enfrentar Ongyo-Ki… e não foi NEM UM POUCO fácil (pobre Matador que foi obliterado pelo meu crítico de 900 de dano por causa do Curse… o coitado nem tinha 300 HP xD).

Existe, porém, uma maneira muito mais fácil de derrotá-lo. Fusione uma Yoma Dis e treine-a até ela aprender todas as skills, assim ela evoluirá para Wargod Valkyrie. Valkyrie parece ter sido feita para essa batalha: ela absorve Fire e pode usar Tetraja e Stone Gaze.

Com isso, entre na batalha com Shiranui/Gehenna, use Tetraja com Valkyrie, e então Stone Gaze nos dois Virtue.

Pronto, agora você inutilizou os 2 Virtue (Stone não acaba com o tempo, então eles ficarão lá até o fim da batalha; NÃO mate esses Virtue ou ele irá chamar outros), e possui aliados imunes aos dois únicos ataques ofensivos de White Rider.

Apenas lembre-se de sempre usar Tetraja após ele usar God’s Bow.

EXP 5,000 + 256/Minion MACCA 3,000 + 268/Minion DROPS N/A

Você receberá o Candelabrum of Compassion. Entre no Terminal de Asakusa para uma cena com Hijiri. Se você derrotou o White Rider, siga para Great Underpass of Ginza e saia do Terminal para o próximo Fiend. Tenha certeza de ter ingerido o Iyomante ou Murakumo.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Fiend Red Rider 4,300 1,700 2
SKILLS AFFINITIES
Terrorblade Phys 100%
Bolt Storm Fire 100%
Wind Cutter Ice 100%
Dekunda Elec Null
Dragon Eye Force Null
Call Soldier Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Divine Power 320 156 1
SKILLS AFFINITIES
Tarukaja Phys 100%
Hamaon Fire 100%
Guillotine Ice 100%
Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel Repel
Death 150%
Mind 20%
Nerve 20%
Curse 20%

Nota: Red Rider é imune a Freeze.

Mais uma batalha difícil. Se você usou o método da Valkyrie da outra vez, traga-a para essa batalha e use Stone Gaze nos Powers, pois eles ficam usando Tarukaja o tempo inteiro.

Terrorblade é uma skill do tipo Phys bem poderosa que atinge alvos aleatórios e pode causar Panic. É basicamente uma versão melhorada de Chaos Blade. Ou seja, venha aqui com Murakumo ou Iyomante (Kamudo é uma péssima idéia, e Gaea é pior ainda).

Bolt Storm é a skill mais poderosa de Elec e atinge alvos aleatórios. Wind Cutter é a skill mais poderosa de Force, mas só atinge 1 alvo.

Primeira coisa a fazer é usar Rakukaja e Sukukaja até não poder mais. Não perca seu tempo com -nda a menos que seja para anular os Tarukajas. Ele não pode usar Dekaja, então 4x Tarukaja + Focus + Lunge FTW.

Se você ainda não criou um Daisoujou (por que não?!), essa é uma ótima hora. Daisoujou não só é imune ao efeito de Panic, como também pode usar Prayer para curar o grupo completamente e curar Panic ao mesmo tempo. Você também Pode usar Meditation para acabar com o MP dos Powers.

Minha primeira tentativa contra ele não foi divertida: no primeiro turno ele usou Bolt Storm e acertou o Demi-Fiend duas vezes… e na segunda tentativa foi a mesma coisa, mas com Terrorblade.

EXP 5,000 + 192/Minion MACCA 3,000 + 192/Minion DROPS N/A

Você receberá o Candelabrum of Insight. Volte para Asakusa.

Aconselho que compre o Magatama Nirvana aqui, pois em Lv41 você pode aprender Divine Shot com ele, que é uma das melhores skills Phys do jogo devido à sua altíssima chance de critical hit.

Siga ao norte até o fim e saia pelo oeste. Siga pelo caminho único e entre no lugar. Siga a trilha de sangue até a porta ao leste para uma cena. Conheça Sakahagi, o Manikin assassino. Sim, isso são rostos na “roupa” dele. Creepy.

Há dois Cache Cubes aqui, mas ambos estão vazios. Volte à parte principal de Asakusa e saia pelo portão leste.

Entre no prédio logo após a ponte. Siga ao leste na bifurcação e entre na porta mais à direita para encontrar um garoto que diz que lhe dará um “tipo de inseto” se você conseguir terminar o jogo dele.

É um minigame bem simples: você precisa mover os blocos laranjas e girar os cinzas de forma que você chegue no final. Não entrarei em detalhes aqui porque seria muito longo e complicado (e entediante). Se quiser detalhes de como solucionar esse minigame, veja o Asakusa Puzzle Boy Guide de entropic soul.

Nota: O Official Strategy Guide está errado quanto à solução do Stage 20 desse minigame. Veja o link acima para a solução correta.

Curiosidade: A música usada nesse minigame é a música do World Map durante o prólogo de Shin Megami Tensei I (antes dos demons aparecerem).

Ao completar todos os 20 níveis do minigame, você receberá o Magatama Geis. Volte e siga ao norte na bifurcação.

Siga ao leste na próxima e saia para o World Map. Pegue o Magic Mirror no cubo, volte, siga ao leste, norte até o fim, e então oeste para ir para o World Map.

Siga pela entrada sudoeste (a entrada noroeste está bloqueada). Aqui há um S-Terminal, então salve o jogo antes que algo aconteça e você tenha que passar por aquele maldito minigame outra vez :P

Siga ao norte e pegue os cubos nas duas portas para Attract Pipe e 3,000 Macca. Volte e siga ao leste na encruzilhada para sair para o World Map e chegar em Mifunashiro.

Após a cena com Futomimi, use o Terminal para voltar a Asakusa para outra cena. Volte para Ginza e saia para o World Map.

Lembra daquele viaduto enorme que eu disse para ignorar quando você estava indo para o Great Underpass? Pois bem, siga por ele. Caso não se lembre, atravesse as duas pontes ao leste de Ginza e suba no viaduto/ponte ao norte, em Harumi/Ariake.

Siga o longo caminho até chegar em Shibaura. Há um cubo com uma batalha contra uma Succubus perto da torre. Siga pela segunda entrada de Assembly of Nihilo logo a nordeste (caso tenha notado a estação ao extremo norte, não perca seu tempo indo para lá: está fechada).

13. Assembly of Nihilo: Marunouchi

Itens:

  • Medicine
  • Tetraja Rock
  • Bead
  • Life Stone x3
  • 10,000 Macca

Inimigos:

  • Yoma Dis
  • Night Incubus
  • Fallen Eligor
  • Night Succubus

Siga pela porta ao norte para descer ao B15F. Dê alguns passos a oeste e então ao norte e entre na sala para Medicine no cubo. Saia e siga diretamente ao sul para outra sala com uma Tetraja Rock. Volte ao elevador e siga ao extremo leste e entre na sala para um cubo com Bead.

Nota: A sala a extremo leste contém um cubo com uma armadilha que causa Poison, e a sala logo a leste da sala com o Medicine contém um cubo com uma armadilha que deixa o grupo ativo com 1 HP.

Siga pela porta diretamente a leste da sala com Tetraja Rock (a única porta brilhando, no sudeste do mapa) e siga o longo caminho único até chegar a um elevador e voltar ao 1F.

Use o Terminal ao sul e saia pela porta a oeste para o World Map. Siga a oeste, atravesse a ponte e abra o cubo para Life Stone x3. Volte, siga a sudoeste e então a oeste, ignore o Obelisk e suba uma rampa em Kojimachi/Kudan mais a oeste para um cubo com 10,000 Macca.

Volte e entre no Obelisk.

Nota: Se você notou o túmulo a nordeste de Obelisk, isso é para uma sidequest que só pode ser feita no fim do jogo. Não perca seu tempo indo para lá agora.

14. Obelisk

Itens:

  • Dis-Mute
  • Jade (Mystical Chest)
  • Chakra Drop x2
  • Life Stone x4
  • Sacred Water
  • Dekaja Rock
  • Bead
  • Great Chakra (Mystical Chest)
  • Soma
  • 8,000 Macca
  • Ma Incense (Mystical Chest)
  • Life Stone x2
  • Chakra Pot (Mystical Chest)
  • Medicine
  • Medicine
  • Spyglass
  • Soma Droplet
  • Bead Chain (Mystical Chest)
  • Balm of Rising (Mystical Chest)
  • Djed Magatama

Inimigos:

  • Yoma Koppa
  • Yoma Dis
  • Night Incubus
  • Yoma Karasu
  • Fallen Eligor
  • Vile Arahabaki
  • Vile Baphomet
  • Yoma Onkot
  • Fallen Berith
  • Night Succubus
  • Foul Phantom
  • Vile Pazuzu

Notas:

  • Obelisk não possui um Terminal próprio. Os S-Terminals estão ligados ao Terminal de Assembly of Nihilo: Marunouchi. Also, o lugar é gigantesco, sendo que só há uma Fountain of Life, que fica em 99F. Ou seja, não entre aqui sem estar preparado com items e demons. Tente economizar MP, pois a subida é longa.
  • Succubus possui Dormina e Eternal Rest, então talvez você queira usar Iyomante por aqui. Cuidado com Baphomet e Arahabaki com Evil Gaze e Stone Gaze (respectivamente). Incubus também possui Evil Gaze e Sexy Gaze, e Pazuzu possui Hell Gaze, Tentarafoo e Arid Needle. Se tiver um Fiend no grupo, você pode tirar turnos com todos esses ataques, já que todos os Fiends são imunes a Expel, Death e Ailments.

O início é uma grande sala simétrica. Na parte oeste há um S-Terminal, no canto nordeste há um cubo com Dis-Mute, e ao norte há um elevador. Suba no elevador para chegar ao 15F, que é outra sala simétrica.

O elevador oeste vai dar em lugar nenhum, então ignore-o. Siga pelo elevador leste para Jade na Mystical Chest (que é visível do elevador oeste, caso você tenha ido lá de curioso).

Volte e siga pelo elevador sul para uma cena com as Moirae Sisters. Suba no elevador para 24F. Suba a escada da direita e siga até o elevador para 30F. Siga em frente e suba a escada para uma espécie de enigma. Toque na esfera branca para reduzir a fase do Kagutsuchi a NEW e começar.

Está vendo os quadrados na parede e nos blocos no chão? Quando você pisa em um dos blocos, a fase do Kagutsuchi é avançada pelo número de quadrados. Seu objetivo é chegar na parede com os quadrados estando na fase do Kagutsuchi igual ao número de quadrados na parede.

Se você andar demais e voltar para NEW Kagutsuchi, o chão abrirá e você cairá, tendo que subir e tentar novamente.

Lembre-se que:

  • FULL = 8
  • HALF = 4

Nesse caso, é assim:

Caso não tenha entendido, os quadrados azuis são os blocos no chão, e os quadrados amarelos são as paredes com os quadrados (seu objetivo).

Siga pelo B e em seguida pelo A para abrir o caminho HALF. Siga o caminho único até o fim, passando pelo elevador, para Chakra Drop x2 no cubo. Volte e suba no elevador para 40F. Siga pelo corredor leste para um S-Terminal ao sul.

Continue pelo caminho leste até a bifurcação e então o caminho oeste. Abra o cubo a leste para Life Stone x4 e siga a oeste. Suba a pequena escadaria ao sul para Sacred Water no cubo, volte e siga a oeste.

Ignore a próxima bifurcação e siga o caminho até o fim para um cubo com Dekaja Rock. Volte e siga pela bifurcação que você ignorou e suba no elevador para chegar em 50F.

Siga a oeste (sua direita), fique em cima do bloco vermelho e aperte X para descer e pegar Bead no cubo. Volte e siga pelo caminho leste. Na bifurcação, se você subir a escada, você chegará a um S-Terminal. Volte e desça a escada ao sul.

Ignore a primeira bifurcação e suba as escadas até o fim para outro enigma:

Siga por C-A-B-D-B para abrir o caminho HALF e pegar Great Chakra na Mystical Chest. Volte, toque na esfera branca novamente e siga por D-C-A para abrir o caminho FULL, que permite que você volte ao S-Terminal, e use o elevador para chegar em 60F.

Aqui há 5 blocos vermelhos que seguem pela parede do outro lado da sala. O padrão é bem óbvio: assim que encostam na parede, começam a subir, e sempre que encontram um caminho para um dos lados, seguem por esse caminho.

Chamarei os blocos pela sua ordem da esquerda para a direita. Siga pelo bloco 3 (o do meio) para uma Mystical Chest com Soma. Suba em qualquer um dos blocos e siga pelo bloco a sudeste. Ignore a bifurcação e siga descendo até o fim para voltar aos 5 blocos.

Siga pelo bloco 2 dessa vez e suba no elevador para chegar em 77F. Aqui há dois blocos. O da esquerda (leste) vai dar em um S-Terminal e uma Cathedral of Shadows.

Siga pelo bloco oeste e toque na esfera branca.

Siga por D-E-B-E-B para abrir o caminho HALF. Suba no bloco na primeira bifurcação para 8,000 Macca no cubo. Volte e toque na esfera branca novamente. Dessa vez, siga por E-D-C-D-C-A para abrir o caminho FULL e suba no bloco logo a seguir.

Suba a escada para chegar a mais um enigma.

Siga por D-B-D-B-D-B-D-B para abrir o caminho HALF e siga até o fim para Ma Incense na Mystical Chest. Volte e siga por C-A-B-A para abrir o caminho FULL. Se descer no bloco ao sul você pode voltar ao S-Terminal e à Cathedral of Shadows.

Volte e suba no elevador para chegar em 90F. Siga pelo caminho único até chegar na bifurcação em 93F. Siga pelo caminho oeste para Life Stone x2 no cubo. Volte e siga pelo caminho leste até chegar a um bloco e subir até 97F.

Siga pelo caminho sul e continue subindo até a bifurcação em 99F. O caminho norte possui apenas um cubo com uma armadilha (dano + Stun no grupo ativo), então siga pelo caminho sul para finalmente encontrar uma Fountain of Life.

Suba a escada para encontrar um elevador. Use-o para descer até 85F e encontrar outro enigma.

Siga por B-C-B-A para abrir o caminho FULL. Abra a Mystical Chest para Chakra Pot, volte e siga por A-B-A-B-A-B-C para abrir o caminho HALF e então desça o elevador para chegar em B2F.

Siga o caminho leste (sua esquerda) para um cubo com Medicine. Volte e siga o caminho oeste para 3 cubos com (nessa ordem): Medicine, uma armadilha (dano + Mute no grupo ativo) e o item especial Spyglass, que faz a mesma coisa que a skill Analyze, mas não gasta nada e você pode usar quantas vezes quiser!

Volte pelos elevadores até 99F e suba a escada a leste. Ignore as duas primeiras bifurcações e então siga pela escada ao norte em 103F. Continue subindo para um bloco gigante que o levará a 114F.

Na bifurcação, siga a leste para um S-Terminal. SALVE O JOGO, volte, siga a oeste, ignore a escada e siga pelo caminho norte para um cubo com Soma Droplet. Volte e suba a escada norte para um elevador que o levará a 128F.

Aqui há outro enigma:

Ok, em primeiro lugar, saiba que em cada uma dessas três portas há um chefe.

“Qual a pegadinha?”, você pergunta? Você precisa enfrentar as três de uma vez só. Se o Kagutsuchi chegar em NEW e você não tiver derrotado as três, você cairá, e terá que enfrentá-las novamente. O mesmo se aplica se você sair do enigma sem enfrentar as três.

Ingira o Iyomante ou Nirvana/Geis e então siga por E-F-C para enfrentar a primeira.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Femme Clotho 2,200 1,200 2
SKILLS AFFINITIES
Dia Phys 100%
Diarama Fire 100%
Mahama Ice 100%
Marin Karin Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Clotho é imune a Shock e Freeze.

Se tem aquela Valkyrie com Tetraja que aconselhei para o White Rider, essa é uma boa hora para usá-la. Clotho não pode fazer muita coisa, e portanto é bem fácil, mas lembre-se que você ainda tem 2 chefes pela frente então tente economizar MP.

O que eu fiz foi usar Focus -> Pass -> Tarukaja -> Taunt -> Divine Shot no primeiro turno. Isso já causou 998 de dano. Depois foi só ficar atacando.

Quando você causar os 2200 de dano, ela fugirá.

EXP N/A MACCA N/A DROPS N/A

Agora NÃO saia do enigma, ou você terá de enfrentá-la novamente.

Ingira Gaea/Murakumo/Kamudo e siga por F-E-F-E-B para enfrentar a segunda.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Femme Lachesis 2,200 1,200 2
SKILLS AFFINITIES
Rakunda Phys 100%
Rakukaja Fire 100%
Makarakarn Ice 100%
Tarukaja Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Lachesis é imune a Shock e Freeze.

Mais uma batalha fácil. Ela fica usando Tarukaja/Rakunda até o máximo e então começa a atacar. O problema é que até ela terminar, você provavelmente já a derrotou.

Fog Breath no começo da batalha ajuda se você estiver com problemas.

Quando você causar os 2200 de dano, ela também fugirá.

EXP N/A MACCA N/A DROPS N/A

Novamente, NÃO saia do enigma, ou você terá de enfrentá-las novamente.

Ingira algum Magatama sem fraquezas elementais (Kamudo e Anathema provavelmente são as melhores opções) e siga por A-B-A para enfrentar a terceira e última.

SUB-CHEFE HP MP PRESS TURNS
Femme Atropos 2,600 2,000 2
SKILLS AFFINITIES
Agilao Phys 100%
Maragion Fire 100%
Bufula Ice 100%
Mabufula Elec 100%
Zionga Force 100%
Mazionga Almighty 100%
Zanma Expel Null
Mazanma Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Atropos é imune a Shock e Freeze.

Atropos pode ser um pouco mais difícil, especialmente se você não poupou seu MP nas batalhas anteriores. Como você pode notar, ela é bem mais ofensiva do que as outras, então tente não vir aqui com fraquezas elementais.

Fora isso, a batalha é praticamente a mesma coisa: buff/debuff -> ataque.

…pensando bem, isso define 80% das batalhas de chefe nesse jogo :P

Assim como as outras, ela fugirá ao fim da batalha.

EXP N/A MACCA N/A DROPS N/A

Volte e salve o jogo. Aconselho também que volte à Fountain of Life em 99F antes de prosseguir pois, se não ficou óbvio o suficiente, ainda teremos uma batalha de chefe à frente.

Volte ao 128F e siga em frente para outro elevador que o levará ao 140F. Ignore o bloco vermelho à sua frente e siga por um dos caminhos laterais até o outro lado para outro bloco. Use-o para descer ao 135F.

Mais uma grande sala simétrica. Nos cantos nordeste e noroeste há Mystical Chests com Bead Chain e Balm of Rising, respectivamente. No centro-sul há um bloco que desce para 132F, mas lá so tem uma porta que vai dar fora do Obelisk. Como você está a 132 andares do solo, uma mensagem diz que se você pular vai morrer. Thank you, Captain Obvious!

Volte ao 140F e suba no cubo logo em frente ao elevador para enfrentar as três Moirae Sisters de novo, mas dessa vez todas ao mesmo tempo.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Femme Clotho 2,000 1,000 1
SKILLS AFFINITIES
Dia Phys 100%
Diarama Fire 100%
Mediarama Ice 100%
Dekunda Elec 100%
Marin Karin Force 100%
Mahama Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Femme Lachesis 2,000 1,000 1
SKILLS AFFINITIES
Makakaja Phys 100%
Rakukaja Fire 100%
Tetrakarn Ice 100%
Makarakarn Elec 100%
Dekunda Force 100%
Tarunda Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Femme Atropos 3,000 1,500 1
SKILLS AFFINITIES
Agilao Phys 100%
Maragion Fire 100%
Bufula Ice 100%
Mabufula Elec 100%
Zionga Force 100%
Mazionga Almighty 100%
Zanma Expel Null
Mazanma Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Clotho, Lachesis, e Atropos são imunes a Shock e Freeze.

Atropos continua a mesma coisa, mas as outras agora vem mais poderosas. Siga a estratégia básica de qualquer batalha: derrote o healer primeiro, depois o buffer, e depois o mais poderoso. Ou seja, Clotho, Lachesis e Atropos, respectivamente.

Note que várias skills elementais serão usadas aqui, então tente não ter fraquezas elementais. Nirvana e Geis são provavelmente suas melhores opções aqui.

Clotho fica curando o tempo inteiro, Lachesis usando -kajas e -karns, enquanto Atropos cuida da ofensiva. Tenha certeza de ter alguém com Dekaja ou pelo menos Tarunda ou War Cry aqui, pois se você deixar o Makakaja delas chegar ao limite, Clotho provavelmente irá curar mais do que você pode causar, e Atropos vai causar dano mais rápido do que você pode curar.

Duas delas possuem Dekunda, então não abuse de -ndas (um Fog Breath no começo da batalha pode ajudar bastante, though). Also, nenhuma delas possui Dekaja, então tente ter alguém com Rakukaja ou Tarukaja. O fato de Lachesis ter Tarunda também não ajuda.

Não há muito mais o que dizer aqui. Use as skills de sua preferência, mas tome cuidado com os -karns de Lachesis para não acabar se matando.

Primeiro hit da batalha: Focus+Divine Shot = 1249 de dano em Clotho em um critical hit. Fun times :P

EXP 5,000 MACCA 3,000 DROPS N/A

Você receberá o Magatama Djed.

Há um pilar de luz logo à sua frente. Entre nele e aperte X para subir ao último andar e ver uma cena. A partir de agora você pode ter mais 2 demons.

Volte ao terminal, salve o jogo e siga para Asakusa para outra cena. O que você responder nas duas primeiras perguntas aqui não faz diferença.

O que você responde na terceira pergunta afeta seu final:

Hijiri: It was a guy who was held captive by the Mantra. His name’s Isamu. Do you know him?

  • Yes, I know him. (N/A)
  • No, I don’t. (Musubi +8)

Para continuar, você deve falar com Hijiri, mas vamos fazer um pequeno desvio para chutar alguns traseiros. Siga para Shibuya.

15. Shibuya

Itens:

  • Muspell Magatama

Na parte externa de Shibuya (Hachiko Intersection), se você for ao extremo norte, é possível acessar uma porta atrás do prédio central (Strip Mall). Se você tentar entrar, aparecerá a mensagem “A ceremony is being prepared. It seems fishy…” e você sairá do lugar.

Ande em círculos até chegar em FULL Kagutsuchi e entre nessa porta para uma cena com 2 Manikins e um Baphomet. Se você escolher a segunda opção, você sairá da sala. Se escolher a primeira, você enfrentará (uma versão “slime” de) Mara.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Tyrant Mara 2,300 3,000 2
SKILLS AFFINITIES
Dismal Tune Phys 100%
Marin Karin Fire 50%
Hades Blast Ice 50%
Diarahan Elec 50%
Hell Thrust Force 50%
Dekaja Almighty 100%
Mazanma Expel Null
Makajamon Death Repel
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Mara é imune a Shock e Freeze.

Mara possui 2 Press Turns, e ele gasta um deles usando Diarahan 90% das vezes. Ou seja, você praticamente precisa levar esses 2300 HP de uma vez só.

Isso é basicamente impossível se você tentar enfrentá-lo assim que a batalha fica disponível, é claro, mas para tudo dá-se um jeito.

Hades Blast é uma das Phys skills mais poderosas do jogo, possui uma alta chance de acertar, e uma chance absurda de critical, então é bom você vir aqui com Gaea, Vimana ou Murakumo. Caso não tenha esses, use Kamudo, mas como Kamudo o deixa fraco contra ailments, Makajamon e Dismal Tune podem trazer problemas. Mesmo com Gaea eu estava levando 350 de dano de Hades Blast.

Dismal Tune pode não ser uma das skills mais poderosas do jogo, mas pode causar uma quantidade considerável de dano se você vier aqui muito fraco, e também pode causar Mute, embora a chance seja baixa. Eu estava levando 200 de dano dessa skill quando o enfrentei.

Hell Thrust pode até ser poderosa, mas possui uma chance relativamente alta de errar, então se você usar Sukunda/Fog Breath, ele vai errar grande parte das vezes que tentar usar isso.

Aconselho que traga Daisoujou aqui, pois ele não só absorve Dismal Tune e Marin Karin, como também pode curar qualquer um afetado com isso.

Existem duas maneiras de derrotá-lo mais facilmente em Lv baixo:

  1. Use Taunt 2 vezes nele, e então use Attack Mirror/Tetrakarn todo turno. Se ele usar Hades Blast estando sob 2x Taunt, ele vai causar pra lá de 1,000 de dano com cada hit. Como Hades Blast atinge todos os personagens, ele vai ser atingido 4 vezes e morrer na hora.
  2. Mantenha-se na defensiva (Tarunda/War Cry e Sukunda/Fog Breath ajudam bastante) e espere o MP dele acabar. Ajuda se você usar 4x Rakunda e então ficar usando Mana Drain, Life Drain ou Meditation (de Daisoujou) o tempo todo. Quando o MP dele acabar, ele vai gastar quase todos os turnos tentando usar Diarahan sem sucesso. Daí é só atacar até ele morrer. Não baixe a guarda, though, pois ele ainda pode usar Hades Blast se você der azar.
EXP 5,000 MACCA 20,000 DROPS Great Chakra

Não, isso não é um typo, ele dá 20,000 Macca mesmo.

Após derrotá-lo, você receberá o Magatama Muspell.

Volte ao terminal, salve o jogo, cure-se e, se você derrotou o Red Rider, siga para Shinjuku Medical Center para enfrentar o próximo Fiend.

16. Shinjuku Medical Center

Itens:

  • Candelabrum of Wisdom

Siga ao Annex 2F (do Terminal: porta a oeste, primeiro corredor norte), e entre na sala 204B, a última do corredor.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Fiend Black Rider 4,600 1,800 2
SKILLS AFFINITIES
Soul Divide Phys 100%
Glacial Blast Fire 100%
Megidola Ice Drain
Megidolaon Elec 100%
Dekaja Force 100%
Dragon Eye Almighty 100%
Call Souls Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Haunt Legion 456 180 1
SKILLS AFFINITIES
Hell Gaze Phys 100%
Mamudoon Fire 100%
Deathtouch Ice 100%
Tetrakarn Elec 150%
Tempest Force 100%
Makakaja Almighty 100%
Expel 150%
Death Repel
Mind 20%
Nerve 20%
Curse 20%

Use Djed aqui. Não há outra opção.

Espero que você não tenha negligenciado seu Ma stat até agora, pois Megidola machuca bastante, e Megidolaon nem se fala.

Soul Divide reduz o HP atual de todos os alvos em 50%, e possui 100% chance de causar Mute. Isso é do tipo Curse, então se você tiver o Djed, será imune.

Glacial Blast é a versão de gelo de Bolt Storm que Red Rider tinha. Ou seja, bem poderosa e com chance de atingir o mesmo alvo duas vezes. Isso além da chance de Freeze, que é mais perigoso que o Shock de Bolt Storm.

Os Legions ficam usando Makakaja quase todo turno, então trate de usar Mute neles ou tenha alguém com Dekaja/War Cry/Tarunda.

Quando não estão usando Makakaja, eles usam Tempest, então se tiver alguém que resista ataques físicos, talvez queira usá-lo aqui. Ou use War Cry.

Fiends são uma ótima opção nessa batalha, já que todos são imunes a Curse (Daisoujou absorve Curse!), e alguns deles aprendem Dekaja.

Ele possui Dekaja, mas raramente usa, e não possui Dekunda, então abuse de -ndas. 2x Fog Breath é o suficiente, mas se quiser incluir alguns Taunt/Rakunda, vá em frente.

EXP 5,000 + 354/Minion MACCA 3,000 + 356/Minion DROPS N/A

Você receberá o Candelabrum of Wisdom.

Agora você já pode abrir caminho para o 3rd Kalpa do Labyrinth of Amala.

Volte ao Terminal de Asakusa, salve, fale com Hijiri e escolha a primeira opção para ser mandado à Amala Network mais uma vez.

17. Amala Network

Itens:

  • Dis-Charm
  • Medicine
  • Chakra Drop
  • Magic Mirror
  • Magic Mirror

Inimigos:

  • Foul Mou-Ryo
  • Element Erthys
  • Element Aeros
  • Element Aquans
  • Element Flaemis
  • Mitama Ara Mitama
  • Mitama Nigi Mitama
  • Mitama Kusi Mitama
  • Mitami Saki Mitama
  • Foul Phantom
  • Haunt Legion

Siga até a porta, entre e siga a leste na encruzilhada para um Dis-Charm. Volte à encruzilhada e siga ao norte para um cubo com Medicine. Continue seguindo ao norte, passe pela porta e siga o caminho da direita na bifurcação.

Siga o caminho da esquerda na próxima bifurcação e siga pela porta para uma cena. O que você responder aqui não faz diferença.

Siga pelo caminho único até chegar a uma bifurcação com um fantasma em B1. Siga ao sul (direita) e passe pela porta. Na encruzilhada, o caminho oeste é um Hall of Records, e o caminho leste é uma Healing room.

Siga o caminho norte para uma cena. A partir daqui a coisa fica um pouco complicada. Se você der um passo errado, aparecerão paredes em lugares errados e você terá que voltar ao começo, então siga exatamente o caminho que eu disser.

Siga a leste na primeira encruzilhada e uma parede aparecerá na sua frente. Agora siga a oeste, oeste, norte e abra o cubo para uma Life Stone. Siga ao norte na próxima encruzilhada e siga pela porta.

Quando chegar à encruzilhada, siga pelo caminho da direita, e continue em frente até chegar ao cubo com Chakra Drop. Siga o caminho leste para voltar ao começo.

Siga a leste, primeiro oeste, e norte até o cubo para Magic Mirror. Continue por esse caminho para chegar a uma porta.

Siga o caminho da esquerda na bifurcação para dois cubos. NÃO abra o cubo da esquerda (é uma armadilha que deixa o grupo ativo com 1 HP). O cubo da direita possui um Magic Mirror.

Siga o caminho oeste para voltar ao começo. Siga o caminho da direita, e siga ao norte até chegar a um Hall of Records. Salve e siga pelo caminho oeste para encontrar um velho amigo.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Foul Specter x6 980 29 1
SKILLS AFFINITIES
Megido Phys 100%
Dekunda Fire Null
Dekunda Ice Null
Mana Drain Elec Null
Force Null
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse 100%

Nota: Specter é imune a Mute e Poison.

Use o Magatama que quiser, já que as duas únicas skills dele são Almighty. Aconselho algum com resistência a Phys, though.

Ele começa a batalha se gabando de como aprendeu uma nova habilidade, Megido, mas, infelizmente para ele, ele não possui MP suficiente. Ou seja, ele vai ter de roubar esse MP de você.

Note que o MP que listei aqui é o MP inicial deles. Aparentemente, eles não possuem MP máximo, podendo roubar de você o quanto quiserem.

Há duas maneiras bem simples de vencer essa batalha:

Tenha alguém com Mana Drain, Life Drain ou Meditation, e use neles até o MP deles acabar (o que, se você fizer antes deles roubarem seu MP, deve precisar só de um uso). Mana Drain ainda precisa de 10 MP para ser usado, então se você deixá-los com menos do que isso, eles só poderão atacar.

Entre na batalha tendo todos os seus personagens com um mínimo de MP só para usar alguns -kajas no começo da batalha. Obviamente, eles não podem roubar de você o que você não tem. Dessa forma eles ficarão roubando zero MP de você o tempo todo.

Sendo um grande fã de Daisoujou, a primeira opção é obviamente a minha favorita :P

Note que, em ambas as estratégias, eles ficarão sem MP, ou seja: eles também não poderão usar Dekunda. O que quer dizer: Fog Breath x2 = win.

EXP 9,228 MACCA 3,600 DROPS N/A

Volte ao Hall of Records e salve o jogo. Se quiser, use alguns itens para recuperar MP, mas não recomendo (eu estava em Lv50 aqui: com Estoma, os únicos encontros aleatórios que tinha era com Legions, que não são muito frequentes).

Siga a oeste até o fim e então norte para uma cena com Shadow. Aqui haverá várias perguntas que Shadow fará, e cada uma delas afeta um pouco o seu final:

Shadow: …You…… want to pass…?

  • Yeah……… (N/A)
  • Not really… (N/A)
  • …………. (Musubi +1)

Shadow: ………What’s your name…..?

  • Say your name. (N/A)
  • Ignore him. (Musubi +1)

Shadow: ……You like… solitude…?

  • Uh-huh……. (Musubi +3)
  • Nah………. (N/A)
  • …………. (Musubi +1)

Shadow: ……..live…… on your own?

  • Of course…….. (Musubi +3)
  • Don’t think so… (N/A)
  • …………….. (N/A)

Entre na porta para mais uma cena, e mais uma pergunta que afeta o seu final:

Isamu: …You agree, don’t you? That it’d be nice to create your own world?

  • Yeah, I agree. (Musubi +32)
  • No, I don’t think so. (N/A)
  • I don’t know. (N/A)

Após a cena, siga ao norte para voltar ao terminal de Asakusa.

18. Asakusa, Ikebukuro, Mifunashiro

Itens:

  • Life Stone x2
  • 2,000 Macca
  • Diamond (Mystical Chest)
  • Sapphire (Mystical Chest)
  • Emerald (Mystical Chest)
  • Candelabrum of Majesty
  • Revival Bead

Nota: Os inimigos são os mesmos da outra vez que esteve aqui, e você não vai passar muito tempo nesses lugares, então não vejo necessidade de listá-los novamente. Até porque se você usar Estoma, não vai encontrar nenhum deles a essa altura…


Após a cena, saia do Terminal, siga ao norte e saia pelo leste. Lembra da parte de Asakusa que eu disse que estava bloqueada antes? Agora está desbloqueada, então siga para lá.

Da entrada da parte que estava bloqueada, siga ao norte e então leste para sair para o World Map. Há uma entrada logo à direita. Siga por ela.

Fale com a Hua Po para uma dica de para onde seguir, continue em frente, siga a oeste na bifurcação, e então sul na bifurcação com o Kodama para 2 portas. Uma é um S-Terminal e a outra possui dois cubos com Life Stone x2 e 2000 Macca.

Siga ao norte para sair ao World Map mais uma vez. Siga pela entrada ao norte para encontrar quatro portas. Com exceção da mais a oeste, todas possuem uma Mystical Chest. Da esquerda para a direita: Diamond, Sapphire e Emerald.

Volte ao S-Terminal e siga para Ikebukuro.

Siga para a entrada de Mantra HQ para uma cena com uma pergunta que afeta o seu final:

Hikawa: Don’t you agree, that the world should be ruled by serenity…?

  • Yes,it should. (Shijima +32)
  • No, it shouldn’t. (N/A)

Volte ao Terminal e siga para Asakusa para uma cena. Siga para Mifunashiro.

Após a cena, volte para Asakusa e saia do Terminal. Siga para o norte uma vez e então siga pela porta a oeste, que antes tinha um monte de entulho. Se você derrotou os 3 cavaleiros até agora, prepare-se para mais uma batalha.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Fiend Pale Rider 5,000 2,000 2
SKILLS AFFINITIES
Pestilence Phys 100%
Blight Fire 100%
Mabufudyne Ice Null
Eternal Rest Elec 100%
Dragon Eye Force 100%
Call Evil Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
Suicide Drain
CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Night Loa 414 225 1
SKILLS AFFINITIES
Debilitate Phys 100%
Tetraja Fire 100%
Mamudo Ice 100%
Venom Bite Elec 100%
Stone Gaze Force 100%
Mamudoon Almighty 100%
Last Resort Expel 150%
Dormina Death Repel
Mind 20%
Nerve Null
Curse Null

Não pense duas vezes, venha aqui com Djed, pois ter Poison nessa batalha será literalmente fatal.

Pestilence mata qualquer alvo que esteja com Poison. 100%. No momento que Blight deixar alguém Poison, Pale Rider com certeza vai usar isso. Faça um favor a si mesmo e não venha com alguém que possa ser afetado por poison.

Os Loa ficam usando Debilitate o tempo inteiro, então trate de ter alguém com Dekunda, e aproveite que eles não têm Dekunda também. Fog Breath é mais do que necessário aqui. Se tiver Taunt/Rakunda, melhor ainda.

Notou que Pale Rider possui uma affinity a mais nessa tabela? Pois bem, se você atingir um Loa e não matá-lo, ele vai usar Last Resort, o que não só vai causar um dano absurdo em você, como também vai CURAR Pale Rider!

Os Loa também usam Dormina, o que fará com que Pale Rider use Eternal Rest para 100% de morte instantânea, então evite demons suscetíveis a Mind.

Se ele conseguir um Freeze com Mabufudyne, os Loa vão usar Debilitate 2x e Pale Rider vai usar Blight em seguida para um crit.

Minha dica para essa batalha é usar todos os seus -kajas e -ndas de uma só vez no começo da batalha, e atacar com tudo o que tiver no Pale Rider sem atingir os Loa, pois quando eles começarem a usar Debilitate, você vai ter problemas.

Uma boa idéia seria ter demons com Bright/Dark Might aqui para causar o máximo de dano possível ainda no primeiro turno. Divine Shot com certeza vai causar críticos a maioria das vezes se você tiver pelo menos 20 Lu, então espero que você já tenha essa skill.

Se você ainda não começou a criar Fiends, agora é uma boa hora, pois todos são imunes a Death, Curse e Mind, Also, Red Rider aprende Dekunda, White Rider aprende Tetraja, e é claro, meu preferido, Daisoujou, absorve Curse e Death ao invés de ter Null.

EXP 5,000 + 410/Minion MACCA 3,000 + 404/Minion DROPS N/A

Você receberá o Candelabrum of Majesty. Volte e salve o jogo, e então volte aqui e continue seguindo o caminho. Quando chegar à bifurcação, siga ao oeste. Entre na primeira porta na parede oeste para Revival Bead no cubo.

Continue seguindo ao sul e então a leste na próxima bifurcação. Passe pela porta norte, e então entre na primeira porta na parede leste para encontrar o Junk Shop do Collector Manikin. Ele vende os magatamas Kamurogi, Vimana e Sophia.

Volte para a última bifurcação que você foi e dessa vez siga para o oeste. Na próxima bifurcação, o caminho oeste leva a um S-Terminal, e o outro o leva ao World Map.

Há um templo no extremo norte dessa parte do World Map, em Uguisudani, chamado Northern Temple. No momento você ainda não pode entrar lá, mas lembre-se desse lugar, pois nós voltaremos aqui em breve.

Siga até o extremo sul para encontrar a Yushima Station AKA Asakusa Tunnel.

19. Asakusa Tunnel

Itens:

  • Repulse Bell
  • Medicine x2
  • 8,000 Macca
  • Bead Chain

Inimigos:

  • Fairy Kelpie
  • Snake Naga
  • Foul Black Ooze
  • Wilder Nue
  • Femme Shikome
  • Jirae Sarutahiko
  • Snake Raja Naga
  • Brute Ikusa

Siga até o extremo sul para um cubo com Repulse Bell a oeste. Volte, siga o rastro de sangue e desça a escadaria. Espero que você ainda tenha aquele Pisaca.

Siga a plataforma até o fim, desça a escadaria norte, continue em frente e siga pelo buraco na parede. Na encruzilhada, siga pela zona de dano a oeste para um cubo com Medicine x2.

Volte a encruzilhada e siga o caminho norte para um cubo com 8,000 Macca. Volte à plataforma e siga pela escadaria sul. Continue em frente e entre no primeiro buraco na parede sul. Siga o caminho até o fim para um Mystical Chest com Bead Chain.

Volte, e dessa vez siga pelo segundo buraco da parede sul. Chegando à bifurcação, siga a oeste e entre na porta ao norte para 3 Cache Cube: o da esquerda possui um Soma Droplet, e o da direita é um encontro com 3 Titans (weak: Elec). O mais perto da porta é uma armadilha que causa Mute em todos do grupo ativo.

Saia, siga a oeste, norte, e oeste até subir a escada. Siga o caminho único até a plataforma. Suba na plataforma e siga a oeste até subir a escadaria. Saia da estação para voltar ao World Map.

Siga a oeste até o fim para chegar à entrada leste de Yoyogi Park.

20. Yoyogi Park

Itens:

  • Life Stone x3
  • Key to Yoyogi Park (NPC)
  • Life Stone x2
  • Balm of Rising (Mystical Chest)
  • Chakra Drop
  • Sapphire (Mystical Chest)
  • Lu Incense (Mystical Chest)
  • Bead Chain (Mystical Chest)
  • Sacred Water
  • Medicine x3
  • Life Stone x2
  • Chakra Drop
  • Bead of Life (Mystical Chest)
  • Yahino Himorogi
  • Candelabrum of Beauty

Inimigos:

  • Fairy Pixie
  • Fairy Jack Frost
  • Fairy High Pixie
  • Fairy Pyro Jack
  • Fairy Kelpie
  • Fairy Troll
  • Fairy Setanta
  • Fairy Oberon
  • Fairy Titania

Nota: Muito cuidado com Setanta, Oberon e Titania. Setanta adora usar Guillotine e Tempest (e conseguir crits o tempo todo com isso), enquanto Oberon e Titania geralmente aparecem juntos: Oberon é resistente a Phys, enquanto Titania é resistente a Fire/Ice/Elec/Force. Titania também possui Glacial Blast e Mediarahan. Uma boa idéia é conseguir um Setanta e conversar com outros Setanta se estiver tendo problemas (also, Setanta evolui para Cu Chulainn).


Siga ao norte para um cubo com Life Stone x3 e um Terminal. Volte à área central e siga ao sul. Entre na porta ao fim do caminho sul para uma cena com uma pergunta que afeta o seu final:

Siga para a entrada de Mantra HQ para uma cena com uma pergunta que afeta o seu final:

Yuko: …will you try to get the Yahirono Himorogi for me?

  • Okay. (N/A)
  • I’m sorry… (Shijima +8)
  • Let me think about it. (Musubi +4)

Você receberá a Key to Yoyogi Park. Volte à área central e siga pela porta oeste, que estava trancada anteriormente.

Prepare-se para uma loooooonga viagem, pois, diferente da última vez que você veio aqui, você passará um bom tempo nesse lugar, e você provavelmente vai odiar cada minuto que passar aqui. Pelo menos sei que eu odiei.

A partir daqui, tome muito cuidado quando for seguir o caminho que eu disser: um passo em falso, e você será teleportado para sabe-se lá onde.

Siga a oeste até a primeira encruzilhada (onde tem um mapa na parede no meio). Siga pelo caminho da esquerda (sul), e vire à direita assim que puder, seguindo a oeste novamente logo em seguida (ou seja, faça um zigue-zague).

Você pode subir na plataforma perto da alma a seguir para dar uma olhada e ter uma idéia de onde você não pode ir (os pontos brilhando).

Siga a oeste até o fim e passe pela porta norte. Abra o cubo logo à frente para Life Stone x2. Volte à porta, siga o caminho leste até o fim, entre na porta norte e então você chegará a uma trifurcação: siga o caminho mais a leste, e então passe pela porta a oeste.

Siga pela porta ao norte para uma cena. Na encruzilhada, siga a leste para uma Mystical Chest com um Balm of Rising. Volte à encruzilhada e siga o caminho norte (sua direita).

Siga ao norte sem parar até não poder mais. Quando estiver aqui,siga pela porta a leste. Vire-se para o sul, e verá 2 caminhos: siga pelo da esquerda (o mais a leste), e entre no caminho à direita (oeste) antes de passar debaixo da segunda “ponte” (ou seja, faça outro zigue-zague) para um cubo com Chakra Drop, e uma Mystical Chest com uma Sapphire.

Volte pela porta de onde você veio, e siga a oeste pela próxima porta. Vire-se para o sul e siga pelo caminho da esquerda (leste) até o fim para uma Mystical Chest com Lu Incense.

Volte pelo caminho que você veio, mas não vá até o fim: antes de passar pela segunda “ponte”, siga a oeste e passe pela porta para outra cena.

Siga pela porta norte para encontrar um S-Terminal mais à frente. Aqui há outra plataforma. Siga pela porta logo ao sul da plataforma (a sudoeste do Terminal).

Siga ao sul até uma cena com as High Pixies. Aqui que começa a complicar: as High Pixies mudam de posição sempre que você passa por uma “ponte” sem ser teleportado.

Existem 2 formações: Cross-formation, e X-formation. Na Cross-formation, elas estarão nas pontes norte, sul, leste e oeste. Na X-Formation, elas estarão nas pontes nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste.

Continue ao sul até não poder mais, chegando a um bifurcação. Siga pelo caminho da esquerda (sudeste), e entre na primeira porta à esquerda (leste). Ou seja, entre na porta mais a sudeste dessa área central em que você está.

Siga um pouco à frente e as pixies mudarão para X-formation. Tente voltar pela porta de onde veio para ser teleportado. Siga pela porta ao norte para uma Mystical Chest com Bead Chain.

(Só pra constar: esse negócio de ter uma Mystical Chest atás da outra me dá nos nervos. Geralmente você chega nelas ainda em HALF Kagutsuchi descendo…)

Volte pela porta ao sul e siga pelo caminho único para ser teleportado novamente, dessa vez para perto do S-Terminal. Salve o jogo, e siga pelo caminho logo ao sul da plataforma novamente.

Siga ao sul, e elas mudarão para a Cross-formation. Siga ao sul, mas dessa vez, siga pelo caminho da direita (sudoeste), e entre na primeira porta à direita. Ou seja, entre na porta mais a sudoeste dessa área central.

Passe pela ponte e elas mudarão para a X-formation. Siga o caminho ao sul, e então a oeste até o fim para um cubo com Sacred Water. Siga por qualquer uma das duas portas ao norte.

Siga ao norte até atingir uma parede, e então siga pelo caminho a oeste para elas mudarem para a Cross-formation. Siga pela porta a oeste e abra o cubo para Medicine x3.

Siga ao sul e passe pela porta. Continue ao sul para mais uma cena. Continue ao sul e você verá uma porta à sua direita (oeste). Passe por essa porta e você sairá na parte oeste de Yoyogi Park, o lugar onde você veio da outra vez e, mais importante: onde há uma Fountain of Life.

Volte ao caminho principal e continue ao sul até o fim, e vire-se a leste. Entre na última porta ao norte (a mais a leste) para um cubo com Life Stone x2. Note que agora o lugar tem pontes para todo canto. Volte pela porta de onde veio, e entre na porta norte do meio.

Agora preste bastante atenção, siga por esse caminho, nessa ordem:

  • Norte
  • Norte
  • Oeste
  • Norte
  • Leste
  • Pegue o cubo com Chakra Drop
  • Oeste
  • Sul até o fim: você será transportado
  • Sul: você será transportado novamente
  • Abra a Mystical Chest para Bead of Life
  • Sul: você será transportado mais uma vez
  • Sul: transportado de novo
  • Oeste
  • Norte até o fim

Siga a leste, mas NÃO entre na grande porta à sua frente. Ao invés disso, siga pelo caminho logo ao sul dessa porta e entre na porta. Abra os cubos aqui para Bead e Revival Bead, e siga pela porta ao sul para um S-Terminal.

Volte, e entre naquela grande porta para uma cena e não um, mas dois chefes.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Vile Girimehkala 4,000 2,000 2
SKILLS AFFINITIES
Panic Voice Phys Repel
Blight Fire 100%
Toxic Cloud Ice 100%
Tarukaja Elec 100%
Rakunda Force 100%
Sukukaja Almighty 100%
Dekunda Expel Null
Beast Eye Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Foul Sakahagi 1,600 300 1
SKILLS AFFINITIES
Maragion Phys 100%
Mabufula Fire 100%
Mazionga Ice 100%
Mazanma Elec 100%
Panic Voice Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Girimehkala é imune a Freeze e Shock.

Espero que tenha alguns demons bons em ataques mágicos, pois é disso que você vai depender aqui.

Se você usar qualquer -nda, ele usará Dekunda seguido de Rakunda, então nem tente.

Como você só pode usar magias aqui, um demon com Makakaja é uma boa idéia. Sukukaja também é bom, já que você não pode usar Fog Breath. Não se esqueça de Dekaja, ou você vai ter sérios problemas com esse Sukukaja dele.

Ele usa ataques Phys o tempo todo, então venha aqui com algum Magatama que o deixe resistente a isso, e traga alguém imune (como Wu Kong), se possível.

Se você tiver alguém com Wind Cutter (*cough*Red Rider*cough*) ou algum random de alto nível (Glacial Blast, Bolt Storm, etc), a batalha será bem mais fácil: um Wind Cutter de Red Rider com Makakaja x4 = 500-600 de dano, enquanto 2 hits de Bolt Storm causam um total de 650-800 de dano.

Assim que você derrotar Girimehkala, Sakahagi aparecerá ainda na mesma batalha. Ou seja: você ainda tem todos os seus -kajas ativos, então destrua-o com facilidade. Sakahagi também não tem Dekunda, então seja feliz :P

Sakahagi provavelmente não durará mais do que 2 rodadas, então não vejo motivo para entrar em detalhes…

EXP 14,000 MACCA 5,500 DROPS N/A

Você receberá o Yahirono Himorogi. Siga ao sul para uma cena, e então continue até o S-Terminal. Salve o jogo e volte ao Terminal de Yoyogi Park. Siga para a sala onde Yuko está para uma cena que afeta o seu final.

Aradia: Do you fear the suffering and humiliation?

  • Yes, I do. (Neutral Flag 1 OFF, Musubi +4, Shijima +4)
  • No, I don’t. (Neutral Flag 1 ON, Yosuga +4)

Aradia: Do you fear the deceit, the torment?

  • Yes, I do. (Neutral Flag 2 OFF, Musubi +4, Shijima +8)
  • No, I don’t. (Neutral Flag 2 ON, Yosuga +8)

E agora o próximo Fiend já pode ser enfrentado. Volte à área com a Fountain of Life, cure-se, e então siga para a porta do lado norte dessa parte de Yoyogi Park para encontrar o próximo Fiend.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Fiend The Harlot 5,000 2,000 2
SKILLS AFFINITIES
Beast Roar Phys Repel
Death Lust Fire 100%
Maziodyne Ice 100%
Makajamon Elec Drain
Bolt Storm Force 100%
Focus Almighty 100%
Dekunda Expel Null
Dragon Eye Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Achou Girimehkala muito fácil? Que tal um upgrade?

Beast Roar causa dano Almighty em todos, e cura Harlot em 500 HP.

Death Lust causa dano de tipo Mind, e possui 20% chance de causar Charm, então venha preparado para isso.

Note que o ataque normal dela dá 7 hits!

Como você pode ver, Elec será o problema aqui, então trate de ter Narukami. Feng Huang e Red Rider são uma boa pedida: Feng Huang absorve, e Red Rider é imune a Elec. Red Rider também é imune ao Charm de Death Lust.

Feng Huang fará com que ela perca todos os turnos quando usar Mazionga ou Bolt Storm e, se você tiver Daisoujou, ela perderá todos os turnos com Death Lust e Makajamon. Isso ajuda MUITO quando ela começar a usar Dragon Eye.

Não é uma batalha realmente difícil, só é longa, pois você não pode usar Phys… Also, ela não tem Dekaja, então aproveite (Death Lust estava me causando ~70 de dano depois de alguns Rakukaja :P)

Note que ela não é imune a Freeze, então use magias do tipo Ice para tentar congelá-la e poder usar ataques físicos.

Se estiver interessado, meu grupo para isso foi:

  • Expert Demi-Fiend (Lv56): Ice Breath, Counter, Fog Breath, Focus, Fire Breath, Shock, Divine Shot, Chaos Blade
  • Fiend Daisoujou (Lv53): Meditation, Mahamaon, Mabufudyne, Dekaja, Maziodyne, Mamudoon, Prayer, Preach
  • Fiend Red Rider (Lv51): Terrorblade, Wind Cutter, Taunt, Sukukaja, War Cry, Bolt Storm, Dekunda, Avenge
  • Holy Feng Huang (Lv43): Wing Buffet, Fire Breath, Tarukaja, Makakaja, Rakukaja, Fog Breath, Recarm, Mazionga
EXP 8,000 MACCA 4,000 DROPS N/A

Você receberá o Candelabrum of Beauty. Aconselho sair por esse lado e passar em Shibuya ou Shinjuku Medical Center para salvar, pois assim você não corre o risco de morrer a caminho do Terminal.

Siga para o Terminal de Asakusa para uma cena com Hijiri. Siga para Ikebukuro.

21. Ikebukuro, Kabukicho Prison, Amala Network

Itens:

  • Satan Magatama
  • 5,000 Macca

Você não vai passar muito tempo nesses lugares, então não vou perder meu tempo listando os inimigos.

Entre no Mantra HQ, e siga até a sala de Gozu-Tennoh para uma cena.

Terminei esse jogo 4 vezes e até agora não tinha percebido que ela realmente perdeu um braço enfrentando Sakahagi ._.

Desça até o primeiro andar de Mantra HQ, siga até a saída leste, fale com o Principality na porta, e ele irá citar Kabukicho.

Nota: Em 2F, no lugar onde você enfrentou Thor, há um Dominion que faz uma pergunta que afeta o seu final:

Dominion: Only the select few deserve to live. Don’t you agree?

  • Of course. (Yosuga +2)
  • Of course not. (Shijima +2)
  • No comment. (Musubi +2)

Siga para Kabukicho Prison, e entre na sala onde você enfrentou Mizuchi para encontrar meu hee-mon preferido, ho!

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Night Black Frost 2,950 2,500 2
SKILLS AFFINITIES
Bufudyne Phys 10%
Mabufudyne Fire Null
Mamudoon Ice Drain
Berserk Elec 100%
Diarama Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Repel
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Black Frost é imune a Shock.

Dos dois um: ou você vem aqui com alguém com Tetraja e usa o Miasma, ou vem aqui com Anathema.

Ataques físicos são inúteis, então não perca seu tempo. As únicas maneiras de causar danos são Force, Elec e Almighty.

Você provavelmente já se livrou de Arahabaki a essa altura, mas vale a pena chamá-lo de volta com o Compendium: ele é imune a tudo que Black Frost pode fazer.

Creio que a essa altura não preciso dizer o que cada uma dessas skills faz, então só digo uma coisa: ele não possui Dekaja e nem Dekunda. Essa batalha acabou.

EXP 5,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Você receberá o Magatama Satan.

Siga para o terminal de Asakusa para uma cena e, se estiver preparado para enfrentar mais um chefe, escolha a primeira opção para entrar em Amala Network novamente, e encontrar Isamu.

Não importa o que você responder para ele. Siga o caminho único para encontrar um velho amigo… novamente, mais uma vez, de novo, mas pela última vez.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Foul Specter x6 700 500 1
SKILLS AFFINITIES
Last Resort Phys 100%
Dekaja Fire Repel
Gathering Ice Repel
Elec Repel
Force Repel
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse 100%
Suicide Null

Nota: Specter é imune a todos os Ailments.

Ok, só de olhar essas skills, já deve dar para saber como essa batalha vai ser. A batalha começa com 3 specters, mas assim que começa, eles usam Gathering para trazer mais três, e um deles vai usar Last Resort. E caso ainda não tenha visto Last Resort, saiba que dói. E muito. E veja que eles são imunes a Suicide.

Also, de vez em quando eles usam Gathering ao invés de atacar.

Assim que você causar dano em um, ele vai usar Last Resort, então tente focar em um de cada vez, de preferência derrotando-o em um mesmo turno para impedir que use Last Resort.

Aparentemente, o último Specter sempre usa Gathering quando fica sozinho, então quando sobrarem 2, tente derrotá-los em um turno só.

War Cry e Fog Breath fazem maravilhas aqui.

EXP 1,500 MACCA 1,000 DROPS N/A

Continue seguindo o caminho para sair em Roppongi, no World Map.

Siga pela rampa ao sul para um cubo com 5,000 Macca. Volte e siga ao norte para entrar em Amala Temple.

22. Amala Temple

Itens:

  • N/A

Inimigos:

  • Mitama Nigi Mitama
  • Divine Virtue
  • Fairy Oberon
  • Divine Dominion
  • Beast Sparna

Nota: Esse lugar está dividido em quatro áreas: Outside, White, Black e Red. Como cada lugar possui inimigos e ambientes diferentes, decidi separar cada área em uma subseção.


Siga em frente para uma cena. Na encruzilhada, siga a oeste para um Terminal. Volte à encruzilhada e siga ao norte para outra cena.

Aqui há 3 templos, um a oeste, um ao norte, e um a leste. Siga para o templo do oeste.

22.1. Amala Temple: Black


Itens:

  • Light Ball
  • Megido Rock
  • Lu Incense (Mystical Chest)
  • Bead
  • Soma (Mystical Chest)

Inimigos:

  • Haunt Choronzon
  • Foul Phantom
  • Fallen Ose
  • Vile Pazuzu
  •  Haunt Legion
  • Tyrant Loki
  •  Snake Quetzalcoatl

Siga para o nordeste da área inicial para um cubo com Light Ball. Siga pela porta a oeste e prepare seu Pisaca.

Abra o cubo no canto sudoeste para Megido Rock. Volte à área inicial, e siga para o norte para encontrar um S-Terminal. Do terminal, siga pela porta norte.

Ignore a bifurcação e continue ao norte até o fim, passando por uma porta a oeste. Nessa sala enorme, siga pela porta a oeste para uma Mystical Chest com Lu Incense.

Volte à sala enorme e siga um dos caminhos ao sul. Mais ou menos no centro da sala há uma luz azul que o levará ao próximo andar. As salas ao redor estão vazias (por enquanto), então entre na luz.

Nesse andar, todas as portas estão fechadas, então siga ao sul e entre na luz azul para subir ao 3F.

Siga em direção às chamas negras e apague-as para desbloquear as portas em 2F. Volte pela luz azul. Em 2F, siga pela segunda porta a oeste (de baixo para cima) e pule no buraco. Você irá cair até B1.

Siga ao norte para um cubo com Bead. Siga ao sul para um S-Terminal. Salve o jogo, ingira algum Magatama resistente a Phys, e siga pela porta ao norte para enfrentar o primeiro chefe de Amala Temple.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Tyrant Aciel 8,000 2,000 2
SKILLS AFFINITIES
Sol Niger Phys 80%
Mana Drain Fire 50%
Tempest Ice 50%
Dekunda Elec 50%
Dekaja Force 50%
Dragon Eye Almighty 100%
Expel Null
Death Repel
Mind Null
Nerve Null
Curse Repel

Aciel possui dois padrões de ataque bem previsíveis:

  1. Attack -> Tempest (ou Dekunda)
  2. Dragon Eye -> Mana Drain x5, seguido de Sol Niger -> Attack no turno seguinte

Sol Niger é basicamente Evil Gaze com 100% em todos os alvos, mas do tipo Almighty. Ou seja, deixa todos os alvos com 1 HP. Isso são péssimas notícias. Espero que você tenha aprendido Endure, pois se ele resolver atacar Demi-Fiend logo em seguida de Sol Niger, é game over na certa.

Quase sempre que você usa um -nda, ele usa Dekunda, mas ele raramente usa Dekaja, então Sukukaja é uma boa idéia. Você pode usar -ndas para fazê-lo desperdiçar Press Turns, ou se ele não usar Dekunda, enfraquecê-lo.

Uma boa idéa é ter alguém com Tetrakarn, e usar isso no turno em seguida de Dragon Eye -> Mana Drain, pois assim você não morrerá. O problema é que se ele usar Mana Drain no demon com Tetrakarn, você talvez não possa usar.

Como pode ver pelas affinities dele, Phys é sua melhor escolha para dano, apesar dos 80%. Eu causei 2317 com um critical hit de Focus + Divine Shot depois de 2 Tarukaja e 1 Rakunda, acabando com a batalha antes mesmo dele usar Sol Niger uma única vez…

EXP 5,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Após a batalha, uma cena curta. Você pode usar a luz no meio dessa sala para sair do Black Temple, mas daí você vai perder uma Mystical Chest, então volte pela porta ao sul.

Siga a nordeste e passe pela porta. No canto nordeste dessa sala há uma Mystical Chest com Soma. Siga pela porta a oeste para voltar a 1F.

Saia do Black Temple, e siga para o templo do norte.

22.2. Amala Temple: White


Itens:

  • Life Stone x2
  • Soma (Mystical Chest)
  • Blessed Fan
  • Chakra Pot (Mystical Chest)

Inimigos:

  • Foul Mou-Ryo
  • Mitama Saki Mitama
  • Foul Phantom
  • Jirae Titan
  • Jirae Gogmagog
  • Fairy Titania

Teleports, teleports every-friggin-where!

Esse 1F é uma sala enorme com algumas salas menores nos cantos. Siga para o canto no extremo nordeste da sala inicial para um S-Terminal. Entre na porta logo a oeste do S-Terminal para um cubo com Life Stone- x2.

Saia da sala e volte à entrada. Siga ao canto noroeste e entre na porta mais a oeste, e você será transportado. Siga pela porta norte, e entre na porta nordeste na próxima sala para ser transportado novamente.

Dê a volta na parede ao norte de onde você aparece para uma Mystical Chest com Soma no canto nordeste dessa sala. Siga pela porta e você será transportado novamente.

Siga pela porta a oeste para ser transportado. Siga pela porta oeste para dois cubos: o mais a oeste contém um Revival Bead, e o outro é uma batalha com 3 Legions (weak: Elec).

Siga pela porta oeste para ser transportado de volta à entrada. Siga novamente para a sala no extremo noroeste para ser transportado. Siga ao norte e norte para ser transportado, e leste para ser transportado.

Dessa vez, siga ao norte, e entre na porta nordeste nessa sala com 4 portas para ser transportado para uma sala com Medicine e Bead nos 2 cubos.

Saia da sala e entre na porta a noroeste mais uma vez para ser transportado. Norte, Norte para teleporte, leste para teleporte. Siga ao norte e, na sala com as 4 portas, entre na porta a sudeste para ser transportado. Entre na luz amarela para chegar ao 2F.

Siga em frente para ser transportado. Siga a oeste, e então norte para ser transportado novamente. Agora siga a norte e oeste para outro teleporte. Siga para o norte, e volte pela sala ao sul (de onde você veio) para ser transportado.

Olhe para trás e verá um cubo com o Blessed Fan. Esse item possui um efeito de Mahama, e pode ser usado quantas vezes você quiser. Faça bom proveito.

Siga a oeste para ser transportado de volta ao começo. Siga em frente para ser transportado. Saia pelo oeste, norte para teleporte, norte, oeste para teleporte.

Siga a oeste para ser transportado. Siga a oeste para ser transportado para uma sala com Chakra Pot na Mystical Chest. Siga pela porta leste, e volte pela porta oeste (de onde você veio) para ser transportado.

Siga a leste para ser transportado. Agora siga a norte e oeste para chegar ao pilar de luz amarela, onde você vai enfrentar mais um chefe. Aconselho algum Magatama sem fraquezas elementais e com bom St, como Kamudo ou Vimana, de preferência Kamudo.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Entity Albion 2,700 1,000 2
SKILLS AFFINITIES
Conjuration Phys 100%
Heat Wave Fire 100%
Hades Blast Ice 100%
Stasis Blade Elec 100%
Guillotine Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Zoa Tharmus 1,300 300 1
SKILLS AFFINITIES
Bufudyne Phys 100%
Mabufudyne Fire 150%
Samrecarm Ice Repel
Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Zoa Luvah 1,300 300 1
SKILLS AFFINITIES
Zandyne Phys 100%
Mazandyne Fire 100%
Samrecarm Ice 100%
Elec 150%
Force Repel
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Zoa Urizen 1,300 300 1
SKILLS AFFINITIES
Agidyne Phys 100%
Maragidyne Fire Repel
Samrecarm Ice 150%
Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Zoa Urthona 1,300 300 1
SKILLS AFFINITIES
Ziodyne Phys 100%
Maziodyne Fire 100%
Samrecarm Ice 100%
Elec Repel
Force 150%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Albion é imune a Shock e Freeze.

E aqui está uma batalha estranha.

Assim que começar a batalha, Albion usará Conjuration para chamar os 4 Zoa. Cada um pode usar um elemento, e é fraco contra o elemento oposto, além de ter quase metade do HP de Albion (o qual não tem muito HP, pra começo de conversa).

Parece fácil, não? Bem, acontece que se você matar Albion, os Zoa usarão Samrecarm, revivendo-o com HP cheio, e se você matar todos os Zoa, Albion usará Conjuration novamente.

Ou seja, você precisa matar Albion e o último Zoa no mesmo turno.

Creio que não preciso dizer que seus demons não podem ter fraquezas elementais, não é? Anyway, note que nenhum deles possui Dekaja nem Dekunda, então use tudo o que tiver.

Inicialmente, mate 3 Zoas. Não importa quais, mas seria bom se o Zoa restante fosse fraco contra um elemento que você possa usar para ganhar turnos.

Após fazer isso, comece a atacar Albion, mas não o mate: quando ele estiver com pouco HP, ele mudará de posição, aparentando estar enfraquecido. Quando ele estiver assim, ataque o Zoa até ele ficar da mesma maneira. Se isso acontecer no meio de um turno, passe o resto do turno usando -kajas ou se curando.

No próximo turno, use tudo o que você tem para matar Albion primeiro, e então mate o Zoa no mesmo turno.

É IMPORTANTE MENCIONAR QUE, se você matar o último Zoa antes de matar Albion, ele usará Conjuration, MESMO QUE VOCÊ ESTEJA NO MEIO DO SEU TURNO, então Albion deve morrer antes do último Zoa.

Also, mesmo que você roube todo o MP dos Zoa, eles ainda podem usar Samrecarm. Lembre-se, The computer is a cheating bastard.

EXP 9,000 MACCA 5,000 DROPS N/A

Você receberá o Magatama Adama.

Mais uma cena. Siga para a luz no centro da sala para voltar para fora, e siga para o último templo.

22.3. Amala Temple: Red


Itens:

  • Ag Incense (Mystical Chest)
  • Bead
  • Life Stone x3

Inimigos:

  • Foul Mou-Ryo
  • Mitama Ara Mitama
  • Femme Yaksini
  • Haunt Legion
  • Femme Dakini
  • Yoma Efreet

Antes de mais nada, deixe-me explicar como esse lugar funciona. Existem dois “mundos” diferentes: o normal, e o shadow world. Basicamente, se você encostar em qualquer sombra nesse lugar, você vai parar no shadow world. Para voltar ao mundo normal, você precisa encontrar um grande pilar de luz. Also, 90% das portas aqui são só de ida, então preste atenção.

Siga pela porta ao norte, e entre na porta a leste. Siga para o canto nordeste e você será levado ao shadow world. Entre na porta e pegue o Ag Incense na Mystical Chest.

Saia pela porta a sudoeste. Entre na porta sudeste e então oeste. Entre no pilar de luz para voltar ao mundo normal. Siga pela porta oeste para voltar à área inicial.

Siga pela porta norte, entre na porta oeste, e então sul para um cubo com Bead. Siga a leste, leste, norte para voltar à área central.

Siga pela porta oeste, e então pela porta noroeste. Siga pela porta nordeste aqui para chegar a um corredor com várias portas ao sul.

Siga pela quarta porta que você passar (a penúltima, da esquerda para a direita no mapa). Siga ao sul até a parede, alguns passos a oeste, e entre no pilar vermelho para chegar em 2F.

Siga em frente e, na sala com 4 portas, entre na porta a oeste para um S-Terminal. Siga pela porta ao norte, toque nas sombras para ir ao shadow world, e entre na porta ao norte.

Siga pela porta leste, abra o cubo para Life Stone x3, siga pela porta a leste, sul, e então a oeste para voltar ao mundo normal.

Agora tome cuidado para não tocar em nenhuma sombra, ou você terá de fazer tudo de novo. Siga pela porta norte, leste, e sul. Siga pela porta sudeste (esquerda) e então a sudoeste (direita).

Nessa sala há 3 portas na parede oeste: entre na do meio e você chegará ao pilar vermelho que o levará ao 3F, e ao próximo chefe.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Lady Skadi 4,000 3,000 2
SKILLS AFFINITIES
Mazandyne Phys Drain
Makajamon Fire 100%
Dekunda Ice 100%
Dekaja Elec 100%
Thunderclap Force 100%
Tarukaja Almighty 100%
Earthquake Expel Repel
Dragon Eye Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Repel

Mais uma batalha sem ataques físicos. Espero que ainda tenha o grupo que usou contra Girimehkala ou The Harlot.

Use Makakaja se possível, mas não exagere: volta e meia ela usa seus dois turnos para usar Dekaja e Dekunda. Um War Cry também ajuda.

Earthquake é uma skill do tipo Phys que atinge todos e causa uma grande quantidade de dano (pra lá de 600, se você deixar os Tarukaja dela).

Se em algum momento ela usar 2 Tarukaja seguidos, prepare-se, pois isso quer dizer que ela usará Earthquake no próximo turno, e você não vai querer ser atingido com isso. Ou seja, quando ela usar Tarukaja x2, use Attack Mirror ou Tetrakarn. Isso não irá causar dano nela, mas pelo menos você não será atingido.

Quanto a um magatama, venha com algum resistente a Phys. Demons imunes a Force e Expel ajudam. Se você puder ter Wu Kong (Onkot->Hanuman->Wu Kong), ele é imune a Phys, e portanto imune a Earthquake (isso, e Onkot aprende Tetrakarn). Black Frost é uma boa opção para essa batalha também: imune a Expel, e leva só 10% do dano de Phys.

Quando fica com pouco HP, ela começa a usar Dragon Eye. Use tudo o que tiver nela, pois é só uma questão de tempo até você morrer, se deixar ela agir tantas vezes.

EXP 5,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Mais uma cena. Siga para a luz para sair, e siga para o templo invertido que apareceu no centro da área.

Se você tiver 32 pontos de Musubi, haverá uma conversa extra, que define o seu final:

Isamu: Will you do it, for the sake of Musubi?

  • It’d be my pleasure. (Musubi Flag ON)
  • No, I can’t. (Musubi Flag OFF)

Caso ainda não tenha visto a página Finais, ter uma “Flag ON” de uma das três Reasons quer dizer que você escolheu esse final. Ter a Flag ON de mais de uma das três Reasons fará o final ser escolhido através dos pontos coletados durante o jogo: o que tiver mais pontos ganha.

Após a cena, dê alguns passos e você verá um Power e um Dominion. Volte ao Terminal, siga para Asakusa para se curar, e então siga para Mifunashiro.

Nota: A partir de agora, podem ocorrer encontros aleatórios na rua principal de Asakusa. Porém, a tela inicial, onde ficam o Terminal e afins, não possui encontros aleatórios.

23. Mifunashiro

Itens:

  • Magic Mirror
  • Life Stone x2
  • Diamond (Mystical Chest)
  • Medicine

Inimigos:

  • Brute Shikigami
  • Jirae Sudama
  • Corpus Manikin
  • Divine Power
  • Jirae Sarutahiko
  • Divine Virtue
  • Divine Dominion
  • Jirae Gogmagog
  • Brute Shiki-Ouji

Nota: Shiki-Ouji e Gogmagog são imunes a Phys, mas ambos são fracos contra Fire.


Siga pela porta que antes estava trancada até chegar a uma porta. Chegando na bifurcação, siga a leste. Quando terminar de descer a rampa, continue seguindo reto para mais uma rampa (a caminho de um Manikin morto) e siga até o fim para um cubo com Magic Mirror.

Volte até a bifurcação, siga em direção à porta ao norte, e desça a escada. Saia da sala e siga ao sul até o fim, e então a oeste para um S-Terminal.

Nota: Do S-Terminal, se você seguir a trilha de sangue, há um Manikin que pede que você derrote os Divines. Aparentemente, não faz diferença alguma se você concordar com ele ou não.

Saia do S-Terminal, siga o caminho diretamente ao norte até o fim, entre na porta e desça a escada. Abra o cubo para Life Stone x2, e então dê a volta na escada: há uma Mystical Chest com Diamond escondida atrás dela.

Siga o caminho único até uma cena com Power e Dominion. Sua resposta afeta o final:

Power: Don’t you agree?

  • Yes, I do. (Yosuga +8)
  • No, I don’t. (N/A)

Nota: Estranhamente, essa é uma das únicas vezes que o nome do demon é realmente usado em uma fala: normalmente eles simplesmente se chamam “Demon”.

Continue seguindo o caminho até a bifurcação. Siga o caminho oeste (o que sobe) e examine o corpo do Manikin no chão para um Medicine.

Volte e siga o outro caminho até o fim para uma cena.

Se você tiver 32 pontos em Yosuga, haverá uma conversa extra que define não só o seu final, mas também qual chefe você irá enfrentar:

Chiaki: You understand what I’m saying, don’t you?

  • I see your point. (Yosuga Flag ON)
  • I understand, but I don’t agree. (Yosuga Flag OFF)

Se você concordar, você enfrentará Futomimi. Se não concordar, enfrentará os 3 Seraphs: Gabriel, Uriel e Raphael.

Se você concordar (necessário 32 pontos em Yosuga):

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Corpus Futomimi 5,500 3,000 2
SKILLS AFFINITIES
Focus Phys 50%
Lunge Fire 100%
Mute Gaze Ice 100%
War Cry Elec 100%
Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Futomimi é imune a Shock e Freeze.

Já ouviu o termo “Curb-Stomp Battle”? Se já, saiba que é o que você está prestes a fazer.

Pra começar, ele só pode usar ataques físicos e Mute Gaze. Se você tiver um demon imune a Phys, como The Harlot, não há nada que ele possa fazer contra ela. Also, ele não é lá tão forte.

Segundo, ele não tem nem Dekaja e nem Dekunda. Claro, ele tem War Cry, mas isso não ajuda muito. Um Fog Breath e ele não pode fazer nada, já que Lunge por si só já tem menos chance de acertar que um ataque básico.

Terceiro, e para fechar o caixão, a única resistência dele é contra Phys.

Sinceramente, essa batalha é tão fácil que dá até pena…

EXP 10,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

E se você discordar:

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Seraph Raphael 3,000 1,000 1
SKILLS AFFINITIES
Diarahan Phys 100%
Makarakarn Fire 50%
Tetrakarn Ice 50%
Stasis Blade Elec 50%
Force 50%
Almighty 100%
Expel Repel
Death Repel
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Seraph Uriel 3,000 1,000 1
SKILLS AFFINITIES
Prominence Phys 100%
Megidola Fire 50%
Beast Eye Ice 50%
Elec 50%
Force 50%
Almighty 100%
Expel Repel
Death Repel
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Seraph Gabriel 3,000 1,000 1
SKILLS AFFINITIES
Maziodyne Phys 100%
Radiance Fire 50%
Holy Wrath Ice 50%
Elec 50%
Force 50%
Almighty 100%
Expel Repel
Death Repel
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Gabriel e Uriel são imunes a Shock e Freeze.

Assim como as Moirae Sisters, os Seraphs funcionam em grupo, mas diferente delas, um deles é o healer e o support ao mesmo tempo, ou seja, tem um alvo pintado na testa.

Caso ainda não conheça, Radiance e Holy Wrath são as versões All Target de Violet Flash e Thunderclap, respectivamente: um causa dano do tipo Expel, e o outro reduz o HP à metade, também do tipo Expel.

Raphael fica curando e usando -karns o tempo todo, então livre-se dele primeiro. Gabriel não faz muita coisa (especialmente se você usar Fiends), então o seu segundo alvo deve ser Uriel, pois todas as skills dele são bem perigosas.

Nenhum deles possui Dekaja ou Dekunda, então essa vitória já está quase garantida se você usar 2x War Cry. Tome cuidado com os -karns, though.

EXP 10,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Volte ao Terminal e siga para Ginza. Siga para Nyx’s Lounge, fale com Nyx e saia de Ginza.

Se lembra da estação de metrô que eu falei que estava fechada quando você estava indo para Assembly of Nihilo: Marunouchi? Pois bem, é pra lá mesmo que nós vamos.

Siga a leste, passe pela ponte/viaduto enorme de Harumi/Ariake até chegar em Shibaura. Siga ao extremo noroeste (passando pela Torre de Tókio e o cubo com a Succubus) para chegar a Yurakucho Station.

24. Yurakucho Station

Itens:

  • Candelabrum of Godliness
  • Muscle Drink
  • Medicine
  • Bead
  • Life Stone x2
  • Bead
  • Bead of Life (Mystical Chest)
  • Pearl (Mystical Chest)
  • Vi Incense (Mystical Chest)

Inimigos:

  • Night Kaiwan
  • Femme Dakini
  • Yoma Efreet
  • Tyrant Loki
  • Night Loa
  • Brute Shiki-Ouji
  • Jirae Gogmagog
  • Snake Quetzalcoatl
  • Beast Cerberus
  • Haunt Rakshasa

Se você derrotou todos os Fiends até agora, prepare-se para enfrentar o último deles. Dê alguns passos e você enfrentará…

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Fiend Trumpeter 11,000 5,000 2
SKILLS AFFINITIES
Maragidyne Phys 100%
Mabufudyne Fire 100%
Maziodyne Ice 100%
Mazandyne Elec 100%
Megidolaon Force 100%
Holy Melody Almighty 100%
Evil Melody Expel Repel
Makakaja Death Null
Dekaja Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Não se deixe enganar por essas affinities comuns e essas skills não tão brilhantes. Ele vai trazer grandes problemas se você não souber o que está fazendo.

Holy Melody cura completamente (HP e MP) o personagem que estiver com a menor porcentagem de HP (lembre-se: porcentagem, não o valor numérico).

Evil Melody mata instantaneamente o personagem que estiver com a menor porcentagem de HP, e é do tipo Almighty. Mas quando ele usa como chefe, ele não pode ser um alvo. Se todos os seus personagens estiverem com HP cheio quando ele for usar Evil Melody, então o alvo será escolhido aleatoriamente (mas há uma chance suspeitosamente alta de ser o Demi-Fiend). Novamente, lembre-se: The computer is a cheating bastard.

No primeiro turno, ele irá usar Holy Melody, que irá curá-lo. Depois disso, conte 4 turnos e ele irá usar Evil Melody. A partir daqui, a cada 4 turnos ele irá usar Holy Melody ou Evil Melody.

Então, como você faz para impedir que ele saia matando todo o seu grupo? Simples, traga um peso morto! Você vai ter um demon que vai ficar com pouco HP para que Trumpeter mire nele, assim não tem que se preocupar com Evil Melody atingindo o Demi-Fiend.

Note que ele não possui Dekunda, então use alguns War Cry e Fog Breaths para reduzir a quantidade de dano que ele pode causar, permitindo que você controle o seu HP mais facilmente.

Dois bons Demons para essa batalha são Red Rider e Black Frost: um é imune a Elec e Force, enquanto o outro é imune a Fire e Ice. Com isso, qualquer ataque que ele usar (exceto Megidolaon e as Melodies) fará ele perder seus turnos.

EXP 8,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Você receberá o Candelabrum of Godliness, e agora pode completar o Labyrinth of Amala até o fim… se você for capaz.

Passe pelas catracas e você notará que aqui há duas escadarias: siga pela do leste. Abra os cubos espalhados por aqui para Muscle Drink, Medicine, Bead, e o último, mais ao sul, possui um grupo de 4 Loas (weak: Expel).

Volte, suba a escadaria, e desça a escadaria leste. Siga a plataforma até o fim, desça pela pequena escadaria ao norte, siga a oeste, e entre no buraco na parede.

Fale com a alma aqui, e ele pedirá um demon seu para ajudá-lo a cavar um tesouro. Algumas notas quanto a isso:

  • Você não receberá seu demon de volta quando ele terminar de cavar. Ou seja, NÃO dê a ele a Pixie (ou seu herdeiro) que você conseguiu no começo do jogo. Caso não se lembre com quem você fusionou Pixie, o herdeiro dela sempre fica no 1º slot da sua reserva.
  • Se o Demon tiver 21 St ou mais, ele cavará o tesouro em 7 ciclos do Kagutsuchi.
  • Se o Demon tiver 20 St ou menos, ele cavará o stesouro em 10 ciclos do Kagutsuchi.

É importante mencionar que 1 ciclo do Kagutsuchi é o tempo que leva para ir de NEW a NEW. Ou seja, 1 ciclo = 16 fases do Kagutsuchi. Isso quer dizer que vai levar um bom tempo para você voltar aqui.

Mas não se esqueça de voltar! Há um Magatama que só pode ser obtido se você tiver um item que você consegue aqui.

Quando os ciclos necessários passarem, ao voltar aqui, ele terá aberto um buraco na parede. Fale com ele e você poderá escolher 2 de 4 itens, os quais são, na ordem, da esquerda para a direita:

  • Kimon Stone (Cache Cube)
  • 10,000 Macca (Cache Cube)
  • Sapphire (Mystical Chest)
  • Great Chakra (Mystical Chest)

Note que, se você não escolher a Kimon Stone, o fantasma dará ela para você de qualquer jeito, então não a escolha.

Volte à plataforma, e siga o caminho sul dessa vez. Entre no buraco na parede e você chegará a uma encruzilhada. O caminho oeste dá em um Terminal, então se você ainda não salvou desde o Trumpeter, aproveite para fazê-lo agora.

Volte à encruzilhada e siga ao sul para descer uma rampa. Siga a oeste, entre na porta e abra o cubo para Life Stone x2. Suba a escada e passe pela porta, e você estará de volta à encruzilhada.

Desça a rampa ao sul novamente, mas dessa vez siga ao leste e desça a escada. Quando chegar ao corredor com 2 portas, siga pela porta ao norte e desça a rampa. Entre na porta logo à sua frente para um cubo com Bead.

Saia, siga ao norte, suba a escada e siga o caminho único. Na bifurcação, siga a oeste para um S-Terminal. Volte e siga pela porta ao norte para chegar a uma encruzilhada. A maioria das portas a partir daqui são só de ida.

Siga ao norte e desça a rampa. De alguns passos e você cairá. Siga pela porta ao sul para um cubo com 2x Loa (weak: Expel) e 1 Cerberus (weak: Ice), e outro cubo com Soma Droplet. Passe pela porta para voltar à encruzilhada.

Siga ao norte, suba a escada, siga pela porta ao sul, e suba a outra escada. Quando chegar à encruzilhada, siga ao sul para voltar à primeira encruzilhada. Siga pela porta oeste para outra encruzilhada, e ao norte para mais uma encruzilhada.

Desça a rampa ao sul para uma Mystical Chest com Bead of Life. Siga a oeste para cair, e então siga pela porta a oeste, diretamente à sua frente. Siga ao norte na bifurcação para uma Mystical Chest com Pearl.

Saia da sala e continue a oeste, suba as duas escadas e, quando chegar à bifurcação, siga ao sul para outra escada. Continue seguindo o caminho até chegar a uma bifurcação com um S-Terminal ao sul.

Siga ao norte, suba a escada, siga o caminho até chegar aos trilhos, e suba na plataforma. Aqui há uma Queen Mab que faz uma pergunta que afeta seu final:

Queen Mab: Or, are you here to ‘help’ Commander Hikawa?

  • Yes. (Shijima +4)
  • No.  (N/A)

Siga a plataforma até o fim, e suba a escada. Antes de sair, siga para o canto sudoeste para uma Mystical Chest com Vi Incense. Saia da estação e siga ao sul para um cubo com Life Stone x5. Volte e siga ao norte para chegar ao Diet Building.

25. Diet Building

Itens:

  • Gundari Magatama (Northern Temple)
  • Smoke Ball
  • 3,000 Macca
  • Megido Rock
  • Bead
  • Balm of Rising (Mystical Chest)
  • Bead Chain (Mystical Chest)
  • Ma Incense (Mystical Chest)
  • Soma Droplet
  • Chakra Elixir

Inimigos:

  • Yoma Purski
  • Yoma Jinn
  • Night Kaiwan
  • Yoma Efreet
  • Night Loa
  • Night Queen Mab
  • Beast Cerberus
  • Fallen Decarabia
  • Vile Girimehkala

Dê alguns passos para uma cena. Suba a escadaria ao norte para um Terminal. Salve o jogo, e siga pelo pequeno corredor sudeste (do lado da escadaria) para um cubo com Life Stone x3.

Se você já passou os ciclos do Kagutsuchi necessários para a escavação em Yurakucho (o que é bem provável se você completou pelo menos o 4th Kalpa do Labyrinth of Amala), volte lá e pegue os seus itens.

Tendo a Kimon Stone em mãos, siga para Asakusa, e saia pelo caminho que vai dar em Yushima Station AKA Asakusa Tunnel (o caminho que passa pelo Junk Shop do Collector Manikin), mas ao invés de entrar, siga ao norte.

Aqui há um templo selado, mas como você possui a Kimon Stone, você pode quebrar o selo. Entre no lugar, e você enfrentará um chefe opcional.

CHEFE OPCIONAL HP MP PRESS TURNS
Kishin Bishamon 4,568 504 2
SKILLS AFFINITIES
Focus Phys 100%
Hassohappa Fire Repel
Holy Wrath Ice 150%
Prominence Elec 100%
Diarahan Force 100%
Almighty 100%
Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Bishamon é imune a Freeze.

Apesar do Prominence, você vai querer vir aqui com Kamudo: você vai precisar de Resist Phys por causa do Focus + Hassohappa dele, mas todos os outros Magatamas resistentes a Phys o atrapalharão de alguma forma (Murakumo e Kamurogi são fracos contra Fire, e Gaea é fraco contra Expel).

Hassohappa é a skill do tipo Phys mais poderosa que um demon comum pode ter, com uma chance absurda de critical hits, e Prominence é a skill do tipo Fire mais poderosa que um demon comum pode ter. Holy Wrath é do tipo Expel e reduz o HP de todos os alvos à metade.

Ele tem pouco MP, então se quiser você pode roubar todo o MP dele para que ele não possa usar nada além de Hassohappa. Mais importante: ele não poderá usar Focus.

Ele é fraco contra Ice, então traga alguém que possa usar Glacial Blast ou Bufudyne aqui para ganhar alguns turnos extras. Ele também não possui Dekaja e nem Dekunda, então sinta-se à vontade.

Se você tiver o Avenge de Gaea a essa altura, deve dar para causar uns 400 ou mais de dano com seus counters quando ele usar Hassohappa. Nesse caso, mesmo que esteja na defensiva, aconselho que use Focus com o Demi-Fiend, assim os seus counters serão mais poderosos.

EXP 10,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Você receberá o Magatama Gundari, que possui Spiral Viper, a segunda melhor skill de dano 1-hit que o Demi-Fiend pode ter.

Volte ao Diet Building, ingira o Gehenna, e siga a oeste da área inicial para um chefe. Isso mesmo, teremos um chefe na entrada do lugar. Fun fun fun.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Tyrant Surt 5,000 3,500 2
SKILLS AFFINITIES
Ragnarok Phys 50%
Hell Thrust Fire Drain
Tempest Ice 100%
Hellfire Elec 100%
Dekunda Force 100%
Retaliate Almighty 100%
Beast Eye Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Surt é imune a Shock e Freeze.

Ok, para começo de conversa, Surt só pode usar Phys e Fire, sendo que Fire é o mais perigoso. Ou seja, venha aqui com demons imunes a Fire, e você terá uma vitória quase garantida.

Ragnarok é a skill do tipo Fire mais poderosa do jogo, mas atinge só um alvo. Also, o ataque básico dele é do tipo Fire, então se você for imune a Fire, também é imune ao Attack e Retaliate dele.

Ele não possui Dekaja, então use Makakaja e Rakukaja. Se não tiver demons bons em magias, use Tarukaja com ataques físicos mesmo. Eu causei 864 de dano com Focus + Divine Shot tendo Tarukaja x4. Só tenha certeza de que os aliados usando Phys são todos imunes a Fire, pois o Retaliate dele é bem forte.

Also, tome cuidado, pois os ataques dele são bem poderosos. Um Tempest pode chegar a causar quase 296 de dano no Demi-Fiend com Rakukaja x2, e Ragnarok causando 453 de dano com Rakukaja x4 no meu Red Rider!

Se você já explorou o 5th Kalpa do Labyrinth of Amala, venha aqui com Pierce, e simplesmente use Phys para acabar com ele rapidamente.

Also, ele é um idiota. Ele usa Dekunda mesmo se você não tiver usado -nda nenhum, e às vezes gasta os seus dois Press Turns usando Dekunda!

EXP 8,000 MACCA 5,000 DROPS N/A

Volte, salve o jogo, cure-se se necessário, e então siga pelo caminho que Surt impediu que você seguisse.

Deixe-me dizer uma coisa sobre esse prédio: dorgas. Há várias ilusões, como pinturas que parecem corredores, corredores que parecem pinturas, paredes que aparecem do nada, caminhos que parecem corredores retos, mas na verdade possuem rampas levando a outros caminhos, etc.

siga ao sul na primeira bifurcação e entre na segunda sala para um cubo com Somke Ball. Volte à bifurcação, siga a oeste, ignore as portas ao norte, passe pela porta a oeste e suba as escadas.

Cuidado a partir daqui: se você chegar perto demais de uma ilusão, você será teleportado.

Aqui há um cache cube vazio, uma pintura que parece um corredor, e um corredor ao norte. Siga pelo corredor, e então siga a oeste pelo corredor torto na bifurcação.

Há dezenas de portas falsas nos corredores a partir daqui, então se estiver em dúvida, dê uma olhada no mapa.

Entre na segunda porta norte. Siga o corredor até o fim e entre na porta a oeste. Na encruzilhada, siga ao norte, ao sul na bifurcação, e então leste na bifurcação logo em seguida.

Siga ao norte na próxima bifurcação, a leste na próxima, e ao sul na bifurcação logo em seguida. Entre na primeira porta a oeste para um cubo com 3,000 Macca. Na terceira porta há um cubo com um armadilha que causa Silence no grupo ativo.

Siga até o fim do corredor e abra a porta leste para destrancar um caminho até o Terminal. Salve e cure-se se necessário, e volte pela porta que você acabou de destrancar.

Siga pela última porta a oeste (quarta porta, a mais a sudoeste). Parece que é um corredor vazio, mas na verdade a parede dos fundos é falsa, então siga por ela para mais um corredor torto e um chefe atrás da porta.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Vile Mada 2,500 747 2
SKILLS AFFINITIES
Intoxicate Phys Drain
Hades Blast Fire 100%
Agidyne Ice 100%
Debilitate Elec 100%
Dekunda Force 100%
Gathering Almighty 100%
Beast Eye Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Vile Pazuzu 432 192 1
SKILLS AFFINITIES
Hell Gaze Phys 100%
Tentarafoo Fire 100%
Arid Needle Ice 150%
Wet Wind Elec 100%
Mediarama Force 100%
Almighty 100%
Expel 100%
Death Null
Mind 100%
Nerve 100%
Curse 100%

Nota: Mada é imune a Shock e Freeze.

E maaaaais uma batalha sem poder usar ataques físicos.

Apesar dele ter Hades Blast (melhor skill do tipo Phys sem Weapon), talvez você queira vir aqui com Iyomante, pois Intoxicate pode ser um problema.

Se você usar um -kaja, ele usará Debilitate. Caso ainda não tenha visto essa skill, é a mesma coisa que usar Tarunda, Rakunda e Sukunda de uma vez só. Se você usar um -nda, ele usará Dekunda.

Quando perder um pouco de HP, ele chamará um Pazuzu para curá-lo: aproveite que Pazuzu é fraco contra Ice e use Glacial Blast ou Mabufudyne para ganhar turnos enquanto causa dano em Mada ao mesmo tempo.

Apesar de tudo, ele possui um HP muito baixo, então se você tiver alguém com Wind Cutter ou Prominence, a batalha terminará rapidamente.

Você também pode roubar o MP dele, se estiver tendo problemas. Eu o derrotei antes mesmo dele conseguir usar Gathering. Tive de derrotá-lo três vezes até ele resolver usar Gathering para poder saber quanto EXP/Macca o Pazuzu dava =_=’

EXP 8,000 + 168/Minion MACCA 5,000 + 310/Minion DROPS N/A

Passe pela porta leste para chegar ao segundo andar da área inicial. Continue seguindo a leste, desça a rampa, e aparecerá uma parede atrás de você. Ignore a porta norte, e continue a leste.

Siga ao sul na bifurcação e entre na porta a leste. Ignore o primeiro caminho ao norte, siga pelo segundo e entre na porta ao norte.

Ignore a primeira bifurcação e entre na porta a leste para um cubo com Megido Rock. Continue ao norte e siga a oeste na próxima bifurcação.

Continue a oeste, passe pela porta, e entre na segunda porta ao sul para um cubo com Bead. Volte, entre na outra porta ao sul e uma parede parecerá atrás de voce.

Siga a oeste na encruzilhada, e uma parede aparecerá na sua frente na próxima bifurcação, então siga ao sul. Siga a oeste na bifurcação para destrancar uma porta que vai dar no salão de entrada.

Volte, siga a leste e entre na porta. Aqui há uma sala com 8 estátuas. Uma dessas estátuas é o chefe, enquanto as outras são falsas. Se você escolher uma falsa, você será teleportado para um lugar aleatório dessa área do prédio.

Para achar o verdadeiro, preste atenção nos reflexos das estátuas no chão: o verdadeiro não possui um reflexo, é apenas um pedestal. Examine a estátua certa para enfrentar o chefe.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Tyrant Mot 3,500 3,000 2
SKILLS AFFINITIES
Tempest Phys 10%
Mazandyne Fire Null
Diarama Ice Drain
Megidolaon Elec 150%
Makakaja Force Null
Dekunda Almighty 100%
Beast Eye Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Ok, para começo de conversa, saiba que Mot é o chefe mais odiado desse jogo por um motivo: Beast Eye. Ele é um dos únicos chefes no jogo que podem usar Beast Eye mais de uma vez em um mesmo turno. Se você der azar, ele pode usar Beast Eye dezenas de vezes em um mesmo turno, usando Makakaja e Megidolaon entre eles, fazendo com que você morra sem poder fazer nada.

Also, apesar do pouco HP, dê uma olhada nessas affinities: Phys causa tão pouco dano que a sua única alternativa é usar Elec, então traga seus demons com Bolt Storm (ou Dante com Roundtrip, Stinger ou Showtime).

De preferência tenha alguém com Dekaja ou War Cry, e aproveite que ele não possui Dekaja. Dê preferência a Rakukaja e Sukukaja, pois se você der o azar de ele usar vários Beast Eye estes irão aumentar sua chance de sobrevivência

Quanto a um Magatama, aconselho Gundari. Kamurogi, Murakumo e Kamudo podem ajudar contra Tempest, mas o seu maior perigo são as magias, não os ataques físicos.

No fim das contas, ele não é um chefe difícil, apenas tão apelão que chega a ser trapaça. Desde que você não dê azar, a batalha é até fácil.

Se você tiver Pierce, apenas encha a cara dele de bolachas que ele morre fácil.

No meu caso, o primeiro turno dele foi assim: Beast Eye, Beast Eye, Megidolaon, Makakaja, Makakaja, Beast Eye, Megidolaon (somente Demi-Fiend ficou vivo por causa de Endure), Beast Eye, Megidolaon, Game Over.

Fun that never ends~!NOT!

EXP 8,000 MACCA 5,000 DROPS N/A

Volte até a última parede que fechou o seu caminho (de onde você enfrentou Mot, siga norte, norte, oeste) e entre nas duas salas para Balm of Rising e Bead Chain nas Mystical Chests.

Volte até onde você enfrentou Mot, siga a leste e suba a escada. Siga pela única porta e prepare-se para maaaaaaaaais um chefe (estamos quase lá, só tem mais um depois desse nessa dungeon). Mas antes, vamos a algumas das minhas frases preferidas do jogo: as respostas que você pode dar a Mithra.

Essas respostas não afetam em nada o seu final, mas eu gosto delas :P

Se você escolher a segunda opção em qualquer uma das perguntas, Mithra ataca imediatamente, though.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Deity Mithra 4,500 3,000 1
SKILLS AFFINITIES
Hamaon Phys 100%
Mahamaon Fire 100%
Mudoon Ice 100%
Mamudoon Elec 100%
Holy Wrath Force 100%
Megidolaon Almighty 100%
Debilitate Expel Null
Dragon Eye Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Mithra é imune a Shock e Freeze.

Sua escolha de Magatama aqui é Geis ou Sophia, que o deixarão imune a Expel sem deixá-lo fraco contra Death, deixando-o imune a (Ma)Hamaon e Holy Wrath.

Se algum dos seus demons não é imune a ambos Expel e Death, troque para algum que seja. Isso, ou tenha alguém com Tetraja.

Ele usa Debilitate frequentemente, então tenha alguém com Dekunda. Use War Cry e/ou Fog Breath no começo da batalha, que tudo ficará mais fácil.

Se quiser deixar mais fácil ainda, abuse de Dark/Bright Might, pois você finalmente pode usar ataques físicos em um chefe novamente.

EXP 4,444 MACCA 5,000 DROPS Balm of Rising

Siga pela porta a oeste (atrás dos balcões perto de onde Mithra estava) para uma Mystical Chest com Ma Incense.

Siga ao norte para destrancar a porta que vai dar no Terminal, volte e siga ao sul. Pegue o Soma Droplet no cubo, entre no elevador para ir ao 6F, ingira o Iyomante, e siga pela porta ao norte para enfrentar o último chefe dessa boss marathon dos infernos.

Se você tem 32 pontos de Shijima, haverá uma conversa extra que define o seu final:

Hikawa: Now, I’d appreciate it if you’d stand aside and cease with the interruptions…

  • …Alright. (Shijima Flag ON)
  • No, I won’t. (Shijima Flag OFF)

Se você escolher a primeira opção e ativar a Flag de Shijima, você não terá de enfrentar esse chefe:

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Vile Samael 8,500 4,000 2
SKILLS AFFINITIES
Maragidyne Phys 100%
Megidola Fire 100%
God’s Curse Ice 100%
Rakukaja Elec 100%
Dekaja Force 100%
Dekunda Almighty 100%
Beast Eye Expel Null
Retaliate Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Samael é imune a Shock e Freeze.

Vamos começar falando de God’s Curse. É uma skill do tipo Almighty que possui 100% chance de causar um dos seguintes ailments em todos os alvos: Panic, Charm, Sleep, Bind ou Stun. Note que o efeito é escolhido na hora, e não sempre um que possa atingir. Por exemplo, se você for imune somente a Mind, ele nem sempre acertará Bind/Stun.

Tenha seus aliados todos imunes a Nerve e Mind e não será um grande problema, mas o Demi-Fiend não pode ser imune a ambos ao mesmo tempo, por isso disse para ingerir Iyomante: Mind é muito mais perigoso que Nerve.

Tenha alguém com Salvation para curar Bind/Stun do Demi-Fiend, e tenha alguém com Dekaja para remover os Rakukaja dele. Ele possui Dekaja e Dekunda, mas não os usa o tempo todo, então talvez você possa jogar alguns -kaja/-nda, mas não fique dependente disso.

Se tiver algum aliado imune a Fire, melhor ainda, pois são mais turnos jogados fora. Ele não possui nenhuma resistência específica, então use o que preferir, mas tome cuidado com Retaliate

Desde que você não deixe os ailments tomarem conta do seu grupo, você não terá tantos problemas.

EXP 9,000 MACCA 10,000 DROPS Diamond

E com esse são três aberrações monstruosas vindas de sacrifícios de personagens importantes. Como não sobrou mais ninguém, você já deve ter percebido que o jogo já está no fim, certo?

Volte ao Terminal e siga para Amala Temple. Dê alguns passos em direção à pirâmide invertida, e Kagutsuchi irá falar. Entre na pirâmide, e a dungeon final aparecerá… em cima do Obelisk, afundando-o no chão!

Siga para Assembly of Nihilo: Marunouchi, e siga em direção ao Obelisk, mas ao invés de entrar pela frente, dê a volta e entre por trás, pelo norte.

Siga o caminho único até o elevador, e desça para B4. Atrás do pilar no centro dessa área há um cubo com Chakra Elixir, um item que possui o mesmo efeito de um Chakra Drop, mas você pode usá-lo quantas vezes quiser (porém, apenas em batalha).

Volte, saia do Obelisk, dê a volta, e entre pela frente, pelo sul. Suba no bloco vermelho para chegar em 135F.

Siga para o bloco ao norte para chegar em 140F, dê a volta e suba no outro bloco para chegar em 142F.

Siga em direção à luz, e você será levado a 150F. Examine o pilar no centro dessa sala para chegar à Tower of Kagutsuchi.

IMPORTANTE

No momento em que você entrar em Tower of Kagutsuchi, seu final será decidido sem nenhuma chance de modificá-lo novamente.

Se você entrar na dungeon antes de liberar o 5th Kalpa do Labyrinth of Amala, você não poderá mais liberá-lo (o que o impedirá de conseguir a uber Pixie e o único demon no jogo com a skill Pierce, entre outras coisas).

Also, se você entrar na dungeon antes de assistir à última cena no 5th Kalpa, você não poderá conseguir o TDE.

26. Tower of Kagutsuchi

Itens:

  • Float Ball
  • Vi Incense (Mystical Chest)
  • Bead
  • Ag Incense (Mystical Chest)
  • Soma Droplet
  • St Incense (Mystical Chest)
  • Megidola Rock
  • Bead
  • Chakra Pot (Mystical Chest)
  • Bead of Life (Mystical Chest)
  • Earthstone
  • Attack Mirror
  • Pot of Death (Mystical Chest)
  • Chakra Pot (Mystical Chest)
  • Soma (Mystical Chest)
  • Soma (Mystical Chest)
  • Netherstone
  • Life Stone x3
  • Bead Chain (Mystical Chest)
  • 20,000 Macca
  • Soma Droplet
  • Great chakra (Mystical Chest)
  • Soul-Return
  • Heavenstone

Inimigos:

  • Yoma Purski
  • Haunt Legion
  • Foul Shadow
  • Night Queen Mab
  • Fallen Decarabia
  • Vile Girimehkala
  • Beast Cerberus
  • Raptor Gurr
  • Divine Throne
  • Vile Tao Tie
  • Snake Yurlungur
  • Fallen Flauros
  • Tyrant Abaddon
  • Night Nyx
  • Femme Rangda
  • Wilder Hresvelgr
  • Tyrant Surt
  • Tyrant Aciel
  • Night Lilith
  • Vile Mada
  • Tyrant Mot

No momento que você entrar, você verá uma cena, que muda dependendo do seu final escolhido. Após ver essa cena, você não pode mais modificar o seu final

Você já começa em um bloco, então aperte X para subir. Deixe-me lhe dizer que esse lugar é enorme. Se você já jogou algum outro SMT, já deve ter percebido que a Atlus adora torres gigantes, e Nocturne não é exceção.

Essa área inicial é um quadrado gigante com saídas ao norte, sul, leste, oeste, e blocos que agem como elevadores nos vértices.

Siga a oeste, ande metade do caminho para o norte, e entre na porta oeste. Suba os dois lances de escadas, e saia pela porta. Suba a pequena escadaria, entre na porta a oeste, e suba no bloco para 167F.

Aqui há um cubo com Float Ball e uma Mystical Chest com Vi Incense. A porta está trancada, então volte pelo bloco. Saia da sala e siga a oeste para um bloco que o levará de volta a 160F

Siga ao norte até o fim, leste até a metade, e entre na porta ao norte. Suba as escadas até 162F, saia, siga a oeste, entre na porta ao norte, suba no bloco para 167F, e abra o cubo para Bead e a Mystical Chest para Ag Incense.

Essa porta também está trancada, então volte pelo bloco, saia da sala, siga a oeste, e desça pelo bloco.

Dessa vez, siga pela porta ao extremo leste e, assim como das outras vezes, suba até a sala com a porta trancada para um cubo e uma Mystical Chest com Soma Droplet e St Incense, respectivamente. Faça a rotina de sempre para descer.

Agora podemos começar a subir de verdade nessa torre. Siga pela porta ao sul, a única que você ainda não foi. Suba no bloco logo na entrada para chegar a 167F.

Passe pela porta e siga até o centro dessa área, que é um bloco gigante, que o levará até 175F. Siga à frente para o Terminal de Tower of Kagutuschi 1.

Siga pela porta leste, e siga o caminho único até chegar a uma bifurcação com duas portas. Siga pela porta da direita (oeste), suba no bloco, e abra o cubo para Megidola Rock.

Volte, siga pela outra porta, e suba no bloco para chegar ao outro lado. Siga pela porta da esquerda (leste), ignore as bifurcações, suba a escada, e suba no bloco para chegar a 186F.

Aqui há 3 blocos que estão bloqueando o seu caminho ao norte. Você precisa movê-los para poder seguir em frente.

Siga ao norte, suba a escadaria, e faça o segundo bloco subir. Siga a oeste, desça a escadaria, suba a outra escadaria novamente, e faça o primeiro bloco subir.

Siga para o terceiro bloco, faça-o subir, desça a escadaria, e passe por baixo do segundo bloco para um cubo com Bead. Suba a escadaria a leste e desça o primeiro bloco, suba a escadaria leste novamente e desça o segundo bloco.

Agora o caminho está livre. Na encruzilhada, siga a oeste e desça o bloco para pegar aquela Mystical Chest com Great Chakra que você provavelmente viu quando passou por 186F.

Voltando à encruzilhada, no caminho leste há um bloco que só serve para criarum atalho em 186F. Se quiser, desça-o e volte pelo outro caminho, mas não é  necessário. Siga pelo bloco ao norte para continuar.

Siga pelo caminho da direita e suba no bloco para uma Mystical Chest com Chakra Pot. Volte e siga pelo caminho da esquerda para chegar a 205F.

Aqui há 3 blocos, contando com o que você veio. Suba no do sul para chegar a um S-Terminal. Volte e siga pelo outro bloco (o do oeste) para chegar a 209F.

Siga pelo caminho leste e suba no cubo para uma Mystical Chest em 215F com Bead of Life. Volte a 209F e suba o caminho oeste. Suba o próximo cubo para chegar en 223F. Ingira algum Magatama sem fraquezas elementais, e passe pela porta ao norte para enfrentar o primeiro chefe da longa subida, Hikawa/Ahriman.

Nota: Se você seguiu o caminho de Shijima, você não precisará enfrentá-lo, mas ainda precisa falar com ele para conseguir a Earthstone.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Tyrant Ahriman (Forma 1) 6,000 3,000 2
SKILLS AFFINITIES
Agidyne Phys 100%
Maragidyne Fire 100%
Bufudyne Ice 100%
Mabufudyne Elec 100%
Ziodyne Force 100%
Maziodyne Almighty 100%
Zandyne Expel Repel
Mazandyne Death Repel
Hell’s Call Mind Null
Nerve Null
Curse Null
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Tyrant Ahriman (Forma 2) 18,000 6,000 2
SKILLS AFFINITIES
Tentacle Phys 100%
Megidolaon Fire 100%
Apocalypse Ice 100%
Dekaja Elec 100%
Dekunda Force 100%
Almighty 100%
Expel Repel
Death Repel
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Nota: Ahriman é imune a Shock e Freeze.

A batalha começa com Ahriman jogando uma espécie de jogo com você. Toda vez que perde 500 HP, ele proibe um tipo de ação (como ataques físicos ou cura). Se algum demon seu violar essa proibição, ele usará Hell’s Call imediatamente (mesmo que seja no meio do seu turno), matando o alvo instantaneamente, mesmo se o alvo for imune a Expel/Death.

Pelo que vi, a proibição inicial é “ataques físicos” (HP cheio). A segunda é “ataques mágicos” (5,500-5,000 HP). A terceira é “cura” (5,000-4,500 HP), a quarta é “itens” (4,500-4,000 HP) e daí em diante é “tudo exceto ataques físicos”.

Nessa primeira forma, ele só usa ataques elementais, então a menos que você tenha fraquezas elementais ou quebre as regras, ele não é muito perigoso.

Aproveite o começo da batalha para usar -kajas e -ndas, pois ele não tem Dekaja e nem Dekunda. Also, quando ele chegar na segunda forma, você vai estar ocupado demais se curando para poder usar essas skills.

Quanto menos HP ele tiver, mais restritivas são as regras, até o ponto que a proibição chega a “tudo exceto ataques físicos”, e fica assim até você acabar com a primeira forma.

Quando você acabar com os 6,000 HP da primeira forma, ele mudará de posição e comportamento, passando para a segunda forma. Aqui ele começa a usar Tentacle (Phys), Megidolaon e Apocalypse (Almighty), e esses golpes atingem a todos.

Ele não usa Dekaja e nem Dekunda muito frequentemente se você usou seus -kaja/-nda durante a primeira forma, mas se você usar um -nda durante a segunda forma, ele geralmente usa Dekunda imediatamente, além de ter uma chance de usar Dekunda mesmo que você não use -ndas. Se ele usar Dekunda, use War Cry imediatamente, pois isso quer dizer que Apocalypse está próximo.

Nota: Cuidado com as proibições de “físico” e “mágico”. Por exemplo, Stinger de Dante é Almighty, mas é considerado físico, enquanto Magma Axis gasta HP, mas é considerado mágico.

EXP 10,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Você obterá a Earthstone. Volte para salvar, e então volte aqui nessa sala e siga pelo caminho oeste para chegar à porta ao norte, e suba no bloco para chegar a 231F.

Siga o caminho até o próximo bloco para chegar a 285F. Siga ao norte para chegar a uma Fountain of Life.

Nota: Se você não enfrentou Ahriman por ter seguido o caminho de Shijima, em uma pequena sala ao extremo noroeste dessa área há um Archangel que, se você falar com ele, lhe dará a memória de Ahriman, permitindo que você possa enfrentá-lo na Burial Chamber.

Siga a nordeste através da fumaça para um cubo com Attack Mirror. Continue por esse caminho para chegar à grande sala a leste da sala inicial. Siga ao sul andando ao lado da parede leste para chegar a uma Mystical Chest com Pot of Death.

Saia pela porta oeste para chegar à sala central, e continue a oeste para um cubo com uma batalha com 1 Rangda (weak: Elec) e 2 Abaddon no canto noroeste da sala a oeste.

Siga para o sudoeste dessa sala e siga ao norte para um bloco que o levará ao 302F.

Siga ao norte na bifurcação e ignore a primeira porta ao norte para encontrar o Terminal Tower of Kagutsuchi 2.

Siga o caminho sul e uma ponte semi-invisível aparecerá conforme você for andando. Ignore a primeira vez que aparecem as saídas a leste/oeste. Quando chegar nas segundas saídas, siga a leste (sua esquerda).

Siga ao norte dessa parte que você está e uma ponte aparecerá. Siga ao centro dessa área que você chegou para cair em um buraco. Siga ao sul até o fim, e então oeste até o fim para uma Mystical Chest com Chakra Pot. Dê alguns passos a oeste da Mystical Chest e você cairá.

Volte ao 302F e siga pela porta ao sul do Terminal novamente. Quando chegar às segundas saídas, siga a oeste (direita). Siga pela ponte a oeste, então norte, e leste. Fique no centro dessa plataforma para cair.

Siga ao sul, e pegue a primeira bifurcação a leste (esquerda), entrando na área com a fumaça, dando a volta em um buraco que tem no caminho. Siga ao sul para uma Mystical Chest com Soma.

Volte ao Terminal em 302F, e siga ao sul novamente. Quando chegar à as segundas saídas, siga a leste (esquerda) novamente. Dessa vez, siga para a ponta leste (dando a volta pelo norte) e siga pela ponte que vai pelo sul.

Siga pela porta, suba a escadaria, e baixe o bloco. Siga ao sul e use o bloco para chegar em 322F.

Aqui a câmera fica em um ângulo estranho, então use o mapa e a bússola para se guiar. Siga o caminho único até a tela mudar de ângulo. Ignore o primeiro bloco a leste e, na bifurcação, siga o caminho que desce. Siga o caminho do bloco a leste para uma Mystical Chest com Soma.

Volte e siga o caminho subindo. Aqui há uma porta e um bloco: na porta está o próximo chefe, e o bloco é usado para seguir em frente. Você precisa de um item que esse chefe lhe dará de qualquer forma, então, a menos que esteja no TDE, não faz diferença se você o enfrentar agora ou depois.

Entre na porta e siga o caminho até a próxima porta, onde você encontrará Isamu/Noah.

Nota:

  • Se você seguiu o caminho de Musubi, você não precisará enfrentá-lo, mas ainda precisa falar com ele para conseguir a Netherstone.
  • Se você seguiu o TDE, talvez você queira ignorar Noah por enquanto, subir no bloco, comprar o Kailash no Junk Shop, aprender Freikugel, e voltar aqui para poder abusar de Freikugel + Pierce.
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Vile Noah (Forma 1) 8,000 4,000 2
SKILLS AFFINITIES
(Antes de Aurora)
AFFINITIES
(Depois de Aurora)
Agidyne Phys 100% Phys Repel
Bufudyne Fire 100% Fire Aurora*
Ziodyne Ice 100% Ice Aurora*
Zandyne Elec 100% Elec Aurora*
Aurora Force 100% Force Aurora*
Almighty 100% Almighty 10%
Expel Null Expel Repel
Death Null Death Repel
Mind Null Mind Repel
Nerve Null Nerve Repel
Curse Null Curse Repel
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Vile Noah (Forma 2) 15,000 5,000 2
SKILLS AFFINITIES
(Antes de Aurora)
AFFINITIES
(Depois de Aurora)
Maragidyne Phys Repel Phys Repel
Mabufudyne Fire Repel Fire Aurora*
Maziodyne Ice 100% Ice Aurora*
Mazandyne Elec Repel Elec Aurora*
Aurora Force Repel Force Aurora*
Domination Almighty 10% Almighty 10%
Dekaja Expel Repel Expel Repel
Dekunda Death Repel Death Repel
Mind Repel Mind Repel
Nerve Repel Nerve Repel
Curse Repel Curse Repel

Notas:

  • Noah é imune a Shock e Freeze.
  • O comando Attack de Noah é do tipo Almighty.

* Ele começa a batalha sem nenhuma resistência, mas após perder um pouco de HP ele usará Aurora: isso muda as resistências a Fire, Ice, Elec e Force de forma que ele tenha Repel a 3 delas. Ele usa Aurora todo turno, mudando suas resistências. A ordem do Aurora é:

  1. Repel Fire/Elec/Force; Ice: 100%
  2. Repel Ice/Elec/Force; Fire: 100%
  3. Repel Fire/Ice/Elec; Force: 100%
  4. Repel Fire/Ice/Force; Elec: 100%
  5. Repete o ciclo

IMPORTANTE: Todo turno há uma chance mínima dele não usar Aurora. MUITO CUIDADO com isso, pois se ele não usar Aurora, as affinities dele não mudam.

Se você se acha o engraçadinho que vai usar Almighty para ignorar essa mecânica da batalha, pense de novo: ele só leva 10% do dano de Almighty. E como ele reflete as affinities que não valem, você não pode usar Pierce.

Só existe uma exceção: Freikugel. Se você ignorar Noah e continuar subindo a torre até Tower of Kagutsuchi 3 para poder aprender essa skill, você pode usar Pierce para atacar normalmente com essa skill física do tipo Almighty.

Note que ele usa o elemento oposto ao que ele pode ser atingido. Por exemplo, se ele usar Agidyne, quer dizer que ele pode ser atingido por Ice. Preste bastante atenção nisso, pois será importante.

A primeira parte da batalha é bem simples: use seus -kaja/-nda, e ataque com o elemento permitido. Quando chega na segunda forma, ele começa a usar Ma-dynes, e quando fica com pouco HP, comça a usar Domination.

Domination é basicamente o Meditation de Daisoujou, mas bem mais poderoso (com Tarunda x4 + Rakukaja x4, ele roubou 200-220 HP e 50-80 MP de mim), então tome cuidado para ele não roubar todo o seu MP. Use Chakra Pots, Great Chakras e o Chakra Elixir sem medo se estiver precisando.

Comece a batalha usando War Cry, Fog Breath, Rakukaja, e se possível, Makakaja. Não perca seu tempo com Tarukaja, pois após alguns turnos você não poderá usar Phys.

Ele possui Dekaja e Dekunda na segunda forma, mas pelo que vi, se você usar seus -kaja/-nda todos ainda na primeira forma, ele não os usará.

Note que ele usa Maragidyne assim que muda para a segunda forma, então o ciclo volta ao começo quando ele muda.

Você pode usar ataques físicos no começo da batalha, antes dele usar Aurora, então se o seu time é voltado para Phys, aproveite.

Construa seu grupo com o maior número de imunidades elementais possível, pois assim você o fará perder turnos quando começar a usar os Ma-dynes. Quanto a um Magatama, aconselho Muspell, pelos +8 Magic e +7 Vitality.

Also, dê preferência a skills Random Target como Glacial Blast e Bolt Storm, pois elas podem atingir o alvo mais de uma vez. Se não tiver estas, -dynes são mais poderosos que Ma-dynes, então dê preferência a estes. Se tiver Magma Axis, Prominence ou Wind Cutter, melhor ainda.

EXP 10,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Você receberá a Netherstone.

Volte pelo corredor e, quando voltar para a área externa, siga pelo bloco ao norte para chegar a 345F. Suba a escadaria e passe pela porta.

Nota: Se você não enfrentou Noah por ter seguido o caminho de Musubi, aqui há um Power que, se você falar com ele, lhe dará a memória de Noah, permitindo que você possa enfrentá-lo na Burial Chamber.

Siga em frente e suba no bloco para chegar a 402F. Siga pela porta a oeste para chegar a uma área com o Terminal Tower of Kagutsuchi 3, uma Fountain of Life, uma Cathedral of Shadows, e um Junk Shop que vende o Magatama Kailash, que possui Freikugel, a skill de dano mais poderosa que Demi-Fiend pode ter.

Se você já fez todas as sidequests que eu mencionei até agora, e comprou todos os Magatamas, você já deve ter todos os Magatamas, então quando você entrar na Cathedral of Shadows você receberá a Lord’s Sword e poderá ir ao Bandou Shrine. Veja a página Bandou Shrine para mais detalhes.

Note que essa área é o melhor lugar no jogo inteiro para treinar seus demons.

Volte para a área central com o bloco de onde você veio, e siga pela porta leste. Entre na sala nordeste para um cubo com Life Stone x3, e volte para a área central.

Siga ao norte e suba no bloco para chegar a 418F. Dê alguns passos para outro chefe. Você com certeza nem se lembrava mais dele, não é? Note que você precisa enfrentá-lo mesmo que tenha seguido Yosuga.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Kishin Thor 8,000 3,000 2
SKILLS AFFINITIES
Focus Phys 100%
Hell Thrust Fire 100%
Guillotine Ice 100%
Ziodyne Elec Repel
Maziodyne Force 100%
Bolt Storm Almighty 100%
Tarukaja Expel Repel
Makakaja Death Null
Dekaja Mind Null
Dekunda Nerve Null
Dragon Eye Curse 50%

Nota: Thor é imune a Mute e Poison.

A essa altura, Thor não é nada mais que um empecilho menor. Ele começa a batalha usando uma ataque Elec seguido de um ataque Phys. Se o Elec deixar alguém Shock, ele usará o ataque Phys nesse demon para conseguir crits.

Quando chega a 4,000 HP, ele começa a usar Dragon Eye seguido de vários -kaja ou Focus, e um ataque no fim. Ele não usa Dekaja ou Dekunda muito frequentemente, mas se ele usar, lembre-se de manter War Cry e Rakukaja.

Quando chega nessa “segunda forma”, ele passa a ser um perigo real, então talvez você queira acabar com ele antes que isso aconteça.

Para fazer isso, lute normalmente até ele chegar a uns 4,500 HP, e então pare para usar Tarukaja/Makakaja, Rakunda e Focus. Quando estiver preparado, use tudo o que você tem para tentar tirar esse HP todo de uma vez só.

Com isso, mesmo se ele não morrer, você só precisará de mais um ou dois golpes para acabar com ele.

Após Tarukaja x4 + Rakunda x4 + Focus, causei 8,841 de dano com um crit de Spiral Viper. Ea-sy.

Isso, ou você pode trazer Black Rider aqui. Thor não é imune a Curse, então se você começar a batalha com Soul Divide, ele levará 4000 de dano. Dá para derrotá-lo em um turno com isso se você planejar seus Press Turns direito: use Soul Divide duas vezes antes de atacar e ele será reduzido a 2000 HP.

EXP 2,000 MACCA 5,000 DROPS N/A

Sério mesmo? A essa altura você provavelmente está ganhando mais EXP em encontros aleatórios >_>

Siga pela escadaria da direita (oeste) para ser transportado. Ignore a primeira bifurcação, e siga a leste. Siga ao sul e, quando chegar a uma parte com três corredores pequenos, siga pelo do meio, e então siga imediatamente ao sul para ser transportado.

Siga a primeira bifurcação ao sul e então sul novamente até ser transportado. Siga o caminho até a bifurcação. Siga ao norte, e então a oeste na próxima bifurcação.

Ignore o primeiro caminho ao sul, e siga pelo segundo para uma Mystical Chest com Bead Chain. Daqui, siga o caminho nordeste para ser transportado. Nessa plataforma isolada, siga para o extremo nordeste para ser transportado novamente.

Siga o caminho sul até o fim para ser transportado novamente, e você estará de volta ao corredor onde você enfrentou Thor, mas do outro lado. De onde você aparece, suba no bloco enorme para baixá-lo, abrindo caminho direto para a área com o Terminal.

Volte para a primeira escada a oeste para ser transportado novamente. Siga novamente o caminho até o primeiro transporte (sul, leste, norte, leste, sul, caminho leste do meio, sul), e então siga ao sul, oeste, sul, oeste e sul para ser transportado.

Quando chegar à bifurcação, siga ao sul para ser transportado. Abra o cubo para 20,000 Macca, e siga ao sul para voltar ao corredor onde você enfrentou Thor.

Agora siga ao sul e suba no bloco para chegar a 431F. Na bifurcação, siga a oeste, norte, leste, sul, leste para um S-Terminal.

Daqui, siga a oeste, norte até o fim e entre na porta da esquerda. Suba no bloco ao extremo oeste para chegar a 444F. Siga a leste e, pegue o caminho sul na plataforma no meio das pontes. Siga por esse caminho até o fim para cair. Siga pela porta a leste, abra o cubo para Soma Droplet, e siga a leste para para ser transportado de volta ao S-Terminal.

Daqui, siga a oeste, norte, leste, sul até o fim, e entre na porta a leste. Siga a leste pelo chão com fumaça, siga o primeiro caminho a leste, e então o primeiro caminho a leste novamente para um bloco que o levará a 444F.

Siga a oeste até o fim e então ao norte para cair. Siga ao sul e entre na porta gigante para ir à parte externa da torre. Siga o caminho único até a câmera mudar de ângulo.

Ignore o bloco a leste, e siga pelo bloco ao norte (o que está brilhando). Ignore o bloco a leste novamente e siga pela porta ao fim do caminho.

A porta ao norte é um S-Terminal. Siga pela porta a oeste para mais pontes invisíveis. Siga pela ponte ao sul para cair. Siga pela porta logo a leste, e então a próxima porta para uma Mystical Chest com Great Chakra.

Siga ao norte até o fim para um bloco que o levará de volta ao S-Terminal em 444F. Dessa vez, siga pela ponte invisível do norte, e então a leste. Siga o caminho único até chegar à plataforma ao sul da área. Siga pela ponte a noroeste para chegar à plataforma oeste, passe pela porta e siga a oeste até cair.

Essa área é meio complexa, com vários buracos e fumaça, então siga as instruções cuidadosamente. Usarei os blocos para guiá-lo assim como fiz no 1st Kalpa do Labyrinth of Amala.

Note que nenhum lugar com fumaça pode ter um buraco.

Há dois lugares que você pode cair, e eles ficam um do lado do outro, então não faz muita diferença. Para começar, dê um passo a leste e siga ao norte até a parede.

Dê um passo a leste, dois ao norte, e siga a leste até o fim. Dê dois passos ao sul, um a leste, dois ao sul, dois a oeste, cinco ao sul, três a oeste, cinco ao sul, quatro a leste e um ao norte para cair. Siga a oeste para ser transportado.

No centro dessa área há um cubo com o item especial Soul-Return. Esse item faz a mesma coisa que Balm of Rising, mas pode ser usado quantas vezes você quiser.

Siga a oeste para ser transportado para outra sala. Há dois caminhos ao norte: siga pelo da esquerda, e siga o caminho até voltar ao S-Terminal em 444F.

Siga as pontes norte, leste, e siga o caminho único até a plataforma sul. Ingira o Djed, e suba o bloco para enfrentar o deus de Reason remanescente, Chiaki/Baal Avatar.

Nota: Mesmo se você seguiu o caminho de Yosuga, você ainda precisará enfrentá-la.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Deity Baal Avatar 13,000 5,000 2
SKILLS AFFINITIES
Mahamaon Phys 100%
Radiance Fire 100%
Holy Wrath Ice 100%
Megidola Elec 100%
Bael’s Bane Force 100%
Divine Will Almighty 100%
Beast Eye Expel Repel
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Hallel Flauros Hallel 6,700 3,000 1
SKILLS AFFINITIES
Hassohappa Phys 100%
Maragidyne Fire 100%
Mazandyne Ice 100%
Diarahan Elec 100%
Tetrakarn Force 100%
Tarukaja Almighty 100%
Makakaja Expel Repel
Rakukaja Death Null
Sukukaja Mind Null
Dekaja Nerve Null
Curse Null
MINION HP MP PRESS TURNS
Hallel Ose Hallel 6,700 3,000 1
SKILLS AFFINITIES
Chaos Blade Phys 100%
Mabufudyne Fire 100%
Maziodyne Ice 100%
Diarahan Elec 100%
Tetrakarn Force 100%
Makarakarn Almighty 100%
Rakunda Expel Repel
Dekaja Death Null
Dekunda Mind 50%
Dragon Eye Nerve 50%
Curse 50%

Nota: Baal Avatar e Flauros Hallel são imunes a Shock e Freeze.

Faça um favor a si mesmo e não traga nenhum demon que não seja imune a Curse para essa batalha. Isso é porque a skill única de Baal Avatar, Bael’s Bane, causa o ailment Fly com 100% de chance.

Esse ailment, exclusivo dessa batalha, faz com que o alvo vire uma mosca, resetando todas as suas resistências para 100%, e todos os seus stats (exceto Agility) para 1. Ou seja, quem quer que seja atingido se torna um peso morto.

Ou seja, todos os seus aliados precisam ser imunes a Curse, inclusive o Demi-Fiend, então venha aqui com Djed.

A batalha começa apenas com Baal Avatar. Desde que seus demons não sejam vulneráveis a Expel, não há por que se preocupar.

Quando chegar a 7,000 HP, ela usará Divine Will para chamar os Hallel, Flauros e Ose. Eles são os suportes dela, possuindo -kajas/-ndas, Dekaja, Dekunda, e ambos com Diarahan. Você precisa derrotá-los antes de derrotá-la, senão eles ficarão curando-a o tempo todo.

Se o seu grupo tem as imunidades elementais que eu aconselhei contra Noah, talvez dê para queimar alguns Press Turns quando eles usarem Ma-dynes.

Tenha Dekaja e Dekunda sempre em mãos, e tente proteger o Demi-Fiend, pois a menos que você tenha Void Expel, ele estará sujeito a Holy Wrath e Radiance, então tente mantê-lo vivo com curas.

Se tiver algum demon imune a Phys, use-o para fazer Hassohappa e Chaos Blade tirarem turnos deles. Não perca seu tempo usando Tetrakarn/Makarakarn, pois se você usar um, eles atacarão com o outro.

Dark/Bright Might também é uma boa idéia. Ose não é imune a Ailments, então talvez você queira arriscar um Mute ou Stun, mas duvido que você ainda tenha skills desse tipo que atingem apenas um alvo nos seus demons a essa altura.

Acabe com Ose primeiro, pois ele fica usando Dragon Eye, e em seguida mate Flauros. Se tiver Freikugel, abuse de Focus com isso e eles não devem durar muito.

EXP 10,000 MACCA 10,000 DROPS N/A

Você receberá a Heavenstone.

Siga para a porta atrás de onde Baal Avatar estava para cair em frente a um bloco em 431F.

Suba nesse bloco e você chegará a 475F. Siga à frente e suba no bloco para chegar ao topo: 666F. A oeste há um S-Terminal. Aconselho que use-o para voltar e se curar, e depois volte aqui, pois a última batalha está a alguns passos.

Note que não há batalhas aqui. No centro da área há um bloco. Suba nele, e você chegará a uma área com 3 pilares. Coloque as Earthstone, Netherstone, e Heavenstone em qualquer ordem nos três pilares, suba no círculo central, e Kagutsuchi aparecerá.

Notas:

  • Se o seu final definido foi o Demon, você não precisará enfrentar Kagutsuchi, e o jogo termina aqui.
  • Se o seu final definido foi o TDE, eu seriamente aconselho que, antes de vir aqui, você passe em Bandou Shrine para pegar o Magatama Masakados, pois a última batalha é muito mais difícil nesse final.
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Light Kagutsuchi (Forma 1) 20,000 7,000 2
SKILLS AFFINITIES
Maragidyne Phys 100%
Mabufudyne Fire 100%
Maziodyne Ice 100%
Mazandyne Elec 100%
Megidola Force 100%
Vast Light Almighty 100%
Dekunda Expel Null
Phase Shift Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null
CHEFE HP MP PRESS TURNS
Light Kagutsuchi (Forma 2) 40,000 10,000 2
SKILLS AFFINITIES
Maragidyne Phys 100%
Mabufudyne Fire 100%
Maziodyne Ice 100%
Mazandyne Elec 100%
Infinite Light Force 100%
Dekunda Almighty 100%
Dragon Eye Expel Null
Death Null
Mind Null
Nerve Null
Curse Null

Notas:

  • Kagutsuchi é imune a Shock e Freeze.
  • O comando Attack de Kagutsuchi é do tipo Almighty.

Vamos começar com as skills únicas dele:

Phase Shift avança um número aleatório de fases do Kagutsuchi. Se você possui Bright/Dark Might, não perca seu tempo manipulando a fase do Kagutsuchi antes da batalha: ela sempre começa em NEW.

Vast Light é uma skill do tipo Almighty. É provavelmente a segunda skill mais poderosa do jogo: com Tarunda x4 e Rakukaja x4, me causou cerca de 250 de dano. Porém, ele só usa Vast Light durante FULL Kagutsuchi.

Infinite Light, por sua vez, é a evolução de Vast Light: é a skill mais poderosa do jogo. Com Tarunda x4 e Rakukaja x4 isso estava causando 450-550 de dano nos meus demons com 40 Ma. Ele passa um turno sem fazer nada antes de usar (ele diz algo como “I am destiny” ou “I am the truth”), então quando ele fizer isso, tenha certeza de ter 4x Rakukaja, e que todos estão com HP cheio.

Comece a batalha usando todos os -kaja/-nda que você tiver: ele possui Dekunda, mas só usa MUITO raramente (pra falar a verdade, nunca vi ele usar, mas já ouvi relatos de que ele usou). Comece seus -kaja com Rakukaja, pois Vast Light é bem poderoso.

Ele começa a batalha usando apenas Ma-dynes e Megidola. Quando perde um pouco de HP, ele começa a usar Phase Shift. Quando a fase do Kagutsuchi chega a FULL, ele usa Vast Light.

Durante a primeira forma, a cada turno, a fase do Kagutsuchi avança em 2.

Note que Phase Shift pode fazer a fase do Kagutsuchi pular FULL, o que é bom para você.

E é praticamente só isso que ele faz na primeira forma. Antes de acabar com a primeira forma, TENHA CERTEZA de ter Rakukaja x4 e Tarunda x4, pois assim que ele chega à segunda forma, a primeira coisa que faz é usar Infinite Light.

Assim como Ahriman e Noah, Kagutsuchi só pode mudar de forma durante o próprio turno.

Se você possui Bright Might, aproveite: a fase sempre fica em FULL durante a segunda forma.

Quando perde metade do HP na segunda forma, ele começa a usar Dragon Eye. Esse é o momento que você precisa ficar completamente na ofensiva, pois se você ficar na defensiva por um só turno, você provavelmente não sobreviverá a muitos outros.

Se você estiver na dificuldade Hard, War Cry e Rakukaja são obrigatórios aqui, ou você não vai sobreviver a Infinite Light, que chega a causar pra lá de 800 de dano em todos sem essas skills.

EXP 13,000 MACCA 10,100 DROPS N/A

E acabou. Curta seu final (ou não; MegaTen sempre foram mais sobre a jornada do que sobre o destino), e procure conseguir os outros finais em playthroughs subsequentes.

…a menos que você esteja no TDE. Nesse caso, ainda há um chefe a ser enfrentado, chefe esse que pode ser considerado o verdadeiro chefe final.

Eu mencionei que você não tem chance alguma de modificar o seu grupo, ou trocar de Magatama antes de começar a batalha? Pois é. Felizmente, todos os seus demons são curados completamente antes da batalha.

De qualquer forma, espero que você esteja com Masakados, ou você vai sofrer.

CHEFE HP MP PRESS TURNS
Devil Lucifer 65,535 65,535 6
SKILLS AFFINITIES
Maragidyne Phys 25%
Prominence Fire 25%
Mabufudyne Ice 25%
Glacial Blast Elec 25%
Megidola Force 25%
Megidolaon Almighty 25%
Evil Gleam Expel Null
High King Death Null
Root of Evil Mind Null
Diarama Nerve Null
Dekaja Curse Null
Dekunda Suicide 25%

Nota: Lucifer é imune a Shock e Freeze.

Para começo de conversa, eu considero as seguintes skills obrigatórias nessa batalha: Focus, Freikugel, Pierce, Tarukaja, Rakukaja, Debilitate, e Prayer (se todos os seus demons forem imunes a Ailments, Mediarahan é melhor pelo baixo custo). Se tiver alguém além de Demi-Fiend para atacar, não tenha nada abaixo de Deathbound/Hades Blast/Hassohappa.

Se você, como eu no meu primeiro playthrough, gosta de abusar de Dark/Bright Might, já pode começar a ficar triste, pois Kagutsuchi está morto (literalmente: a fase atual do Kagutsuchi é “DEAD”), então você não pode usar essas skills.

Evil Gleam é do tipo Mind e possui 60% chance de causar Charm em todos do seu grupo, então se um dos seus demons não for imune a Mind, pode esquecê-lo.

High King é do tipo Almighty. Causa uma quantidade absurda de dano (com Rakukaja x4, todos os meus demons levaram 240-270 de dano), e possui 100% chance de Bind.

Nota: Em todo lugar que procurei, é dito que High King possui 100% chance de Bind, mas meu Black Frost não era imune a Nerve, e um dos usos de High King não causou Bind. Foi um em 7 usos, mas mesmo assim, creio que não seja 100%, apenas próximo disso.

No começo da batalha ele só usa Ma-dynes, Evil Gleam e Megidola, então se você estiver com Masakados, ele não vai fazer muita coisa. Aconselho que use esse começo da batalha para usar o máximo de -kajas e -ndas que puder, pois depois você não vai ter muito tempo para isso.

Quando chega a uns 40,000 HP, ele começa a usar Prominence, Glacial Blast, High King, Dekaja e Dekunda, embora não use Dekaja/Dekunda com tanta frequencia.

Se ele usar Dekunda, volte a usar Debilitate. Se ele usar Dekaja, volte a usar Tarukaja e Rakukaja.

Quando chega a uns 20,000 HP, ele começa a usar Root of Evil. Essa skill é do tipo Almighty, e você vai querer acabar com ele antes que ele possa usar isso muitas vezes. É assim que funciona: quando ele usa, um entre 6 efeitos é escolhido. O efeito escolhido possui 100% chance de acontecer, a menos que o alvo seja imune (no caso de ailmentes). Os efeitos são (com suas chances de serem escolhidos):

  • 40%: Reduzir o HP atual em 50%.
  • 20%: Reduzir o HP atual em 75%.
  • 10%: Reduzir o HP atual em 90%.
  • 10%: Causar Poison.
  • 10%: Causar Mute.
  • 10%: Causar Stun.

Note que, assim como com God’s Curse de Samael, o efeito é escolhido antes das suas resistências serem levadas em conta, então se todos os seus demons forem imunes a ailments, você tem 30% chance de não ser afetado com cada um.

Note também que há maiores chances de você perder HP, e que ele tem 6 Press Turns, portanto se um demon for reduzido a 10% do HP, ele provavelmente morrerá no mesmo turno. Mantenha alguém usando Prayer ou Mediarahan o tempo todo, e se tiver alguém com Samrecarm, melhor ainda.

A partir daqui, é uma questão de matá-lo antes que ele dê sorte e mate você primeiro. Boa sorte.

Esse foi o grupo que usei no meu primeiro playthrough:

  • Phenom Demi-Fiend (Lv112, 38St, 32Ma, 36Vi, 31Ag, 35Lu): Focus, Bolt Storm, Deathbound, War Cry, Endure, Pierce, Freikugel, Retaliate
  • Fiend Daisoujou (Lv87, 29St, 40Ma, 37Vi, 30Ag, 20Lu): Meditation, Mahamaon, Taunt, Tarukaja, Mabufula, Mamudoon, Prayer, Preach
  • Seraph Metatron (Lv104, 38St, 37Ma, 36Vi, 26Ag, 19Lu): Mahamaon, Megidolaon, Tarukaja, Debilitate, Maziodyne, Victory Cry, Prominence, Fire of Sinai
  • Night Black Frost (Lv74, 30St, 30Ma, 21Vi, 25Ag, 28Lu): Mabufudyne, Mamudoon, Focus, Pierce, Bright Might, Tarukaja, Dekaja, Void Mind

E esse foi o grupo que usei quando fiz esse guia:

  • Lord Demi-Fiend (Lv99, 33St, 32Ma, 25Vi, 23Ag, 37Lu): Focus, Deathbound, Endure, Avenge, War Cry, Bolt Storm, Pierce, Freikugel
  • Fiend Red Rider (Lv82, 40St, 40Ma, 40Vi, 36Ag, 29Lu): Wind Cutter, Phys Repel, Focus, Deathbound, Pierce, Tarukaja, Bolt Storm, Dekunda
  • Night Black Frost (Lv89, 40St, 40Ma, 32Vi, 36Ag, 40Lu): Focus, Hades Blast, Debilitate, Pierce, Tarukaja, Rakukaja, Void Curse, Void Mind
  • Fiend Daisoujou (Lv80, 31St, 40Ma, 40Vi, 32Ag, 28Lu): Meditation, Wind Cutter, Prominence, Tarukaja, Dekaja, Debilitate, Prayer, Preach
EXP 65,535 MACCA 65,535 DROPS N/A

Muito engraçado, Atlus. Dando toda essa EXP e Macca quando vocês sabem muito bem que não poderemos usá-los de qualquer jeito. Ha. Ha. Morri de rir… NOT.

Agora sim, curta o seu final. Não é um encerramento muito longo (e nem muito satisfatório, para alguns), mas é um bem interessante, especialmente se você sabe a história de Shin Megami Tensei II.

Ao fim dos créditos, será perguntado se você quer salvar o jogo. Se o fizer, você poderá começar um New Game+ (aqui chamado “New Cycle”). Não tem muita diferença em um NG+, só que você mantém o seu Demonic Compendium, a restrição de Lvs em fusões é descartada, você pode escolher a roupa inicial (o que modifica seus stats iniciais), e pode receber os bônus das Burial Chambers, caso tenha completado todas em um playthrough anterior.

Aproveite o NG+ para ver os finais diferentes.

Outra coisa, se você não gostar do(s) final(is) que você conseguir, lembre-se de uma coisa: Shin Megami Tensei sempre foi sobre a jornada, não sobre o destino.

  1. Thiago Gutierres
    31/12/2014 às 15:54

    Muito bom, eu já havia terminado este jogo a uns anos atrás, e apresentei a um amigo que se interessou, mas ele não é muito bom com o inglês, acho que esse Detonado o ajudará a completar o jogo.

    Parabéns! Um ótimo trabalho esse seu!

  2. eu
    20/03/2015 às 17:20

    como eu fundo black frost

  3. 20/03/2015 às 21:55

    Qualquer uma dessas deve funcionar:

    Deity Odin X Fairy Oberon
    Kishin Bishamon X Fallen Ose
    Fairy Setanta X Tyrant Abaddon
    Fairy Titania X Fiend Red Rider

    Note que Black Frost só pode ser criado após você derrotá-lo em Kabukicho Prison. Also, Se você tiver derrotado Daisoujou e possuir uma Deathstone, Black Frost (ou qualquer outro demon to tipo Night) não pode ser criado durante Full Kagutsuchi. Qualquer fusão que resulte em Night durante Full Kagutsuchi resultará em Daisoujou se você possuir uma Deathstone.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: