Persona 3

By Hidora

Faz um bom tempo que eu não jogo, mas vamos ver o que posso dizer sobre esse jogo.

Antes de mais nada, sim, eu sei que Persona não é Shin Megami Tensei de verdade. Sim, eu sei que muita gente faz questão de diferenciar. O problema é que eu realmente não vejo muita diferença entre um SMT de verdade e um spin-off: todos são ótimos. E para fins de organização, tê-lo como parte da série é melhor do que deixar avulso (o que implicaria em separar Devil Survivor também). Se você pretende postar um comentário simplesmente para dizer que Persona não é um SMT, nem perca seu tempo, pois eu vou editar ou talvez até mesmo deletar esse comentário.

Tendo dito isso, posso começar.

Pode-se dizer que Persona é a parte mais “bonitinha” da série SMT. Aqui não há demônios querendo destruir/dominar o mundo (ou sendo usados para tal), e sim os Shadows, que são entidades feitas dos sentimentos ruins das pessoas.

Situado em uma cidade chamada Port Island no ano de 2009, esse jogo apresentou uma grande mudança na série Persona. Aqui foram incluídos os Social Links, suas relações com os personagens secundários do jogo que afetam seus Personas. E foi também esse jogo que fez a série Shin Megami Tensei ficar bem mais conhecida aqui no ocidente.

Praticamente tudo nesse jogo é baseado nas cartas de tarô e suas arcanas. A polêmica desse jogo é que para ativar os Personas o usuário deve usar o Evoker, um dispositivo em forma de arma, para dar um tiro na própria cabeça! (no modo The Answer da versão FES é explicado por que os evokers possuem a forma de armas).

Você controla um adolescente que acaba de se mudar para Port Island e vai começar o 2º ano na Gekkoukan High School. O personagem principal (conhecido popularmente como MC (Main Character)) é o único Persona-user que possui a habilidade de controlar vários Personas, o que faz dele o líder do grupo. Ele não possui um nome padrão, mas o nome usado no mangá é Arisato Minato, e o nome usado no filme é Makoto Yuuki.

Aqui, como em vários outros SMT, você pode usar seus personas em uma fusão para conseguir personas mais poderosos ou mais fracos, tudo dependendo da arcana e do nível dos personas.

Aqui você só pode controlar o personagem principal em batalha, podendo apenas definir estratégias para os aliados (Standby, Knock Down, Full Assault, etc), o que causou grande revolta quando descobriram que o último chefe pode causar Charm e fazer com que alguém do seu grupo (incluindo você) cure-o COMPLETAMENTE se não tiver alguém preparado para curar esse ailment. Life’s not easy, guys.

Há também a versão FES, que foi lançada algum tempo depois, a qual adicionou o modo Hard, dezenas de Personas novos ao jogo, e trouxe o modo The Answer, que se passa quase um mês após a conclusão do The Journey (a storyline normal de Persona 3). Aqui você controla Aigis, mas vários elementos foram removidos, como Requests, Social Links, fusões maiores, Compendium, entre outras coisas. É basicamente um RPG no estilo Dungeon Crawling com uma história meio deprimente, mas que explica muita coisa e vai fundo no background dos personagens.

Alguns anos mais tarde foi lançado o P3P (Persona 3 Portable), um remake para PSP que além de incluir o The Journey normal (o modo The Answer foi removido), você pode escolher se vai jogar com o antigo personagem principal ou com a nova personagem principal feminina (que alguns chamam de FeMC). Aqui o sistema de batalha foi modificado para ficar como o de Persona 4, ou seja, você pode controlar todos os personagens do grupo em batalha, poupando o jogador de frustrações em várias partes do jogo e tornando o jogo mais fácil, embora um pouco menos dinâmico (na minha opinião, claro).

Na minha opinião, esse é um dos melhores RPGs lançados para o ps2. Possui uma ótima trilha sonora, os personagens (até mesmo os secundários) possuem uma personalidade marcante, o visual é muito bom, a storyline é uma das melhores que já vi, entre vários outros pontos fortes.

Guias que recomendo:

Round One Max Social Links FAQ by penguin_knight (P3)

Game Mechanics/Persona Database by Arthellinus (P3)

Max Social Link FAQ by penguin_knight (FES)

Fusion Database by Arthellinus (FES)

Persona Database by Arthellinus (FES)

Skill Database by Arthellinus (FES)

Female Round One Max Social Links FAQ by penguin_knight (P3P)

Male Round One Max Social Links FAQ by penguin_knight (P3P)

Game Mechanics/Persona Database by Arthellinus (P3P)

  1. Gerson fernandes
    11/09/2015 às 16:29

    sou cearence tem preconceito?

  2. 11/09/2015 às 21:35

    Gerson fernandes :

    existe algun iten heart que anule gelo?

    Frozen Stone de Gabriel.

    Gerson fernandes :

    sou cearence tem preconceito?

    O que isso tem a ver com qualquer coisa? lol

  3. Gerson fernandes
    27/09/2015 às 10:11

    Vou levar isso como um nao :-)

  4. Gerson fernandes
    13/11/2015 às 16:16

    Qual e o gesto qua a(o) elizabeth/teodore faz quando envoca seu persona?

  5. 13/11/2015 às 17:42

    Elizabeth:

    Thedore:

Comment pages
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: