Básico

By Hidora

Aqui eu pretendo explicar o básico (duh!) para que você possa entender como a mecânica do jogo funciona, alguns detalhes sobre as Artes de cada personagem, e também vou lhe dar uma pequena lição da história de fundo do jogo, caso esteja interessado.

1. Sistema

Eu começaria pelos comandos, mas como os comandos fora de batalha são bem simples, vou explicar só os comandos de batalha.

Comando Efeito
X Ataques básicos
Círculo Habilidades especiais (veja adiante)
Quadrado Defesa
Quadrado (usando magia) Cancela o uso da magia
Quadrado (Menu aberto) Use o analógico direito para aproximar ou distanciar a câmera
Triângulo Menu
Analógico Esquerdo Movimentação
Analógico Esquerdo (cima) Salto (exceto quando usando Free Run)
Analógico Direito Habilidades especiais/shortcuts (veja adiante)
R1 Troca de alvo
L1 Cancela o uso de um item
R2 Taunt (Lv22 necessário)
R2 (barra de OL cheia) Ativa o Overlimit (Lv15 necessário, veja adiante)
L2 Free Run (Lv5 necessário, veja adiante)
Start Pausa
Start (Menu aberto) Troca de personagem (Necessário o Moon Selector)
Select Alterna entre Manual, Semi-Auto e Auto (Necessário o Technical Ring)

A batalha é basicamente 2D, mas com o Free Run, uma habilidade aprendida por qualquer personagem assim que atinge o Lv5, você pode andar livremente pelo campo de batalha 3D.

É possível até 4 jogadores participarem da batalha (cada um controlando um personagem), desde que haja esse número de personagens na batalha. Para fazer com que um controle (além do primeiro) possa controlar um personagem:

  1. Abra o menu.
  2. Escolha “Artes”.
  3. Escolha o personagem para o devido controle (2º na ordem para o segundo controle, 3º na ordem para o terceiro controle, 4º na ordem para o quarto controle).
  4. Aperte SELECT para mudar entre os modos “Auto”, “Semi-Auto” e “Manual”.

O personagem selecionado deve ficar no modo “Semi-Auto” ou “Manual” para que o devido controle possa usá-lo.

Obviamente você precisa de um Multi-Tap para poder jogar com 3 ou 4 jogadores.

Cada personagem controlado por um jogador possui espaço para até 8 atalhos de habilidades especiais (chamadas Artes). Sendo eles:

Analógico Esquerdo Analógico Direito
Círculo Cima
Cima + Círculo Baixo
Baixo + Círculo Esquerda
Esquerda/Direita + Círculo Direita

Note que os atalhos do analógico direito podem conter Artes de outros personagens. Nesse caso, eu os chamarei de Shortcuts (só para diferenciar).

Por exemplo, se você colocar First Aid de Tear no analógico direito para cima de Luke, quando você fizer o comando, Tear cancelará qualquer coisa que esteja fazendo e usará First Aid. Note que isso não se aplica para personagens que estão sendo usados por outros jogadores no momento.

Personagens que não estão sendo controlados não precisam usar os atalhos e podem usar quaisquer habilidades a qualquer momento, desde que tenham TP suficiente para isso (e que você não tenha proibido).

No caso de personagens que não estejam sendo controlados, você pode escolher quais habilidades esses personagens podem usar e quais eles não podem. Para fazer isso:

  1. Abra o menu.
  2. Escolha “Artes”.
  3. Selecione a Arte que você quer permitir ou proibir que o personagem use e aperte Quadrado para permitir ou proibir.

Se o símbolo vermelho ao lado esquerdo do nome da habilidade for um X, então essa habilidade está proibida. Se o símbolo for um círculo, essa habilidade está permitida.

E por falar em habilidades especiais, existem 3 grandes grupos de skills, aqui chamadas “Artes”, que estão divididos em outros pequenos grupos:

  • Strike Artes – Técnicas físicas
    • Base Artes
    • Arcane Artes
  • Fonic Artes – Magias
    • Novice
    • Mid
    • High
    • Fonic Hymn
  • Mystic Artes – “Limit Breaks” (para quem já jogou Final Fantasy)
    • Mystic Artes comuns
    • Extensions
    • Mystic Artes especiais

Algumas notas quanto a isso:

  • Guy e Luke não podem usar Fonic Artes, então não perca tempo aumentando o F.ATK deles.
  • Apenas Tear tem acesso aos Fonic Hymns.
  • Se uma Arte de um personagem estiver na sua lista com o nome azul, é porque você está prestes a aprendê-la. Note que algumas Arcane Artes precisam que determinadas Base Artes sejam usadas 50 vezes antes que possam ser aprendidas(Ex:para aprender Fang Blade Havoc é necessário usar Fang Blade 50x e Havoc Strike 50x,além de estar em Lv15 ou maior). Quando isso ocorrer, leia o nome da Arcane Arte e você descobrirá facilmente quais Base Artes devem ser usadas (Exemplo:Raging Havoc = Raging Blast + Havoc Strike). Você também pode procurar o nome da Arte na mais abaixo se quiser.
  • Para usar Mystic Artes é necessário possuir o AD Skill Special, que é aprendido no Lv30.
  • Mystic Artes comuns não gastam TP, mas por motivos óbvios você ainda precisa ter o TP necessário para usar a Arte necessária para ativar a Mystic Arte.
  • Para usar Extensions ou Mystic Artes especiais é necessário estar no 2º playthrough.
  • Para usar as Mystic Artes especiais é necessário preencher alguns requisitos (veja o FAQ para mais detalhes).

No Lv15, todo personagem aprende o AD Skill Overlimit. A partir desse momento você pode usar aquela barra verde que aparece abaixo da barra de TP. Aperte R2 para ativar o OL quando essa barra estiver cheia. Enquanto estiver dessa forma, você leva dano reduzido, causa mais dano, e não sente os golpes dos inimigos, podendo atacar à vontade.

Apenas um personagem pode estar em OL de cada vez, mas essa restrição não se aplica a chefes. Also, alguns chefes podem usar OL quando bem entenderem (inclusive quando já estão em OL!), causando dano e jogando você para longe.

No Lv30, todo personagem aprende um AD Skill chamado Special, que permite que você use as Mystic Artes. Para saber como usar as Mystic Artes comuns, veja o FAQ.

Não vai demorar muito até você aprender que Mystic Artes não são exclusivas a você. Alguns chefes também possuem Mystic Artes, sendo que há uma que, em dificuldades maiores, pode usar até 7 Mystic Artes diferentes, sendo que ela pode repetir algumas delas durante a batalha!

Além disso, os chefes que possuem Mystic Artes podem usá-las mesmo que não estejam em Overlimit (por exemplo, um deles usa somente quando você tenta usar a sua).

Há também os FoF Changes. Há um tutorial sobre isso em Fubras River, mas quem presta atenção nisso, não é? A maioria dos jogadores não usa até pelo menos metade do jogo, mas caso queira saber como usar, veja o FAQ.

Agora uma parte bem importante: Capacity Cores. Muita gente demora um bom tempo para aprender como estes funcionam, às vezes tarde de mais (como eu no primeiro playthrough ¬_¬). Você pode começar a usar Capacity Cores a partir da metade de Cheagle Woods. Basicamente, Capacity Cores são acessórios que melhoram o desempenho do personagem conforme ele passa de níveis. Para simplificar, vou dar um exemplo:

Caso Luke passe de Lv usando o CC Stre (recebido em Cheagle Woods), ele receberá um bônus de +2 em P.ATK e +1 em P.DEF (além do aumento de stats normal por passar de nível, claro).

Note que esses status que você ganha de bônus não são adicionados diretamente aos seus (mas sim, eles fazem efeito). No submenu [Battle->C.Core], há os valores de stats e após esses valores há um “+”.

Os valores após o “+” são o total de bônus que você já ganhou com Capacity Cores, enquanto os valores antes do “+” são os valores inatos do personagem. Você também pode conferir esses valores ao apertar o botão Start no menu. Also, os gráficos mostrados no menu são baseados nos valores de CC.

Esses bônus são separados para definir os AD Skills que você pode aprender. Para mais detalhes, veja a página AD Skills.

E por último, mas não menos importante, temos Fon Slot Chambers. A partir do momento que você volta a Baticul e fala com Myiagi, você pode começar a usar essas belezinhas.

FSC funciona de uma maneira relativamente simples. Usa-se as Chambers (pedras) para melhorar ou dar novos efeitos às suas Artes. Existem 4 tipos de pedras que possuem determinados efeitos:

Carmine Chamber, a vermelha
  • Em Artes que causam dano, aumenta o dano causado.
  • Em Artes de cura, aumenta a quantidade de HP curada.
  • Em Artes que aumentam stats (ex: Steel), melhora o efeito.
  • Em Artes que não se encaixam nas três anteriores (ex: Force Field), não faz efeito.
Cobalt Chamber, a azul
  • Em algumas Artes (ex: Guardian Field), faz com que o inimigo seja jogado para mais longe.
  • Na maioria das Fonic Artes (ex: Energy Blast), faz com que o tempo que você fica parado após usar a Fonic Arte seja reduzido.
  • Em Artes que aumentam stats (ex: Barrier, Steel), aumenta a duração do efeito.
Grass Chamber, a verde
  • Nas Artes Raging Blast, Swallow Fury, Banishing Sorrow, Void Tempest, Final Cross, Thunder Lance, Eagle Dive, Surge Breaker e Aerial Laser, permite que você roube itens ao usar a Arte.
  • Nas Artes Steel, Mighty Charge, Lucky e Cavalry, faz com que você se cure ao usar essa Arte.
  • Em todas as outras Artes, reduz o custo em TP.
Sunlight Chamber, a amarela
  • Faz com que você possa usar FoF Change em FoFs fracos 3/4 ou menos). Note que isso não se aplica a FoFs de Luz ou Trevas (ver FAQ).
  • Em Artes que não possuem FoF Change (ex: Sonic Thrust), não faz efeito.

Quanto mais você usa uma Arte com uma Chamber equipada, maiores são as chances da Chamber fazer efeito, chegando a 100% de chance no rank 6. Note que isso não significa que você terá 100% de chance de roubar quando usa a Grass Chamber nas Artes que eu já mencionei, e sim que você terá 100% de chance de TENTAR roubar.

Para uma Chamber chegar ao rank 6, é necessário usar a mesma Arte 100 vezes APÓS EQUIPAR A CHAMBER. Para saber o rank das suas Chambers, vá ao submenu [Battle->FSC] ou vá ao submenu [Artes] e aperte R3.

2. Artes

Algumas coisas que eu vou dizer aqui talvez sejam meio complicadas para quem está começando a jogar. Se não conseguir entender algo, jogue o jogo e após algum tempo se acostumando com o sistema você entenderá ;)

Aqui eu vou dar algumas informações sobre as Artes de cada personagem, requisitos para aprendê-las e FoF Changes (se possuirem).

Notas:

  • As Artes serão listadas na ordem que aparecem no submenu Artes.
  • Em ATR eu direi o elemento da Arte, e consequentemente o FoF que ela cria. Vale lembrar que:
    • Strike Artes criam um FoF de 1/4.
    • Mid Fonic Artes (e Nightmare) criam um FoF de 2/4.
    • High Fonic Artes (e Grand Cross) criam um FoF de 4/4.
  • Em FoF, eu direi qual o elemento necessário para o FoF Change. Esse elemento não necessariamente é o ATR do FoF Change. Por exemplo, Swallow Fury precisa de Fogo, mas ATR de Shadow Fury (o FoF Change de Swallow Fury) é Trevas.
  • Eu citarei 7 tipos de Artes. “Base” e “Arcane” são Strike Artes, “Novice”, “Mid” e “High” são Fonic Artes, “Hymn” são os Fonic Hymns, e “Mystic” são as Mystic Artes e Extensions. Lembrando que para usar QUALQUER Mystic Arte, você precisa do AD Skill Special.
  • Quando eu disser [nome de Base Arte]+[nome de Base Arte] em Requisitos (ex: Fang Blade + Havoc Strike), quer dizer que você precisa usar essas duas Base Artes pelo menos 50 vezes cada para poder aprender a Arcane Arte (nesse caso, chamadas Combination Artes)
  • Os Fonic Hymns precisam que Tear cante o hino antes de serem usados, por isso o tempo de conjuração deles costuma ser maior que o das Fonic Artes comuns (I’m looking at you, Revitalize!).

2.1. Luke

Arte Tipo TP ATR FoF Requisito
Fang Blade Base 5 N/A Vento Inicial
Havoc Strike Base 5 N/A Fogo Lv4
Rending Thrust Base 9 N/A Terra Lv28
Steel Base 7 N/A Fogo Lv12
Raging Blast Base 10 N/A Terra Lv8
Light Spear Cannon Arcane 20 N/A Vento Lv45
Guardian Field Arcane 16 Luz Água Lv32
Devil’s Inferno Arcane 18 Fogo Terra Lv49
Swallow Fury Arcane 20 N/A Fogo Lv53
Demon Fist Base 6 N/A N/A Ver Sidequests
Sonic Thrust Base 5 N/A N/A Ver Sidequests
Lightning Blade Arcane 11 Vento N/A Ver Sidequests
Slag Assault Arcane 12 Terra N/A Ver Sidequests
Sonic Blast Arcane 10 Vento N/A Ver Sidequests
Fang Blade Havoc Arcane 16 N/A N/A Lv15, Fang Blade + Havoc Strike
Rending Fang Blade Arcane 20 N/A N/A Lv35, Rending Thrust + Fang Blade
Fang Blade Rage Arcane 21 N/A N/A Lv15, Fang Blade + Raging Blast
Rending Havoc Arcane 22 N/A N/A Lv38, Rending Thrust+Havoc Strike
Raging Havoc Arcane 23 N/A N/A Lv24, Raging Blast + Havoc Strike
Rending Blast Arcane 24 N/A N/A Lv41, Rending Thrust+Raging Blast
Guardian Arcane 30 N/A N/A Lv21
Radiant Howl Mystic 0 N/A N/A AD Skill Special
Ion Mystic 0 N/A N/A 2º playthrough
Lost Fon Drive Mystic 50 N/A N/A Ver FAQ

2.2. Tear

Arte Tipo TP ATR FoF Requisito
Pow Hammer Base 4 N/A Água Lv5
Nocturnal Light Base 9 N/A Vento Lv13
Severed Fate Arcane 14 N/A Vento Lv31
Banishing Sorrow Arcane 18 N/A Fogo Lv40
First Aid Novice 8 N/A Água Inicial
Healing Circle Mid 32 N/A Vento Lv20
Revitalize Hymn 80 N/A N/A Lv44
Resurrection High 40 Luz Água Lv27
Charge Mid 20 N/A Terra Lv16
Enhance Cast Mid 18 N/A Vento Lv37
Eclair de Larmes Mid 20 Luz Fogo Lv31
Holy Lance High 34 Luz Terra Lv48
Invoke Ground Novice 8 Terra N/A Lv9
Invoke Aqua Novice 8 Água N/A Lv10
Invoke Flame Novice 8 Fogo N/A Lv11
Invoke Gale Novice 8 Vento N/A Lv12
Nightmare Hymn 8 Trevas N/A Inicial
Force Field Hymn 28 N/A N/A História
Holy Song Hymn 48 N/A N/A Ver Sidequests
Judgement Hymn 32 Fogo* N/A Ver Sidequests
Grand Cross Hymn 48 Luz N/A Lv58
Innocent Shine Mystic 0 N/A N/A AD Skill Special
Fortune’s Arc** Mystic 150 N/A N/A Ver FAQ

* Judgement causa dano por fogo, mas não cria FoF.

** Fortune’s Arc possui uma Extension não nomeada. Para usá-la, basta segurar o botão X enquanto usa essa MA.

2.3. Jade

Arte Tipo TP ATR FoF Requisito
Thunder Lance Base 8 Vento Vento Lv17
Sonic Spear Base 6 N/A Terra Inicial
Impaling Heaven Arcane 12 N/A Fogo Lv32
Sovereign Gale Arcane 10 Vento Água Lv44
Drain Magic Novice 4 N/A Água Lv20
Energy Blast Novice 7 N/A Vento Inicial
Stalagmite Mid 14 Terra Fogo Lv9
Ground dasher High 32 Terra Água Lv36
Splash Mid 18 Água Terra Lv14
Blessed Drops High 32 Água Vento Lv40
Flame Burst Mid 22 Fogo Vento Lv28
Infernal Prison High 38 Fogo Água Lv52
Turbulence Mid 15 Vento Fogo Lv23
Thunder Blade High 36 Vento Terra Lv48
Absolute High 48 Água N/A Ver Sidequests
Prism Sword High 64 Luz N/A Ver Sidequests
Meteor Storm High 80 N/A N/A Ver Sidequests
Mystic Cage Mystic 0 N/A N/A AD Skill Special
Indignation Mystic 100 N/A N/A Ver FAQ

2.4. Anise

Arte Tipo TP ATR FoF Requisito
Dragon Surge Base 5 N/A N/A Inicial
Dual Punishment Base 7 N/A Vento Lv8
Shadow Raid Base 9 N/A Fogo Lv18
Eagle Dive Base 8 N/A Água Lv11
Soaring Blast Arcane 12 N/A Água Lv48
Cyclone Shot Arcane 14 N/A Fogo Lv35
Surge Breaker Arcane 16 Vento Vento Lv56
Dual Dragon Surge Arcane 18 N/A N/A Lv15, Dual Punishment + Dragon Surge
Shadow Punishment Arcane 22 N/A N/A Lv26, Shadow Raid + Dual Punishment
Shadow Tempest Arcane 20 N/A N/A Lv32, Shadow Raid + Dragon Surge
Guardian Arcane 30 N/A N/A Lv30
Lucky Base 12 N/A Vento Lv56
Mighty Charge Base 16 N/A Terra Lv26
Negative Gate Mid 16 Trevas Fogo Lv21
Bloody Howling High 26 Trevas Água Lv52
Limited Mid 10 Luz Vento Inicial
Miracle Hammer High 24 Luz Terra Lv40
Final Fury Mystic 0 N/A N/A AD Skill Special
Dying Moon Mystic 0 N/A N/A 2º playthrough
Fever Timer Mystic 0 N/A N/A Ver FAQ

2.5. Guy

Arte Tipo TP ATR FoF Requisito
Demon Fang Base 5 N/A Fogo Inicial
Crescent Strike Base 8 N/A Água Lv9
Void Tempest Base 6 N/A Vento Lv12
Tiger Blade Base 12 N/A Terra Lv27
Center Base 10 N/A Terra Lv15
Beast Arcane 18 N/A Vento Lv33
Severing Wind Arcane 15 N/A* Fogo Lv44
Sword Rain: Alpha Arcane 20 N/A Terra Lv52
Final Cross Arcane 17 N/A Água Lv58
Tempest Base 8 N/A N/A Ver Sidequests
Soaring Light Spear Arcane 14 N/A N/A Ver Sidequests
Moonlight Demon Arcane 18 N/A N/A Lv18, Demon Fang + Crescent Strike
Demonic Void Arcane 17 N/A N/A Lv24, Demon Fang + Void Tempest
Demonic Tiger Blade Arcane 23 N/A N/A Lv30, Demon Fang + Tiger Blade
Moonlight Tempest Arcane 19 N/A N/A Lv36, Crescent Strike+Void Tempest
White Tiger Strike Arcane 22 N/A N/A Lv40, Crescent Strike + Tiger Blade
Nihil Blade Tempest Arcane 20 N/A N/A Lv48, Void Tempest + Tiger Blade
Guardian Arcane 30 N/A N/A Lv21
Razing Phoenix Mystic 0 N/A N/A AD Skill Special
Brilliant Overlord Mystic 50 N/A N/A Ver FAQ

* Severing Wind cria um FoF de vento, mas não causa dano por vento.

2.6. Natalia

Arte Tipo TP ATR FoF Requisito
Piercing Line Base 5 N/A Vento Inicial
Storm Edge Base 9 N/A Fogo Lv11
Aerial Laser Base 7 N/A Vento Lv23
Star Stroke Arcane 14 N/A Terra Lv35
Star Embrace Arcane 18 N/A Água Lv42
Cavalry Base 14 N/A Fogo Lv50
Gallant Barrage Arcane 20 N/A N/A Ver Sidequests
Heal Mid 20 N/A Vento Inicial
Cure High 48 N/A Terra Lv46
Healing Force High 36 N/A N/A Ver Sidequests
Recover Mid 10 N/A Vento Lv19
Revive High 64 Luz N/A Lv54
Barrier Mid 16 N/A Água Lv16
Sharpness Mid 20 N/A Fogo Lv28
Resist Mid 18 N/A Terra Lv30
Scare Shot Mid 18 N/A Água Lv38
Astral Rain Mystic 0 N/A N/A AD Skill Special
Noble Roar Mystic 100 N/A N/A Ver FAQ

2.7. Asch

Arte Tipo TP ATR FoF Requisito
Fang Blade Base 5 N/A Vento Inicial
Havoc Strike Base 5 N/A Fogo Lv4
Rending Thrust Base 9 N/A Terra Lv28
Steel Base 7 N/A Fogo Lv12
Raging Blast Base 10 N/A Terra Lv8
Light Spear Cannon Arcane 20 N/A Vento Lv45
Guardian Field Arcane 16 Luz Água Lv32
Devil’s Inferno Arcane 18 Fogo Terra Lv49
Swallow Fury Arcane 20 N/A Fogo Lv53
Demon Fist Base 6 N/A N/A Ver Sidequests*
Sonic Thrust Base 5 N/A N/A Ver Sidequests*
Lightning Blade Arcane 11 Vento N/A Ver Sidequests*
Slag Assault Arcane 12 Terra N/A Ver Sidequests*
Sonic Blast Arcane 10 Vento N/A Ver Sidequests*
Fang Blade Havoc Arcane 16 N/A N/A Lv15, Fang Blade + Havoc Strike
Rending Fang Blade Arcane 20 N/A N/A Lv35, Rending Thrust + Fang Blade
Fang Blade Rage Arcane 21 N/A N/A Lv15, Fang Blade + Raging Blast
Rending Havoc Arcane 22 N/A N/A Lv38, Rending Thrust+Havoc Strike
Raging Havoc Arcane 23 N/A N/A Lv24, Raging Blast + Havoc Strike
Rending Blast Arcane 24 N/A N/A Lv41, Rending Thrust+Raging Blast
Guardian Arcane 30 N/A N/A Lv21
Stalagmite Mid 14 Terra N/A Lv9
Icicle Rain High 18 Água N/A Lv??
Explosion High 22 Fogo N/A Lv??
Thunder Blade High 36 Vento N/A Lv48
Rending Saber Mystic 0 N/A N/A AD Skill Special

* Asch vem com essas Artes na primeira vez que entra no seu grupo, mas se Luke não possuir essas Artes durante a sidequest de Mushroom Road, Asch as perderá.

Um bom combo com Asch é:

Stalagmite -> Fang Blade -> Rending Thrust -> Devils Inferno -> Havoc Strike -> Rending Blast -> Thunder Blade -> OL -> Light Spear Cannon -> Rending Havoc -> Lightning Tiger Blade -> Rending Saber

Algumas notas sobre Asch:

  • Diferente de Jade, as Fonic Artes Stalagmite e Thunder Blade de Asch não possuem FoF Changes.
  • Icicle Rain e Explosion são, respectivamente, FoF Changes de Splash e Flame Burst de Jade, portanto essas Artes não criam FoFs, apesar de possuírem ATR.
  • Geralmente, em Fonic Artes, a Cobalt Chamber faz com que o tempo que você fica parado após usar a Fonic Arte seja reduzido. Nas Fonic Artes de Asch, porém, a Cobalt Chamber faz com que o inimigo seja jogado para mais longe.
  • Asch deveria possuir uma Mystic Arte especial chamada Binding Doom, mas ela foi cortada tanto na versão JP quanto na versão US. Ela até possui dublagem na versão US. A fala é essa: “I’m done playing! Binding Doom! Now die! The weak should stay back!”
  • Comparando Rending Saber de Asch com o Radiant Howl de Luke, Rending Saber é dezenas de vezes melhor. O problema é que Asch não pode trocar de arma, o que faz com que Asch cause menos dano que Luke com a MA em Mushroom Road.
  • Se você usar um Cheat Device (Code Breaker, ARMAX, etc) para desbloquear os equipamentos de Asch e equipar a Jewel of Lorelei nele, ela não desaparecerá quando você conseguir a Key of Lorelei. Isso não tem nada a ver com Artes, mas não tinha nenhum lugar melhor para mencionar isso :P

3. Background

Aviso: Se você não está interessado na história do mundo de jogo, não perca seu tempo e pule essa subseção.

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção nesse jogo é o background. Para quem não é familiar com esse termo, isso quer dizer a história de fundo.

Diferente de vários jogos que já vi, esse jogo não conta só o que acontece com os personagens, ele conta como é e o que está acontecendo com o mundo.

Vários detalhes são dados, como a crença das pessoas e sua dependência no Score, os nomes dos meses e dias da semana e a história do mundo são contados na biblioteca em Daath e há até uma linguagem escrita própria do jogo. Eu pretendo dar alguns desses detalhes nessa seção.

Primeiro, a linguagem. Apesar de praticamente só o Ancient Ispanian ser mencionado no desenrolar da história do jogo (o idioma atual só é mencionado em uma Skit Scene), o idioma escrito não usa o alfabeto ocidental ou qualquer outro existente no mundo real.

O alfabeto fônico consiste de 23 letras e 10 números. As letras B/V e G/J são representadas pelos mesmos símbolos, não há um símbolo que represente a letra X e não existem acentos. Aqui há uma imagem com os símbolos e quais letras eles representam:

Como você deve notar através do jogo, a população de Auldrant tem uma fé e dependência (que chega até à obsessão em alguns casos) pelo score. Score é um modo de usar o sétimo fonon para ler o futuro.

Quase tudo o que vem a seguir nessa seção foi retirado da biblioteca de Daath.

O planeta Auldrant possui um anel de seis níveis conhecido como “Fon Belt”. Cada nível é composto de fonons de um tipo: O exterior é Luz, seguido por Fogo, Água, Vento, Terra e, por último, Trevas. As pessoas aprenderam a controlar esses fonons para usar Fonic Artes e usaram isso como base para a civilização.

Eventualmente, foi descoberto um sétimo tipo de fonon no Fon Belt. O estudo desses fonons revelou que eles contêm memórias do planeta, de seu nascimento à sua destruição. Isso levou Auldrant a uma crise política que levou ao caos.

O mundo se dividiu em dois grupos. Um que defendia que a habilidade de ver o futuro deveria ser usada em vantagem da humanidade, e outro que avisava que isso só levaria ao desastre. Isso acabou se tornando uma verdadeira guerra.

Quando os defensores da visão do futuro, incluindo a maioria dos fonistas, começaram a perder a guerra, uma fonista chamada Yulia Jue apareceu.

Yulia leu as memórias contidas no sétimo fonon e previu o futuro de Auldrant séculos à frente. Com isso, a situação rapidamente mudou e as pessoas começaram a ter fé na “prosperidade sem precedentes” lida no Score de Yulia, e a história começou a seguir os passos desse Score. Assim nasceu a Order of Lorelei.

Dizem que Yulia aprendeu a ler o Score com os Cheagles, aos quais ela deu o Sorcerer’s Ring, que permite que eles se comuniquem com seres humanos. Esse anel é feito do fragmento de uma Fonstone (pedras que caem do Fon Belt) e pode ampliar o poder de Fonic Artes através de versos gravados nele ou expondo-o a uma grande quantidade de um mesmo fonon.

No ano ND2002, o império de Malkuth e o reino de Kimlasca-Lanvaldear tiveram uma guerra conhecida como Hod War, que começou com disputas por fronteiras. Durante a guerra, a ilha de Hod, que fazia parte de Malkuth, desapareceu misteriosamente. Malkuth culpou Kimlasca por isso, mas não se sabe a verdadeira causa. A guerra continuou por um ano, até que a Order of Lorelei conseguiu firmar um tratado de paz.

No ano ND2011, Luke Fon Fabre, filho do renomado Duke Fabre e sobrinho do rei Ingobert VI de Kimlasca-Lanvaldear, foi sequestrado e foi encontrado em Choral Castle sem se lembrar nem mesmo quem ele era. Kimlasca culpou Malkuth pelo incidente. Desde então, Luke foi proibido de sair da mansão de sua família.

O ano atual é ND2018. Em Auldrant, cujo satélite natural se chama Luna, um dia leva 24 horas e um ano leva 765 dias. Um ano em Auldrant consiste de treze meses e seus nomes são:

  • Rem Decan
  • Sylph Decan
  • Undine Decan
  • Gnome Decan
  • Ifrit Decan
  • Shadow Decan
  • Shadow Redecan
  • Ifrit Redecan
  • Gnome Redecan
  • Undine Redecan
  • Sylph Redecan
  • Luna Redecan
  • Lorelei Decan

Assim como na vida real, as semanas são divididas em sete dias em Auldrant. Os nomes desses dias são:

  • Remday
  • Lunaday
  • Ifritday
  • Undineday
  • Sylphday
  • Loreleiday
  • Gnomeday

Chegando a Gnomeday, volta a Remday e começa uma nova semana.

  1. Tiago
    10/07/2013 às 18:55

    Os pontos extras conseguidos no capacity cores alem de funcionarem pra conseguir os ad skill contam tambem servem pra aumentar o status como p.atk ou f.atk?

  2. 12/07/2013 às 08:47

    Tiago :

    Os pontos extras conseguidos no capacity cores alem de funcionarem pra conseguir os ad skill contam tambem servem pra aumentar o status como p.atk ou f.atk?

    Sim.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: