Coliseum

By Hidora

Coliseum.

Lugar onde se pode conseguir algumas das armas mais poderosas. Também é o lugar onde você pode enfrentar os personagens de outros jogos da série Tales para conseguir as melhores armaduras para Luke e Tear/Natalia.

É também o lugar onde você deve aprender a lutar de verdade ou voltar com o rabo entre as pernas.

Antes de mais nada, saiba que:

  1. Você só pode usar o Coliseum após Ingobert reaceitar Natalia.
  2. Você só pode usar o Coliseum se estiver com todos os 6 personagens no grupo (ou seja, entrar com Asch no Coliseum = no no).
  3. Você só pode entrar nas batalhas Advanced após vencer o Beginner. Note que só é necessário vencer o Beginner com um personagem e todos os outros poderão entrar no Advanced.
  4. Se Luke possuir o título Vagabond Son (não precisa estar equipado), você pode participar do Coliseum sem pagar.
  5. Guy é o mais fácil de todos para vencer no Advanced Single. Period.

Singles

Aqui eu vou dar umas dicas sobre como usar cada personagem no Advanced Singles do Coliseum. Algumas notas:

  1. Quando eu mencionar mais de um equipamento, vou colocar um asterisco no melhor equipamento (IMO) para ser usado.
  2. Não vou mencionar os equipamentos que podem ser conseguidos apenas na última dungeon nem na dungeon opcional do 2º playthrough.
  3. Se você não possuir algum dos itens mencionados aqui, você pode usar algum equipamento de Mythril como substituto.
  4. As primeira, terceira e quarta batalhas são bem simples e funcionam basicamente da mesma maneira, então eu não vou mencioná-las com cada personagem para economizar espaço. Apenas leve em consideração as dicas gerais e PRESTE ATENÇÃO nas características desses inimigos.
  5. As armas mais poderosas de Luke (Soul Crush), Tear (Blue Crystal Rod), Anise (Grand Cross), Guy (Shakunage) e Natalia (Celestial Star) são conseguidas vencendo no Coliseum. As melhores armas de Jade são conseguidas em Replica Lab, The Abyss (Gungnir, para P.ATK) ou Eldrant (Fonic Lance, para F.ATK).

Dicas Gerais

Todas essas dicas são baseadas em minhas experiências na dificuldade Unknown.

  • Nunca, NUNCA, **NUNCA** ataque diretamente os inimigos, ENTENDEU?! Isso é suicídio! Espere que eles ataquem, desvie do golpe e contra-ataque quando eles abrirem a guarda. Dê apenas uma sequência de golpes e Artes que seus AD Skills permitirem em um combo e afaste-se.
  • Cuidado com inimigos encurralados. Se um inimigo não possuir espaço suficiente atrás dele, ele NÃO abrirá a guarda e voltará a atacar sem que você tenha a chance de contra-atacar. Nesse caso, atraia o inimigo para longe da parede.
  • Se um inimigo entrar em Overlimit, NÃO ataque! Fique desviando dos golpes dele até o OL acabar. Você pode tentar usar uma Arte ou dar uns dois ou três golpes quando ele abrir a guarda, mas tome cuidado. Se você não sabe o tempo que cada inimigo fica de guarda aberta, então é melhor não tentar e ficar usando o Free Run para evitar os golpes até o OL acabar.
  • Leve as três dicas anteriores MUITO a sério.
  • Tenha como atalhos de Cook para o personagem que você está usando: Gratin (ou Sushi), Fruit Cocktail (ou Udon Noodles), Stew e Miso Stew. Para colocar os atalhos, abra o menu, escolha “Cook”, aperte duas vezes para baixo e escolha o personagem e a receita para o devido atalho. Para cozinhar após a batalha é só apertar o devido shortcut (cima, baixo, esquerda ou direita) na tela com as recompensas e então apertar Quadrado. Use Miso Stew quando estiver quase completamente curado. Eu não uso isso, mas pode ajudar bastante.
  • Se o seu personagem ainda não está em Lv200, uma boa idéia é dar o CC Tutti ou o Grandioz para o personagem que está indo ao Coliseum para ele ganhar uns pontinhos extras de atributos quando passar de Lv :P
  • Em qualquer dificuldade superior a Normal, se você passar de 35 hits na primeira ou terceira luta, o inimigo (provavelmente) ativará o Overlimit. Note que isso NÃO significa que eles só ativarão o OL nesse caso.
  • Não é permitido trocar equipamentos durante o combate, então cheque se você está usando os equipamentos corretos antes de entrar.
  • Não é permitido usar itens no Coliseum, então tenha cuidado redobrado.
  • A menos que você tenha bastante TP, evite usar Mystic Artes especiais, pois elas gastam TP demais. Dê preferência a  Mystic Artes comuns, pois elas não gastam TP.
  • O AD Skill “Add Combo 4” é imprescindível para Luke, Guy e Natalia. Também é uma boa ter pelo menos “Add Combo 2” com Anise, Jade e Tear.
  • Nem tente, você NÃO pode sobreviver usando apenas Fonic Artes. Simplesmente não há tempo suficiente para conjurar Fonic Artes sem levar dano, nem mesmo Energy Blast. Ou seja, você terá que atacar com Tear e Jade.
  • A anterior não se aplica à luta contra o Castle Golem, onde, dependendo do seu AGL e dos seus AD Skills, talvez você possa usar duas High Fonic Artes antes dele chegar em você xD
  • Para Jade, Tear e Anise, dê preferência a armas com mais P.ATK do que F.ATK, já que você atacará mais do que usará Fonic Artes.
  • Jade até possui um P. ATK razoável, mas pelamordedeus ele NÃO é um guerreiro. NÃO insista, ele NÃO sobreviverá a muitos golpes, além de não poder se curar durante a batalha.
  • Não é necessário estar parado para ativar os AD Skills “Power Charge” e “Magic Charge”. Você pode ativar esses AD Skills mesmo que esteja usando o Free Run para andar na diagonal para baixo!
  • Alguns AD Skills que creio que podem ajudar bastante:
    • Combo Force
    • Add Combo 4 (ou pelo menos Add Combo 2)
    • Dash
    • Spirit Healer
    • Life Healer
    • O.L. Boost
    • Quick Turn
    • Step Away
    • Resurrect
    • Blood Spirit
    • Rebirth
    • Angel’s Tear
    • Glory (ou pelo menos Flash)
    • Auto-Aid
    • Ability Plus
    • Super Chain
    • Back Action
    • Long Step

Os Inimigos

1ª Batalha – Two-Handed “Master”? Euri

Na maior parte do tempo ele usa cortes laterais rápidos, mas de vez em quando ele usa uma estocada, então o Backstep nem sempre é a melhor opção. Dê preferência ao Free Run na diagonal.

HP

39.000

P.ATK

470

P.DEF

331

F.ATK

382

F.DEF

280

Weak

N/A

Resist

N/A

2ª Batalha – MALDITOS! SEJAM! ESSES! PÁSSAROS!

Aqui você enfrentará sozinho 20 pássaros, mas “apenas” 14 aparecem no começo da batalha (conforme você vai derrotando, os outros aparecem).

Se você estiver na dificuldade Normal no máximo três atacarão de cada vez, ao passo que no Unknown TODOS atacarão de uma vez só, não lhe dando tempo nem pra respirar. Essa pode não ser a batalha mais difícil do jogo, mas é com certeza a mais irritante.

Tente manter poucos pássaros por perto, pois assim você pode ter uma noção de onde virão os golpes e poderá desviar ou defender mais facilmente.

Eles possuem três tipos de ataque:

  • Um vôo rasante e rápido que faz o Backstep ser inutilizado. Cria um FoF de vento se você for atingido ou se ele atingir o chão.
  • Um sopro roxo enquanto voa lentamente para a frente. Possui vários hits, mas é fácil de desviar. Cria um FoF de trevas se você for atingido.
  • Uns chutes enquanto voa lentamente para a frente. É bem fácil de desviar com Free Run.

Como você pode ver, Free Run é seu melhor amigo aqui, então use e abuse.

Se você usar Indignation, Mystic Cage ou Fortune’s Arc e não matar todos os pássaros de uma vez, os sobreviventes ficarão imortais por um tempo (mas não poderão atacar e estarão com 1 HP) e os que estavam fora da batalha aparecerão com HP cheio no lugar dos que morreram.

Note que esses pássaros criam um FoF de água quando vão se levantar após serem atingidos por uma Fonic Arte.

HP

6.000

P.ATK

350

P.DEF

210

F.ATK

359

F.DEF

271

Weak

Fogo

Resist

N/A

3ª Batalha – Devitorimm, é você?

Se você conhece a HQ Holy Avenger deve saber o porque desse título :P

Se não conhece, procure conhecer. É uma ótima história.

Esse cara usa uma armadura completa e uma espada maior que ele. Basicamente, essa batalha é igual à primeira, mas devido ao tamanho da espada é mais difícil desviar dos golpes dele.

Quando for desviar, aconselho que use o Free Run na diagonal para trás e então volte para atacar.

Devido ao tamanho da espada dele, os golpes tendem a ser lentos, mas a estocada é razoavelmente rápida, então tome cuidado.

HP

45.000

P.ATK

590

P.DEF

409

F.ATK

280

F.DEF

260

Weak

N/A

Resist

Físico

4ª Batalha – Dinosaur! :D

Você só entenderá a piada desse nome se fez parte do dothackers bbs durante a época de discussão sobre o mangá .hack//Link (apesar da piada ser sobre .hack//G.U+). Se você quiser MESMO entender a piada, talvez isso o ajude a entender a piada (ou talvez deixe você mais confuso ainda xD).

Back to business…

O golpe mais simples (e também o mais usado) dele é uma chifrada. É um golpe rápido, mas relativamente fácil de desviar.

Outro dos golpes dele é uma mordida. Se você usar o Free Run para fugir dando a volta ao redor ele, você poderá ser atingido do mesmo jeito.

O outro golpe, um ataque com a cauda, é quase imprevisível e tem um alcance maior que a mordida, apesar de causar menos dano.

Outro problema é que ele passa menos tempo com a guarda aberta do que os outros inimigos, então não perca tempo. Sem contar que às vezes ele defende pouco depois de abrir a guarda, dando-lhe menos tempo ainda para atacá-lo.

Ele também é o inimigo que mais recua após atacar, então é mais fácil ele ficar encurralado e parar de abrir a guarda.

Also, ele possui o péssimo hábito de anular o stagger quando recebe um combo de mais de 30 hits.

HP

50.000

P.ATK

620

P.DEF

470

F.ATK

499

F.DEF

361

Weak

N/A

Resist

N/A

5ª batalha – Castle Golem

Não consegui pensar em uma piada melhor do que “Golem pedreiro” (por causa do capacete /facepalm), então acho que vou usar o nome dele mesmo…

Esse cara é estupidamente lento e é resistente a ataques físicos. Como se isso não bastasse, os dois ataques mais comuns dele não fazem com que ele abra a guarda. Preste atenção que, se ele der um soco com apenas uma mão, ele NÃO abrirá a guarda.

Seus outros golpes (todos fazem ele abrir a guarda) são:

  • Atirar Bombas. Cria FoF’s de fogo e terra se atingir você. Fácil de desviar com Free Run ou se você correr em direção dele, mas quase impossível com Backstep.
  • Girar (2 hits). Use Backstep para evitar esse golpe.
  • Bater no chão com as duas mãos. Desvie com Backstep.

Assim como o dinossauro, ele pode defender ao invés de abrir a guarda.

Note que, apesar de alguns golpes abrirem a guarda e outros não, a segunda dica geral ainda se aplica, então tente não deixá-lo encurralado.

HP

52.600

P.ATK

680

P.DEF

490

F.ATK

531

F.DEF

383

Weak

Água, Luz

Resist

Físico, Terra, Fogo

Videos Demonstrativos

Aqui estão os videos de como vencer no Coliseum com cada personagem (sim, fui eu mesmo que fiz os videos). Also, ignore a janela que fica no meio da tela. Se eu fizesse os videos durante a noite, a qualidade seria bem pior =/

Luke

Tear

Anise

Jade

Guy

Natalia

Parte 1

Parte 2

Luke

“Let’s get on with it”

Skills Recomendadas

Set 1

Analógico Esquerdo

O Slag Assault
Cima + O Lightning Blade
Baixo + O Steel (com Grass Chamber)
Lado + O Devil’s Inferno

Analógico Direito

Cima Guardian Field (com Sunlight Chamber)
Baixo Rending Thrust (com Sunlight Chamber)
Esquerda Havoc Strike (com Sunlight Chamber)
Direita Fang Blade (com Sunlight Chamber)

Principais Combos:

  • Havoc Strike + Devil’s Inferno + Blazing Havoc
  • Havoc Strike + Devil’s Inferno + Havoc Strike + Blazing Havoc
  • Slag Assault + Havoc Strike + Rending Quake
  • Rending Thrust + Slag Assault + Rending Quake
  • Rending Thrust + Slag Assault + Rending Thrust + Rending Quake
  • Lightning Blade + Havoc Strike + Lightning Tiger Blade
  • Fang Blade + Lightning Blade + Fang Blade + Lightning Tiger Blade
  • Havoc Strike + Guardian Field + Lightning Tiger Blade
  • Rending Thrust + Guardian Field + Lightning Tiger Blade

Notas:

  • Esse set funcionará se, E APENAS SE, você possuir as Sunlight Chambers de Rending Thrust, Havoc Strike e Fang Blade em rank 6. Não é realmente necessário ter a Sunlight Chamber de Guardian Field em rank 6.
  • Esse é o set que eu uso normalmente. Criei esse set especialmente para jogar na dificuldade Unknown.
  • Steel está aí para curá-lo, então não use Coil.

Set 2

Analógico Esquerdo

O Lightning Blade
Cima + O Light Spear Cannon (com Sunlight Chamber)
Baixo + O Slag Assault
Lado + O Swallow Fury

Analógico Direito

Cima Guardian Field (com Sunlight Chamber)
Baixo Demon Fist
Esquerda Sonic Thrust
Direita Steel (com Grass Chamber)

Principais Combos:

  • Demon Fist + Sonic Thrust + [qualquer Arcane Arte, exceto Swallow Fury]
  • Lightning Blade + Light Blast

Notas:

  • Esse é o set que eu usei até o fim do 2º playthrough.
  • Steel está aí para curá-lo, então não use Coil.

Sugestões de Equipamentos

Arma

  • Ultimatus*
  • Dragon Killer
  • Hauteclare
  • Holy Judgement

Armadura

  • Golden Armor
  • Brigandine*
  • Rare Mail

Braço

  • Rare Bracelet
  • Angel Bracelet
  • Draupnir*

Acessório

  • Golden Helm
  • Jewel of Lorelei*
  • Black Onyx

2ª Batalha

A luta contra esses malditos nunca é fácil, principalmente com Luke e seus golpes lentos. Se você tiver a Jewel of Lorelei ela será uma grande vantagem aqui.

Os ataques comuns de Luke nem sempre atingem os inimigos no chão, então use o ataque para o alto (esquerda/direita + X) ou o ataque baixo (baixo + X).

Quanto às skills, Light Spear Cannon pode atingir inimigos no ar, mas há muito mais probabilidade de que você erre. NÃO use Lightning Blade nem Sonic Thrust, pois há mais de 90% de chance de você errar esses malditos com essas duas. Slag Assault pode ser uma boa opção de ataque e Rending Quake pode atingir vários de uma vez, mas tenha cuidado.

Uma ótima opção é Guardian Field, que dá vários hits em vários inimigos de uma só vez, enchendo bastante a barra de OL. Fique de olho no seu HP se for se jogar no meio dos pássaros estilo Leeroy Jenkis pra usar isso, though.

Se estiver usando o primeiro set, sempre que possível aproveite os FoF’s criados pelos pássaros para atacar com FoF Changes.

Há algumas vezes que os pássaros param perto do chão. Aproveite esse momento para atacar com uma sequência de golpes.

Quando necessário, saia de perto deles e use Steel para se curar. Steel cura apenas 5% do HP, então você provavelmente precisará usar mais de uma vez.

5ª Batalha

Luke possui um ótimo ataque, mas além desse cara ter uma ótima defesa ele ainda é resistente a ataques físicos. Preste atenção nos golpes dele para não ser enganado quando ele não abrir a guarda.

Você pode tentar usar a estratégia para enfrentar Liger Queen: use o Free Run para correr ao redor dele e ataque quando ele abrir a guarda.

NÃO use Devil’s Inferno, Burning Havoc, Slag Assault, Rending Quake, Lightning Blade ou Lightning Tiger Blade contra ele. Isso causará um dano minúsculo.

Isso mesmo, as resistências desse cara anulam quase completamente o 1º setup que eu dei. A única coisa que você pode fazer aqui com o 1º setup é combinar duas Base Artes com Guardian Field.

Nesse caso, você pode fazer algumas adaptações durante a batalha. Light Blast pode causar um bom dano e é mais seguro do que Guardian Field.

“All right!!”

Tear

“I don’t think I’d want your job. Hang in there”

Skills Recomendadas

Analógico Esquerdo

O Nocturnal Light
Cima + O Severed Fate
Baixo + O First Aid
Lado + O Nightmare

Analógico Direito

Cima Holy Lance
Baixo Pow Hammer
Esquerda Eclair de Larmes
Direita Judgement

Principais Combos:

  • Nocturnal Light + Severed Fate
  • Severed Fate + Nocturnal Light

*Esse combo é mais eficiente que o anterior para evitar inimigos, mas é necessário um pouco de prática para saber o tempo certo de usar Nocturnal Light.

  • Nocturnal Light + Severed Fate + Nocturnal Light

* Esse combo é mais eficiente que o anterior para evitar inimigos, mas é necessário um pouco de prática para saber o tempo certo de usar Nocturnal Light.

  • Eclair de Larmes + Flamme Rouge

* Apenas se você possui o AD Skill “Reprise”

Notas:

  • Judgement está aí apenas para ativar Fortune’s Arc.
  • Banishing Sorrow é a Strike Arte mais poderosa de Tear, mas é muito lenta, então eu não aconselho a utilização desta.
  • Você pode incluir Pow Hammer após os 1º e 2º combos da lista, mas aconselho que faça isso apenas se tiver certeza que o inimigo não chegará a você antes de Pow Hammer atingí-lo.
  • Aconselho que você tenha os AD Skills “Speed Cast”, “Rythym”, “Resilience” e “Magic End”.

Sugestões de Equipamentos

Arma

  • Holy Cross*
  • Arc Scepter
  • Kreuzzeichen
  • Schwarzvogel

Armadura

  • Rare Guard*
  • Lunar Guard
  • Princess Guard
  • Rare Protector

Braço

  • Queen Gloves
  • Elder Gloves

Acessório

  • Tear’s Pendant*
  • Emerald Ring
  • Sapphire Ring
  • Mystic Mark
  • Force Ring

2ª Batalha

Se estiver no 2º playthrough, essa batalha será fácil. Use Taunt até poder usar o OL e use Fortune’s Arc com a Extension. Use Pow Hammer, Nocturnal Light ou Severed Fate para matar os pássaros que estiverem vivos.

Se não estiver no 2º playthrough, então você terá problemas. Encontre um canto afastado dos pássaros e comece a conjurar Judgement. Aperte (leia-se: martele) o botão X freneticamente até a magia sair (se você tiver o AD SKill “Rythym”). Afaste-se e use First Aid. Use Pow Hammer nos inimigos que estiverem com pouco HP. Você também pode usar Nocturnal Light ou Severed Fate para atingir os fracos.

Faça o que fizer, NÃO use Innocent Shine em hipótese alguma.

5ª Batalha

Ao começar a batalha, fuja para o fim da arena e use Holy Lance. Use Holy Lance novamente e fuja para o lado oposto da arena (use o Air Jump ou Free Run pra passar por ele) e use Holy Lance (se você tiver o AD Skill “Reprise”, use duas vezes). Fuja para o lado oposto e use Holy Lance (se você tiver o AD Skill “Reprise”, use duas vezes). Repita isso até que ele esteja morto.

“Phew…”

Jade

NOTA IMPORTANTE: Jade é o único que NÃO possui alguma Arte que possa curá-lo durante a batalha então tenha cuidado redobrado quando for usá-lo.

“My, my, how passionate”

Skills Recomendadas

Analógico Esquerdo

O Thunder Lance
Cima + O Thunder Blade
Baixo + O Energy Blast
Lado + O Impaling Heaven

Analógico Direito

Cima Meteor Storm
Baixo Prism Sword
Esquerda Splash
Direita Blessed Drops

Principais Combos:

  • Thunder Lance + Impaling Heaven + Thunder Lance

* Esse combo só é possível se Jade possuir uma alta AGL. Caso contrário o inimigo poderá se recuperar e atacar antes de Impaling Heaven.

  • Impaling Heaven + Thunder Lance
  • Impaling Heaven + Thunder Lance -> Lightning Tempest

* Use esse apenas se Thunder Lance completar o FoF.

Notas:

  • Você pode substituir Blessed Drops por Absolute se quiser.
  • Aconselho que você tenha os AD Skills “Life Healer”, “Speed Cast”, “Rythym”, “Resilience” e “Magic End”.

Sugestões de Equipamentos

Arma

  • Bahamut’s Tear*
  • Gae Bolg
  • Penetrator
  • Do Sanga

Armadura

  • Elder Robe*
  • Viridian Robe

Braço

  • Rare Bracelet
  • Angel Bracelet
  • Draupnir*

Acessório

  • Emerald Ring
  • Sapphire Ring
  • Mystic Mark
  • Force Ring

2ª Batalha

Bem simples. Use Taunt até poder usar o OL e então use Mystic Cage (NÃO use Indignation, pois você não matará todos). Você pode usar Meteor Storm se quiser arriscar, mas não aconselho.

Uma boa idéia é encher a barra de OL na 1ª batalha, chegar aqui e usar a MA logo de cara.

5ª Batalha

Talvez a batalha mais fácil do Coliseum. Ao começar a batalha, fuja para o fim da arena e use Prism Sword. Fuja para o lado oposto da arena (use o Air Jump ou Free Run pra passar por ele) e use Blessed Drops (ou Absolute). Fuja para o lado oposto e use Blessed Drops (ou Absolute) mais uma vez. Repita isso até que ele esteja morto.

“Well, what did you expect?”

Anise

“Prize Money…prize Money…”

Skills Recomendadas

Analógico Esquerdo

O Soaring Blast
Cima + O Cyclone Shot
Baixo + O Shadow Punishment
Lado + O Surge Breaker (com Sunlight Chamber)

Analógico Direito

Cima Limited (com Sunlight Chamber)
Baixo Shadow Raid
Esquerda Dual Punishment
Direita Mighty Charge (com Grass Chamber)

Principais Combos:

  • Dual Punishment + Cyclone Shot
  • Shadow Raid + Soaring Blast
  • Shadow Raid + Shadow Punishment
  • Soaring Blast + Final Fury + Dying Moon

* Apenas no 2º playthrough.

  • Limited + Gungnir a Go Go

* Apenas se você já usou Limited pelo menos uma vez. Use somente durante a 5ª batalha.

  • Surge Breaker + Spark Wave.

* Evite usar isso na dificuldade Unknown.

  • Limited + Spark Wave

* Apenas se você já usou Limited pelo menos uma vez e se você possuir o AD Skill “Reprise”

Notas:

  • Note que eu NÃO coloquei Lucky no meio dessas Artes. Por quê? Para evitar que você acabe usando Fever Time sem querer, jogando assim 20000 Gald pela janela. Simplesmente não vale a pena. Period.
  • Não vou mentir. Eu NÃO gosto de jogar com Anise e NÃO sei jogar com ela. Por conta disso minha estratégia aqui provavelmente não ajudará muito =/
  • Aconselho que tenha os AD Skills “Reprise”, “Speed Cast”, “Rythym” e “Magic End”.
  • O AD Skill “Dash” é absurdamente necessário aqui.
  • Aconselho que tenha uma agilidade no mínimo descente aqui. Algo entre 400 e 500 de AGL total devem ser o suficiente pra lutar no Very Hard, mas se você quiser ter mais, sinta-se à vontade.
  • Se você for ao Coliseum tendo um dos acessórios de Tokunaga equipado, haverá algumas batalhas em que a aparência de Tokunaga não será alterada. Não sei por que isso acontece, mas o fato da aparência de Tokunaga não estar alterada não significa que o acessório deixou de fazer efeito, então não se preocupe com isso.

Sugestões de Equipamentos

Arma

  • Hanuman’s Staff
  • Holy Cross*
  • Arc Scepter
  • Kreuzzeichen

Armadura

  • Queen Cloak*
  • Reflection Cloak
  • Elder Cloak

Braço

  • Queen Gloves
  • Elder Gloves

Acessório

  • Warrior Maiden
  • Ant Lion Man*
  • Time Traveling Hero
  • Wonder Doll
  • The Prince

* Se você está tendo problemas com a lentidão de Tokunaga, você pode tentar usar a Persian Boots (+300 AGL) para melhorar isso.

2ª Batalha

Soaring Blast e Soaring Blast até não poder mais. Se você mantiver o tempo certo, você acertará os pássaros o tempo todo sem ser atingido.

Se estiver usando a Warrior Maiden, você irá recuperar HP e TP toda vez que derrotar um pássaro, o que permite que você continue a usar Soaring Blast. Você pode usar o Ant Lion Man no lugar da Warrior Maiden e terá o mesmo efeito, mas terá menos chance de morrer.

Você também pode aproveitar para usar Lightning Punishment com os trocentos FoFs de vento que são criados pelos pássaros. O mesmo vale para Brutal Torrent e os FoFs de trevas :P

NÃO use Fonic Artes, não vale a pena, a menos que você tenha certeza que vai acertar um Spark Wave. O combo Surge Breaker + Spark Wave pode ajudar ou atrapalhar, dependendo da situação.

5ª Batalha

Simplesmente use Limited (cria um FoF de luz pela metade) e, em seguida, use Limited + Gungnir a Go Go. Repita isso algumas vezes e ele morrerá. Combinar isso com Mighty Charge e os AD Skills “Magic Charge” e “Power Charge” pode aumentar consideravelmente o dano total.

“Prize Money!”

Guy

“Hey there!”

Skills Recomendadas

Analógico Esquerdo

O Severing Wind
Cima + O Tempest
Baixo + O Final Cross
Lado + O Sword Rain: Alpha

Analógico Direito

Cima Moonlight Demon
Baixo Void Tempest (com Sunlight Chamber)
Esquerda Crescent Strike
Direita Center (com Carmine Chamber)

Principais Combos:

  • Tempest + Sword Rain: Alpha + Tempest

* APENAS se o inimigo estiver encurralado.

  • Crescent Strike + Tempest + Sword Rain: Alpha

* APENAS se o inimigo estiver encurralado.

  • Crescent Strike + Sword Rain: Alpha + Tempest

* É ótimo para sair do alcance de inimigos.

  • Crescent Strike + Severing Wind + Dragon Tempest
  • Crescent Strike + Severing Wind + Dragon Tempest + ataque comum + Crescent Strike + Void Tempest + Sword Rain: Alpha

* APENAS se você tiver uma alta AGL

  • Crescent Strike + Severing Wind + Dragon Tempest + ataques comuns + Crescent Strike + Sword Rain: Alpha + Tempest

* APENAS se você tiver uma alta AGL. Não use isso contra inimigos encurralados, o Tempest está aí para você fugir.

Notas:

  • Sempre mantenha 10 TP sobrando para usar Center no caso de uma emergência.
  • Moonlight Demon está aí apenas pra ocupar espaço. Substitua pela Arte que você quiser.

Sugestões de Equipamentos

Arma

  • Jewel of Gardios
  • Ultimatus*
  • Swordian Dymlos
  • Dragon Killer

Nota: Se estiver no 2º playthrough e possuir a Jewel of Gardios, dê preferência a ela para que possa usar Brilliant Overlord caso seja necessário.

Armadura

  • Reflex*
  • Golden Armor
  • Rare Mail
  • Brigandine

Braço

  • Rare Bracelet
  • Angel Bracelet
  • Draupnir*

Acessório

  • Emerald Ring
  • Sapphire Ring
  • Mystic Mark
  • Force Ring

2ª Batalha

Assim como com Luke, é bem difícil enfrentar tantos inimigos de uma vez só com Guy. Diferente de Luke, Guy não possui um acessório que fica curando o tempo inteiro.

Algumas Artes boas aqui são Soaring Light Spear e Severing Wind. Não use o combo com Dragon Tempest, pois isso manterá você parado enquanto é atingido pelos pássaros.

Quando for usar Razing Phoenix, tente atingir o máximo de inimigos possível. Lembre-se de sempre guardar os 10 TP necessários para usar Center e use Center sempre que necessário.

5ª Batalha

Diferente de Luke, Guy é bem ágil, então você leva uma vantagem contra esse cara. Preste atenção pra não cair no truque do golpe com um braço só.

Economize seu TP para usar Center. Não use Sword Rain: Alpha, pois essa Arte gasta muito TP. Como você está querendo economizar TP, não vai poder usar os combos enormes que eu listei, então dê apenas os ataques normais e então use Tempest. Antes de terminar Tempest, já comece a segurar o direcional para trás para não ser atingido.

Faça o que fizer, NÃO use Severing Wind, Searing Gale, Dragon Tempest, Eternal Quake ou Razing Phoenix. Isso mesmo, NADA de Razing Phoenix. Cada hit dessa Mystic Arte causará 1 de dano, então use o OL apenas para aumentar seus stats.

“Heh heh, I don’t know what to say”

Natalia

“I’ll do my best”

Skills Recomendadas

Analógico Esquerdo
O Piercing Line
Cima + O Star Stroke
Baixo + O Heal
Lado + O Gallant Barrage
Analógico Direito
Cima Cavalry (com Grass Chamber)
Baixo Star Embrace
Esquerda Aerial Laser
Direita Storm Edge

Principais Combos:

  • Piercing Line + Star Stroke
  • Piercing Line + Gallant Barrage + Piercing Line
  • Storm Edge + Star Embrace + Storm Edge
  • Aerial Laser + Star Stroke + Astral Rain
  • Aerial Laser + Gallant Barrage + Astral Rain
  • Storm Edge + Star Stroke + Astral Rain
  • Storm Edge + Star Embrace + Astral Rain
  • Storm Edge + Aerial Laser + Star Embrace + Astral Rain
  • Gallant Barrage + Aerial Laser + Astral Rain

Notas:

  • Como você pode notar, praticamente qualquer combo pode levar a uma Mystic Arte.
  • Cavalry está aí apenas para o caso de você não ter tempo de usar Heal.
  • Diferente dos outros personagens, Free Run não é uma boa opção para Natalia (exceto na 2ª batalha). Use o Backstep e ataque em seguida.
  • Aconselho que tenha os AD Skills “Long Step” e “Aerial Jump”.

Sugestões de Equipamentos

Arma

  • Elven Bow*
  • Merciless Bow
  • Cators Bow
  • Anclent Bow

Armadura

  • Solar Guard*
  • Rare Guard
  • Princess Guard

Braço

  • Queen Gloves
  • Elder Gloves

Acessório

  • Rare Circlet
  • Emerald Ring*
  • Force Ring
  • Earth Cape

2ª Batalha

Acho que não há batalha mais irritante que essa no jogo inteiro. Natalia tem sérios problemas para atingir esses miseráveis. Essa batalha costuma durar mais de 15 minutos na dificuldade Normal. É capaz de você se suicidar só pra terminar essa tortura de uma vez.

Quando for atacar, dê o primeiro golpe normal e os outros segurando para baixo. Duas ótimas Artes aqui são Piercing Line e Star Embrace. Sempre que possível use Voltaic Line.

Uma opção para correr menos riscos é ficar usando Taunt até encher o OL e usar Star Embrace ou Gallant Barrage para o Astral Rain.

NÃO deixe eles chegarem perto demais em hipótese alguma!

5ª Batalha

Se você perder essa batalha é porque dormiu com o controle na mão. Apenas fique atacando de longe e afaste-se quando ele chegar perto. Use Astral Rain quando encher o OL só pra diminuir o tempo da batalha.

“The natural result, I should say”

Group: Cameo Battle

Nota: Aconselho que venha aqui após a segunda visita a Absorption Gate por motivos óbvios (a Jewel of Lorelei e a Black Onyx).

Para chegar à Cameo Battle você deve passar pelos 3 rounds do torneio em grupo. Aconselho que NÃO use Overlimits durante o torneio e poupe o TP de Tear e Jade. Após derrotar o dragão no round 3, o discurso da apresentadora será interrompido e você será desafiado para uma batalha de exibição (não, você não pode recusar o desafio).

REID HERSHELL

P.ATK – 652

P.DEF – 1130

F.ATK – 386

F.DEF – 541

HP –80000

EXP – 8000

Gald – 10000

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

NANALY FLETCH

P.ATK – 642

P.DEF – 1030

F.ATK – 786

F.DEF – 541

HP – 70000

EXP – 8000

Gald – 10000

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

PHILIA PHILIS

P.ATK – 540

P.DEF – 980

F.ATK – 386

F.DEF – 941

HP – 50000

EXP – 8000

Gald – 10000

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

MINT ADNADE

P.ATK – 600

P.DEF – 980

F.ATK – 386

F.DEF – 1041

HP – 60000

EXP – 8000

Gald – 10000

Fraquezas: N/A Resistências: N/A
Drops: Mumbane, Prism Protector, Faerie Ring, Priestess

Deixe-me lhe dizer uma coisa. Essa é a batalha mais épica do jogo. Nenhuma, repito, NENHUMA batalha dá uma sensação melhor do que essa.

O único problema é que como são oito personagens usando High Fonic Artes, Arcane Artes e FoF Changes, o ps2 não consegue processar as coisas direito, então alguns FoF Changes podem falhar e High Fonic Artes podem demorar para para serem usadas. Conheço pessoas que o jogo até travou na dificuldade Unknown por exigir demais do ps2.

Essa é a única batalha no Coliseum em que você pode usar itens, então tenha certeza de ter o máximo de TODOS os Gels e Life Bottles. Aproveite e compre Specifics e Treats em Keterburg, pois você vai precisar. Equipe Luke com a Jewel of Lorelei e Guy com a Black Onyx. CHEGUE AQUI COM OVERLIMITS CHEIOS!

Agora vamos analisar os inimigos. Cada um deles veio de um jogo anterior da série Tales. Os únicos outros jogos Tales que eu já joguei foram Tales of Destiny e Tales of Innocence (que foi lançado após Tales of the Abyss, então não conta aqui), mas posso dizer que sei um pouco sobre eles.

Duas coisas que você deve saber: Eles também podem usar itens (cada um possui uma Life Bottle e Philia tem duas Hourglasses) e eles podem entrar em OL quando bem entendem, MESMO QUANDO UM ALIADO DELES JÁ ESTÁ EM OL. Ou seja, você pode dar o azar de TODOS eles entrarem em OL ao mesmo tempo!!

Reid (Tales of Eternia) é parecido com Guy. É ágil e possui Artes com muitos hits. Ele costuma usar usar Neo Swarm, sua marca registrada (que é bem parecido com Sword Rain: Alpha) o tempo todo, e Rising Falcon, que além de causar um dano infernal aumenta o ataque físico dele. Sua Divine Skill, Burning Phoenix, causa dano em todos que estiverem em linha reta à sua frente e baixa a defesa de todos. Sua Mystic Arte, Aurora Wall, além de causar dano em todos ao redor cura todos os aliados dele. This sucks. BADLY. Por sorte, Reid parece ter um faro por Mystic Artes: desde que ele não esteja ocupado matando Jade ou Tear, ele não pode ver uma MA sendo usada que corre atrás pra usar Neo Swarm e levar a MA na cara (AI mal programada, eu acho).

Nanaly (Tales of Destiny 2) é uma arqueira, então você pode esperar algumas Artes de Natalia, como Star Embrace (que ela adora usar o tempo todo), mas é o menor dos seus problemas, pois ela não possui nenhuma habilidade tão poderosa, nem mesmo sua Mystic Arte, Wild Geese. A única maneira com que ela pode realmente atrapalhar você é usando a Life Bottle dela em Philia ou Mint. Em muitos casos Você acaba matando ela sem querer.

Philia (Tales of Destiny) é provavelmente o maior dos seus problemas aqui. Ela pode usar algumas magias poderosas, como Flare Tornado, Eruption e até Meteor Storm quando quiser, além de poder usar a Mystic Arte de Arietta, Big Bang, que caso você não saiba causa dano massivo, assim como Mystic Cage, mas não deve causar muito mais de 1500 de dano (na dificuldade Normal) e não pode matar (deixa com 220 HP no mínimo). Sua Divine Skill, Sacred Penance, é quase igual a Fortune’s Arc de Tear, ou seja: reze para que isso não mate todos. Use Guardian no momento certo e você reduzirá os danos em 80%. Nas dificuldades Very Hard e Unknown ela possui Resurrection e possui algumas Hourglass que ela pode usar quando quiser, mas ao que me parece ela não usa Resurrection para reviver Reid ou Nanaly (ela só usa em Mint).

Curiosidade: Em Tales of Destiny, Philia se chama Philia Felice, e não Philia Philis.

Mint (Tales of Phantasia) é a Healer/Buffer do grupo. Ela será o seu primeiro alvo, já que além de ficar usando buffs para aumentar as defesas dos outros (que já são altas demais para o meu gosto), ela pode usar Resurrection e acabar com a sua festa revivendo qualquer um com metade do HP a qualquer momento. Ela também pode usar o Time Stop, que funciona da mesma forma que o item Hourglass, ou seja, eles ganham um tempo livre para surrar você. Veja as dicas na seção Nebilim para saber três maneiras de reduzir os danos disso.

Na dificuldade Normal eles não usam Mystic Artes, por isso a maioria das pessoas os enfrenta nessa dificuldade. Nas outras dificuldades, eles usam Mystic Artes a torto e a direito, além de poderem usar Life Bottles uma vez cada. No Very Hard e Unknown, Reid usa Rising Falcon nos primeiros dois segundos de batalha e logo em seguida usa Rising Phoenix, então assim que começar a batalha chegue perto dele e ative o OL para cancelar isso.

Se eles podem usar MAs, por que não usar as suas também? Tente atingir o máximo de pessoas que conseguir quando for usar MAs. Use Mystic Cage sempre que possível, pois isso ajudará bastante nessa batalha.

A primeira coisa que você tem de fazer é usar Radiant Howl e Razing Phoenix em Mint e então usar Mystic Cage para reduzir drasticamente o HP dela.

Mantenha Tear usando Revitalize e Resurrection o tempo inteiro e fique de olho no TP dela e de Jade (não queremos dois suicidas aqui, queremos?). Se quiser, você pode desativar todas as Artes de Jade, exceto Meteor Storm para atingir todos de uma vez, só não esqueça de ficar de olho no TP dele. Note que ao fazer isso você exigirá mais ainda do seu ps2 (coitado). Enquanto isso, mantenha Luke e/ou Guy concentrado(s) em Mint até que ela seja derrotada.

Quando Mint cair, siga para Philia, pois as magias dela são um problema. A partir daqui a batalha ficará um pouco mais fácil, pois eles não terão mais a defesa aumentada por Mint. Note que se você estiver no Hard Philia usará a Life Bottle dela em Mint, então mate Mint novamente quanto antes. Se você estiver no Very Hard ou Unknown, Philia usará Resurrection em Mint quantas vezes ela puder, então mate Mint sempre que Philia revivê-la.

Após derrotar Philia, ignore Nanaly e ataque Reid até que ele esteja morto. A dificuldade da batalha cai drasticamente após a morte de Philia.Desde que Reid e Nanaly não usem Life Bottles para reviver Philia e/ou Mint, você não terá muitos problemas. Obviamente, Nanaly será seu último alvo.

Lembre-se de sempre reviver quando necessário. Quando você estiver com oito Life Bottles ou menos, aconselho que use-as para reviver apenas Tear e deixe que ela reviva os outros com Resurrection.

Após a batalha

Após derrotá-los, você receberá a Mumbane (melhor armadura de Luke), o Prism Protector (melhor armadura de Tear/Natalia), o Faerie Ring (reduz o custo em TP em 50%) e a Priestess (única maneira de saber os stats/HP dos inimigos do Coliseum).

Os 32000 EXP e 40000 Gald talvez não sejam uma recompensa muito justa pelo que você acabou de passar, mas além dos itens, a sensação de ter derrotado esse grupo é uma ótima recompensa ;)

  1. 09/02/2012 às 22:37

    xMatts :

    como arruma elven bow?

    GameFAQs: FAQ/Walkthrough (Portuguese) by hidora
    Seção 13.f (aperte Ctrl+F e digite 013f0)

  2. Luke Angelorum Lapsos
    07/12/2012 às 02:56

    Eu nunca me importo com nenhuma dessas condições, no começo da batalha apenas olho para Reid e digo:
    Luke: i will make you sofer, Reid your bastard!!! KILL ALL!

  3. Tiago
    24/08/2013 às 22:18

    Como assim dugeon opcional? Eu to no 2 playthroug e não vi nenhuma dugeon extra so não fiz o de grupo eo da Natalia e do Guy. Dos outros não vi nada

  4. 26/08/2013 às 10:28

    Tiago :

    Como assim dugeon opcional? Eu to no 2 playthroug e não vi nenhuma dugeon extra

    Replica Lab, The Abyss.
    Essa dungeon só fica disponível no 2º playthrough, ou se você fizer o SystemData Glitch invertido.

  5. Tiago
    27/08/2013 às 22:40

    Assim a replica lab eu ja sabia. Eu pensava que era uma dugeon extra dentro do coliseum.

  6. Gabriel Silva Ferreira
    04/07/2014 às 08:24

    Olá onde posso achar tales of the abyss undub ?

Comment pages
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: