FAQ – Perguntas Frequentemente Respondidas

By Hidora

1. Luke ou Guy? Quem é melhor?

Depende de como você gosta de jogar. Guy é mais rápido, Luke é mais forte.

Luke possui pelo menos um FoF Change para cada elemento e pode criar FoF’s de três elementos, sendo auto-suficiente nesse quesito, além de causar mais dano com os poucos hits de suas Artes. O Taunt de Luke de cabelo curto é demorado demais e sua Mystic Arte tem grandes chances de errar.

Guy pode conectar mais hits com suas artes, pode escapar de Arcane e Mystic Artes de chefes facilmente com Tempest e tem uma Arte de cura (Center) que o torna auto-suficiente. Porém, a única Arte de Guy que cria FoF é Severing Wind, o que o torna dependente de outros personagens para usar FoF Changes de qualquer outro elemento.

Eu costumo alternar entre Luke e Guy sempre que me canso de jogar com um deles. Aprenda a usar o Moon Selector e você não terá problemas com escolher “quem é melhor”.

2. Como usar FoF (Field of Fonons)?

Quando um personagem usa um ataque elemental, isso faz com que um FoF (um círculo) do elemento do ataque apareça. High Fonic Artes (e Grand Cross) criam FoF completos, coloridos, enquanto qualquer outra técnica Elemental cria um FoF fraco, branco.

Um FoF fraco não serve para fazer FoF Changes (a menos que você possua uma Sunlight Chamber equipada), sendo necessário transformá-lo em um FoF completo usando outra(s) Arte(s) do mesmo elemento (não precisa ser logo em seguida).

Para um FoF se tornar completo, é necessário ter um total de 4 FoFs do mesmo elemento. Qualquer Mid Fonic Arte (e Nightmare) cria um total de 2/4 FoFs. Qualquer Strike Arte elemental (e Severing Wind) cria um total de 1/4 FoF. Qualquer High Fonic Arte (e Grand Cross) cria um total de 4/4 FoF (ou seja, cria um FoF completo).

Quando um FoF está completo (colorido), você pode usar uma Arte que possua FoF Change do devido elemento para usar uma Arte superior e mais poderosa, desde que você (ou seu alvo, no caso de Fonic Artes) esteja sobre o FoF.

Exemplo 1: Jade usa Splash e cria um FoF fraco de água. Nesse caso, se você tentar usar Raging Blast com Luke não funcionará, pois o FoF ainda não está completo.

Exemplo 2: Jade usa Blessed Drops e cria um FoF completo de água (azul). Nesse caso, se você usar Raging Blast estando sobre o FoF, você ativará o FoF Change e Luke usará Frigid Blast (ao invés de Raging Blast).

Fonic Artes funcionam de uma maneira um pouco diferente. Se ao usar a Fonic Arte, o alvo estiver sobre um FoF compatível, na hora de lançar a Fonic Arte haverá um pequeno delay e a arte mudará para o FoF Change. Dessa forma, o encantamento recitado será da Fonic Arte comum, mas a Arte usada será o FoF Change.

Porém, se o usuário da Fonic Arte estiver sobre um FoF compatível quando começar a conjurar a Fonic Arte, o encantamento recitado será do FoF Change e o alvo não precisa estar sobre o FoF.

Exemplo 1: Jade usa Thunder Lance e cria um FoF de Vento completo. Anise então conjura Limited em um inimigo que está sobre o FoF de vento. Anise dirá “Feel the hammer of light!”, haverá um pequeno delay e ela usará Spark Wave (ao invés de Limited).

Exemplo 2: Suponha que há um FoF de Vento inativo de pelo menos 3/4. Anise usa Surge Breaker, criando um FoF de vento completo. Em seguida, ela começa a conjurar Limited enquanto está sobre o FoF de vento. Nesse caso, Anise dirá “Hammer of lightning, make ‘em tingle…” e usará Spark Wave (sem o delay do exemplo anterior). Note que desde o momento que a magia estiver sendo conjurada, o elemento será Vento de Spark Wave, e não Luz de Limited (você pode saber o elemento de de uma Fonic Arte ao olhar a cor ao redor do personagem enquanto ele está conjurando).

Os elementos Trevas e Luz são especiais, pois nenhuma Arte precisa de nenhum dos dois para um FoF Change, mas ambos podem agir como se fossem de outros elementos. Resumindo, um FoF completo de Luz pode agir como um FoF completo de Fogo ou Vento, e um FoF completo de Trevas pode agir como um FoF completo de Água ou Terra. Note que o efeito da Sunlight Chamber não se aplica a isso.

Nota 1: Após um FoF Change ser ativado, o respectivo cículo do FoF desaparecerá e precisará ser criado novamente para poder ser usado.

Nota 2: Se dois personagens usarem Artes com FoF Changes do mesmo elemento em um intervalo de 1 segundo, ambos conseguirão ativar o FoF Change usando o mesmo FoF.

Btw, FoF pronuncia-se “Ef-ou-Ef”.

3. Qual um bom setup de skills para [insira personagem aqui]?

Veja a página Coliseum onde eu listei os setups que eu uso para todos os personagens. Em todos eles (exceto Tear e Natalia), você pode substituir o que está no analógico direito para cima por uma magia de cura de Tear ou Natalia sem quebrar o setup.

Se você quer um setup para fora da arena, você terá de fazer algumas adaptações para Tear e Natalia.

No caso de Tear, você pode substituir Nightmare ou Pow Hammer por Resurrection, e First Aid por Healing Circle ou Holy Song e ainda ter um bom setup.

No caso de Natalia, você pode substituir Cavalry por alguma buff/debuff, e também pode substituir Star Embrace por Revive ou Healing Force. Claro, você também pode trocar Heal por Cure se quiser, mas o custo em TP de Cure é alto demais, por isso eu evito usar.

4. Qual é a daquela espada em Choral Castle?

Eu já expliquei sobre isso no walkthrough, but whatever. Trata-se de uma sidequest onde você deve enfrentar um monstro chamado “Sword Dancer” três vezes para conseguir a tal espada, Ultimatus, a terceira melhor espada do jogo.

A primeira batalha deve ser feita em Choral Castle antes de Akzeriuth. Se não conseguir vencê-lo na primeira visita a Choral Castle, espere até que você tenha que ir a Deo Pass e volte a Choral Castle para enfrentá-lo (lembre-se de fazer isso antes de entrar em Akzeriuth, though).

A segunda batalha deve ser feita em um Search Point perto de Theor Forest (na coordenada H4 do World Map de Cyllya) antes da 2ª visita a Zao Ruins.

A terceira e última batalha deve ser feita em Isle of Feres. Após a conversa com as replicas, entre na casa e saia novamente para encontrar a espada.

Derrote o SD#3 e você receberá a espada Ultimatus. Lembre-se que você deve derrotar os três na ordem. Por exemplo, se você deixar de derrotar o segundo, você não poderá enfrentar o terceiro e, conseqüentemente, não poderá conseguir a espada.

5. Eu não consigo usar Overlimits e Mystic Artes! Por quê?

Antes de mais nada, para usar Overlimit é necessário estar em Lv15, e para usar Mystic Artes é necessário estar em Lv30.

Apenas um personagem pode estar em Overlimit de cada vez, então caso você não consiga usar o OL (mesmo com a barra cheia), veja se já não há um personagem em Overlimit (inimigos não contam).

Agora quanto às Mystic Artes (para MA especiais veja a próxima pergunta):

Para usar uma Mystic Arte com Luke (Radiant Howl), Guy (Razing Phoenix) ou Anise (Final Fury), é necessário que o último hit de uma Arcane Arte atinja o alvo, segure X durante a Arcane Arte ou FoF Change (estando em Overlimit) para usar a Mystic Arte.

Nota 1: Mesmo que já esteja em Lv30, Luke não pode aprender o AD Skill “Special” (necessário para usar MAs) antes de Yulia City.

Nota 2: Se você usar uma Arcane Arte e logo em seguida usar uma base Arte, você ainda poderá usar a MA. Por exemplo, se você usar: Crescent Strike (Base) -> Sword Rain: Alpha (Arcane) -> Tempest (Base) com Guy e segurar X durante Tempest, você ainda poderá usar Razing Phoenix desde que o último hit de Tempest tenha atingido o alvo.

Para usar uma Mystic Arte com Natalia (Astral Rain), basta usar uma Arcane Arte e segurar X durante um Overlimit (não é necessário atingir o alvo).

Para usar uma Mystic Arte com Jade (Mystic Cage), basta usar uma High Fonic Arte durante um Overlimit. Simplificando, use uma dessas Artes:

  • Ground Dasher
  • Blessed Drops
  • Thunder Blade
  • Infernal Prison
  • Absolute
  • Prism Sword
  • Meteor Storm

Para usar uma Mystic Arte com Tear (Innocent Shine), basta usar uma High Fonic Arte ou Fonic Hymn durante um Overlimit. Simplificando, use uma dessas Artes:

  • Resurrection
  • Holy Lance
  • Nightmare
  • Force Field
  • Holy Song
  • Revitalize
  • Judgement
  • Grand Cross

Lembrando que só é possível usar Mystic Artes durante o Overlimit!

6. Soube que há mais Mystic Artes, como faço?

Em primeiro lugar, não confunda Mystic Artes especiais (ou segundas MAs, ou sei lá como você as chama) com Extensions. Ambas só podem ser usadas no 2º playthrough, mas não são a mesma coisa.

Em segundo lugar, todas as MA especiais só podem ser usadas uma vez por batalha, exceto por Brilliant Overlord de Guy e Noble Roar de Natalia. Note que isso não se aplica a Extensions.

Sobre Extensions, há 3 personagens que as possuem: Luke, Tear e Anise. Para usar uma Extension, basta segurar X durante a Mystic Arte adequada.

Para Luke (apenas versão US… eu acho), segure X durante Radiant Howl. É necessário ter Ion acompanhando o grupo (se Anise estiver na batalha, ela reclamará e Ion pedirá desculpas). Btw, Ion usa o Akashic Torment (de Sync) nessa Extension.

Para Tear (apenas versão US), segure X durante Fortune’s Arc. Além de causar ainda mais dano (que não é baixo!), essa Extension cura todos os aliados (até mesmo quem está morto) e aumenta os stats de todos os aliados.

Para Anise, segure X durante Final Fury. Na Extension, Dying Moon, o Cut-In que aparece não é o de Anise, e sim o de Tokunaga.

Note que ao usar uma Extension você corre o risco de encontrar o Spell-Lock Glitch (para mais informações, veja a página Glitches) OBS: Esse glitch não se aplica à Extension de Fortune’s Arc.

Sobre MA especiais, cada uma envolve uma série de requisitos:

Luke – Lost Fon Drive

  • Luke deve estar de cabelo curto
  • Key of Lorelei equipada
  • Menos de 15% do HP máximo
  • 50 TP
  • Aperte [Quadrado + X + O] durante o OL

Tear – Fortune’s Arc

  • Todos os Fonic Hymns (Nightmare, Force Field, Holy Song, Revitalize, Judgement e Grand Cross) devem ter sido usados pelo menos 50 vezes cada
  • 100 TP
  • Use Judgement durante o OL

Jade – Indignation

  • Thunder Blade deve ter sido usado pelo menos 200 vezes
  • 100 TP
  • Segure R2 durante o OL por 5 segundos. Você deve ficar parado enquanto isso (o tempo usando Taunt não conta)

Anise – Fever Time

  • Lucky deve ter sido usado pelo menos 100 vezes
  • 20000 Gald (sim, você gasta dinheiro)
  • HP cheio
  • Use Lucky durante o OL

Guy – Brilliant Overlord (Apenas versão US)

  • Jewel of Gardios equipada
  • Menos de 55% do HP
  • Final Cross deve ter sido usada pelo menos 150 vezes
  • 50 TP
  • Use Final Cross durante o OL

Natalia – Noble Roar (Apenas versão US)

  • Elven Bow equipado
  • Piercing Line deve ter sido usada pelo menos 150 vezes
  • 100 TP
  • Use Piercing Line durante o OL

Nota: Veja a pergunta 16 para saber como conseguir o Elven Bow.

Lembrando que só se pode usar Mystic Artes especiais e Extensions a partir do 2º playthrough.

7. Por que você não explicou como funciona o Din’s Shop?

Há 2 motivos para eu não explicar isso nesse guia:

Primeiro, o Din’s Shop usa um sistema de pontos relativamente complexo que com certeza aumentaria bastante o tamanho do guia original em .txt.

Segundo, tudo o que sei sobre o Din Shop eu aprendi com o Din Shop Guide de Hikari62 então se eu fosse colocar alguma coisa aqui, seria uma simples cópia do trabalho dela. Eu não pretendo copiar o trabalho dela e fingir que fiz.

Quer saber como o Din Shop funciona? Veja o Din’s Shop Guide de Hikari62, aqui:

 GameFAQs: Din Shop Guide by Hikari62

A explicação lá é bem simples e coerente. Dá pra entender facilmente mesmo não sendo nenhum expert em inglês. Você também pode usar os exemplos que eu dei nesse guia para entender.

8. Quais são os itens disponíveis no Secret Shop?

Tenho certeza que a maioria já se perguntou isso alguma vez para saber se vale a pena tanto trabalho para completar o Collector’s Book.

Minha opinião? A menos que você esteja obcecado em ter 100% do jogo, não vale a pena. A maioria dos itens são caros demais, e os únicos itens que realmente valem a pena serem comprados são as Chambers.

Aqui, os itens e preços do Secret Shop em Grand Chokmah:

Item Preço
All-Divide 100000
Hourglass 200000
Carmine Chamber 6000
Cobalt Chamber 6000
Grass Chamber 6000
Sunlight Chamber 6000
Specific 15000
Treat 15000
Special Gel 20000
Lottery Gel 200

9. Você não ia dizer como conseguir todas as Skit Scenes?

Gostaria de me desculpar aos membros da comunidade Tales of the Abyss no Orkut, pois eu disse que faria.

Sim eu ia, e até gostaria de fazer isso. Porém, após uma conversa nas Boards do GameFAQs, eu descobri que não é possível completar as Skit Scenes devido a uma falha na programação do jogo.

Eu não pretendo fazer algo incompleto por aqui, então resolvi não incluir no guia. Sorry about that, é uma questão de princípios.

Se estiver interessado em saber, essa falha na programação impede que a Skit Scene #266, “Poor Thing”, que deveria acontecer após sair do Passage Ring de Meggiora Highlands, aconteça.

Essa Skit Scene simplesmente não acontece, o que impede que se possa conseguir todas. Se estiver realmente interessado, aqui está como deveria ser a Skit Scene (retirada do Skit Scripts Guide de Kestal):

Anise Poor thing… It wasn’t doing anything wrong, really.
Natalia It was indeed a painful act…
Jade A small, necessary sacrifice. Anise, Natalia, what is our purpose again?
Anise I know what we’re doing here! But still…
Natalia Could it work again if we gave it a new power source?
Guy Hmm… Well, I can’t get that one back out of the elevator… If we could find something similar, it might be able to work well enough.
Anise Really?
Natalia I certainly hope we can find one for it, sometime.
Guy Yeah… though they aren’t exactly common anymore…

10. Onde são bons lugares para conseguir EXP, Grade e Gald?

Para EXP,Eldrant é o melhor lugar no 1º playthrough. No 2º playthrough o melhor lugar é Replica Lab. Equipar um Demon Seal ou Dark Seal também ajuda. Mas cuidado com o Demon Seal, ele pode tornar a batalha bem difícil.

Quando eu usava o Demon Seal em um personagem, eu deixava esse personagem com a Strategy [Action->Guard] e deixava ele para começar bem longe dos inimigos. Não é possivel curar um personagem que esteja usando esse acessório, então é bom desativar as Artes de cura de Tear e Natalia, além de colocar a Strategy [Item->Do not use] em todos. Note que isso que estou dizendo é para você NÃO usar o personagem equipado. Ele vai ficar lá no canto dele recebendo o dobro de EXP. Se algum inimigo chegar perto dele, troque para ele e se afaste usando o Free Run.

Caso ainda não tenha acesso a Eldrant (ou esteja enrolando antes de entrar), outro bom lugar é Radiation Gate. Quase todos os monstros voltam se você entrar em uma sala e voltar.

Nota: Alguns lugares no World Map, como a nevasca ou aquela ilha com a tempestade, possuem inimigos que dão uma boa quantidade de EXP, mas como é demorado demais para entrar e sair de batalhas no World Map, eu não conselho.

Para Grade,não há lugar melhor que Cheagle Woods na maior dificuldade possível. Terminar batalhas rapidamente, sem danos e sem gastar TP é uma boa. Equipar um Dice (conseguido com Dist) ou Blue Dice(conseguido com Nebilim) é melhor ainda. Claro, você nunca vai conseguir mais Grade em uma só batalha do que contra Nebilim no Unknown, mas a batalha é extensa demais, então não vale a pena. Outro lugar é Replica Lab no Very Hard, já que você pode usar Mystic Artes e FoF Changes nas batalhas do lugar.

Para Gald, há um truque com os títulos “Emperor’s Best Friend” de Jade e “Cat Cat Kitty Cat” de Anise. Equipe esses 2 títulos, compre o máximo dos equipamentos de mesa (Table Knife, Spoon e Fork) que você puder em Keterburg e venda-os em Engeve. Esses 3% vão render bastante.

Nota: Isso se aplica ao fim do jogo. Não sei se é possível fazer isso antes de Radiation Gate.

Caso não possua esses títulos ou queira ganhar Gald em batalhas, em Replica Lab há um pássaro chamado Flitter que fica dormindo sobre os geradores. Esse pássaro dá MUITO Gald ao ser derrotado. Use Mieu Fire 2 no espelho perto do gerador para atingí-lo e começar a batalha. Equipar uma Blue Sephira pode render mais de 90000 Gald em uma só batalha se houverem 4 deles na batalha.

11. Como eu chego ao baú na catedral em Daath?

Só é possível pegar esse baú após a segunda visita a Meggiora Highlands e é necessário ter Mieu Wings.

Suba as escadas na sala com os fonic glyphs, entre na porta a oeste e use a porta a noroeste.

Daqui, siga para o oeste, sul, leste, leste, e leste, passando pelo tal baú ao longe. Agora siga para o norte, oeste, sul e use a porta a noroeste.

Siga ao sul duas vezes e então leste. Agora use Mieu Wings no círculo no centro do corredor e o chão quebrará, levando ao baú com a Sunlight Chamber.

Essa é a Sunlight Chamber que pode ser conseguida mais cedo no jogo. Faça bom proveito.

12. O que é e como funciona o Grade Shop?

Ao terminar o jogo,uma mensagem aparecerá perguntando se você quer salvar. Faça isso e então dê Load. Você será levado para uma nova tela. Isso é o Grade Shop. Essas opções afetarão o seu próximo playthrough e cada opção possui um custo.

O dinheiro que você usará aqui é o Grade que você conseguiu durante todo o jogo (daí o nome, Grade Shop). Agora vou listar cada opção, seus custos e efeitos:

Opção Custo Efeito
Increase Over Limit 450 Sua barra de OL aumenta mais rápido
Play Time 10 Mantém o tempo de jogo
20 Items 400 Aumenta o limite de itens de 16 para 20
Gald 1000 Mantém o Gald
Recipes 1000 Mantém as Recipes
Cooking Ability 50 Mantém o nº de utilizações das Recipes
Titles 500 Mantém os títulos
Character Disc 10 Mantém dados do Character Disc em Yulia City
Collector’s Book1 10 Mantém os dados registrados no Collector Book
World Map 10 Mantém os lugares marcados no World Map
Mini-Games 10 Mantém os dados de mini-games já completados
Battle Info 10 Mantém os dados de batalha em Records
Artes 1000 Mantém as Artes aprendidas
Artes Usage2 100 Mantém as utilizações de Artes
Increase HP3 250 Aumenta o HP inicial em 500 (todos os aliados)
Decrease HP3 10 Reduz o HP inicial em 150 (todos os aliados)
Combos4 50 Faz com que você receba 1 EXP em TODAS as batalhas (incluindo chefes), mas aumenta MUITO a EXP recebida por combos em todas as batalhas. Use essa opção APENAS se você é MUITO bom em fazer combos.
½ Experience4 10 Reduz a EXP recebida em 50%
2x Experience4 1000 Aumenta a EXP recebida em 100%
10x Experience4 3000 Aumenta a EXP recebida em 900%
Grade 100 Dobra o Grade recebido e perdido
FS Chambers5 150 Mantém todas as Chambers e os níveis delas
AD Skills 900 Mantém os AD Skills aprendidos
Capacity Cores6 500 Mantém os Capacity Cores conseguidos
2x Gald 600 Dobra o Gald recebido em batalhas
Item 500 Mantém todas as Tools
Synopsis 10 Mantém a Synopsis no menu Library
Special Items7 10 Mantém alguns key items especiais

1 É impossível completar o Collector’s Book sem comprar isso, pois em cada playthrough você deve escolher entre a Golden Armor e a Full Metal Edge na sidequest do ferreiro em Sheridan. É impossível ter esses dois itens ao mesmo tempo.

2 Isso é bem útil para as Mystic Artes especiais

3 Só é possível escolher uma dessas duas opções.

4 Só é possível escolher uma dessas quatro opções.

5 Mesmo que tenha isso, você só poderá começar a usar FSC após falar com Myiagi em Baticul.

6 Mesmo que tenha isso, você só poderá começar a usar Capacity Cores após receber o Stre de Ion em Cheagle Woods.

7 Os itens considerados Special Items são:

  • Moon Selector
  • Technical Ring
  • Winged Boots
  • Magical Pouch
  • S Flag
  • All-Purpose Knife
  • Holy Seal
  • Dark Seal
  • Gald Detector

13. Que significa quando aparece “////” na fala de um personagem?

Significa que esse personagem está envergonhado.

14. Como eu faço para mudar o visual do personagem?

Abra o menu, escolha “Status” e equipe um dos títulos que eu marquei com um (C) na página de Títulos. Isso vale para qualquer personagem. Meus Costume Titles preferidos são:

Luke: “Berserker” e “Wild Saber”

Tear: “Cool Chick” e “Monster Collector”

Jade: “Battle Master” e “Evil Fonist?”

Anise: “Little Devil”

Guy: “Dashing Gent” e “Blade Master”

Natalia: “Star of Malkuth”, “Beloved Princess” e “Imperial Will”

15. Como saber quanto Grade eu tenho?

Só existem duas maneiras de fazer isso. A primeira é derrotando o último chefe e carregando o Clear Data para abrir o Grade Shop e descobrir.

A outra maneira é no Casino em Keterburg. Escolha comprar fichas com Grade e você poderá ver seu Grade atual na janela de baixo (caso você esteja no segundo playthrough, o Grade que você gastou no Grade Shop não será mostrado aqui, mas o Grade já gasto será adicionado a esse total quando você terminar o jogo).

Quando termina o jogo pela primeira vez, você recebe um bônus de cerca de 1500 Grade (thanks to Haseo X for the info).

16. Como fazer o Elven Bow?

Let’s not keep your hopes high, ok? Eu não pretendo explicar aqui como funciona o Din’s Shop, eu vou apenas dizer como conseguir o Elven Bow, assim como fiz com o os acessórios de Anise e os Capacity Cores.

Legenda
SM Star of Malkuth
CP Curious Princess
LP Labyrinth Princess
AP Adventurous Princess

Notas:

  • Esses títulos não são obrigatórios, mas fazem o seu trabalho ficar mais fácil (se equipar o título certo, você terá 80% de chance de encontrar o item certo).
  • NÃO faça NENHUM Bow no Din Shop enquanto está seguindo o que eu vou falar, senão isso não vai dar certo.
  • Você vai precisar de:
    • 65 Sacred Tree. Para conseguir vários desses, equipe o Labyrinth Princess em Natalia, examine o SP11, entre em Tataroo Valley, saia e examine o SP11 de novo. Repita até ter quantos quiser. Quando fui testar esse método, levei menos de 10 minutos pra conseguir os 65.
    • 1 Giant Shell (SP17 SM) ou Charcoal (SP11 CP, SP2 LP).
    • 1 Silk Thread (SP1 AP).
    • 1 Dragon Fang (SP15 LP) e 1 Highland Ruby (SP13 AP) OU 2 Highland Ruby (SP13 AP)
    • Entregue APENAS a quantidade de itens que eu disser para não desperdiçar itens e tempo (conseguindo mais >_>).

Agora que temos tudo esclarecido, faça o seguinte:

  1. Entregue 14 Sacred Trees para Din.
  2. Entregue um Giant Shell ou Charcoal.
  3. Entregue 16 Sacred Trees.
  4. Entregue um Silk Thread.
  5. Entregue 20 Sacred Trees.
  6. Entregue um Dragon Fang ou Highland Ruby.
  7. Entregue 15 Sacred Trees.
  8. A opção Special Request aparecerá. Escolha essa opção e entregue um Highland Ruby.

Agora entre no Din’s Shop novamente e fale com Din para receber o arco.

17. Quais as diferença entre a versão JP e a versão US?

Além da óbvia diferença do idioma, várias coisas tiveram seus nomes modificados

Vou listar só alguns desses:

Vaticle > Baticul
Kaitoor > Kaitzur
Casvelt Ferry > Katsbert Ferry
Cassadonia > Chesedonia
Daht > Daath
Grand Cokuma > Grand Chokmah
Velkende > Belkend
Namcot Island > Nam Cobanda Isle
Wyon Mirror Cave > Ortion Cave
Aramis Flooded Caverns > Aramis Spring
Zaleho Volcano > Mt. Zaleho
Feres Island > Isle of Feres
Neblim’s Rock > Nebilim’s Crag
Replication Facility of the Abyss > Replica Lab, The Abyss
Regret > Legretta
Arijigokunin > Ant Lion Man
Shikkoku no Tsubasa > Dark Wings
Kimuelasca > Kimlasca
Choushindou > Hyperresonance
Fonim > Fonon
Shouki > Miasma
Buusagi > Rappig
Nekonin > Katz
Ushinin > Kowz
Tokugi > Base (Strike Arte)
Ougi > Arcane (Strike Arte)
Kakyuu > Novice (Fonic Arte)
Chuukyu > Mid (Fonic Arte)
Joukyuu > High (Fonic Arte)
Fuka > Fonic Hymn
Hi-Ougi > Mystic Arte
Mania Mode > Very Hard

Outras mudanças na versão US:

  • A música de entrada agora possui uma guitarra extra e é completamente instrumental.
  • Os inimigos no Tartarus e em Cheagle Woods possuem o dobro do HP.
  • Os inimigos em Mushroom Road possuem mais HP e P.ATK.
  • O HP da Liger Queen foi triplicado.
  • O multiplicador de stats da dificuldade Unknown baixou de 4x para 3.5x
  • A função para renomear personagens foi removida.
  • A função para renomear estratégias foi removida.
  • A barra de status desaparece durante Mystic Artes de chefes.
  • Não é mais possível usar a Hourglass para evitar o Time Stop (dammit!).
  • A Albiore é mostrada saindo de áreas que não puder passar.
  • A localização de Spinoza na primeira visita a Belkend foi modificada.
  • O efeito de stagger das Arcane Artes de Guy foi reduzido.
  • Nebilim agora possui 7 Mystic Artes.
  • O Cheagle que deveria ter desaparecido continua lá durante a conversa com Van em Ortion Cavern, fazendo o pensamento de Asch perder o sentido.
  • Os personagens da Cameo Battle possuem novas técnicas.
  • O Search Point 6 foi movido para o norte de Zao Ruins.
  • O Search Point 12 foi movido para o oeste de sua posição original.
  • Guy agora possui a Mystic Arte “Brilliant Overlord”.
  • Natalia agora possui a Mystic Arte “Noble Roar”.
  • O momento do terceiro evento para conseguir a Jewel of Gardios foi modificado.

18. O jogo tem falas em japonês, mas é em inglês, qual a versão?

Um bom número de pessoas já me perguntou “qual a versão do meu jogo?” pelo fato da versão do jogo dessas pessoas possuir textos em inglês e falas em japonês.

In this case, my friend, trata-se da versão UNDUB. Exceto quando se trata de falas dubladas, a versão UNDUB se comporta exatamente como a versão US, ou seja, todas essas mudanças citadas acima também se aplicam à versão UNDUB.

De fato, é até possível usar um save da versão US na versão UNDUB sem ter problema algum! (thanks to George for the info).

19. Como fazer combos?

Meu recorde de Combos é só 115 Hits, então não sou a melhor pessoa para responder isso. Existem várias maneiras de conseguir fazer combos altos, mas eu não costumo usar muitas delas, então vou poupar espaço.

Se você quer boas formas de conseguir combos, veja o Character FAQ de Aileron.

Apesar de os nomes das Artes estarem em japonês, no mesmo guia há os nomes em inglês dessas Artes nas seções de cada personagem.

20. Cadê os Battle Quotes da última batalha?

Como eu disse pouco antes da tabela de Van em Eldrant, as falas dessa batalha variam dependendo de quais personagens você leva ou não leva.

Desde que você não tenha Luke e Tear juntos na batalha, a conversa que acontece depende do personagem que você (o primeiro controle) está usando.

Cada personagem tem sua versão, e há uma versão para Luke e Tear juntos.

Para conseguir a conversa de Luke, você não pode ter Tear na batalha. Para conseguir a conversa de Tear, você não pode ter Luke na batalha.

Para conseguir as conversas de Jade, Anise, Guy ou Natalia, você não pode ter nem Tear nem Luke na batalha.

Curiosidade: Normalmente, é possível passar falas usando o botão L2, mas essas falas só podem ser passadas com o botão X.

Segue cada versão:

LUKE

Van I’m not done yet. Such a weak attack will not make me falter!
Luke Ugh!
Van You want to free Lorelei from me, don’t you? Then show me your fury! You’re Rage!
Luke I…I will win!
Luke …Take this!
Van …Too slow! …Have you forgotten? I’m the one who taught you the sword.
Luke That’s why I will beat you!
Van To think you could push me this far… In the end, it seems I have no choice but to unleash this terrible power.
Guy This force…! So this is…the power of Lorelei.
Jade So, he’s finally used it. But I will be victorious!
Anise You’re strong but…I won’t lose!
Natalia I won’t lose! These arrows will send you to the depths of the abyss!
Van You have strong allies, Luke.
Luke They’ve supported me through everything. For their sake, I can’t lose! No. For my own existence, I will not lose!
Van Humph!…I commend you on making me use this power. I expect no less from my student. But that, too, ends now. Goodbye, Luuuuuke!

Nota: Quando Van diz “you’re rage”, isso não foi um erro de digitação meu. Ele realmente diz isso, mas creio que o certo seria “your rage”

TEAR

Van Ugh!
Tear Tue Lei Ze Kuloa Ryuo Tue Ze… Kuloa Ryuo Ze Tue Ryuo Lei–
Van …The fonic hymns. Their melody will indeed awaken Lorelei. But you don’t know the true wish contained in those hymns. They won’t work on me.
Tear No, brother… I do know. I can feel the thoughts and emotions Yulia placed in these hymns.
Van …If that’s true, Mystearica, then sing! Now, for me!
Van Aagh… Lorelei is…awakening?!
Tear Vandesdelca! Prepare to die!
Van I would expect no less from my sister, true heir to Yulia’s fonic hymns. It seems I have no choice but to unleash this terrible power.
Guy This force…! So this is…the power of Lorelei.
Jade So, he’s finally used it. But I will be victorious!
Anise You’re strong but…I won’t lose!
Natalia I won’t lose! These arrows will send you to the depths of the abyss!
Van Do you think you can win?
Tear Yes. When you use Lorelei’s power,your control over it weakens. That is why we will not lose!
Van Mystearica. Such determination. I hesitated to confront you because I was your brother. But that, too, ends now. Farewell, my sister.

LUKE & TEAR

Tear Tue Lei Ze Kuloa Ryuo Tue Ze… Kuloa Ryuo Ze Tue Ryuo Lei–
Van …The fonic hymns. Their melody will indeed awaken Lorelei. But you don’t know the true wish contained in those hymns. They won’t work on me.
Tear No, brother… I do know. I can feel the thoughts and emotions Yulia placed in these hymns.
Van …If that’s true, Mystearica, then sing! Now, for me!
Tear Kuloa Ryuo Ze Tue Ryuo Lei Neu Ryuo Ze… Va Lei Ze–
Van …Too slow!
Tear Uagh!
Van …Have you forgotten? I’m the one who taught you the sword.
Luke Release Lorelei!
Van …You’ve grown strong.
Luke Van…
Van To think you could push me this far… It seems I have no choice but to unleash this terrible power within me.
Guy This force…! So this is…the power of Lorelei.
Jade So, he’s finally used it. But I will be victorious!
Anise You’re strong but…I won’t lose!
Natalia I won’t lose! These arrows will send you to the depths of the abyss!
Van You have strong allies, Luke.
Luke They’ve supported me through everything. For their sake, I can’t lose! No. For my own existence, I will not lose!
Tear When you use Lorelei’s power, your control over it weakens. Luke recognized that and forced you to use it. The same Luke you refused to acknowledge for so long. Luke will not… No… WE will not lose!
Van …I commend you for making me use this power. I would expect no less from my student. But that, too, ends now. Goodbye, Luuuuuke!
Luke Dammit… what is this power?!
Jade Lorelei is going out of control within Van. It’s drawing in our fonons! …At this rate, our life itself will be drained!
Guy It feels like my strength is getting sucked into Van’s body! If this keeps up, we’ll all be killed!
Natalia My body’s fonons are being drawn into Van, into Lorelei! We must break this spell! If we don’t do something, we’ll all die!
Luke No!
Tear Luke! The second-order hyperresonance! It can neutralize any fonon!
Luke …I’m going to free Lorelei! Tear, help me!
Tear …Right.
Tear

Tue Lei Ze Kuloa Ryuo Tue Ze

Kuloa Ryuo Ze Tue Ryuo Lei Neu Ryuo Ze

Va Lei Ze Tue Neu Tue Ryuo Tue Kuloa

Ryuo Lei Kuloa Ryuo Ze Lei Va Ze Lei

Va Neu Va Lei Va Neu Va Ze Lei

Kuloa Ryuo Kuloa Neu Tue Lei Kuloa Ryuo Ze Lei Va

Lei Va Neu Kuloa Tue Lei Lei

Tue Lei Ze Kuloa Ryuo Tue Ze

Kuloa Ryuo Ze Tue Ryuo Lei Neu Ryuo Ze

Va Lei Ze Tue Neu Tue Ryuo Tue Kuloa

Ryuo Lei Kuloa Ryuo Ze Lei Va Ze Lei

Va Neu Va Lei Va Neu Va Ze Lei

Kuloa Ryuo Kuloa Neu Tue Lei Kuloa Ryuo Ze Lei Va

Lei Va Neu Kuloa Tue Lei Lei

Luke Ahhhh! Now… You… DIE!

JADE

Van Agh! Fighting Dr. Balfour. It must be fate.
Jade I don’t care about fate… miracles, faith… any of that. I care only about putting an end to what I began.
Van Yes. Your replicas advanced research into hyperresonance and caused the destruction of Hod. And at the same time, they have become the way to free the world from the Score.
Jade And that is why I’ll take back fomicry. At least I can use it more effectively than you.
Van Save your jokes until after you’ve won.
Van …I would expect no less from the Necromancer.
Jade The fact that I didn’t kill is a sign that my skills have dulled.
Van To dispose of you, it seems I have no choice but to unleash the terrible power within me…
Guy This force…! So this is…the power of Lorelei.
Anise You’re strong but…I won’t lose!
Natalia I won’t lose! These arrows will send you to the depths of the abyss!
Jade Once we strike you down, Luke and Tear will free Lorelei. Rest in peace.
Van You will be the one going to the underworld. The corpses of all the victims of your research are waiting. Farewell, Necromancer.

GUY

Guy So, you won’t just go down easily.
Van To think I would fight you, Gailardia.
Guy I feel the same.To think Vandesdelca would try to realize such a stupid vision.
Van I am thankful to house Gardios for protecting the Fende for ages. It pains me to fight you, to whom I offered my sword when you were young.
Guy But there’s no way either of us will back down.
Van Indeed.We are all trying to take the future by different means. We will not see eye-to-eye.
Guy I fight in the Albert style. You in the Sigmund. Let’s see which is better.
Van Interesting. En garde!
Van Impressive.
Guy Not too bad yourself.
Van To dispose of you, it appears I must unleash the terrible power within me…
Guy So, he’s finally used it. But I will be victorious!
Anise You’re strong but…I won’t lose!
Natalia I won’t lose! These arrows will send you to the depths of the abyss!
Guy Once we strike you down, Luke and Tear will free Lorelei. So I will fight to destroy you with everything I have!
Van I couldn’t bear killing you, a lord I once looked up to. But now I must. I will at least spare you pain. Farewell, Gailardia Galan!

Nota: Creio que a frase sobre os estilos de combate tenha sido trocada. Na verdade, Van e Luke (e Asch) lutam no Albert Style, enquanto Guy e Pere lutam no Sigmund Style.

ANISE

Anise Not bad, Commandant…
Van I didn’t think you could fight this well when we made the replica Ion the Fon Master.
Anise I didn’t want to get strong, I just wanted to help Ion. Maybe he was just a replacement for you, but for me…
Van He was original. Yes he was. He was so different from his original.
Anise Of course he was! They were different people! I don’t care if the Score says the world will die. You made Ion suffer! You made Florian suffer! You made Sync suffer! I hate you!
Van Sync would be quite unhappy if he heard you.
Anise I don’t care! I hate you! I’ll kill you!
Van Very well. I’ll turn you and that pathetic doll to ashes!
Anise How do you like that?!
Van Heh heh… I thought you merely played with dolls, but it seems I must fight for real…
Guy This force…! So this is…the power of Lorelei.
Jade Lorelei is going out of control within Van. It’s drawing in our fonons! …At this rate, our life itself will be drained!
Natalia I won’t lose! These arrows will send you to the depths of the abyss!
Guy If you make fun of Tokunaga, I’ll make sure you die in pain! I will destroy you! For Ion!
Van Who will be first to meet Ion again? Come!

NATALIA

Natalia You truly are Luke and Asch’s master.
Van You’re not bad for a princess who lived in a castle. Perhaps it’s Largo’s blood in your veins.
Natalia Perhaps. But I am not Largo. Even if the Score has made my fate go wrong, I will change that fate myself.
Van Such arrogant strength. But perhaps you need that strength to reign from a throne bought with blood.
Natalia It is a throne made of the sacrifices of my people. That is why I must protect them! That is what I promised Asch!
Van Very well, Princess Natalia. Save Auldrant, bearing the weight of its people on your shoulders!
Van Do you intend to finish what Asch was unable to accomplish?
Natalia I’m not that vain. Asch entrusted that wish to Luke. I’ll merely take your power for Luke’s sake–no, for Luke and Asch.
Van I see… Then I will destroy you with all my might, even if I must unleash this terrible power within me…
Guy This force…! So this is…the power of Lorelei.
Jade So, he’s finally used it. But I will be victorious!
Anise You’re strong but…I won’t lose!
Natalia Prepare yourself! I have the strength of my father, Badaq, and I will protect the people of Kimlasca!
Van Then I will bury you as an offering to Asch. Farewell, Princess Natalia!
  1. 09/07/2013 às 10:55

    Não tenho problemas com turnos. SMT é uma das minhas séries favoritas (nunca consegui decidir qual é, .hack ou SMT lol), e com exceção de Devil Summoner todos são em turnos. Na verdade, eu até gosto de RPGs em turnos, o que é uma pena, já que hoje em dia são poucos.

    FF12 é um bom jogo inicialmente, mas a história é um lixo, e a jogabilidade fica entediante no endgame. Os guias de FF12 que tenho aqui, eu fiz quando ainda era fanboy da Square, ainda em 2008. Hoje em dia não teria paciência de jogar isso, e me recuso a jogar qualquer outro FF que saia.

    Nah, eu tenho jogado no emulador por enquanto (usando controle de ps3, porque jogar no teclado é horrivel), então não é um problema muito grande. Só que não posso usar meus saves do ps2 no emulador :/

    Btw, se algum dia acontecer com o seu ps2 (o que, é inevitável, pois o leitor dele é praticamente feito pra falhar após alguns anos), e quiser jogar no emulador, procure no google por SCPH-70012_BIOS_V12_USA_200 pra achar a BIOS =P

  2. Tiago
    09/07/2013 às 13:45

    E so de falar no meu ps2 ter um fim . Ja me da taquecardia kkkk eu nao gosto muito dos games de hj a maioria do xbox e sem historia ou um assunto que preste (com excecao de God Of War ) acho bem dificil eles lancarem games com historias e jogabilidade boa hj em dia como Tales Of the Abyss, GranDia 3, hack.g.u ! Mais agora com ps4 eo xbox 720
    quem sabe neh :D ! To louco pra jogar Shin Megami Tensei: Nocturne ! Pelo que eu vi e otimo, mais nao acho de jeito nenhum ele ! E mimha net e horrivel pra baixar :/ hack.g.u e um bom jogo mais ja zerei ele uns 90% (nao tenho paciencia pra ficar nas corridas de moto) pena que nao dava pra jogar com outros personagens o.O se nao ele seria melhor ! Tenho um tal de suikoden aqui mais odiei ele muito ruim ! To tentando completar TOA 100% mais conseguir completar o collector’s book e um saco (por causa dos itens do Din Shop, nao tenho paciencia pra ficar coletando itens pelos Search Points ) . Que rpg vc recomendaria tomando exemplo o ToA, HACK.G.U, gran dia 3 e wild arm 4 ?

  3. 10/07/2013 às 12:28

    Tiago :

    eu nao gosto muito dos games de hj a maioria do xbox e sem historia ou um assunto que preste (com excecao de God Of War )

    God of War deixou de ser original já faz um tempo. Certamente não incluiria com jogos com uma boa história.

    Tiago :

    acho bem dificil eles lancarem games com historias e jogabilidade boa hj em dia como Tales Of the Abyss, GranDia 3, hack.g.u ! Mais agora com ps4 eo xbox 720
    quem sabe neh :D !

    São poucos jogos, mas pelo menos temos Tales of Vesperia pro ps3 (só em JP) e X360 (em inglês), Tales of Xillia vai sair em inglês em agosto, e Tales of Xillia 2 com dual audio já foi anunciado pra 2014. Devem ter outros, mas não me vem nenhum à mente.

    Tiago :

    To louco pra jogar Shin Megami Tensei: Nocturne ! Pelo que eu vi e otimo, mais nao acho de jeito nenhum ele ! E mimha net e horrivel pra baixar :/

    De fato, SMT são difíceis de encontrar. Me levou meses pra conseguir encontrar o Nocturne, e nunca encontrei o Devil Summoner 2, tive que baixar na faculdade lol

    Tiago :

    hack.g.u e um bom jogo mais ja zerei ele uns 90% (nao tenho paciencia pra ficar nas corridas de moto) pena que nao dava pra jogar com outros personagens o.O se nao ele seria melhor !

    Quanto às bike missions (veja o segundo método).
    Quanto a jogar com outros personagens, se você tiver um cheat device (Code Breaker, ARMAX, Game Shark), sempre existe essa possibilidade, tanto em IMOQ, quanto em G.U.

    Tiago :

    To tentando completar TOA 100% mais conseguir completar o collector’s book e um saco (por causa dos itens do Din Shop, nao tenho paciencia pra ficar coletando itens pelos Search Points ) .

    Sinceramente, acho milhões de vezes mais fácil e menos tedioso completar o collector’s book do que conseguir todos os titles de cook. Como eu disse no detonado, pra conseguir todos esses titles, você tem que cozinhar no mínimo 600 vezes com cada personagem, sendo que você só pode cozinhar uma vez após cada batalha.

    Tiago :

    Que rpg vc recomendaria tomando exemplo o ToA, HACK.G.U, gran dia 3 e wild arm 4 ?

    Praticamente qualquer Tales após o Abyss (Innocence, Vesperia, Graces F, etc), Project .hack (a.k.a IMOQ), Wild ARMs 5, e talvez Devil Summoner (o 1 é meio travado, mas o 2 tem uma jogabilidade bem mais dinâmica, embora seja mais button mashing).

    Não consigo pensar em um jogo parecido com Grandia. Só o que me vem à mente são The Elder Scrolls 4 e 5 (porque do 3 pra trás a jogabilidade é bem ruinzinha), com níveis de skills, mas essa é a única similaridade (sem contar que TES pra consoles são todos cheio de bugs lol).

  4. 21/04/2015 às 16:25

    Perguntinha o guy so pode usar o segundo MA so no US mas na versão undub a versão que as escritas e ingles e fala japones o guy pode usar seu segundo MA ?

  5. 21/04/2015 às 16:28

    Veja a pergunta #18: a versão undub se comporta exatamente como a versão US. Ou seja, sim, ele pode usar na versão undub.

Comment pages
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: