Glitches

By Hidora

Eu gostaria de não ter uma seção desse tipo, mas esse jogo tem glitches demais e eles precisam ser conhecidos para evitar problemas por parte dos jogadores. Espero não encontrar outros jogos com tantos glitches assim…

1. Spell-Lock Glitch

Isso acontece quando você usa as Extensions de Luke ou Anise pela primeira vez na batalha (a Extension de Tear não causa isso). Se você tentar usar Innocent Shine ou Mystic Cage após isso, Tear ou Jade ficarão presos em uma conjuração que nunca acaba, não usarão a Mystic Arte e continuarão presos até mesmo após o OL acabar.

Se você estiver controlando eles, você nem pode apertar Quadrado para cancelar a conjuração. As únicas maneiras de cancelar essa conjuração são:

  • Trocar esse personagem para Auto e mandar ele usar qualquer coisa que não seja uma High Fonic Arte.
  • Esse personagem morrer.
  • Usar uma Mystic Arte com Natalia, Anise, Luke ou Guy.

Note que mesmo que você consiga cancelar a conjuração, caso você tente usar Innocent Shine ou Mystic Cage novamente, você ficará preso de novo. A única maneira de cancelar o glitch é usando uma MA com Natalia, Anise, Luke ou Guy sem Extension.

De fato, esse glitch também funciona em chefes (incluindo Nebilim e Cameo Battle), então você pode usar isso em sua vantagem. Em chefes, esse glitch parece acontecer até mesmo com Mystic Artes que não precisam de conjuração (como Aurora Wall), mas também possui algumas excessões (como o Time Stop).

2. Mystic Arte Glitch

Algumas vezes o jogo trava quando uma Mystic Arte é usada. A tela congela e às vezes o controle fica vibrando continuamente. Isso acontece quando todos os seus personagens morrem durante a utilização da MA de um inimigo ou quando você mata os últimos inimigos com Dying Moon (só vi esse acontecer uma vez, na Cameo Battle) ou Ion (nunca aconteceu comigo, mas já vi acontecer).

No caso das Extensions, você não escutará os efeitos sonoros quando estiver prestes a travar. Já ouvi falar até de gente que o jogo travou quando ia usar X-Buster com Anise. Note que no caso de morrer para a MA, não interessa se você tem algo que revive imediatamente (como Angel’s Tear ou uma Rebirth Doll), o jogo travará de qualquer jeito.

Não há como consertar isso, você tem de resetar. Quanto a morrer para MAs, isso SEMPRE acontece, mas quanto a Extensions, isso é aleatório (e possui uma chance baixíssima, só aconteceu uma vez comigo e eu uso o tempo inteiro), então não deixe de usá-las só por causa desse glitch, elas são boas demais para deixar de serem usadas. Só tenha certeza de salvar sempre que possível.

3. System Data Glitch

Esse é o glitch mais conhecido, eu acho.

Um save de Tales of the Abyss é composto de duas coisas no Memory Card: o System Data e um Game Data pra cada save que você tem. Sempre que você salva, ele salva os dois, mas quando você dá load, ele só dá load no Game Data. Ele só dá load no System Data quando você acabou de ligar o ps2.

Caso você tenha ligado o ps2 usando um Memory Card com um save que ainda não terminou o jogo (está no 1º playthrough) e em algum momento você trocar o Memory Card e der load em um que tenha um save no 2º playthrough (ou mais) e salvar o jogo, esse memory card perderá o System Data e ficará com o do Memory Card anterior.

Isso fará com que você perca o acesso às Mystic Artes especiais, às Extensions e a TODOS os eventos que só podem ser feitos no 2º playthrough, exceto o Skit Viewer e a dungeon de Replica Lab (mas você não pode fazer a quest). Uma maneira simples de saber se você encontrou esse glitch é olhar a tela do título. Se as opções “Sound Test” e “Game Records” desapareceram é porque você encontrou esse glitch.

Só existem duas maneiras de resolver esse problema e nenhuma é muito satisfatória:

  • Dê load em um save anterior que esteja perto do último chefe, derrote-o e salve o clear data (pode ser em outro slot, você só precisa salvar).
  • Termine o jogo novamente.

Para evitar que isso aconteça, tenha certeza de desligar o ps2 antes de trocar o Memory  Card.

Há também um efeito reverso desse glitch, veja adiante para mais informações.

4. A Maldição da Tela Preta / Fiquei Preso!

Às vezes o jogo simplesmente trava quando vai carregar uma cena da história e fica na maldita tela preta. Comigo isso costuma acontecer na parte em que somos presos em Daath, mas já vi gente que aconteceu de travar em Choral Castle ou Absorption Gate.

Há também algumas vezes que você fica preso em alguns lugares. Por exemplo, você pode ficar preso no escorregador de gelo em Mt Roneal. Você ainda poderá se mover, mas não sairá do lugar. Se você usar Mieu Wings para tentar sair, o jogo travará.

Outra coisa é em Abandoned Factory. Se você estiver com Guy como o personagem na tela quando for subir a escada perto do Orange Gel após ter chegado perto do baú, quando Guy terminar de subir a escada ele cairá na escuridão profunda. Você ainda pode se mover, mas não há nada a fazer aqui. Isso aconteceu comigo enquanto eu escrevia o Walkthrough e eu não salvava desde que tinha chegado ao porto de Baticul >.> (não faço a menor idéia de por que isso só acontece com Guy, though…).

Não há como consertar isso, apenas resete o jogo. Espero que você tenha salvado recentemente.

5. Cadê a Albiore?!

Isso costuma acontecer durante o evento do Mieu Fire 2, mas não é o único caso.

No caso desse evento, como você é levado automaticamente para Mt Zaleho, a Albiore não está no World Map. Quando vão sair de Mt Zaleho, muitas pessoas vão pela saída de Daath e quando saem da cidade não conseguem encontrar a Albiore.

A partir de Absorption Gate você não pode mais ir de Daath para Mt Zaleho através do teleportador (mas ainda pode ir de Mt Zaleho para Daath), então as pessoas costumam ficar apavoradas e acabam resetando o jogo. Isso não é necessário.

Outra maneira que isso pode acontecer é entrando em Yulia City com a Albiore e então sair por Aramis Spring. Nesse caso, só funciona antes de Absorption Gate.

Para consertar isso, você deve ir até Daath Bay, falar com o cara para embarcar e você irá parar na Albiore. Se isso aconteceu em algum outro lugar, basta ir ao porto mais próximo para pegara Albiore de volta.

6. Yulia City is watching you…

Se você usar o World Map Trick (ver abaixo) para conseguir a Greater Flightstone e a Refined Flightstone e entrar em Yulia City usando a Albiore, quando você tentar sair pela entrada principal você não poderá sair (o personagem dirá que você não pode sair de Yulia City a pé).

Então você terá que sair por Yulia Road para chegar em Aramis Spring, seguir para Daath Bay e falar com o cara para embarcar para poder usar a Albiore novamente.

Esse glitch se conserta sozinho após Absorption Gate, já que Yulia Road não pode mais ser usada.

7. Super Jump Glitch

Se você tiver o AD Skill Glory equipado e for auto-revivido (com Angel’s Tear, por exemplo) enquanto usa Severing Wind, Guy continuará indo para cima e sairá da tela.

Para consertar isso, apenas pule uma vez e Guy cairá até chegar ao chão como se fosse um salto normal.

Só consegui fazer isso (sair da tela) com Severing Wind, mas já consegui dar um salto do tamanho do Behemoth com o Rending Thrust de Luke =P

8. World Map Music Glitch

Quando você sai de Abandoned Factory, a música normal do World Map será trocada pela música do último lugar que você foi antes de sair pro World Map. Por exemplo, assim que você sai você estará ouvindo a música da cena que acabou de ver.

Se você salvar no World Map e der load, não haverá música alguma até que você entre e saia de algum lugar (aí a música desse lugar começará a tocar). Se bem que é ate legal ouvir a música de Zao Ruins no World Map.

Após Akzeriuth a música do mapa mudará e voltará a funcionar novamente.

9. Aquele Golem está voando? O_o

O glitch mais infame do jogo. Em Mt Zaleho há um Golem que está voando (na verdade, andando no ar) como se fosse um morcego. De fato, se conseguir que ele desça para enfrentá-lo você encontrará um grupo com três morcegos. Na mesma tela, há um morcego que não voa (pois não é um morcego).

Há outros casos em que isso acontece (mas nenhum chega a ser tão infame quanto o golem voador):

  • Ainda em Mt Zaleho há um Salamander que na verdade é um Fury (esse não acontece sempre) e um Fury que na verdade é um grupo com dois Salamander e dois Volcano Clown.
  • Em Zao Ruins há uns dois ou três morcegos que na verdade são estátuas.
  • Em Isle of Feres há uma Chimera (perto de onde você enfrenta o SD#3) que na verdade é um grupo com dois Knight Replica, um High Knight Replica e um Rune Replica.

Esses são os que eu notei, mas talvez haja mais monstros trocados por aí.

10. Cadê o meu título? ò_ó

Há muita gente que não consegue pegar o título Berserker de Luke no segundo playthrough (ou mais). Se você fez todas as 300 batalhas no Hard e não conseguiu o título, a única maneira é tentar de novo no próximo playthrough.

Mas lembre-se: é necessário que você tenha feito todas as batalhas no mesmo playthrough, e que estas sejam na dificuldade HARD. As dificuldades Very Hard e Unknown não contam, tem que ser Hard.

Aconselho que pegue esse título no 1º playthrough e passe para os seguintes com o Grade Shop para evitar problemas.

11. Glitches benéficos

Nem todos os glitches são ruins. Alguns podem ser usados a seu favor, então nada mais justo que eu listá-los aqui, certo?

11.1. World Map Trick

Estando no World Map (sem nada estar carregando) abra o drive do ps2 (tampa, no caso do slim) e tire o disco do jogo. Feche o drive e espere alguns segundos e você poderá andar novamente.

Nota: Não faça nada que precise que o jogo carregue (entrar em batalhas, abrir o mapa do R3 ou ver qualquer coisa que precise carregar uma imagem no menu, como itens ou C.Cores) ou o jogo irá travar (para destravar, coloque o disco de volta). Note que você ainda pode salvar mesmo sem o disco.

Você poderá andar livremente pelo World Map (andar sobre água ou montanhas, por exemplo), mas todo o cenário desaparecerá, então use o mini-mapa no canto da tela para se orientar.

Quando quiser que o jogo volte ao normal ou quiser entrar em algum lugar, abra o drive e coloque o disco de volta. Tenha certeza de não estar sobre a água ou nas montanhas, ou você ficará preso.

IMPORTANTE: Se você salvar enquanto está preso, você ficará preso permanentemente e NÃO poderá sair nem mesmo com esse truque! Isso mesmo, você perderá o seu save!

Por que isso é útil, você pergunta? Não é óbvio? Esse truque permite que você vá para qualquer cidade antes mesmo de entrar em Engeve. Algumas coisas que as pessoas costumam fazer é usar o Casino, fazer itens no Din Shop e até conseguir a Vorpal Sword em Mt Roneal (imagine, 630 P.ATK em Cheagle Woods! Esse é o Disc One Nuke de ToA).

Also, você pode usar as lojas de qualquer cidade não importa a parte da história que você está, então você poderia comprar equipamentos poderosos ainda no começo do jogo (claro, que isso só serve para o 2º playthrough, que é a única forma de ter dinheiro suficiente para isso no começo do jogo).

Esse glitch também pode ser usado para ficar com Asch no fim do jogo no lugar de Luke. Para fazer isso, comece a quest de Mushroom Road e você ficará com Asch no lugar de Luke. Agora siga para onde fica a Greater Flightstone e use esse truque para sair do planalto. Note que você só pode fazer isso após Absorption Gate e antes de entrar em Eldrant.

Note que Asch não possui Mieu, mas há um jeito de conseguir Mieu com ele. Se você fizer esse truque pouco antes do grupo se separar, você controlará Luke quando o grupo se

separar, mas quando o grupo se reunir, você terá Asch e Mieu ao mesmo tempo.

Para mais informações sobre jogar com Asch, veja o Asch Guide de Majutsuko

IMPORTANTE: Caso use esse método para jogar com Asch, NÃO salve ao vencer o último chefe, pois isso fará com que o jogo trave na cena do treinamento no próximo playthrough. Caso não tenha entendido a gravidade do problema, você perderá o seu save se salvar após derrotar o último chefe usando Asch.

Note que grande parte (mas não todos) dos ps2 Slim de hoje em dia não possuem uma função chamada “Disc Swap”, que permite que o ps2 volte a ler de onde parou quando abre e fecha o drive (tampa, no caso do slim). A falta disso impede que você use esse truque (e também impede o uso de Cheat Devices, como o Code Breaker, a menos que dê boot pelo memory card, o que é meio complicado de fazer sem um tutorial).

O meu ps2 é o tijolão antigo, mas o leitor está com problema (eu abusei do pobre coitado ^_^”), então ele perdeu essa capacidade, o que normalmente me impediria de fazer esse truque, mas eu descobri uma maneira de fazê-lo.

Descobri que mesmo sem o disco ainda é possível salvar o jogo, então o que vamos fazer é o seguinte:

  1. Abra o drive/tampa, retire o disco e feche o drive/tampa.
  2. Espere até poder se mover e siga para onde você quiser ir normalmente.
  3. Quando chegar ao lugar, tenha certeza de não estar na água ou montanha e salve o jogo em um slot diferente (não queremos perder nosso save aqui, queremos? Acho que não). É melhor prevenir do que remediar.
  4. Resete o ps2, dê load no jogo que você acabou de salvar e siga para onde você queria ir.

Quando quiser voltar, é só repetir o processo :)

Lembrando que você deve usar esse método APENAS se o seu ps2 não tiver Disc Swap.

NOTA: Eu NÃO me responsabilizo caso você salve no mesmo slot e acabe ficando preso (conseqüentemente perdendo o save). Use esse método por sua própria conta e risco. Aliás, eu avisei pra salvar em outro slot, não avisei? Você fez isso por que quis. NÃO me mande e-mails reclamando que perdeu o seu save por fazer isso. Você foi avisado e será ignorado.

11.2. Você já usou Resurrection, diacho!

Acho que isso está mais para uma falha na programação da AI do que pra um glitch, mas vou listar aqui do mesmo jeito.

No momento que alguém morre, Tear (ou Anise, caso ela esteja usando a Time Traveling Girl) começa a usar Resurrection imediatamente caso esteja livre. Após usada a Arte, uma pena começará a cair. Antes da pena cair totalmente e fazer efeito, ela começa a usar Resurrection de novo! Isso acontece apenas se você possuir a AD Skill “Magic End”.

Isso acontece porque sempre que a AI detecta um personagem morto, ela usa Resurrection, mas como essa Arte demora muito pra fazer efeito, a AI detecta o personagem morto novamente antes de fazer efeito e começa a usar de novo. Se Resurrection não demorasse tanto, isso não aconteceria =/

Mas isso pode ser benéfico por três razões:

  1. Cria outro FoF de Luz.
  2. Caso alguém morra antes do segundo Resurrection começar a fazer efeito, esse personagem será revivido mais rapidamente.
  3. Caso ninguém morra antes do segundo Resurrection começar a fazer efeito, o personagem que acabou de ser revivido será curado completamente.

11.3. Multiple Chest Glitch

Esse glitch permite que você abra um mesmo baú várias vezes. Para ativar esse glitch:

  1. Escolha o baú que você quer fazer isso.
  2. Guarde uma quantidade de Skit Scenes igual ao número de vezes que você quer abrir o baú escolhido (com “guarde”, eu quero dizer “deixe o nome da skit scene ali no canto da tela, sem assistir”).
  3. Abra o baú e ative a Skit enquanto o baú estiver abrindo.

Dessa forma você conseguirá o item, mas o baú ainda poderá ser aberto. Note que esse glitch só pode ser feito em Inista Marsh e Meggiora Highlands.

Exemplo:

11.4. System Data Glitch

Sim, o System Data Glitch, apesar de poder trazer grandes problemas, também pode ser benéfico… desde que seja usado ao contrário.

Se você tem problemas por salvar um SystemData do 1º playthrough sobre um do 2º, por que não fazer o contrário?

Caso você tenha ligado o ps2 usando um Memory Card com um save que já esteja no 2º playthrough e em algum momento você trocar o Memory Card e der load em um que tenha um save ainda no 1º playthrough e salvar o jogo, esse memory card perderá o System Data e ficará com o do Memory Card anterior.

Isso quer dizer que você terá acesso a Replica Lab, permitindo que você possa conseguir o título “Monster Collector” de Tear ainda no 1º playthrough, além de poder usar os Flitters para conseguir uma boa grana.

Para fazer isso,você não precisa necessariamente ter um save no 2º playthrough. Se você terminar o jogo, salvar o clear data em um outro slot e der load no save antes de terminar o jogo, você poderá ativar esse glitch.

12. Coisas a saber

Algumas coisas que não são realmente glitches, mas acho que devo mencionar.

12.1. Por que você não pára de se suicidar, sua desgraça?!

Essa frase é muito comum durante a luta contra Nebilim. Tear (principalmente) simplesmente adora parar de usar Fonic Artes e ir atacar Nebilim fisicamente, sendo atingida e morrendo no processo. Aí você gasta uma Life Bottle e o que ela faz? Vai e ataca Nebilim de novo e morre de novo!

Isso costuma acontecer por causa da estratégia que você está usando, mas às vezes o jogo demora para carregar a estratégia e acaba lidando como se o personagem estivesse com [Action->Normal].

Para evitar que isso aconteça o tempo inteiro, tenha certeza de deixar a estratégia dessa maneira:

Tear

Jade

Target

[Qualquer]

[Qualquer]

TP

Use 100%

Use 100%

Action

Artes Only

Artes Only

Items

[Qualquer]

[Qualquer]

OL

[Qualquer]

[Qualquer]

Agora desative as seguintes Artes:

  • Jade: Thunder Lance, Sonic Spear, Impaling Heaven e Sovereign Gale.
  • Tear: Nocturnal Light, Severed Fate e Banishing Sorrow.

Se mesmo assim Tear e/ou Jade continue(m) a se suicidar continuamente, só há uma opção. Deixe com [Action->Guard] e use os shortcuts do analógico direito.

Outra coisa, mesmo usando a estratégia desse jeito que eu mostrei, na Cameo Battle aconteceu o seguinte comigo:

Jade simplesmente parou de usar suas Artes (estava com 460 TP sobrando) e correu para atacar Reid. E ficou atacando Reid até ele ficar de saco cheio e usar um Burning Phoenix!

Creio que, como essa batalha exige demais do ps2, o jogo acaba esquecendo de carregar a estratégia. Como minhas estratégias usam 3 dos 4 shortcuts do analógico direito, eu não pude deixá-lo em Guard. No meu caso, a única solução foi trocar para ele (depois de revivê-lo, claro >_>), fugir para longe de Reid e mandar ele usar uma Fonic Arte manualmente.

12.2. Rending Saber!

Se você já enfrentou Asch tendo acesso a Mystic Artes, então você deve saber disso. Sempre que você tenta usar Radiant Howl em Asch, ele interrompe sua ação e usa Rending Saber.

As únicas maneiras de usar Radiant Howl em Asch são:

  • Usar a MA enquanto Asch está no chão (após uma Arte com Knockdown ou o efeito da ativação do OL).
  • Usar a MA enquanto Asch está com os pés fora do chão. As duas melhores Artes para fazer isso são Light Spear Cannon e Slag Assault.

Note que o Mystic Arte Glitch ainda se aplica, ou seja: se Asch matar você com Rending Saber, o jogo VAI travar. Isso quer dizer que os AD Skills Angel’s Tear e Resurrect e o acessório Rebirth Doll são inúteis nas batalhas contra Asch.

12.3. Kyokkouheki!

Isso não é bem um glitch, é mais uma curiosidade.

Na versão japonesa Reid não possui uma Cut-In para Kyokkouheki (Aurora Wall), mas há um modo de fazê-la aparecer. Para fazer isso, use Satsugeki Bukouken (Final Fury) com Anise de forma que o HP de Reid seja reduzido a 25% ou menos (caso contrário isso não funcionará) e ative Izayoi Tenbu (Dying Moon).

Assim que você ativar a Extension, Reid usará Kyokkouheki. Izayoi Tenbu continuará normalmente e, quando a Cut-In de Tokunaga fosse aparecer, a de Reid aparecerá no lugar. Isso não pode ser feito na versão US por causa do Spell-Lock Glitch (e não há necessidade também, pois Reid possui a Cut-In na versão US).

12.4. Time Stop? Hourglass neles!

Na versão japonesa era possível acessar o menu durante as Mystic Artes de chefes, então quando Mint ou Nebilim fossem usar Time Stop, era só usar uma Hourglass para fazer com que elas ficassem paradas também.

Não é mais possível acessar o menu durante as MAs de chefes na versão US, então não há mais como fazer isso :(

  1. Tiago
    27/07/2013 às 01:00

    Fiz outra descoberta rsrsrs a mystic arte Fortune’s Arc da Tear nao gasta 100tp, mais sim a extensio dela junto com a mystic arte. So a mystic arte gasta 50tp e se vc usar a extension gasta 50tp por ela. Eu to jogando o 2 playthroug desde o comeco no unknow, e anise e mais favorel. E me inrrita que o gay morre toda hora se nao controlar ele manualmente ja o Luke nao morre facilmentet sozinho. :D

  2. 29/07/2013 às 08:43

    Se você continuar assim, vou ter que adicionar mais um +0.01 na versão do guia lol

    Pra falar a verdade, acho que nunca usei Fortune’s Arc sem a Extension. É a única Extension que não causa o Spell-Lock, e a MA só pode ser usada uma vez por batalha, então não vejo por que não usar a Extension.

    Sim, eu sei que Anise é muito mais qualificada para o Unknown. Cheguei até a tentar uma vez, mas não deu muito certo. Ela simplesmente não faz meu estilo. Desde o primeiro playthrough, meu grupo sempre foi Luke, Tear, Guy e Jade. Eu tenho o costume de sempre usar até o fim os primeiros personagens a serem liberados (eu sei que tecnicamente Anise entra no grupo antes de Guy, mas não dá pra usá-la em batalha na primeira vez que ela entra no grupo, então não conta :P).

  3. Tiago
    30/07/2013 às 00:53

    Desculpa kkk nao vou fazer com que vc tenha que atualiza o walkthroug ! ;D POR enquanto nao tenho mais nada de novo! Mais vc ja assistiu o Anime doTALES Of The Abyss?

  4. 30/07/2013 às 10:29

    Tiago :

    Mais vc ja assistiu o Anime doTALES Of The Abyss?

    Não, e nem pretendo. Sei que a história é a mesma, então não vejo sentido em assistir (só vi o anime de P4 porque a liberdade que você tem com as opções do personagem principal no jogo permite que o anime seja um tanto diferente do que eu faria no jogo… also, BROTAG WILL GET EVERYONE LAID).

Comment pages
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: