Walkthrough

By Hidora

Antes tarde do que nunca, eu acho? Faz mais de 2 anos que terminei a versão 2.0 do Walkthrough e só agora criei coragem arranjei tempo pra adaptar e postar aqui.

Esse guia foi feito originalmente em arquivo .txt, essas páginas são apenas uma adaptação, e cada seção do guia foi dividida em uma página. Para ver o guia completo, clique aqui:

FAQ/Walkthrough by hidora

— Hidora, 21/11/2012


 

Para quem não sabe, walkthrough é um detonado.

Em MUITOS momentos eu direi (ok, digitarei -q) a palavra “playthrough”. Se você é um veterano em RPGs, deve saber o que isso significa. Caso não saiba, um playthrough é o tempo de jogo entre o começo do jogo e o fim.

Por exemplo: quando você termina o jogo pela primeira vez você acaba o primeiro playthrough. No momento que você dá Load no seu Clear Data para começar o jogo novamente (o famoso New Game+), você está começando o 2º playthrough.

Also, quando eu disser “2º playthrough”, estarei me referindo a todo e qualquer playthrough após o primeiro, não somente ao segundo.

Como você, eu sou um jogador. Fiz meu primeiro playthrough sem usar nenhum guia e tudo o que deveria me surpreender teve seu devido efeito (em certa extensão, claro. Por algum motivo várias coisas são óbvias demais no RPGs de hoje em dia… nessas horas que penso que estou ficando velho) então não aconselho a ninguém que use detonados (os quais geralmente estão lotados de spoilers) antes de ter terminado o jogo pelo menos uma vez ou tenha assistido o anime, já que o enredo é o mesmo (uia, já respondi uma pergunta que me fazem com freqüência :D)

Como eu sei que muita gente irá ignorar esse conselho, vou dar explicações básicas de qualquer jeito. Eu também vou dar as falas das cenas em anime, pois eu sei que muita gente não consegue entender direito o que é dito nessas cenas (e muita genta usa a versão UNDUB, so yeah).

Eu fiz esse walkthrough tendo em mente que você vai seguí-lo do início ao fim. Dezenas de sidequests desse jogo possuem vários eventos distintos, e eu não pretendo ficar dizendo “se você fez evento X” ou “se você falou com a pessoa Y”. Ou seja, se você começou a seguir esse walkthrough apenas quando se perdeu no jogo (ou algo do gênero), pode ser que você não possa fazer alguma das sidequests que eu citarei.

Vários guias oferecem o Lv recomendado para certas partes. Eu não farei isso pois sei que isso depende do jogador. Existe gente que joga tão bem que fica até 10 Lvs abaixo do aconselhável, enquanto outros não jogam tão bem e acabam tendo que passar vários Lvs do recomendado. Sem contar que dificuldades maiores exigem Lvs maiores (obviamente). Além do mais, quando comecei a fazer esse guia eu já estava usando 10x EXP do Grade Shop, então não posso estipular um Lv aconselhável.

Esse jogo é bem longo, então eu dividi o Walkthrough em três partes. Espero que isso não cause problemas.

Você notará que, na maioria das batalhas contra chefes, eu apenas darei informações sobre eles, ao invés de verdadeiras estratégias. Isso é porque eu presumo que você tenha um mínimo de conhecimento estratégico durante essas batalhas ao invés de sair simplesmente martelando os botões (ok, isso dá certo contra alguns chefes como o Blade Rex, admito, mas não todos).

Sem contar que, diferente de um RPG de turnos, temos aqui um sistema de batalha em tempo real onde praticamente tudo é aleatório, então não há como prever com precisão como a batalha vai ser.

Outra coisa, quando eu disser “em dificuldades maiores”, geralmente eu estarei me referindo às dificuldades Very Hard e Unknown (que só são liberadas no 2º playthrough), mas algumas (poucas) vezes eu também me refiro à dificuldade Hard quando digo isso.

Also, se você está no 2º playthrough e pretende jogar na dificuldade Unknown, nem ao menos pense em lutar da mesma maneira que no Normal ou Hard. Essa dificuldade exige muito mais das capacidades do jogador do que dos personagens (a primeira luta de chefe em que eu causei mais de 1 de dano por golpe foi em Zao Ruins!). Aconselho que você lute todas as batalhas da mesma forma que enfrentou Nebilim e a Cameo Battle, isto é, evitando ao máximo levar dano e sendo cauteloso com quaquer golpe que vier de qualquer inimigo, já que cada golpe pode ser fatal. E prepare-se para batalhas extraordinariamente longas.

E por fim… o famoso “tl;dr” não o levará a nada nesse guia, então volte  um pouco e leia essas malditas notas (pra quem não sabe, “tl;dr” significa “Too Long; Didn’t Read”).

Termos a serem conhecidos

Segue uma lista de vários termos que para mim são bastante comuns, mas tenho certeza que para muita gente não. Alguns desses termos são apenas minhas manias, outros são relacionados ao jogo. De qualquer forma, tenho certeza que usei cada um desses pelo menos uma vez.

Termo

Significado

BTW

By The Way

FYI

For Your Information

IMO

In My Opinion

ASAP

As Soon As Possible

N/A

Not Applicable

AI

Artificial Intelligence

RPG

Role Playing Game

HP

Health Points

TP

Tech Points

OL

Overlimit

MA

Mystic Arte

FSC

Fon Slot Chamber

Lv

Nível do personagem

EXP

Experiência

SP

Search Point

CC

Capacity Core

SD

Sword Dancer

P.ATK

Physical Attack

P.DEF

Physical Defense

F.ATK

Fonic Attack

F.DEF

Fonic Defense

AGL

Agility

ENH

Enhancement

ATR

Attribute

FoF

Field of Fonons

US

Versão americana

JP

Versão japonesa

  1. 07/11/2012 às 15:39

    Mon-Chan :

    Na parte da segunda visita a Meggiora Highlands, eu acho o rio e a entrada, mas na hora, Luke diz: “This land is crawling with monsters… There is no need to put us in danger…” (Algo similar) Eu tentei pesquisar em tudo que é canto, mas parece que o problema é pessoal!! (‘-’) Você pode ajudar, pelo amor de Deus?

    Ele diz isso quando ainda não é hora de você ir até lá. Tem certeza que é pra lá que você tem que ir agora? O momento para ir até lá é após Tear conseguir o título “Strong of Heart”. Assim que ela conseguir o título, saia da sala do médico, siga a norte e então oeste para uma cena. Após essa cena, você poderá ir para Meggiora Highlands 2.

  2. Mon-Chan
    08/11/2012 às 07:11

    Eu já tinha feito tudo (visitar o doutor, conseguir o título, falar com o homem de Yulia City). Mas depois que você mencionou eu fui ver se achava o título, e nada… Descobri que na verdade foi problema na hora de salvar, daí tive que fazer tudo de novo (ù.ú) Obrigado ^-^/ Ótimo trabalho com o walkthrough, muito bem explicado o/

  3. 09/11/2012 às 08:22

    Qualquer outra dúvida, só postar aqui ;)

    Btw, finalmente criei coragem de começar a adaptar o guia para postar aqui no blog. Não sei quanto tempo até postar, though: o wordpress tá dando problema em todas as tabelas, então estou tendo que refazer todas elas em html x.x’

Comment pages
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: