Parte 1

By Hidora

O quê? Esperava que eu desse um nome espalhafatoso pra cada parte? Nah, eu sou péssimo com nomes, então prefiro ser mais prático. Essa primeira parte é a mais lenta quanto ao acontecimento dos fatos, o que já era de se esperar, claro.

Enough talking already, shall we begin?

  1. Baticul
  2. Tataroo Valley
  3. Engeve, World Map
  4. Cheagle Woods
  5. Tartarus
  6. St Binah
  7. Fubras River, Kaitzur, Kaitzur Naval Port
  8. Choral Castle
  9. Kaitzur Naval Port, Katsbert Ferry, Chesedonia
  10. Katsbert Ferry, Baticul
  11. Abandoned Factory
  12. Desert Oasis, Zao Ruins
  13. Chesedonia, Kaitzur Naval Port, Kaitzur
  14. Deo Pass
  15. Akzeriuth
  16. Yulia City, Baticul, Port Sheridan, Daath Bay
  17. Port Belkend, Belkend, Ortion Cavern

1. Baticul

Você acabou de ouvir a ótima música de entrada (o nome é Karma, da banda Bump of Chicken, se estiver interessado), então está na hora de começar a jogar. E a introdução é… uma cena em anime:

????: ND2000. In Kimlasca shall be born one who inherits the power of Lorelei. He will be a boy of royal blood with hair of Red. He shall be called “the light of the sacred flame” and he will lead Kimlasca-Lanvaldear to new prosperity.

????: ND2002. “The one who would seize glory” shall destroy the island upon which he was born. A land by the name of Hod. War shall thereafter persist between Kimlasca and Malkuth for a full cycle of the seasons.

????: So… the time has come. Prepare.

Você ganhará o controle de Luke Fon Fabre, o personagem principal. Saia do quarto e entre na porta à direita. Siga para o sul (já que a empregada não deixa você ir para o norte) e fale com Ramdas, o homem com cara de mordomo perto da jasela.

Está vendo esse círculo verde e amarelo na parte sul da sala? Isso é um Memory Circle. É nele que você pode salvar o jogo. Eu tenho o costume de chamá-lo de save point, então não espere encontrar pelo guia o nome “Memory Circle” mais do que as duas vezes que ele apareceu nesse parágrafo. Volte pela porta de onde você veio. Você já deve ter notado que Luke faz parte de uma família nobre, não é?

Agora haverá o primeiro de muitos eventos chamados Skit Scenes, que você pode ver ao apertar Select. Esses eventos são conversas entre os membros do grupo, personagens pensando alto e coisas do gênero.

Alguns desses eventos são bem engraçados, outros dão maior profundidade à história. Existem 489 desses eventos, mas não ligue pra esse número absurdo, a maioria não está diretamente relacionada com a história e você não precisa ver todos eles.

Na versão japonesa essas Skit Scenes eram dubladas, mas isso foi cortado na versão americana, por isso algumas dessas cenas ficam sem graça.

Nota: Na versão UNDUB essas cenas ainda são dubladas (em japonês, mas é melhor do que nada).

Siga para o norte, entre no quarto a noroeste e examine o armário para conseguir um Apple Gel (o item de cura mais simples do jogo). Saia, entre no quarto a nordeste, examine o armário para conseguir um Lemon Gel e volte ao quarto onde você começou o jogo. Luke sentirá mais uma dor de cabeça e então Guy, um amigo (e servo) de Luke, aparecerá.

Nota: Se você estiver no 2º playthrough tendo algum Costume Title equipado, Guy mencionará o cabelo de Luke. Se você estiver usando o título “Towel Boy” ou “Abyss Red”, Guy também mencionará as roupas.

Após a cena, saia do quarto, entre na porta à esquerda, siga para o norte e examine o armário para conseguir 100 Gald (Gald é o dinheiro aqui). Saia do quarto e siga para o sul.

Após a cena, siga até o jardim para um tutorial bem simples de como lutar enquanto alguém invade a mansão. Após o tutorial, a invasora aparece e… é a mesma garota da cena em anime do começo. Algo acontece e você vai parar em…

2. Tataroo Valley

Tear entrará para o grupo. Siga para o sul e você terá sua primeira batalha de verdade. Não é uma batalha difícil, pois é um monstro comum.

Nota: Se você está no 2º playthrough e está usando o 10x EXP do Grade Shop, aconselho que deixe Luke morto até poder usar os Capacity Cores.

A partir daqui os monstros começarão a aparecer. Se você encostar em um monstro, uma batalha começará. Aconselho que não fique treinando por aqui, pois cada Lv que você conseguir por enquanto será considerado desperdiçado mais tarde (vou explicar melhor depois).

Se você trocar a ordem dos membros do grupo (no menu, aperte para a direita, aperte triângulo no personagem que você quer trocar e então escolha o personagem com quem você quer trocar), o personagem que estiver como 1º na ordem será o personagem que você controlará na batalha. Ou seja, se você trocar a ordem, deixando Tear em primeira e Luke em segundo, você controlará Tear na batalha.

Siga ao sul, salve o jogo, siga para a direita e siga à esquerda na bifurcação para outra bifurcação. Cada caminho tem um item, então siga por ambos para conseguir um Apple Gel e um Orange Gel.

Volte à primeira bifurcação e siga ao sul para mais uma batalha, dessa vez contra dois inimigos. Haverá um tutorial sobre como trocar de alvos durante a batalha (simplificando, use o botão R1 para fazer isso).

Após a batalha, siga à direita através do tronco de árvore para conseguir 300 Gald e uma Life Bottle. Volte para onde você fez a batalha e procure um caminho ao sul no meio das árvores para conseguir o acessório Cape.

Equipe-o em Luke, continue ao sul atravessando o tronco de árvore para uma cena. Siga a nordeste, salve o jogo e pegue os 400 Gald no baú. Agora fale com o homem e escolha a primeira opção para seguir em frente.

Após as cenas, você poderá escolher seguir direto para a próxima cidade ou ir andando até lá. Aconselho que siga direto, mas se quiser ir andando, siga o caminho a leste.

Quando chegar na ponte, haverá um tutorial sobre Cook e você aprenderá a recipe Rice Ball. Continue seguindo o caminho até chegar numa bifurcação com uma placa. Siga pelo caminho da esquerda (que vai pro norte) até chegar a um vilarejo.

3. Engeve, World Map

Se você escolheu vir direto até aqui, você estará na parte oeste da cidade. Siga para o norte e, quando passar pela porta da primeira casa haverá um tutorial sobre Cook e você aprenderá a recipe Rice Ball. Siga para o leste até a outra parte da cidade. Se você escolheu vir a pé, você provavelmente entrará pela parte leste da cidade.

Independente do que você escolheu, chegue perto das pessoas perto da casa para uma cena e então chegue perto dos vendedores ao norte para outra cena. Siga o caminho ao norte, passando por trás da casa, entre e abra o baú para uma Life Bottle. Volte aos vendedores e siga à esquerda até a próxima tela.

Siga ao extremo oeste da cidade e entre na casa. Fale com a mulher, escolha a primeira opção e saia da casa. Entre na casa a leste (perto da ponte) e fale com a senhora no canto sudeste da casa. Volte até a casa a oeste e fale com a mulher para conseguir a recipe Spaghetti e alguns ingredientes.

Siga para a parte leste da cidade e chegue perto da casa ao sul dos vendedores para uma cena. Siga até a casa ao sul dos vendedores (Inn/Item Shop) novamente, fale com o homem segurando a lança.

Aconselho que compre uma Cutlass para Luke (eu não comprei para economizar dinheiro, mas aconselho que compre) e uma Iron Guard para Tear. Você pode vender a armadura de Luke, Haute Couture, por 1000 Gald e comprar uma Leather Mail, mas eu tenho uma política de nunca vender equipamentos iniciais (Legend of Legaia, anyone?), então faça como quiser.

Salve o jogo e fale com o homem no balcão. Saia da Inn, fale com o vendedor de maçãs, escolha a primeira opção e saia do vilarejo.

Preste atenção, pois essa é a única vez que eu vou incluir o World Map no título, e é também a única vez que eu vou explicar os comandos:

Comando Efeito
Analógico Esquerdo Movimentação (você anda mais rápido em trilhas)
Analógico Direito (Baixo) Vira a câmera para a direção que o personagem está virado.
Analógico Direito (Lados) Move a câmera para a direita ou esquerda.
R1 ou L1 Move a câmera para a direita ou esquerda.
R1 + L1 Vira a câmera em direção ao norte.
X Entra nos lugares; examina Search Points.
Círculo Segure para andar ao invés de correr.
Triângulo Abre o menu (é possível salvar o jogo aqui).
Start Muda o tamanho do mapa.

Siga para o norte, em direção a uma floresta sobre um planalto que possui uma árvore gigante e entre nela. No caminho você provavelmente verá um lugar onde alguns círculos azuis saem do chão. Isso se chama Search Point.

Examine-o e você receberá alguns itens que são inúteis por enquanto, mas servem para conseguir uma graninha extra (sempre que você entra em algum lugar, os Search Points voltam a ter seus itens quando você sair para o World Map novamente).

Você já deve ter notado que, no World Map, demora mais para entrar e sair das batalhas. Não se preocupe, não é um defeito no seu jogo e nem no seu ps2, isso é normal.

Por isso muita gente evita lutar no World Map. Desde que terminei o jogo pela primeira vez eu evito toda e qualquer batalha para economizar tempo, então sim, eu também evito lutar no World Map.

4. Cheagle Woods

Você encontrará Ion aqui e Tear receberá o título “Van’s Sister” (para mais informações, veja a seção Títulos). Siga para o norte e abra o baú de pedras para conseguir a Secret Box.

Volte para Engeve e fale com o vendedor de maçãs para conseguir o key item Collector’s Book. Esse item permite que você veja todos os itens que já conseguiu e onde conseguir mais desses itens. Para acessá-lo, escolha [Library->Collector’s Book] no menu.

Volte para Cheagle Woods.

Dessa vez, siga para o leste para outra bifurcação. Siga a leste e então desça a rampa para abrir o baú e conseguir um Apple Gel. Volte e siga a noroeste, pois o caminho a nordeste é apenas um beco-sem-saída (por enquanto).

Conheço algumas pessoas que terminaram o jogo pensando que Ion é uma garota. E é esse tipo de cena que faz as pessoas pensarem isso, mas ele é um garoto (apesar da voz, aparência e jeito de garota). Siga ao norte e, na bifurcação, vá para o oeste.

Após a cena, siga a nordeste, dando a volta na árvore gigante, e continue seguindo o caminho até encontrar uma bifurcação. Siga a oeste para a próxima tela e outra bifurcação. Siga a sudoeste e abra o baú para 500 Gald. Volte e siga a sudeste na bifurcação para um Orange Gel.

Volte até a árvore gigante e chegue perto dela pelo sul. Examine as maçãs no chão para uma cena. Idéia super inteligente essa: “vamos levar o Cheagle que causou o incêndio e começou tudo isso pra tentar convencer os Ligers a parar de nos atacar”. Sério mesmo, idéia de gênio.

Anyway, um Cheagle chamado Mieu (que nome original) entrará no seu grupo, mas não do jeito que você pensaria, ele não luta (ainda bem). Salve o jogo, fale com o Cheagle Elder se quiser se curar e saia da árvore.

A partir de agora você poderá usar o que chamamos de Mieu Fire. Aperte o botão Quadrado pra soltar uma pequena bola de fogo. Isso será usado para resolver alguns enigmas e também pode ser usado para paralisar alguns tipos de inimigos (como o Wood Golem) ou deixar outros tipos nervosos. O único problema é a voz irritante de Mieu toda vez que isso é usado :P

Volte até a entrada de Cheagle Woods e siga para aquele caminho a nordeste que eu falei que era um beco-sem-saída. Há uma parede de plantas no seu caminho. Use Mieu Fire para queimar a parede.

Abra o baú para obter o key item S Flag. Esse item permite que você troque o personagem que você usa para andar por aí. Para trocar o personagem, abra o menu, aperte para a direita e aperte X no personagem que você quer usar. Ele ficará com uma bandeira vermelha ao lado do nome.

Tente fazer isso com Tear agora, só pra testar. Algumas sidequests precisam que você esteja com um personagem específico na tela, então esse item pode ser bastante útil.

Volte até a bifurcação antes da árvore gigante e siga a leste dessa vez. Esse é o primeiro jogo que eu vejo que dá uma explicação para você não poder entrar na água… ainda que não seja das melhores -q

Use Mieu Fire na árvore do outro lado do rio para derrubá-la. Uma dica para quando for usar Mieu Fire: Se você apertar os botões L1 e R1 (ou usar o analógico direito), você moverá lentamente a direção que o personagem está virado, podendo dar um melhor controle de onde atirar.

Atravesse o tronco e siga em frente. Na próxima tela haverá uma cena e a partir de agora você poderá usar o submenu [Battle->C.Core]. Veja a seção Básico para mais informações sobre isso.

Nota: Se você está no 2º playthrough, equipe o Tutti em Luke e o Grandioz em Tear.

Por isso que eu falei para não treinar antes. Cada Lv que você ganhasse antes de ter um Capacity Core seriam alguns bônus em stats que você perderia. Agora treine um pouco se quiser. Tenha certeza de estar pelo menos de Lv5 para poder usar o Free Run (segure L2 na batalha para se movimentar livremente pelo campo de batalha).

Continue em frente, queime a árvore do outro lado do rio para derrubar o tronco mais uma vez e, na bifurcação, siga a oeste para conseguir uma Magic Lens. Volte à bifurcação e siga ao norte. No caminho da descida, use Mieu Fire no baú que está preso nas raízes e continue descendo para a esquerda até encontrar um Orange Gel e siga para a direita até o fim.

Está vendo esse save point verde? Se passar sobre um desses você será curado completamente. SALVE O JOGO, abra o baú que você derrubou para uma Life Bottle e siga ao norte para fazer sua primeira luta contra um chefe.

LIGER QUEEN

P.ATK – 76

P.DEF – 83

F.ATK – 72

F.DEF – 80

HP –10200

EXP – 175

Gald – 1000

Fraquezas: N/A Resistências: Terra, vento

Não se assuste com esse HP estupidamente grande. Quando o HP dela for reduzido a algo entre 5000 e 7000 (dependendo do quanto você demorar, comigo foi 5199), a batalha ficará MUITO mais fácil.

Os três golpes básicos de Luke devem estar causando algo entre 80 e 150, e Tear ajudará com o Nightmare. Você provavelmente passará a maior parte do tempo desviando dos ataques dela, que podem fazer um belo estrago no seu HP baixo, então use o Free Run para fazer isso.

Liger Queen possui um golpe que ela bate no chão, causando dano em uma área pequena, outro golpe que ela solta um raio que atinge uma área maior, e um outro raio que atinge em linha reta. Evite ficar muito perto de Tear para que os golpes não atinjam os dois de uma só vez.

Você não deve ter muito mais de 500 HP, então os cerca de 60 de dano que ela causará com cada golpe não são bem-vindos. Você certamente precisará da ajuda do First Aid de Tear.

Eu fiz essa batalha no Lv7 usando a Wooden Sword, então você não deve ter tantos problemas em Lvs mais altos. Uma boa estratégia é usar o Free Run para girar ao redor dela e esperar que ela ataque (ela vai errar, já que você está girando) e atacar enquanto ela está com a guarda aberta se preparando para atacar novamente. Após atacar, volte a girar ao redor dela.

Após reduzir o HP dela até quase a metade, Jade Curtiss aparecerá pra ajudá-lo. Jade é muito, mas MUITO mais poderoso que Luke e Tear juntos. Ele é de Lv45 e possui Fonic Artes bem poderosas. Mantenha Jade usando Blessed Drops até a batalha terminar… o que não deve demorar muito, é claro.

Se você está no 2º playthrough tentando jogar na dificuldade Unknown, aconselho que esteja em Lv acima de 18, ou você causará 1 de dano com cada golpe.

Drops: Life Bottle, Sage

Jade entrará no grupo após a batalha, mas não se acostume com isso. Abra os dois baús para conseguir uma Cutlass e uma Life Bottle.

Saia pelo sul para encontrar o Technical Ring, que permite que você alterne entre os modos de batalha “Manual”, “Semi-Auto” e “Auto” apertando Select na batalha (você estava usando o Semi-Auto até agora). Eu prefiro jogar no Manual, mas faça como quiser.

Volte até a árvore gigante dos cheagles, assista à cena e então saia de Cheagle Woods para ter uma surpresa não muito agradável.

5. Tartarus

Que jeito de pedir a ajuda de alguém. Fale com Anise e ela entrará no grupo, mas não ficará tempo suficiente para que você faça uma batalha, so whatever.

Como você pode notar, ela fica dando em cima de Luke mas, se isso não está óbvio o suficiente, é só por causa do dinheiro da família dele. Yeah, that’s Anise for ya. Btw, remova a Gloves de Anise e equipe em Tear. Eu não gosto de usar Anise em batalha, so what?

Salve o jogo se quiser e saia da sala. Siga ao norte no corredor e entre na última porta antes das escadas para conseguir um Apple Gel no baú. Volte ao corredor e suba as escadas. Saia pelo sul, fale com Ion e Jade e volte à sala com o save point onde você estava antes. Fale com o soldado e escolha a segunda opção.

Acostume-se com os comentários sarcásticos de Jade, pois eles serão bem freqüentes (e geralmente hilários). De fato, Jade é um dos personagens mais interessantes que eu já vi em um jogo de RPG.

Após a cena, fale com Ion duas vezes, salve o jogo, saia da sala e chegue perto de Jade. Eu avisei para não se acostumar com o Lv45 dele, pois agora ele está em Lv5. Se você já jogou alguns RPGs antes, com certeza sabia que isso aconteceria em algum momento, não? Btw, Jade receberá o título “Necromancer”.

Suba a escada e aproveite para treinar um pouco com esses Griffins. Um ótimo lugar é a oeste da escada: lute com o Griffin e siga para a parte onde Jade impede você de seguir em frente e o Griffin voltará.

Suba a escada e siga em frente. Muito esperto, Luke, muito esperto. Se você quer que alguém volte a dormir, você não deve chutá-lo. Difícil entender isso? Você não pode ganhar nem perder essa batalha, após alguns golpes, Luke só falta sujar as calças enquanto mata o soldado.

Preso pela terceira vez em menos de 3 horas, que beleza. Dessa vez é uma cela mesmo. Acho que esse é o primeiro RPG que eu já joguei em que um personagem se sente realmente mal por matar uma pessoa que ele nem conhecia. Considerando que eu já joguei dezenas deles, isso é um ponto bem interessante.

Siga para o sul e entre na primeira porta à direita para recuperar seus equipamentos. Volte ao corredor, siga ao sul e entre na porta à esquerda.

Aqui você pode mover as caixas ao segurar X perto delas e apertar a direção em que você quer puxar ou empurrar. Segue o mapa:

Mova a caixa 1 uma vez para a direita e uma vez para baixo para conseguir uma Life Bottle. Mova a caixa 2 duas vezes para a esquerda para conseguir o CC Styl (que aconselho equipar em Luke). Mova a caixa 3 uma vez para a esquerda para conseguir 1200 Gald.

Volte ao corredor e entre na porta à direita para um tutorial sobre o que você acabou de fazer. Abra caminho até o lado direito da sala e abra o baú para uma Long Sword. Saia pelo buraco na parede e suba as escadas. Entre na porta à direita da escada que você subiu antes.

Guy entrará para o grupo, então entregue a Cutlass a ele. Maravilha, meu grupo preferido já está reunido. Se estiver no 2º playthrough, entregue o Tutti a ele e equipe o Strecido em Luke (a menos que você planeje ficar revezando o Tutti).

Você estará perto da placa ao sul de Engeve. Vá pelo caminho que segue para o sudeste e haverá uma cena. Luke receberá o título “Frightful One”. Durante a noite, fale com quem quiser e então fale com Tear, salve seu jogo e fale com Mieu. Continue seguindo pelo caminho a sudeste para encontrar a próxima cidade.

6. St Binah

Normalmente, quando se quer impedir uma pessoa de chegar a um lugar, se checa todas as possibilidades, e o truque da carroça é mais velho que a Hebe (-q). Mas o que eu sei, não é? De qualquer forma, você está dentro da cidade.

Fale com o cara segurando a lança e compre uma Rapier e uma Mace. Siga para o leste até chegar à outra parte da cidade. Use Mieu Fire no papel no quadro de madeira (perto da mulher que está cuidando das flores na janela da casa) para receber 200 Gald. Entre na casa à esquerda e examine o livro verde na parte esquerda para aprender a recipe Sandwich.

Entre no Medicine Shop ao norte e fale com o homem à esquerda. Volte para a área inicial da cidade, fale com o garoto perto da árvore à direita para uma conversa interessante e entre no prédio ao norte. Você receberá o World Map (até que enfim). Aperte R3 para usá-lo (ou você pode ir em [Library->World Map] ou em [Items->Valuables->World Map], mas eu prefiro usar o atalho).

Tente sair da cidade e você verá cinco dos seis God-Generals, os mais poderosos entre os Oracle Knights: Largo the Black Lion (você não achou que ele morreria com um só golpe, achou?), Arietta the Wild (que quer vingança pela morte da… mãe dela?), Sync the Tempest (que parece ser o líder por aqui), Legretta the Quick (que só está por aí mesmo) e Dist the Reaper (ou Rose, que seja… ele não sai dessa cadeira e tem uma voz bem afeminada; resumindo, ele é o alívio cômico do grupo).

O God-General que está faltando é Asch the Bloody, mas você o encontrará em breve. Está mais que na cara que você os encontrará muitas e muitas vezes durante o jogo, não está?

Após a cena, durma na Inn (atrás do vendedor de equipamentos) e Ion mencionará o Sephiroth. Deixe-me dizer uma coisa: se você não reconhece esse nome é porque ou você não sabe nada sobre RPGs e está bastante desinformado, ou é um n00b que está trancado em casa sem internet nem videogame desde os anos 90, ou os dois. Eu não sou nenhum fanboy (de fato, eu nem gostava muito daquele jogo), mas admito que talvez esse seja o nome de personagem de videogame mais conhecido em todos os tempos. Seja como for, não estamos falando dele aqui -q

Após a cena, durma na Inn novamente (não se preocupe, é de graça =P) para Luke aprender Sonic Thrust.

Agora você pode sair da cidade, então está na hora de fazer uma sidequest. Siga pelo caminho de onde você veio até atravessar o rio, então siga a sudoeste para encontrar um Search Point(ele está 1 quadrado abaixo e 3 à esquerda de St Binah no mapa do R3). Seu objetivo é encontrar um item chamado Gel Base aqui.

Volte para a saída de St Binah e siga o caminho para o sul para encontrar um Search Point no meio das árvores (1 quadrado abaixo e 1 à esquerda de St Binah no mapa). Você deve encontrar um item chamado Cotton aqui (aconselho que salve antes de examinar o SP, pois é possível que você não encontre na primeira tentativa).

Volte a St Binah, siga para a segunda parte, entre no Medicine Shop e fale com o homem à esquerda. Escolha a primeira opção e você receberá um Miracle Gel. Agora você pode comprar itens com esse cara. Você com certeza não tem dinheiro para comprar os mais úteis (um Specific custa 30000 Gald), mas compre o que quiser (ou puder) e saia de St Binah.

Siga para sudoeste de St Binah (não ligue para a trilha, siga pela grama) até achar um lugar com umas pedras que parecem espinhos saindo do chão. Entre no lugar.

7. Fubras River, Kaitzur, Kaitzur Naval Port

Essa será a primeira vez que eu cobrirei os eventos de vários lugares em uma seção só. Trate de se acostumar, pois eu farei isso sempre que achar que uma seção ficou pequena demais.

Após a cena, use Mieu Fire nas plantas pra abrir o baú à esquerda e conseguir um Apple Gel. Desça a rampa para um tutorial sobre FoF Change (veja a seção FAQ para mais detalhes). Provavelmente é a primeira vez que você vê o Lightning Tiger Blade. Pretty cool stuff, eh?

Siga pela direita, use Mieu Fire no baú e pegue a Magic Lens. Desça, siga à esquerda e pegue os 500 Gald no baú. Continue à esquerda até o final e vá ao sul para a próxima tela. Suba no caminho de pedras mais à esquerda para um Apple Gel. Siga pelo caminho do meio, salve seu jogo na “ilha” e vá para o nordeste para conseguir uma Iron Mail.

Volte, passe pela Tortoise (a tartaruga gigante), e siga a sudoeste para conseguir um Bracelet. Oh well, pelo menos você pode vender mais tarde. Volte até a ilha e siga a leste para 800 Gald (perto do sapo) e siga ao sul até a próxima parte para encontrar Arietta the Wild. Parece que nós realmente matamos a “mãe” dela, não é? Btw, apresento-lhe o Miasma.

Tear aprenderá Force Field. O custo em TP dessa Arte é muito alto para um efeito curto demais, sem contar que demora demais para ser usada, então eu prefiro desativá-la para economizar tempo e TP.

Agora você não pode mais voltar, que beleza. Vá até o extremo leste para um Orange Gel e então ao sudoeste para uma Life Bottle. Suba a rampa, pegue os 1600 Gald e continue andando para sair daqui. A próxima vez que você vier aqui será para um sidequest que só pode ser feita nos momentos finais do jogo, então esqueça esse lugar =)

Siga ao sul para uma cena. Levando em conta quem foi Yulia, Tear é alguém bem importante, não? Após a cena, continue ao sul para chegar em Kaitzur. Ande um pouco para o sul para encontrar Anise.

E aqui está Asch the Bloody. Você já o viu uma vez, no Tartarus. Anise entrará no grupo, mas dessa vez ela veio pra ficar. Entre na Inn/Item Shop à esquerda, siga à esquerda e fale com Van para mais uma cena e você receberá o key item Passport.

Nota: Nesse momento haverá um Skit Scene. Se você estiver na parte direita da Inn, será muito difícil de ler por causa do save point.

Caso não tenha conseguido a Arte Sonic Thrust de Luke,essa é sua última chance. Saia da Inn e vá para o sul. Chegando na parte de Kimlasca, se tiver dinheiro, entre na Inn e compre uma Broad Sword e uma Guisarme. Saia da Inn e siga para o sul até sair desse lugar.

Siga o caminho até o final, ignorando as bifurcações, para chegar em Kaitzur Naval Port. Siga pela “rua” para uma cena. Volte e saia desse lugar, é hora de voltar para Kaitzur… ou não. Parece que teremos um pequeno desvio.

Estando fora da cidade, volte até a última bifurcação (a que tem a placa) e siga pelo caminho que você ignorou até o extremo leste para encontrar Choral Castle (3 quadrados de distância de Kaitzur Naval Port no mapa).

8. Choral Castle

Ok, você já tem 5 personagens, então é hora de escolher os 4 membros do seu grupo. Quem vai ficar de fora provavelmente será Luke, Guy ou Anise. Tear e Jade são os dois personagens mais importantes em batalha, então nem pense em tirá-los.

Eu aconselho que deixe Anise de lado, pois ela é muito lenta, os combos não conectam muito bem, três de suas quatro Fonic Artes demoram demais para ser usadas, a voz dela é meio irritante e eu não gosto do Tokunaga (o boneco gigante dela).

Sim, Bloody Howling pode ser uma ótima Fonic Arte mais tarde, mas por enquanto ela não é muito boa. A única coisa que eu gosto são as falas dela em batalha e em algumas cenas, então aconselho que fique com Luke e Guy.

Eu sei que muita gente sabe jogar (e muito bem) com Anise, mas se você não é um desses, aconselho que deixe-a de lado.

Acho que você já deve estar precisando usar Strategies agora então, é assim que eu deixo:

Tear Luke Enemy
Enemy
Jade Guy Enemy

Luke

Tear

Guy

Jade

Target

Nearby Enemies

Help Allies

Nearby Enemies

Distant Enemies

HP

Use 75%

Use 50%

Use 75%

Use 50%

Action

Normal

Heal

Normal

Fonic Artes

Items

Up to you

Up to you

Up to you

Up to you

OL

Use it

Use it

Use it

Use it

Eu mudo o TP de todos para 100% em batalhas contra chefes. Você também pode desativar as Strike Artes de Tear e Jade e usar “Artes Only” em Action deles, caso eles fiquem atacando ao invés de fazer o que deviam (aconselho que faça isso apenas quando já tiver uma boa quantidade de TP). Se você estiver com poucos itens, mude o Items para “Do not use” e use manualmente quando necessário.

Essa música me lembra Castlevania: Symphony of the Night por algum motivo… Antes de entrar na construção, procure por uma parede quebrada à direita, desça pelo pilar derrubado e abra o baú para conseguir um Sage. Esse tipo de item, conhecido como Herb, aumenta permanentemente um stat (dependendo do item) do personagem em quem você usar. Esse aumenta o Max HP em 15. Eles são bem raros, então use com sabedoria ;)

Volte e entre no castelo para ser introduzido aos encontros surpresa. Se um monstro encostar em você pelas costas, a formação do seu grupo será quebrada e você ficará com essa formação:

  • 1º membro
  • 6º membro
  • 5º membro
  • 2º membro

Como não possui um 6º membro ainda, você ficará com:

  • 1º membro
  • 5º membro
  • 2º membro
  • 3º membro

Que no meu caso ficou:

  • Luke
  • Anise
  • Tear
  • Guy

Como você pode notar, você SEMPRE ficará com o 1º e o 2º membro na batalha, então aconselho que Tear fique sempre como 2º membro (ou 1º, se você gosta de jogar com ela), já que é sempre bom ter uma Healer em batalha.

Muito bem, estamos dentro do castelo, vimos um fantasma, a sala ao norte é inútil por enquanto e as escadas à esquerda estão quebradas, então siga pelas escadas à direita. Note que a estátua correrá atrás de você se passar perto demais. Siga ao sul, e entre na porta à esquerda.

Entre na porta à esquerda para chegar a uma escadaria. Desça um lance de escadas para uma Life Bottle, volte, siga ao sul, ignore o fantasma com o brilho amarelo e continue ao sul para um Apple Gel.

Volte, suba 2 lances e use a porta à direita para encontrar um morcego e 1000 Gald. Volte, suba mais um lance e use a porta à esquerda para uma Chain Mail. Volte e continue subindo até chegar ao topo.

Entre na sala, pegue o Silk Robe e saia. Volte às escadas, use Mieu Fire no fantasma com o brilho azul que fica fugindo e derrote-o. Volte até o corredor com o fantasma vermelho (antes de chegar a essas escadas todas).

Chegue perto do fantasma vermelho e ele fugirá. Aqui você tem duas estátuas, então use-as para encurralá-lo, assim:

Puxe a estátua 1 uma vez para a direita e uma vez para baixo. Puxe a estátua 2 duas vezes para a direita e empurre duas vezes para cima, deixando assim:

Agora saia dessa sala e volte. O fantasma tentará fugir novamente, mas não conseguirá, então varra o chão com ele. Volte até o salão principal (onde tem o save point) e entre na sala ao norte. Examine a luz roxa e como era de se esperar, azul + vermelho = roxo.

Você, como eu da primeira vez, talvez esteja preocupado com o fato de que não usamos as cores verde e amarelo e que há duas pedras, uma verde e uma amarela, atrás dos tronos (perto de onde estava o fantasma vermelho). Sim, há um item atrás daqueles tronos, mas nós não podemos conseguir agora e não está relacionado com as cores.

Entre pela porta que acabou de abrir e desça as escadas. Anise vê uma barata ou algo do gênero e pula em cima de Guy… você sabe no que isso dá. Continue seguindo, ignore as escadas que descem e siga a sudeste para ver um Liger. Siga-o e você encontrará mais escadas.

Suba um lance, use o save point verde, suba dois lances, entre na porta para conseguir o Shakujo, para Tear. Suba mais um lance e entre na porta para 1600 Gald.

Continue subindo e… Na boa, essa cena é uma das mais ridículas. Sync fala de uma forma como se fosse fugir correndo e sai andando como se nada estivesse acontecendo. Tenho certeza que não era assim na versão japonesa. Volte até onde você encontrou Arietta para enfrentá-la.

ARIETTA

P.ATK – 98

P.DEF – 263

F.ATK – 111

F.DEF – 235

HP – 3000

EXP – 760

Gald – 1300

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

LIGER

P.ATK – 148

P.DEF – 228

F.ATK – 101

F.DEF – 167

HP – 3700

EXP – N/A

Gald – N/A

Fraquezas: N/A Resistências: Vento

HRESVELGR

P.ATK – 135

P.DEF – 236

F.ATK – 99

F.DEF – 172

HP – 3500

EXP – N/A

Gald – N/A

Fraquezas: N/A Resistências: Água
Anise: Come on, Gloomietta! Cut this out!
Arietta: No! You cut it out, Anise! Hand over Ion!
Anise: Ion would never approve of someone who went against him.
Arietta: Aaaaaaaaah! Shut up, shut up, shut up!
Luke: Geez! You shut up!
Guy: I really don’t wanna do this.
Tear: Don’t let her get to you.
Jade: She might look like a child but don’t discount her ability to use monsters.
Arietta: I hate you all! Go away!
Anise: You’re the one who should shut up and withdraw already.
Jade: Hmph! Perhaps we should have killed her.
Luke: Damn, you’re a pain!
Arietta: I’ve had enough of you! Die!

Segunda luta de chefe e já é essa desgraça. É capaz de você ver a frase “And they were never heard from again” pela primeira vez nessa batalha se ainda não tiver aprendido a lutar direito.

Você tem aqui três inimigos com stats bem altos, sendo que dois deles querem te devorar vivo e a outra quer te matar por vingança. Arietta é a usuária de magias e a que causa mais problemas, então cuide dela primeiro. Liger é um atacante rápido, mas é o que causa menos dano do grupo, enquanto Hresvelgr é lento, causa um dano razoável e voa.

A magia que Arietta usará praticamente durante a batalha inteira é Limited (sim, a mesma de Anise). Essa magia tem um alcance muito curto, então é fácil de desviar com o Free Run. Fique perto dela que há grandes chances dela usar essa magia em você, então use o Free Run para andar um pouco e escapar da magia. NÃO use o Backstep para tentar desviar de Limited. Você provavelmente será atingido se tentar.

Você acabou de aprender sobre os FoF Changes, então use-os. Lembre-se que Luz (do Limited dela) serve para Vento e Fogo, então você poderá usar Lightning Tiger Blade (Fang Blade) e Burning Havoc (Havoc Strike) muitas vezes.

Quando um deles morre, a batalha fica MUITO mais fácil, então os outros não demoram a cair. Lembre-se de manter Tear viva para curá-lo. Não tenha pena de gastar itens aqui, eles são necessários. Sua recompensa será um Savory, uma Herb que aumenta o Max TP em 10 pontos.

Não sei se é porque eu já passei do 2º playthrough, mas enquanto lutava na dificuldade Hard, Arietta usou sua Mystic Arte, Big Bang, quando estava com 679 de HP. Isso causou cerca de 350 de dano em todos no meu grupo, mas não se preocupe, essa Arte não pode matar ninguém.

Se você estiver no 2º playthrough na dificuldade Unknown, nem pense em causar mais do que 1 de dano com cada golpe nessa batalha se você estiver abaixo do Lv30. No kidding.

Drops: Apple Gel, Savory

Agora você pode escolher entre voltar direto para Kaitzur Naval Port ou ir a pé até lá. Se você acha que aguenta uma luta contra um chefe mais difícil que esses que você enfrentou, então escolha ir a pé. Caso contrário, vá direto, você poderá fazer isso mais tarde. Caso escolha ir a pé, leia o que vem a seguir, caso contrário pule para a próxima subseção.

Desça, PASSE PELO SAVE POINT VERDE (você vai precisar) volte até o salão de entrada (aconselho que evite lutas até lá), SALVE O JOGO e examine a espada que apareceu no meio do salão.

SWORD DANCER #1

P.ATK – 248

P.DEF – 159

F.ATK – 126

F.DEF – 135

HP – 17000

EXP – 3800

Gald – 1000

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

Pensou que a batalha contra Arietta era difícil? Pense de novo. Esse cara pode girar, causando algo entre 200 e 300 de dano em todos que estiverem perto dele, possui um golpe que dá 2 hits de 200+ e pode usar Overlimits quando bem entender (inclusive quando já está em OL) para aumentar os stats dele.

Use e abuse das magias de Jade e não deixe que o Sword Dancer chegue perto de Tear e Jade. Se sobrou alguma Life Bottle da batalha contra Arietta, então você gastará a maioria (senão todas) aqui, não tenha pena. Guy e Luke provavelmente morrerão o tempo inteiro.

Se você já estiver em Lv15, use o Overlimit (botão R2) sempre que possível para aumentar as suas defesas contra esse miserável.

A maioria não consegue derrotar esse cara a essa hora. Sim, os 3800 EXP são tentadores, mas não são tão fáceis de conseguir. Se não conseguir derrotá-lo, você pode tentar mais tarde. Eu vou avisar quando você puder enfrentá-lo novamente.

Drops: Grass Chamber (chance baixa)

Tendo derrotado-o ou não,saia de Choral Castle e volte para Kaitzur Naval Port.

9. Kaitzur Naval Port, Katsbert Ferry, Chesedonia

Siga para o sul, entre na construção do lado direito e fale com Van. Saia e fale com o guarda no extremo sudoeste para entrar em Katsbert Ferry. Saia da cabine e suba as escadas ao norte.

Abra o baú no canto nordeste para um Orange Gel, suba as escadas à esquerda e pegue o Iron Bracelet no baú. Volte e saia pela porta a nordeste. Siga para a direita e fale com Tear. Continue em frente para uma cena e você chegará a Chesedonia.

A porta a nordeste é onde fica o Din’s Shop, mas você não pode fazer muita coisa lá, então siga ao sul para uma cena. Conheça Noir e os Dark Wings.

MUITO IMPORTANTE:

Fale com o homem de camisa azul à esquerda, perto do cara tocando um sino. Ele é o mesmo homem que você encontrou após Tataroo Valley. Isso permitirá que você consiga o melhor acessório de Tear mais tarde, mas você precisa falar com ele AGORA!

Siga a noroeste e pague 1000 Gald ao homem para receber o key item Fanzine. Siga para o sudeste até a próxima parte e continue seguindo a sudeste até a parte sul da cidade.

Entre no beco ao lado esquerdo da Inn e fale com o cara de roupa estranha chamado Ant Lion Man. Dê um Apple Gel a ele e você receberá a recipe Fried Chicken.

Saia do beco e fale com o homem na barraca entre os dois Weapon Shops. Escolha a segunda opção para receber 2 Apple Gels e 2 Poison Bottles.

Os equipamentos aqui não são muito melhores que os de Kaitzur, mas compre o que quiser. O vendedor sentado no tapete vermelho na frente da Inn vende uma espada com 740 P.ATK, Dragon Killer, a um preço exorbitante de 1,5 milhão de Gald.

Você só conseguiria comprar essa arma se estivesse em um 2º playthrough e não tivesse pena do seu dinheiro, então deixe essa arma de lado. Note que em um determinado momento do jogo, o preço dessa arma vai baixar MUITO (vou avisar quando isso acontecer).

Tendo terminado por aqui, volte até a parte do meio da cidade e siga a oeste, passando pelas escadas e entrando na mansão. Após a cena, entre na mansão novamente, entre em uma das portas ao norte, entre na porta da esquerda e examine o criado-mudo para conseguir o acessório Time Traveling Hero, que aumenta a chance de crítico de Anise.

Esses acessórios, que só podem ser usados por Anise, possuem alguns efeitos especiais (como aumentar stats, permitir o uso de determinadas Artes, etc) e mudam a aparência de Tokunaga na batalha.

Saia da mansão e siga para o nordeste, em direção à outra parte da cidade e haverá uma cena. Você irá para Katsbert Ferry.

10. Katsbert Ferry, Baticul

E aqui é a primeira de muitas vezes que você vai ouvir falar sobre Lorelei. Algumas pessoas não entendem isso muito bem, então vou explicar o que está sendo dito aí.

Existem 6 Fonons, os seis elementos: Trevas, Terra, Vento, Água, Fogo e Luz. Há também o 7º Fonon, que é usado por Tear. Cada Fonon possui uma consciência. Essa consciência recebe um nome (trevas é Shadow, e luz é Rem, por exemplo). Lorelei é a consciência do 7º Fonon, mas sua existência ainda não foi provada.

Cada pessoa possui uma frequência de Fonon. Essa frequência é como impressão digital, não existem naturalmente duas pessoas com a mesma frequência. O número que Jade falou (que é impressão minha ou é o pi?) é a suposta frequência de Lorelei. Isofons, que é do que se tratam os documentos que Jade leu, são duas pessoas que possuam a mesma frequência criadas artificialmente.

E no meio da explicação… Fight! Esse Oracle Knights são ridículamente fracos (especialmente se você derrotou o Sword Dancer), então vou seguir em frente, ok? Novamente vemos a delicadeza de Luke com Mieu.

Salve o jogo, saia para o corredor e siga ao norte. Na primeira porta do corredor há um vendedor, então compre uma Scimitar (e apenas uma!). Se você não dá a mínima para itens únicos e pretende vender o Time Traveling Hero, não o venda ainda. Você pode conseguir um preço melhor mais tarde.

Volte ao corredor e suba as escadas. Derrote o Oracle Knight e siga ao norte. Aqui haverá uma espécie de minigame para seguir o robô. Apenas corra atrás dele e, quando uma exclamação aparecer na sua cabeça, segure o botão Círculo para andar devagar. Eu cheguei nele antes do primeiro tremor terminar, então não é muito difícil.

Nossa, esse robô é burro que nem o cara que o construiu. Suas recompensas serão a Winged Boots, que aumenta sua velocidade de movimento fora de batalha, e o CC Nobile.

Você está começando a conseguir algumas opções de Capacity Cores, então use-os eficientemente. Lembre-se de sempre manter um CC que aumente F.ATK em Jade (não importa o AD Skill que você quer aprender), e não perca tempo aumentando F.ATK de Luke ou Guy, eles não podem aprender nenhum AD Skill que precise desse stat e também não podem usar Fonic Artes.

Continue em frente para o próximo chefe.

KAISER DIST R

P.ATK – 182

P.DEF – 302

F.ATK – 139

F.DEF – 204

HP – 19000

EXP – 800

Gald – 1500

Fraquezas: Água Resistências: N/A

Se você derrotou o Sword Dancer, vai ficar furioso com essa quantidade ridícula de EXP. Oh well, nada que se possa fazer quanto a isso.

Os ataques dele são simples pisões e alguns golpes com as garras dos braços. Não são difíceis de desviar e não causam tanto dano.

Como você pode notar, ele é fraco contra água, então se Jade estiver em Lv14+ use e abuse de Splash. Se Tear usar Nightmare nele, você vai acabar com um FoF de Trevas, então sempre que possível use Raging Blast nesse FoF para que se torne Frigid Blast. Apesar da P.DEF ser relativamente alta, você não deve ter muitos problemas.

Drops: Orange Gel

Você já deve ter notado que, sempre que encontrar Dist, ou você vai rir com os comentários de Jade, ou vai achar a cena estúpida e/ou ridícula. At any rate, chegamos a Baticul.

Mais tarde você entenderá a reação de Guy. Após a cena, siga para o sul, salve o jogo e use o bonde do lado direito para sair do porto. Agora sim, bem-vindo a Baticul.

Ande um pouco e você encontrará os Dark Wings conversando com um Oracle Knight. Entre no Shops/Coliseum, que fica entre as duas escadas. O Coliseum, ao fundo, está fechado e vai continuar assim por um bom tempo, então esqueça isso por enquanto. Venda o Time Traveling Hero se quiser (eu tenho a política de nunca vender itens únicos, mas ninguém o impedirá se você quiser fazer isso) e compre o que quiser (não compre a Scimitar, você conseguirá uma daqui a pouco).

Note que apareceu um arco aqui para você comprar, o que quer dizer que você está prestes a conseguir mais alguém para o seu grupo. De qualquer forma, NÃO compre o Bow. Essa é a arma inicial desse personagem, então será apenas desperdício comprá-lo.

Saia, suba a escada, entre na porta ao centro e durma na Inn para aprender a recipe Fried Rice. Saia, siga à direita e use o elevador.

Nada a fazer aqui, então pegue o elevador ao norte. Siga para o castelo, ao extremo norte, salve o jogo se quiser e suba as escadas até a porta. A atitude de Luke nessa cena é uma coisa rara, então curta o momento. Conheça Grand Maestro Mohs, o velho de cara emburrada que está tentando começar uma guerra. Esse é um cara que todos amamos odiar. And I wanna punch him in the face.

Saia do castelo e siga para o sudoeste, entrando na mansão com o guarda de armadura branca na frente. Lembra-se desse lugar? Use a porta à esquerda para conhecer Natalia, a princesa do reino de Kimlasca. Parece que Van está com problemas. First things first, siga pela porta a noroeste e pelo corredor para encontrar a mãe de Luke, Susanne.

Volte até a entrada da mansão (a sala com o save point) para outra cena e…

IMPORTANTE:

Fale com Ramdas (ele estará junto de duas empregadas) para começar a sidequest das Albert Style Artes. Após a explicação (e Tear abrir sua boca grande), você receberá 20000 Gald para comprar o livro de volta. Siga para o porto e chegue perto do vendedor. Ele diz que já vendeu três dos quatro livros. Pague os 20000 Gald a ele para Luke aprender Demon Fist.

Saia do porto e volte novamente para uma cena onde Jade e Tear darão uma breve explicação sobre o Contamination Effect. Após a cena, volte para a mansão de Luke.

IMPORTANTE:

Fale com Pere na entrada da mansão de Luke. Esse é o primeiro evento para conseguir a Jewel of Gardios. Agora siga para o jardim e fale com Pere para poder começar a sidequest das Sigmund Style Artes.

Agora siga para o quarto de Luke (você ainda lembra onde é, não? O lugar onde você começou o jogo).

Saia da mansão e siga para o castelo. Lembra dessas palavras no começo do jogo? Yup, aquilo era sobre Luke. Luke receberá o título “Ambassador”. Saia da sala, desça as escadas e entre na porta à esquerda. Siga o corredor até o final e passe pela porta para encontrar Van.

Ops, parece que Natalia escutou parte da conversa. Saia do castelo para uma cena. “look after Luke”. O som dessas palavras sempre me faz rir =P

Desça o elevador e… parece que Ion não faz nada além de causar problemas. Que beleza. Sync está logo na saída da cidade, então temos que encontrar outro jeito de chegar a Chesedonia.

Desça o outro elevador e você conhecerá o mestre Miyagi (karate kid, FUUU-). A partir de agora você pode usar o submenu [Battle->FSC]. Eu já ensinei como funcionam as Chambers na seção Básico. Você também pode ler alguns tutoriais com Miyagi. Aconselho que leia todos (mesmo que só passe apertando X sem ler), porque é necessário ler todos para um dos títulos de Guy.

Você também receberá o Moon Selector. Esse key item permite que você troque o personagem que está controlando durante a batalha. Abra o menu durante a batalha e aperte Start para fazer isso. É um dos key items mais úteis do jogo. Aprenda a usá-lo corretamente e suas lutas serão muito mais fáceis (especialmente contra chefes).

Tendo terminado, saia e siga para o sul para uma cena. Parece que mais alguém está indo para a fábrica. Adivinha quem? Dou três chances. Examine o bonde para chegar em…

11. Abandoned Factory

Vamos deixar uma coisa bem clara aqui. Eu odeio esse lugar, odeio a música desse lugar, odeio os monstros desse lugar e odeio o glitch desse lugar, então vamos acabar logo com isso.

Após a cena, Natalia entrará no seu grupo. Tem gente que usa ela no lugar de Tear, mas eu prefiro deixar Anise e Natalia no banco. Nada contra, mas Tear é uma Healer bem melhor que Natalia IMO. Sem contar que as duas únicas magias de cura de Natalia não são em área, enquanto Tear possui duas magias de cura que afetam o campo quase inteiro.

Antes de mais nada, desça a escada logo à sua direita para derrubar um baú. Volte e suba a escada ao norte para consegir uma Magic Lens. Siga até o extremo leste para um Apple Gel e então suba a outra escada.

Suba mais uma escada, siga para o sul e desça a escada. Desça mais uma escada, siga ao norte, pegue o Feather Cloak do baú que você derrubou, volte para a escada e passe pela porta para uma cena. Desça a escada no canto sul para um Orange Gel.

Nota: Quando for descer essa escada, NÃO tenha Guy como personagem na tela, pois há um Glitch nessa área. Se você estiver com Guy, quando você tentar subir a escada, vai cair na escuridão profunda e terá que resetar o jogo. Aconteceu comigo, pode acontecer com você. E eu não salvava desde que cheguei ao porto de Baticul >.>

Suba a rampa e examine a máquina para ativar a alavanca que faz o elevador funcionar. Suba a escada ao norte para conseguir uma Scimitar (por isso eu falei pra comprar só uma). Volte e desça a escada. Na encruzilhada, vá pelo sul para uma Cobalt Chamber (para o FSC, que você acabou de conhecer), volte à encruzilhada e siga ao norte.

Suba a escada, use Mieu Fire no barril de óleo do lado da alavanca e ative-a. Desça o elevador, ande um pouco para a esquerda e o cano cairá, permitindo que você continue em frente, então desça pelo cano caído e siga pela porta.

Chegue perto do centro dessa sala e Luke e Tear dirão algo. Aproveite que após a conversa você está na posição correta e use Mieu Fire de forma que você atinja a gota de óleo que cai do cano no barril, clareando o lugar. Está vendo isso que foi mostrado? É ali que está o botão que você deve ativar.

Volte, suba o elevador e siga pela porta à direita. Aqui está o que foi mostrado, então ative o bonde apertando esse botão. Desça a escada a sudeste do botão que você acabou de apertar e siga o caminho até o fim para encontrar um Apple Gel. Ignore o resto do lugar por enquanto (você voltará daqui a pouco) e suba no bonde.

Está vendo essa máquina com as luzes vermelhas? Examine-a. Viu o lugar onde começou a pingar óleo? Suba no bonde, siga pra lá e use Mieu Fire nas gotas. Volte lá pra baixo e examine a máquina novamente. Ative a alavanca, suba no elevador e siga pela porta.

Desça a escada, baixe a escada ao sul e desça por ela. Ascenda o barril e suba a escada novamente. Pegue a Panacea Bottle ao norte, continue seguindo esse caminho e examine a escada de cordas. Desça por ela e empurre o barril vazio para o sudoeste, derrubando da plataforma. Empurre-o para o sudoeste até não poder mais e então empurre para o sudeste para que ele caia onde está pingando o óleo.

Siga a sudoeste, pegue a Life Bottle no baú e volte até onde você baixou a escada (não a de cordas, a normal). Você pode seguir até lá descendo a escada perto do baú com a Life Bottle, se quiser. Chegando lá, siga para o oeste até baixar o cano e derrubar bastante óleo no barril que você jogou lá.

Volte até o barril e ascenda as gotas que estão caindo. Agora suba pela escada de cordas até o save point verde, salve o jogo e siga à esquerda. Ative o botão, cheque seus equipamentos e Artes, e entre no bonde, pois aí vem chefe.

ABADDON

P.ATK – 197

P.DEF – 333

F.ATK – 186

F.DEF – 271

HP – 22000

EXP – 1190

Gald – 2000

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

Mas essa coisa é feia que não é brincadeira. Ele possui um ataque chamado Bug Parade que cria várias aranhas que saem andando por aí, causando de 200 a 400 de dano cada uma quando encostam em um personagem, por isso você pode preferir Natalia, já que a cura dela é mais poderosa, mas eu odeio desfazer meu grupo principal, por isso fui com Tear. A escolha é sua.

Ele pode usar Negative Gate, que pode causar mais de 350 de dano em área. Isso é bem ruim, não é? Nem tanto. É relativamente fácil de desviar de Negative Gate com o Free Run. Sem contar que é de Trevas, então você pode usar Frigid Blast de vez em quando. Sem contar que Jade pode usar Icicle Rain (Splash) com esse FoF de trevas. Todos já devem possuir Overlimit aqui, então é uma boa hora para usar.

Eu a enfrentei na maior dificuldade possível (Unknown). Guy e Luke morreram uma vez cada e os outros não morreram nenhuma, então essa batalha não deve ser tão difícil.

Drops: Lavender

Saia pela porta para uma cena em anime:

Luke: Hand over Ion now!

Asch: It’s you!

Guy: Luke!

Eles são bem parecidos, não são? Agora você está no World Map e não pode voltar para Abandoned Factory. Note que a música que está tocando não é, nunca foi e nunca será a do World Map. Trata-se de um glitch menor. A partir de agora, a música do World Map será a música do último lugar que você foi. Isso ficará assim até você chegar em Akzeriuth.

Siga a sudeste até encontrar um caminho, então siga-o para o nordeste até o deserto. Note que a sua velocidade de movimento é reduzida enquanto anda pelo deserto, então talvez seja difícil evitar batalhas por aqui. Você deve poder ver ao nordeste algumas palmeiras. Siga até lá (dois quadrados à direita de Baticul, no mapa).

12. Desert Oasis, Zao Ruins

Talvez eu devesse ter dito isso quando chegamos em Chesedonia pela primeira vez, mas creio que esse seja um momento melhor para isso: Não importa o jogo, se tem duas coisas que eu não suporto são o pôr do sol e desertos. Odeio as músicas de deserto, odeio os monstros que aparecem no deserto, e odeio quando há um pôr do sol no deserto. POR QUÊ RAIOS TODO JOGO DE RPG TEM DE TER UM MALDITO DESERTO?!

</rant>

Chegando no lugar, Asch consegue se comunicar telepaticamente com Luke. E você provavelmente tinha achado estranho o fato deles serem parecidos. De qualquer forma, Asch disse onde Ion está: Zao Ruins. Só resta agora saber onde fica esse lugar.

Você pode pagar 100 Gald ao padre para se curar na fonte. Pague se quiser e então entre na construção ao fundo. Fale com o velho no canto noroeste, Gee, para receber o key item Hod Citizen Registry. Saia e fale com o homem de cabeça baixa a nordeste e o homem andando a sudoeste e então saia do Oasis.

Siga a leste para encontrar Zao Ruins. Você já viu um deserto sem ruínas em algum jogo de RPG? Eu não lembro de nenhum. Entre nas ruínas e desça até não poder mais. No final da descida, há um baú. Cuidado com a estátua que vai sair correndo em sua direção quando você se aproximar do baú, que contém um Apple Gel. Saia pelo sul.

Ignore o caminho a oeste e siga para o sul até chegar a uma pedra brilhante. Após a cena, você poderá usar Mieu Attack. Segure R2 e aperte para os lados para escolher entre Mieu Attack e Mieu Fire. Volte até a bifurcação e siga a oeste.

Assim que sair da “ponte” na próxima tela, siga para o sul, pela borda direita para 2400 Gald, volte e siga a sudoeste. Hora de estrear Mieu Attack.Segure R2, escolha o Mieu Attack e aperte Quadrado para destruir as rochas.

Há algumas rochas que podem ser quebradas mais ao sul, então faça isso para pegar o Breast Guard. Não sei você, mas eu estava até agora usando em Tear a armadura que comprei em Engeve.

Volte e siga a leste (cuidado com o morcego), quebre as pedras do lado direito e pegue o Orange Gel. Siga ao noroeste (salve o jogo se quiser) até a próxima tela.

Siga pelo caminho único, pegando a Panacea Bottle no caminho, e suba as escadas até algumas pedras caírem no seu caminho. Use Mieu Attack, pegue o CC Stre Forte e siga a nordeste. Na próxima tela, após um passo um pedaço do chão cairá.

Ignore e siga em frente.

Na bifurcação, siga à esquerda para uma Life Bottle, volte e siga à direita. Quebre as pedras e continue. Desça as escadas, quebre as pedras ao norte para uma Carmine Chamber e continue ao sul.

Nota: Se você entrar em uma batalha contra esse morcego que está voando no chão, verá que na verdade ele é uma daquelas estátuas. Há mais um “morcego-estátua” na próxima tela, no canto noroeste.

Quebre as pedras e continue. Após a rampa, quebre as pedras na porta, pegue a Cobalt Chamber e siga para o sul. Estranho como essa dungeon só teve desvios para itens, não é? Bem conveniente. Está vendo o save point verde mais à frente? USE-O AGORA. Siga em frente e você enfrentará…

SYNC

P.ATK – 210

P.DEF – 222

F.ATK – 154

F.DEF – 150

HP – 13000

EXP – 800

Gald – 1200

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

LARGO

P.ATK – 265

P.DEF – 210

F.ATK – 161

F.DEF – 100

HP – 17000

EXP – 800

Gald – 1200

Fraquezas: N/A Resistências: N/A
Sync: You’re a nuisance, running around like rats.
Tear: Be quiet!
Natalia: You are every bit as much of a nuisance.
Luke: You’re the ones causing everyone problems.
Anise: You guys suck! Give us back the Fon Master!
Largo: Heh! You kids got some life in you!
Luke: Shut up and stay out of this, old man! I’ll kill you!
Guy: They say old soldiers never die, they just fade away.
Sync: I’m tired of listening to your nonsense. Get out of here!
Jade: That’s our line. Begone.
Largo: You won’t take us as easily this time. Get back if you don’t want some pain.

Sync é rápido e pode usar magias enquanto Largo é lento e forte. Obviamente seu primeiro alvo será Sync, pois os ataques dele são rápidos e sua Arcane Arte, Stone Dragon Ascent, pode causar mais de 400 de dano. Sem contar que ele possui menos HP.

As duas magias de Sync, Turbulence e Thunder Blade, podem causar 300+ de dano, mas criam FoF’s de vento (Thunder Blade cria um inteiro). Aproveite esses para usar Lightning Tiger Blade (com Luke) ou Dragon Tempest (com Guy) e causar mais dano.

Largo pode não ser tão perigoso quanto Sync, pois ele geralmente usa só ataques comuns, mas seu Blazing Talon tem um alcance maior do que o que eu gostaria e seus ataques comuns podem causar até 100 de dano. Mas assim que Sync for derrotado, Largo cairá rapidamente.

Drops: Verbena, Garnet, Grass Chamber

Ninguém aqui quer morrer soterrado junto com 3 dos God-Generals, então você é forçado a recuar.

Sync e Guy, Largo e Natalia, Asch e Luke, Arietta e Anise, Dist e Jade, Legretta e Tear. Heh, Parece que cada God-General tem alguma relação com algum membro do seu grupo, não é? Falta só descobrir exatamente quais são essas relações. Não se preocupe, eu não estragarei a surpresa ;)

De volta ao save point, note que agora tem umas bolinhas saíndo dele. Nos save points com essas bolinhas, você pode usar um item chamado Wing Bottle para ser transportado de volta para a entrada da dungeon automaticamente. Guy explicará isso e lhe entregará uma Wing Bottle.

Eu até aconselharia usá-la, mas se você for um sovina como eu, vai preferir voltar a pé. Faça como quiser. De volta à superfície, Ion pede desculpas. Percebeu que ele não faz nada além de se desculpar o tempo inteiro? De qualquer forma, parece que os God-Generals estão interessados nos tais Sephiroths, que são protegidos por um selo que somente o Fon Master, Ion, pode remover.

É até legal ouvir a música de Zao Ruins no World Map. Após a cena, volte ao Desert Oasis e use Mieu Attack na árvore mais a nordeste (perto do cristal) para um Apple Gel.

Saia de Desert Oasis e siga para o norte até chegar em Chesedonia. Btw, equipe a Grass Chamber que você acabou de receber em Steel de Luke para permitir que ele se cure ao usar essa Arte.

13. Chesedonia, Kaitzur Naval Port, Kaitzur

Chegando ao lugar, Luke tem outra dor de cabeça. Após a cena, siga em direção à Inn para… ops, parece que há algo errado. Você reconhece essa voz, não? Euri do comentário de Anise.

Saia da Inn, fale com o cara no tapete vermelho e compre duas Steel Swords e uma Scythe (não compre a Gothic Mace, você encontrará uma dessas daqui a pouco). Se sobrar dinheiro, fale com a mulher da Armor Shop (a mulher com o sino) e compre Lapis Bracelets e Feather Gloves.

Agora entre no beco ao lado da Inn e fale com Ant Lion Man. Entregue a ele uma Scimitar e uma Magic Lens e você receberá um Orange Gel. Sim, você saiu perdendo na troca, mas isso foi necessário para mais tarde conseguir um título para Anise que pode fazer de você um milionário se souber como usá-lo.

Siga para a parte noroeste da cidade e então siga para o extremo nordeste, entrando no Malkuth Consulate. Siga pelas portas e fale com a mulher ao fundo. Você já tinha até esquecido da marca, não tinha?

Chegamos a Kaitzur Naval Port… e já estamos de saída, então saia para o World Map. Você provavelmente não derrotou o Sword Dancer (você o derrotou? Meus parabéns, então pule até depois da luta contra ele que cobrirei agora), então siga para Choral Castle para enfrentar o Sword Dancer, no salão principal.

SWORD DANCER #1

P.ATK – 248

P.DEF – 159

F.ATK – 126

F.DEF – 135

HP – 17000

EXP – 3800

Gald – 1000

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

Esses níveis que você ganhou realmente tornaram a batalha MUITO mais fácil, não é?

Sim, ele ainda pode girar causando algo entre 200 e 300 de dano em todos que estiverem perto dele, possui um golpe que dá 2 hits de 200+ e ainda pode usar Overlimits quando bem entender (inclusive quando já está em OL) para aumentar os stats dele, mas agora todos os seus personagens já possuem OL e você tem algumas nova Artes para brincar com ele, além de ter equipamentos bem melhores.

Splash, de Jade, combinado com os combos de Guy e Luke devem estar causando algo entre 2000 e 3000 de dano nele, então essa batalha vai terminar em um piscar de olhos.

Drops: Grass Chamber (chance baixa)

Curta a grande quantidade de EXP, saia de Choral Castle e siga para Kaitzur. Vá até o lado de Malkuth (onde você encontrou Van da primeira vez que esteve aqui), fale com o cara perto da Inn (o único que não está de uniforme) e Guy aprenderá a Base Arte Tempest.

Essa Base Arte pode não parecer muito boa por enquanto, mas é uma das melhores para fazer combos altos em inimigos encurralados (de costas para o fim da área de batalha) e inimigos gigantes, além de ser uma beleza para escapar de magias e Mystic Artes.

Tendo feito isso, saia de Kaitzur pelo sul. Siga o caminho e vire na primeira bifurcação. Siga esse caminho até o fim para chegar a Deo Pass.

14. Deo Pass

Chegando ao lugar, Luke começa a agir como um verdadeiro idiota e tem uma discussão com Anise. Guy tem razão, realmente é impossível saber o que Jade está pensando :P

Suba pela rampa que segue a nordeste e use Mieu Attack para quebrar a pedra. Chegando na encruzilhada, use Mieu Attack na árvore se quiser enfrentar Treant, um inimigo de 9300 HP que dá 176 EXP, e siga a sudeste. Quebre a pedra, pegue os 1600 Gald, volte até a encruzilhada e siga a nordeste. Nada a fazer na próxima tela, então siga adiante.

Na próxima encruzilhada, use Mieu Attack na árvore para derrubar um baú e pegar uma Panacea Bottle. Siga a oeste até o fim para uma Gothic Mace, volte até a encruzilhada e siga a nordeste. Nada a fazer na próxima tela, continue subindo.

Na bifurcação (onde há um Treant), siga pelo caminho da direita até o fim e use Mieu Attack na árvore para 1800 Gald. Volte à bifurcação e siga pelo caminho ao sul para ver Luke dando uma de idiota novamente.

Salve o jogo e continue em frente. Quando chegar a uma encruzilhada com um Tomahawk Beak (a galinha gigante azul), siga a noroeste e quebre a pedra para uma Cobalt Chamber. Volte à bifurcação e siga o caminho sudoeste (no caminho sudeste há apenas um monstro e uma árvore que não dá nada) até a próxima tela.

Na encruzilhada, siga para o sul e use Mieu Attack para derrubar um baú ao longe. Volte à encruzilhada, siga a sudeste e use Mieu Attack na árvore para um Apple Gel. Agora siga a nordeste até a próxima tela.

Salve o jogo e, na bifurcação, siga a sudeste para outra bifurcação. Siga a nordeste nessa e suba a escada de cordas para um Steel Bow. Volte até a primeira bifurcação e siga a oeste para mais uma bifurcação. Siga a noroeste para um Orange Gel (a árvore aqui é um Treant). Volte e siga a sudoeste.

Use Mieu Attack na árvore (para um Apple Gel) e na pedra mais a sudoeste. Mais adiante há outra pedra, então quebre-a para 1500 Gald e continue até a bifurcação. NÃO SIGA PARA O LESTE AINDA! SIGA AO NORTE ATÉ O SAVE POINT E SALVE. Agora volte aqui e siga a leste para encontrar…

LEGRETTA

P.ATK – 357

P.DEF – 319

F.ATK – 224

F.DEF – 196

HP – 31000

EXP – 2100

Gald – 2500

Fraquezas: N/A Resistências: N/A
Legretta: Tear! Get away from that stupid child!
Luke: I am not a child!
Tear: Major! What are you and Van trying to do?!
Guy: Did Van tell you to stop us? Was that his order, too?
Anise: The Commandant is waiting for us. Get out of our way!
Legretta: I will not explain things here. I just want to stop Tear.
Jade: Why should we listen to you without hearing any reason first?
Natalia: We will stop you with all our might!
Luke: Dammit, don’t ignore me!
Legretta: Ugh! You just don’t know when to stop! Begone!
Antes de mais nada, saiba que o fato do Sword Dancer dar mais EXP que ela não quer dizer que ela seja mais fraca ou mais fácil.

No começo da batalha ela só usará alguns golpes básicos com as pistolas, nada que um Healing Circle não possa curar. Como você pode notar, ela é bem rápida. Não a chamam de Legretta the Quick a toa. Quando chegar à metade do HP, ela começará a usar Overlimits, magias, e Arcane Artes.

Vamos falar das magias primeiro.Eclair de Larmes é uma magia que causa dano de Luz em uma área basicamente do mesmo tamanho que Splash e causa 400+ de dano se atingir completamente alguém. Holy Lance é a mesma coisa, mas causa 500+ de Luz e é mais difícil de desviar.

A Arcane Arte, Searing Sorrow, causa 600+ de dano em uma linha reta. Essa é basicamente a marca registrada de Legretta.

Quando ela começar a usar uma magia, preste atenção para onde ela está olhando. Usando o Moon Selector (abra o menu e aperte Start), troque para o personagem para quem ela está virada e use o Free Run para desviar da magia.

Sempre que ela usar Searing Sorrow, use o Free Run para sair da frente dela (troque de personagem se necessário) e aproveite para atacar ou se curar.

Also, não deixe de se curar em momento algum. Se você ficar com menos de 500 HP é provável que você morra.

Se você estiver no 2º playthrough na dificuldade Very Hard ou Unknown, ela usará a Mystic Arte Prism Ballet quando estiver com 25% HP. No Unknown, se você for atingido por isso, diga adeus.

Drops: Chamomile, Sephira

E sua recompensa é um Chamomile e o acessório Sephira. Awesome, 10% de Gald extra em cada batalha daqui pra frente. Trate de equipar isso em alguém ASAP.

Essa é uma das poucas cenas (se não a única) do jogo em que Jade fica realmente furioso. E Luke continua agindo como um idiota. Continue a leste para ir ao World Map. Siga o caminho e vire à direita na bifurcação para chegar em Akzeriuth (finalmente!).

TENHA CERTEZA de que fez todas as sidequests que eu falei até agora ANTES DE ENTRAR EM AKZERIUTH, pois a maioria não poderá ser feita depois.

15. Akzeriuth

Uh… esse lugar é bem deprimente e a situação do Miasma está crítica. Da primeira vez que vim aqui, deu até pena do lugar, sem brincadeira. Esse é um dos pontos mais importantes da história, então espero que você não esteja rindo do sofrimento deles.

Assim eu fico até com peso na consciência de saquear, digo, pegar os itens espalhados pelo lugar…

Aconselho que fale com as pessoas que encontrar para ter um pouco mais de Role Play nesse Game e compreender melhor a situação. Entre na casa a leste e fale com o homem atrás do balcão para receber 3 Apple Gels, 3 Orange Gels, 1 Life Bottle e 1 Panacea Bottle.

Saia da casa, desça pela rampa, entre na Inn à direita, restabeleça seu estoque de itens, salve o jogo, durma se quiser (é de graça) e saia da Inn. Examine o elevador a sudoeste para descer.

Entre no túnel a nordeste (Mine Shaft 14) e um Oracle Knight chamado Hyman aparecerá falando algo sobre a seventh fonstone. Tear estará indisponível agora, então ponha Natalia no grupo.

Entrando no lugar, siga à direita para revelar um caminho que vai para o sul. Siga por esse caminho para conseguir a Archery Gloves e volte ao túnel. Dessa vez, siga a noroeste para uma Panacea Bottle. Volte e siga ao norte.

Na bifurcação, siga à esquerda para um Steel Circlet, volte e continue pelo caminho até a próxima tela. Na bifurcação, siga ao norte para uma Life Bottle, volte e siga o caminho. Na próxima bifurcação, siga o caminho ao norte (sem trilhos) para 5500 Gald e uma Carmine Chamber, volte e continue o caminho.

Siga ao norte na próxima bifurcação para o CC Nocer Forte, volte e siga descendo o caminho até a próxima bifurcação, onde você deve ir ao norte para uma Cobalt Chamber e então voltar e seguir o caminho.

Acho que isso está mais chato do que eu pretendia, mas não posso fazer nada respeito. Assim que terminar a descida (uns 2 passos depois da bifurcação anterior), siga a leste e pegue a Halberd para Jade (se você está tentando evitar lutas, note que esse Skeleton é mais rápido que você, embora isso não faça sentido -q). Volte e siga a oeste até a próxima tela.

Chegamos ao fundo, onde o Miasma parece estar mais forte. Salve o jogo, fale com quem quiser e então siga ao norte. Jade percebe que há algo errado lá em cima e vai embora, deixando Luke e Ion sozinhos. Asch parece estar tentando dar uma aviso a Luke, mas por que iríamos confiar nele, não é? Mas ele não parece estar mentindo. De fato, ele parece preocupado.

Fale com Van e… hmm, parece que temos um Sephiroth aqui. Me pergunto se Luke se atiraria de um prédio se Van pedisse que ele o fizesse. E Asch avisa mais uma vez, dessa vez de maneira bem mais clara. E Luke o ignora novamente.

Todos podemos notar que há algo errado aqui, não? Asch pareceu realmente preocupado. De qualquer forma, siga o caminho único até o final. Não se preocupe, não há itens aqui,apenas continue descendo e passe pela porta ao fim.

Seja bem-vindo ao que chamamos de Passage Ring. Siga um pouco à frente para a cena mudar para Jade e Tear. Tear não parece ser alguém que confia em qualquer um, então por que ela está com Asch?

“Foolish replica Luke”, não gosto do som dessas palavras… Bingo, Tear! E parece que Van é o típico vilão que quer destruir o mundo, não é? Who knows? Quem dera Force Field fosse tão efetivo em batalhas…

E você acorda em um pedaço de terra no meio do nada. Salve o jogo, fale com todos e então fale com Tear. And the boy goes buh-bye. Agora você está controlando o Tartarus. Aperte X (ou R2) para ir para a frente, Quadrado para ir para trás e o direcional para os lados (ou R1 e L1) para virar. Para entrar em algum lugar (Tartarus só pode parar em cidades com portos), aperte Círculo.

Se você aumentar o mapa (aperte Start, caso ainda não saiba disso), verá que só há três coisas aqui: o pedaço de terra em que você estava, uma grande ilha ao sul (que você não pode ir porque não tem porto por lá) e uma pequena ilha na parte oeste. Siga em direção a essa ilha.

Após se mover um pouco, uma cena. Tear explica que o lugar onde as pessoas vivem é chamado de “Outer Lands” e é mantido acima por “Sephiroth Trees” que saem do Qliphoth, o lugar que você está agora. E aí está porque Yulia foi uma pessoa tão importante.

Akzeriuth também possuía uma Sephiroth Tree, mas ela foi destruída… por Luke. É isso que você ganha por acreditar cegamente em alguém. Sim, Luke, isso é culpa sua. Parte de Van, mas também parte sua. Você acaba de fazer a coisa mais idiota da sua vida e matou milhares de pessoas.

Por causa disso, muita gente começa a odiar Luke daqui pra frente (não só dentro do jogo, muitos jogadores odeiam Luke) então escolha logo se vai odiá-lo ou sentir pena dele por todos o odiarem. Looks like there’s no in-between.

O mais incrível é que Luke se sente mais ofendido por ser comparado com Mieu do que por ser culpado pelo desastre. Após as cenas, continue em direção à pequena ilha a oeste.

16. Yulia City, Baticul, Port Sheridan, Daath Bay

Chegando em Yulia City, todos exceto Tear vão em frente, e olha quem aparece. Só agora caiu a ficha em Luke. Ele era o único que ainda não tinha dado uma bronca em Luke, não é?

Por que Luke não lembra das coisas? Por que Asch é igual a Luke? Essa é a verdade. Asch é o verdadeiro Luke. O Luke que conhecemos é só uma replica. Luke fica furioso ao ouvir isso e…

ASCH

P.ATK – 380

P.DEF – 340

F.ATK – 250

F.DEF – 100

HP – 10000

EXP – 1250

Gald – 1200

Fraquezas: N/A Resistências: N/A
Asch: Tch! Get out of my way, replica!
Luke: Shut up! Raging Blast!
Asch: Raging Blast!
Luke: Ugh!
Asch: Agh!
Luke: Damn! We keep using the same arte!
Asch: Because you’re a replica!
Luke: I-I am not you!
Asch: You’re damn right you’re not me!

Oh yeah baby, 1×1 contra Asch. Eu vinha esperando por isso. Como pode notar, Asch possui todas as Artes de Luke (incluindo as opcionais, como Demon Fist e Lightning Blade), além de poder usar quatro magias: Stalagmite, Explosion, Icicle Rain e Thunder Blade. As magias de Asch são fáceis de escapar com Free Run e o deixam vulnerável por um tempo. Já os ataques normais são bem difíceis se você não tiver prática em desviar de golpes.

Essa pode ser a batalha mais difícil que você já fez até agora, já que não há ninguém para curá-lo e Asch tem stats bem altos. Note que Asch não precisa da F.DEF, o único stat baixo dele, já que você não pode usar magias.

Note que você pode perder essa batalha se quiser e o jogo continuará normalmente, mudando apenas algumas frases após a batalha. Eu sou do tipo de pessoa que se recusa a perder, então eu sempre dou um jeito de vencê-lo.

Se você estiver em apuros,use Raging Blast para uma cena e vocês retornarão à posição inicial de batalha. Quando Asch chegar a 5000 HP, haverá outra cena.

Quando você estiver com menos de 900 HP, use um Apple Gel, e quando estiver com menos de 600, um Lemon Gel.

Ganhando ou perdendo, DEIXE TRÊS APPLE GELS!!!! NÃO ESQUEÇA!!!

Nota: Se você estiver no 2º playthrough, tome cuidado quando for usar Radiant Howl. Se Asch não estiver no ar ou caído quando você for ativar a MA, Asch usará Rending Saber, impedindo que você use Radiant Howl. Há um glitch aqui: se Luke morrer alvo de Rending Saber, o jogo irá travar. Note que se você conseguir usar Radiant Howl, ainda poderá usar a Extension, mesmo que Ion esteja virtualmente fora do grupo nesse momento.

Drops: N/A

Se você perder, Asch contará vantagem, e se você ganhar, Asch terá uma crise de identidade. De qualquer forma, Luke perde a consciência e recebe o título “Replica Model”.

Tear fala com você, mas se refere a Asch. Asch se vira e mostra Luke deitado na cama. Talk about strange, Luke está dentro da mente de Asch. Lembra do que eu falei sobre Isofons, algum tempo atrás? Luke e Asch são Isofons perfeitos. Lembra-se do que houve com Luke em Choral Castle? Aquilo foi pra permitir que Asch pudesse falar com Luke a qualquer momento.

Aconselho que preste atenção nas Skits a partir de agora. A maioria dessa parte é bem interessante. Você controlará Asch daqui pra frente. Ótimo, eu adoro os battle quotes dele =D

Ajuste as Artes como quiser, você pode até usar as magias, mas o F.ATK dele é igual ao de Luke, então não vale a pena. Acho interessante que o Stalagmite dele, diferente do de Jade, não possui FoF Change. Isso sem contar que Explosion e Icicle Rain são os FoF Changes de Flame Burst e Splash, respectivamente.

Heywait! Cadê aqueles 10000 HP?

Console RPGs rule nº 140: Law of NPC Relativity (Magus Rule)
Characters can accomplish superhuman physical feats, defeat enemies with one hand tied behind their back and use incredible abilities — until they join your party and you can control them. Then these wonderful powers all vanish, along with most of their hit points.

Note que você não pode remover os equipamentos Maestro de Asch (você pode dar algum Bracelet para ele, mas aconselho que não faça isso). Tendo terminado, examine o armário à esquerda para o Deck Brush, desça as escadas à direita, examine o livro verde na mesa para a recipe Ramen e saia pelo sul.

Hmm, a música desse lugar me lembra Legend of Legaia

Siga até a encruzilhada e então vá para o oeste. Fale com o homem e entregue três Apple Gels para ele. Volte à encruzilhada e siga para o norte, entrando no lugar.

Salve o jogo se quiser (não compre nada com o cara à esquerda do save point, 270 Gald por um Apple Gel? Isso é um assalto!) suba, entre na sala ao centro e fale com o velho do outro lado da mesa enorme, Teodoro, o avô de Tear. Escolha a segunda opção para uma cena onde o Tartarus é carregado pela força do Sephiroth até a superfície (ok, isso soou um tanto estranho).

Note que Tear e Luke ficaram no Qliphoth, então use Natalia e Asch para substituí-los. Seu objetivo é ir a uma cidade chamada Belkend. Asch simplesmente diz que é para o leste sem mencionar que há um continente no caminho!

It’s a damn whole continent, for crying out loud! How can you just forget to mention it?! >_<

Da primeira vez eu me perdi e levei mais de uma hora pra encontrar o lugar, sem brincadeira. De qualquer forma, vamos aproveitar para explorar um pouco.

Já que finalmente podemos vagar (quase) livremente pelo World Map, vou lhe dizer os nomes dos continentes:

  • O que fica a sudoeste (parece um carangueijo) se chama “Radessia”.
  • O que fica a oeste (o menor de todos) se chama “Padamiya”.
  • O que fica a noroeste (todo branco) se chama “Sylvana”.
  • O que fica a leste (o maior de todos) se chama “Rugnica”.
  • O que fica ao sul se chama “Aberria”.
  • Ao centro-sul do mapa (onde fica Tataroo Valley) fica a “Ispanian Peninsula”, que faz parte de Aberria.
  • Ao centro do mapa fica o “Hod Archipelago”.

Sabendo disso, siga para Baticul, que fica na parte centro-norte de Aberria. Siga para as lojas e compre no mínimo 5 Rices (não os use, você precisará deles mais adiante). Volte ao porto e fale com o soldado para voltar ao Tartarus.

Siga para a parte nordeste de Radessia e procure por um porto (três quadrados à esquerda de Baticul no mapa). Entre no lugar e siga para o oeste, onde haverá uma cena. Você será levado a um lugar chamado Daath Bay e Natalia aprenderá Gallant Barrage, uma Arcane Arte. Fale com o homem a sudeste para voltar ao Tartarus.

Agora siga para a parte noroeste de Aberria e entre no único lugar que é possível entrar para chegar a Port Belkend.

17.  Port Belkend, Belkend, Ortion Cavern

Siga a nordeste e então a sudeste para sair ao World Map. Siga a trilha até chegar a uma cidade, Belkend.

Examine o painel à esquerda logo na entrada para um Orange Gel e siga a sudoeste até a bifurcação. Siga o caminho sudeste e então nordeste até o fim sem subir as escadas (passando por baixo da plataforma). Siga até o final e escolha a primeira opção para ajudar o cara e receber a recipe Soba Noodles. Volte à bifurcação e siga a oeste para a próxima tela.

Ignore as caixas ao norte e entre no laboratório à esquerda. Siga pela porta ao norte e ao leste na próxima sala. Examine as gavetas atrás do médico para o acessório Warrior Maiden (um dos melhores acessórios de Anise e também um dos mais fáceis de conseguir), vá para a parte leste, onde ficam as camas e examine as gavetas para o acessório Dark Seal, que aumenta a EXP recebida em 50%, mas faz com que você leve o dobro do dano normal e não possa usar Artes durante a batalha. Use com cuidado.

Saia dessa sala e siga ao norte, leste e norte de novo para uma cena. Conheça Spinoza, um cara importante para a história, mas não menos irritante. Ele esteve envolvido com o sequestro de Luke (Asch, no caso) 7 anos atrás, além de ter ignorado a proibição de usar Fomicry em criaturas vivas (não sei se mencionei antes, mas Fomicry é o que cria replicas).

É, parece que Jade quem criou Fomicry, mas deve ter tido um motivo para ele proibir o seu uso em criaturas vivas. Após falar demais, Spinoza foge correndo e Jade recebe o título “Father of Fomicry”.

Saia pelo sul e siga a oeste para ouvir a conversa de dois caras. Agora saia do laboratório e Guy irá embora. Agora saia da cidade, volte para Port Belkend e entre no Tartarus.

Siga para a parte sudeste de Radessia (dentro das duas “garras do carangueijo”). Aqui há duas cavernas – uma a leste e outra a oeste. A do leste está atrás de um redemoinho, então ignore-a por enquanto e siga para a outra.

Siga pelo caminho e você logo verá uma parede com uma espécie de espelho amarelo. Abra o baú perto desse espelho para uma Ruby Wand (não equipe-a em Anise) e volte a seguir ao leste. Na próxima tela haverá uma cena.

Após a cena, pegue a Life Bottle no baú, ignore o elevador e siga a sudeste. Na próxima tela, continue seguindo a leste e pegue a Grass Chamber no caminho. Não use-a em ninguém ainda. Continue seguindo a leste.

Na próxima tela, siga o caminho sul para uma Nimble Rapier (que ninguém pode usar, já que Guy e Luke estão fora) e siga ao norte. Salve o jogo e continue ao norte, ignorando o elevador novamente e entrando em uma sala para uma cena.

Hmm, parece que Van pretende fazer replicas de algo grande. Com o que ele tem, já é possível replicar algo com 10% do tamanho do mundo. Pretty big, huh? Por aqui também há os dados de Hod, uma ilha que foi destruída anos atrás.

Não há nada pra se fazer aqui, então volte. Como eu queria poder usar esse elevador… Pena que não dá, então continue voltando. Quando você chegar ao elevador pelo caminho de baixo, haverá uma cena e…

ANCYLOPOLYP

P.ATK – 344

P.DEF – 350

F.ATK – 283

F.DEF – 282

HP – 35000

EXP – 3500

Gald – 5000

Fraquezas: N/A Resistências: N/A

Apesar do que parece, eles não são fracos contra fogo e nem resistentes a água, então aproveite os FoF de Água que os Polyps criam o tempo inteiro para lançar Frigid Blasts para todo lado.

Após um tempo Acylopolyp começará a usar Splash e uma magia de água chamada Blessed Drops. Essa é uma magia que Jade só aprende no Lv40 então sim, ela é poderosa, e sim, ela atinge em uma área maior que Splash. De qualquer forma, Blessed Drops cria um FoF completo de água, então aproveite para um Frigid Blast.

Às vezes Ancylopolyp entra em uma concha, ficando imune a qualquer tipo de ataque. Nada a fazer quanto a isso, você terá que esperar ele sair. Mude a estratégia de Natalia para [Action->Heal].

Drops: Basil, Aquamarine

Após a batalha, continue voltando. Chegando ao Tartarus, há um terremoto… parece que a parte sul de Rugnica está caindo, como Akzeriuth, e a próxima cidade a cair será St Binah. Ótimo, era o que precisávamos, não é? NOT!

No meio da conversa, Asch corta a conexão.

  1. Tiago
    24/07/2013 às 22:58

    Hidora com essa tal atualizacao do walkthroug vc acrescentou algo novo?

  2. 26/07/2013 às 11:24

    Atualização? Eu só venho fazendo pequenas modificações (geralmente erros de digitação) de tempos em tempos. A menos que você esteja usando uma versão anterior à 2.1 (que é a versão que usei aqui no blog, e é a versão atual no GameFAQs), não há nenhuma atualização de verdade, e provavelmente não haverá a menos que eu fique sabendo de algum erro que realmente mereça minha atenção.

  3. 23/03/2015 às 20:07

    Discordo de vc Hidora com relação ao fato de a Tear ser melhor Healer que a Natalia, acho que vc esta muito equivocado por que pra começo de conversa a Natalia nem é Healer ela no máximo tem um feitiço pra salvar a propria pele em momentos de necessidade e ponto, quem vai esperar o tempo escatológico dela fazer um feitiço pra curar apenas um, só se for ela mesma, ela é um personagem hibrida pra ataque fisico a longa distância e suporte, na verdade a função de suporte dela serve pra compensar as baixas defesas que ela tem, pra durar mais em batalha. Basicamente a personificação da Archer Class dos Final Fantasies.

  4. 24/03/2015 às 00:40

    Ainda assim ela é uma das únicas duas personagens que pode curar outros personagens. O problema em usar Natalia no grupo é que ou você tira Tear (para usá-la como healer), ou você tira Luke ou Guy (que são dps bem melhores IMO, além de possuírem mais HP e defesa naturalmente). E eu simplesmente jamais tiraria Jade do grupo. Ou seja, a menos que você esteja jogando com Natalia, não vale muito a pena usá-la no grupo IMO.

  1. 21/11/2012 às 16:33