Parte 2

By Hidora

Bem, eu falei que a primeira parte ia até o primeiro grande plot twist, então aqui estamos na segunda parte onde Luke tentará se redimir do que fez. Difícil, mas não impossível. Espero que já tenha decidido se vai odiar Luke ou sentir pena dele.

Espero que já tenha se acostumado com o fato de eu resumir até cinco viagens em uma subseção só, pois eu farei isso MUITO daqui pra frente. Essa é a parte mais longa do jogo,então não espere chegar à Parte 3 tão rápido. O lado bom (ou não) disso é que também há várias sidequests.

Vamos continuar?

  1. Yulia City
  2. Aramis Spring, 4th Monument Hill, Daath
  3. Oracle Headquarters, Keterburg Bay
  4. Keterburg, Port Sheridan, Port Belkend
  5. Theor Forest
  6. Grand Chokmah
  7. St Binah, Sheridan
  8. Meggiora Highlands, Sheridan
  9. Yulia City, Shurrey Hill
  10. Guerra!
  11. Chesedonia, Desert Oasis, Zao Ruins
  12. Engeve, Kaitzur, Kaitzur Naval Port, Grand Chokmah
  13. Aramis Spring, Choral Castle, Daath, Baticul
  14. Inista Marsh, Belkend
  15. Sheridan, Keterburg, Grand Chokmah, Daath
  16. Tataroo Valley (Daytime), Sheridan
  17. Baticul, Grand Chokmah, Theor Forest, Daath

1. Yulia City

Nota: Aconselho que daqui pra frente você começe a jogar na dificuldade Hard, pois assim você receberá mais Grade para usar mais tarde. Sem contar que para conseguir o título “Berserker” de Luke você precisa de 300 batalhas na dificuldade Hard, então é melhor começar logo. Eu sei que muita gente prefere jogar no Normal até o fim, então vou continuar a dar os stats dos chefes nessa dificuldade. Para aqueles que vão jogar no Hard, multiplique todos os stats dos inimigos por 1,5 para obter o verdadeiro valor (btw, no Very Hard é 2x e no Unknown é 3,5x).

Luke acorda em Yulia City, se lembra do que Asch falou sobre St Binah cair, e vai falar com Tear no jardim. Ele finalmente entende que tudo o que tem feito é agir baseado no que os outros dizem sem pensar por si mesmo e então decide que precisa e que vai mudar.

Para firmar isso ele decide cortar o cabelo… em uma cena de anime:

Tear: Luke!

Luke: With this, I say goodbye to who I’ve been.

Nota: Se você estiver no 2º playthrough tendo algum Costume Title equipado, Tear mencionará o cabelo de Luke.

Agora temos de arranjar um jeito de impedir que St Binah caia. Espero que não tenha se acostumado com Asch, pois daqui pra frente você só terá uma chance de usá-lo novamente em batalha.

Se você gosta de usar o AD Skill “Taunt”, esqueça isso agora com Luke. O Taunt de Luke de cabelo curto é três vezes mais demorado do que era antes. Note que Luke está no mesmo Lv que Asch ficou após derrotar Ancylopolip. Equipe a Nimble Rapier em Luke e a Ruby Wand em Tear. Equipe a Grass Chamber em Raging Blast de Luke para permitir que ele roube itens com essa Arte.

Saia pelo sul e então desça a escada. Use a porta ao norte para receber o Character Disc. Examinando o livro, você pode ver todos os personagens importantes (alguns nem tão importantes assim) que você já viu em qualquer cidade, além de poder ver todos os Costume Titles que você possui (com direito a zoom e rotação).

Note que Luke possui um espaço extra em seus títulos. No meu save, Jade aparece nesse espaço, mas já vi gente que aparece Guy ou Anise aí. Acho que é só um glitch menor.

Abra o baú no canto esquerdo para o CC Scild Forte e saia da sala pelo sul. Saia da casa pelo sul e siga a oeste na encruzilhada. Fale com o mesmo homem para quem você entregou os 3 Apple Gels e entregue 5 Rices a ele. Agora volte e entre no prédio ao norte.

Salve o jogo e suba. Quando você tentar entrar na sala de Teodoro, uma mulher dirá algo a Tear sobre o terceiro Fonic Hymn e pede que Tear vá até a sala dela. Não, isso não faz parte da história, então vamos à sala dela como parte de uma sidequest.

Não entre na sala de Teodoro ainda! Volte, desça, entre na sala logo abaixo e fale com a mulher para Tear aprender Holy Song. Siga para a sala de Teodoro e fale com ele.

É, eu concordo com Luke, há algo errado com eles. E Teodoro não acredita que St Binah vai cair só porque não está escrito no Score. Que ótimo, parece que nós teremos que fazer o serviço de novo.

Volte ao quarto de Tear (o lugar onde Luke acordou). Tear dirá que Van odiava o Score porque isso fez Hod ser destruída. Hod era uma ilha que ficava no arquipélago no centro do mapa e era parte de Malkuth, mas foi destruída na guerra 16 anos atrás e foi parar no Qliphoth. Hod era a terra natal de Van.

Parece que Van realmente pretende destruir o mundo. Você receberá o key item Principles of Fonology. Volte até o prédio principal e siga pela porta à direita da sala de Teodoro. Essa é a sala em que Tear estava na cena de introdução. Escolha a segunda opção e você aparecerá em Aramis Spring.

2. Aramis Spring, 4th Monument Hill, Daath

Reveja os Shortcuts de Luke, pois eles sumiram. Siga a nordeste para poder começar a subir. Vá pelo caminho único, pegando a Carmine Chamber no caminho, e entre na caverna. Ande um pouco e você encontrará Guy. Euri da expressão de Guy com o agradecimento de Luke xD

Guy receberá o título “Friend for Life” e voltará ao grupo. Os dois lados da bifurcação vão dar no mesmo lugar, mas o do sudoeste tem um baú então siga por este para 6000 Gald e siga a noroeste na encruzilhada para um save point.

Volte à encruzilhada e siga a sudoeste. Na próxima tela, siga o caminho único e um Iron Crab cairá do teto (waitwat?) pouco antes do baú com a Silver Mail. Continue o caminho único até a próxima tela, onde haverá uma cena.

Após a cena, siga um pouco adiante e abra o baú perto do Coryntis ao norte para uma Panacea Bottle. Siga a leste e você encontrará um Merfish atrás de uma planta. Use Mieu Fire na planta para queimá-la.

Não que eu esteja reclamando (de fato, fica mais fácil pra mim), mas esse negócio das dungeons serem praticamente em linha reta fica muito monótono e o guia acaba ficando chato e eu tenho que forçar uma piada pra não ficar tão chato assim >_>

Fora da caverna, mais uma cena. Mais à frente, caverna de novo. Queime a planta e um Iron Crab cairá do teto novamente (é carangueijo ou é morcego?). Mais à frente, outra cena. Na bifurcação, siga a oeste, queime a planta, saia da caverna, siga à direita, queime a planta, entre na caverna e abra o baú para mais uma Nimble Rapier.

Volte até a bifurcação. Siga ao sul e um Iron Crab aparecerá pulando (peraí, carangueijo pula?). Saindo da caverna, Jade aparecerá. Ion não consegue ficar algumas horas sem se meter em confusão não é?

E parece que uma guerra realmente está prestes a começar. Jade voltará ao grupo. Da porta da caverna, siga ao extremo oeste para uma Yellow Ribbon. Volte ao save point e siga a leste, descendo um pouco para um Pineapple Gel atrás da pedra. Volte ao save point e siga a sudoeste até sair para o World Map.

Nota: Quando você for sair, vai parecer que o jogo travou. Acontece que em alguns lugares (Aramis Spring e Theor Forest, por exemplo) a tela não fica preta enquanto o jogo carrega o World Map. Espere um pouco e o jogo voltará ao normal.

Siga a trilha para o sudeste, atravessando o rio, e você chegará ao Fourth Monument Hill. Siga a leste para uma cena e continue a leste para voltar ao World Map. Siga o caminho mais um pouco e você chegará a Daath.

Suba a pequena escadaria ao sul e examine os barris para receber o key item Prelude. Fale com o homem com roupa de cozinheiro atrás do Item Shop para aprender a recipe Pizza. Abra o baú na frente do Item Shop para o CC Esprit Forte.

IMPORTANTE: Durma na Inn para começar os eventos para os títulos Big Sister e Locrian Colonel de Tear. Sim, você tem que pagar.

Note que há uma loja escondida a leste da Inn, no canto direito. Os items que esse cara vende são bem caros (e na maioria inúteis), mas é um dos poucos lugares onde você pode conseguir Miso.

Siga a nordeste até a próxima parte da cidade. Ande em direção à escada e Anise aparecerá… dando um susto em Guy. “That voice could break glass”, euri. Anise voltará no grupo.

Suba as escadas e entre na catedral. Siga ao norte e use a porta. Fale com o cara atrás do altar, Tritheim, para receber o key item Permit.

Volte ao salão de entrada, siga pela porta à direita, use a porta à direita, siga o caminho único à direita, suba as escadas, use a porta a nordeste, fale com o cara vestido de azul, passe pela porta, saia pela outra porta, desça as escadas e desça mais escadas para chegar em Oracle Headquarters (ufa!).

3. Oracle Headquarters, Keterburg Bay

E eu reclamando das dungeons em linha reta… Oh well, hora de pilhar uma organização religiosa. Que foi? É isso mesmo que nós vamos fazer, oras. Vá pelo sudoeste e siga o caminho até chegar em uma porta. Use Mieu Attack no gongo ao lado da porta e um Oracle Knight sairá da porta. Entre e abra os baús para 5500 Gald e um Lemon Gel.

Volte e siga ao norte, subindo as escadas. Pegue o Miracle Gel no baú e use Mieu Attack no gongo. Entre pela porta de onde saiu o Oracle Knight e abra o baú para uma Carmine Chamber. Volte e desça as escadas a sudoeste.

Siga o caminho até chegar ao outro lado. Suba o elevador, derrote o Oracle Guard, desça o elevador, use Mieu Attack no gongo, suba o elevador, entre na porta, pegue a Green Ribbon à esquerda, saia da sala e desça o elevador.

Siga a oeste e desça as escadas. Siga ao leste, soe o gongo e entre para encontrar um corredor. Segue o mapa desse corredor:

Tendo conseguido todos esses itens, saia pelo sul do corredor. Siga a oeste, perto das escadas de onde você veio, e use Mieu Fire no Oracle Guard através da grade. desça as escadas ao leste e suba ao oeste para enfrentá-lo.

Desça as escadas e use Mieu Attack no gongo. Salve o jogo e entre na porta para outro corredor.

Antes de ir ao quarto com Ion e Natalia, siga ao norte e passe pela porta. Siga ao leste, desça as escadas, oeste, pegue o key item Noble Thief, desça as escadas, leste, desça, pegue a Carmine Chamber e volte ao corredor para encontrar Ion e Natalia no quarto com o * no mapa acima.

Você será levado à entrada da catedral. Desça apenas um lance de escadas, siga à direita e fale com o homem parado perto do monumento. Agora saia da cidade e siga para o Fourth Monument Hill (bem na frente de Daath, caso tenha esquecido).

Após a cena, saia pelo oeste, siga a trilha até o final, entre em Daath Bay e fale com o cara a sudeste para usar o Tartarus. Grand Chokmah fica ao norte de Engeve, na ponta do continente de Rugnica, mas você precisa ir até Rotelro Bridge antes, porque os portos de Grand Chokmah estão fechados. Rotelro Bridge é a ponte que foi destruída enquanto você estava na carruagem no começo do jogo antes de chegar em Engeve, no centro da parte oeste de Rugnica. Enquanto você está no caminho até lá… Problemas no Tartarus, você vai parar em Keterburg Bay.

Fale com o homem cabisbaixo ao norte e escolha a primeira opção para aceitar organizar o depósito. A música de fundo desse minigame é MUITO irritante, mas por sorte a mídia do meu jogo está tão arranhada que essa música para de tocar após 5 segundos :P

Anyway, segue o mapa:

Mova a caixa 1 uma vez para a direita. Empurre a caixa 3 duas vezes para a direita e empurre a caixa 4 uma vez para cima. Puxe a caixa 3 uma vez para cima, dê a volta nos buracos e empurre a caixa 3 quatro vezes para cima. Empurre a caixa 6 duas vezes para a esquerda. Mova a caixa 5 cinco vezes para baixo. Puxe a caixa 2 uma vez para a esquerda, dê volta para empurrar a caixa 2 mais uma vez para a esquerda. Dê a volta novamente e empurre a caixa 2 três vezes para baixo. Puxe a caixa 1 uma vez para baixo, dê a volta e empurre a caixa 1 duas vezes para a direita. Dê a volta e puxe a caixa 1 duas vezes para cima, dê a volta e empurre a caixa 1 uma vez para cima. Dê a volta nos buracos e empurre a caixa 1 três vezes para a esquerda.

O mapa deve ter ficado assim:

Abra todos os três baús para obter Stun Bracelet, Rebirth Doll e Pineapple Gel. Você receberá 5000 Gald (além dos itens que ganhou lá dentro). Entre na casa à esquerda e examine o livro verde para a recipe Salad. Saia da casa e siga pelo oeste para sair para o World Map. Siga ao noroeste para encontrar Keterburg.

4. Keterburg, Port Sheridan, Port Belkend

E aqui está a cidade natal de Jade. Siga ao norte e entre no Casino para Anise receber o título “Grown-Up Child”. Como essas mulheres vestidas de coelhas conseguem ficar de maiô em um lugar que neva o tempo todo? O_o

Se quiser, você pode trocar Gald ou Grade por fichas. Uma ficha custa 300 Gald ou 10 Grade. No balcão ao norte você pode trocar fichas por itens.

Na primeira vez que vim aqui, eu comprei 10 fichas (3000 Gald) e comecei a jogar poker na mesa ao norte. Guess what? Comprei todos os itens possíveis (no fim do jogo haverá 3 ou 4 páginas de itens) e ainda me sobraram 147670 fichas. Guess I’m lucky, huh? Não que os itens aqui sejam dos melhores, claro, mas se você quiser completar o Collector’s Book você tem de ter todos os itens que só podem ser conseguidos aqui.

Aconselho que NÃO gaste seu Grade aqui. Haverá um momento muito melhor para gastar seu Grade. Faça como quiser e então saia do Casino. Suba as escadas a noroeste. Está vendo o baú sobre o telhado de onde tem esses bancos? Nós vamos pegá-lo, então suba as escadas a noroeste.

Está vendo as duas máquinas atirando bolas de neve? Use Mieu Attack na da direita e volte pelo sudoeste. Abra o baú que estava no telhado (agora está no chão) para uma Hourglass. Eu estou no 6º playthrough e só tenho 11 contando com essa, então sim, é um item raro. Agora siga para o leste e fale com o homem de cartola na frente da mansão.

Se estiver no 2º playthrough, você pode assistir a todas as Skit Scenes no iglu ao nordeste da parte norte da cidade (mesmo as que você ainda não viu). É só falar com o cara igual ao Ant Lion Man e escolher a Skit que você quer ver.

Não há mais nada a se fazer por enquanto, então siga para o oeste de onde você conseguiu a Hourglass. Na próxima tela, entre na mansão a oeste, examine o armário no canto noroeste da sala para o CC Alca Forte e use a porta ao norte.

Sim, ela é irmã de Jade. Deve ter sido uma infância horrível, não? Ela concorda em mandar consertar o Tartarus e pede para Luke voltar mais tarde sozinho. Siga para o hotel, que fica ao centro da cidade. Luke diz que esqueceu alguma coisa, então volte à casa de Nephry.

Quer dizer que Jade criou os princípios de Fomicry aos nove anos e que a primeira pessoa que ele matou foi a professora dele? Que beleza. Acho que você devia anotar esse nome, Nebilim…

De volta ao hotel, Jade já sabia o que Luke foi fazer. Ele diz que não tem mais interesse em reviver Nebilim e pede para Luke não contar isso a ninguém. No dia seguinte… que diabéisso que Mieu tá fazendo? O_o

Oh well, o Tartarus está pronto, então siga para Keterburg Bay para pegar o Tartarus e ir em direção a Port Sheridan (o lugar onde você encontrou Nick enquanto estava com Asch, ao norte de Port Belkend). Fale com o homem na frente do armazém ao noroeste. Mais um daqueles minigames de armazém…

Segue o mapa:

Empurre a caixa 2 uma vez para cima e a caixa 1 uma vez para a direita. Empurre a caixa 3 uma vez pra cima. Empurre a caixa 2 uma vez para a esquerda. Puxe a caixa 1 uma vez para a esquerda, dê a volta e puxe a caixa 1 duas vezes para cima. Dê a volta e empurre a caixa 1 uma vez para cima. Dê a volta e puxe a caixa 1 uma vez para a esquerda. Dê a volta e empurre a caixa 1 duas vezes para a esquerda. Puxe a caixa 2 duas vezes para a direita. Empurre a caixa 4 uma vez para cima. Empurre a caixa 5 uma vez para a esquerda. Dê a volta e empurre a caixa 5 uma vez para a direita. Empurre a caixa 5 duas vezes para baixo. Puxe a caixa 2 quatro vezes para cima. Puxe a caixa 2 cinco vezes para a direita. Empurre a caixa 2 três vezes para cima.

O mapa deve ter ficado assim:

Abra os três baús para obter Apple Gel, Holy Ring e All-Divide (um item bem raro, só tenho 8 desses e nunca usei um) e você receberá 5000 Gald. Agora siga para Port Belkend.

Fale com o homem na frente do armazém ao norte para mais um desses minigames.

Segue o mapa:

Empurre a caixa 1 uma vez para a direita. Empurre a caixa 5 três vezes para cima e duas vezes para a direita. Empurre a caixa 7 três vezes para baixo, duas vezes para a direita e uma vez para cima. Empurre a caixa 6 uma vez para baixo. Empurre a caixa 4 quatro vezes para a esquerda. Empurre a caixa 3 três vezes para a esquerda. Empurre a caixa 1 uma vez para cima. Empurre a caixa 2 uma vez para a direita. Empurre a caixa 3 quatro vezes para a direita e duas vezes para cima. Puxe a caixa 8 duas vezes para baixo. Dê a volta e empurre a caixa 8 quatro vezes para a esquerda. Dê a volta e empurre a caixa 8 uma vez para cima.

O mapa deve ter ficado assim:

Abra os três baús para obter Dark Seal, Apple Gel e Great Pirate (acessório para Anise) e você receberá 5000 Gald. Agora sim, siga para Rotelro Bridge, que fica no centro da parte oeste de Rugnica (4 quadrados à esquerda de St Binah no mapa).

Estamos de volta a Rugnica. Siga a trilha até a bifurcação (pouco antes da pequena ponte) e então siga ao norte. No caminho, você notará um Search Point ao leste da trilha. Siga até lá, reveja seus equipamentos e Artes, tenha CERTEZA de estar em Lv30+ com pelo menos Luke e/ou Guy e examine esse Search Point para encontrar um velho amigo.

SWORD DANCER #2

P.ATK – 410

P.DEF – 289

F.ATK – 304

F.DEF – 226

HP – 51900

EXP – 9800

Gald – 4000

Fraquezas – N/A

Resistências – Físico

Olha quem voltou :D

Agora ele é resistente a ataques físicos, então mantenha Tear usando Eclair de Larmes (se ela estiver em Lv31, caso contrário use Nightmare) e Jade usando qualquer magia.

Faça o que fizer, NÃO ataque-o enquanto ele estiver em OL. Você causará menos de 200 de dano,ele não vai parar de atacar e vai causar 900+ em todos ao redor dele com Storm. Use Apple Gels e Lemon Gels sempre que necessário, não tenha pena, essa EXP vale cada item de cura que você gastará.

Ele pode usar Fang, que causa 600+ de dano, Instant, que causa 800+ de dano, Roar que causa 600+ em todos ao redor dele, e Storm, que pode causar 900+ de dano em todos ao redor dele. Preste atenção nos nomes das técnicas que aparecem sobre a tela. Quando ele for usar Storm, use o Free Run para fugir o mais rápido possível.

Se você seguiu meu conselho e está em Lv30+, não deixe de usar Radiant Howl ou Razing Phoenix sempre que possível (use Arcane Arte e quando atingir o último golpe, segure X).

Como da última vez, essa batalha é bem difícil, mas você pode fazê-la mais tarde, então não tenha pressa. Volte aqui após Grand Chokmah e não haverá tantos problemas.

Se você é do tipo de jogador que gosta de desafios (como eu), então não perca tempo, derrote logo esse cara e consiga esses quase 10k de EXP.

Drops: Genius Wand, Treat

Se você o derrotou, equipe a Genius Wand em Tear. Volte a seguir a trilha em direção ao norte para chegar em Theor Forest.

5. Theor Forest

Chegando ao lugar…os soldados de Malkuth estão paranóicos, então só Jade pode ir e ele sai do grupo. Enquanto os outros esperam… Anise está socando a árvore? Oh well, alguém gritou. Siga um pouco para o norte e você encontrará um soldado ferido que dirá que Oracle Soldiers o atacaram. Era só o que faltava.

Siga para o norte e haverá uma espécie de minigame. Você deve passar pelo lugar sem ser visto. Você deve usar sua cabeça para despistar os soldados. Use Mieu Attack para balançar árvores e chamar a atenção e passar enquanto eles estão voltando à posição deles. Use Mieu Fire nos monstros para espantá-los, etc. Se houver um balão com três pontos na sua cabeça, quer dizer que você está escondido. Se pisar na água, você será visto imediatamente.

Se você for visto, voltará para o lugar de onde você entrou e terá a opção de observar a área ou olhar o mapa. Se você for visto pela quinta vez, terá a opção de forçar o seu caminho e descer o braço em quem aparecer. Não há nenhuma recompensa por não ser visto.

Se você estiver aqui por roleplay, tente passar sem ser visto. É difícil, mas divertido até certo ponto (Metal Gear Solid, anyone?). Mas se você perder a paciência ou só quer sair desse lugar carregando quantos itens puder, force o caminho. Você não perde nada por fazer isso mesmo.

De qualquer forma, vou mostrar como passar despercebido.

Use Mieu Attack na árvore logo à sua frente e espere o guarda se virar para voltar. Quando ele se virar, siga para o leste até a próxima tela. Siga ao leste até o fim para 4800 Gald. Suba a rampa para encontrar um save point.

Esconda-se na árvore logo à sua esquerda e espere o monstro passar. Quando ele estiver de costas, use Mieu Fire nele para ele fugir. Siga para oeste até a próxima tela. Esconda-se atrás da pedra e espere o guarda ao norte ficar de costas (note que você só pode ver as pernas dele), pegue a Magic Lens e corra para o nordeste até a próxima tela.

Esconda-se na primeira árvore a nordeste e espere o monstro aparecer no canto direito da tela. Quando ele ficar de costas, chegue perto e use Mieu Fire nele. Isso fará com que o monstro leve o guarda embora. Agora abra os baús para um Half Guard e um Silver Bracelet. Siga ao norte até a próxima tela.

Aqui não há guardas, então siga a nordeste para um Lemon Gel e noroeste para 5500 Gald mais à frente. Continue ao norte até sair para o World Map. Siga ao norte e examine o Search Point para o key item All-Purpose Knife. Eu não sei o efeito exato desse item, mas suponho que ele melhore os efeitos de Cook e sei que ele é necessário para algumas sidequests. Volte a Theor Forest.

Siga ao sul até a próxima tela. Corra para a esquerda para se esconder no mato antes que o monstro lhe veja. Espere ele ficar de costas e use Mieu Fire nele para sumir com o guarda novamente.

Siga ao sul encostado na parede leste para um baú com uma Life Bottle no extremo leste dessa área. Continue seguindo ao sul encostado na parede até o save point, desça a rampa e siga a oeste para voltar à tela inicial.

Há três árvores a nordeste. Use Mieu Attack na árvore do meio e corra para o sul e então sudeste para chegar ao centro da área, onde você começou (cuidado para não ficar no campo de visão do guarda). Saia pelo sul e volte (dessa forma, se for visto você aparecerá no sul e não no leste).

Esconda-se na segunda árvore a noroeste (perto da pedra) e use Mieu Attack na árvore. Espere o guarda ficar de costas e corra para o oeste para uma Panacea Bottle na próxima tela. Volte, use Mieu Attack na árvore, espere ele ficar de costas e corra até a árvore perto da pedra.

Use Mieu Attack na árvore e corra imediatamente para o norte. Quando o guarda estiver olhando para a árvore, suba a rampa e se esconda na árvore a oeste.  Agora siga ao norte e esconda-se atrás da pedra até o guarda (ao norte) ficar de costas. Corra até o noroeste e pegue a Silver Sword. Espere o guarda ficar de costas e então corra para o sul e siga a oeste perto do outro guarda.

Esconda-se nas três árvores, espere o monstro ficar de costas e use Mieu Fire nele. Note que ele correu para dentro da parede, então procure por uma entrada com umas plantas perto de onde o monstro sumiu, aperte X para subir e siga a leste.

Pegue o Battle Guard no baú, volte e desça pelo buraco. Esconda-se atrás das três árvores e use Mieu Fire no monstro quando ele ficar de costas. A sudoeste há um baú que só pode ser conseguido com Mieu Wings (que você ainda não tem), então lembre-se de pegar esse baú mais tarde (ele contém o melhor arco que você vai encontrar em um bom tempo) então siga ao norte até o save point e esconda-se entre a árvore e a pedra.

Use Mieu Attack na árvore, espere os guardas ficarem de costas e então corra para o nordeste, subindo a rampa para um Sage no baú. Esconda-se na árvore perto da pedra logo ao lado da rampa e use Mieu Fire no monstro quando ele ficar de costas. Siga a nordeste (pouco ao sul da rampa) e pegue a Grass Chamber (com essa são três). Agora desça a rampa (cuidado para não seguir muito à esquerda, ou haverá uma cena e você só poderá voltar aqui após muitas e muitas e muitas cenas).

Siga para o norte de forma que você ande encostado na parede e siga ao leste (não se preocupe, os 3 guardas estão de costas) até a próxima tela. Pegue a Life Bottle no baú, volte, siga pela parede norte até o oeste e volte para a tela a oeste. Siga a noroeste para uma cena.

Fazia um tempo que eles não apareciam, não é? E você provavelmente já havia esquecido sobre o Curse Slot. E esta já é a quarta vez que somos presos… De qualquer forma, vamos a Grand Chokmah.

6. Grand Chokmah

Finalmente Ion vai fazer algo além de se meter em encrencas. Ion diz que o Curse Slot não pode controlar uma pessoa completamente, ou seja, mesmo com o Curse Slot, Guy não atacaria Luke se já não quisesse matá-lo. Aposto que você não esperava por essa.

Entre na construção à esquerda da Inn e compre uma Silver Sword e uma Bardiche. Você já deve ter notado que eu não dou muita importância para armaduras, não é? Bem, isso se deve ao fato de que entre uma arma e a próxima geralmente há uma diferença de 30 P.ATK, enquanto para armaduras a diferença geralmente é de 2 a 5 P.DEF. Ou seja, trocar de arma faz uma diferença, mas trocar de armadura não faz tanto, por isso eu nunca compro armaduras (eu também não compro armas, mas aconselho comprar =P).

No segundo andar há um lugar chamado Capacity Core Shop que, apesar do nome, não vende Capacity Cores. Pelo menos não para você. Fale com o cara atrás do balcão para ver a lista de todos os C.Cores (os que você não tem não estarão listados com o nome, mas estarão ocupando um espaço vazio na lista). Acho que que isso só serve para você saber quantos CC faltam para conseguir todos.

Saia do Shopping Center e siga a oeste. Não creio que a nova personalidade emo de Luke seja melhor do que a esnobe de antes. Tear voltará ao grupo. Entre na primeira porta (que é o bar) e suba as escadas. Fale com Jade no canto sudoeste e ele voltará ao grupo, então equipe a Bardiche nele. Desça as escadas e fale com o cara atrás do balcão para receber a recipe Curry e saia do bar.

Siga para o sul do save point e fale com Natalia no porto para ela voltar ao grupo. Volte ao save point, siga a oeste até a próxima tela, siga a oeste até a outra tela e fale com o General Frings.

Kimlasca declarou guerra a Malkuth por causa das mortes de Luke e Natalia, enquanto Malkuth pensa que o que destruiu Akzeriuth foi uma nova espécie de arma inventada por Kimlasca que pode causar uma Hyperresonance e que eles vão usá-la para destruir St Binah, por isso estão relutantes em evacuar a cidade, que como sabemos, está prestes a cair.

Adivinha quem ficou com a tarefa de evacuar St Binah, dou três chances. Isso mesmo, você! Anyway, hora de pilhar o palácio. Saia da sala do trono e siga a leste. Entre na porta a leste e examine a cômoda duas vezes para um Paralysis Ward.

Se você descer e examinar as estantes, poderá conseguir algumas informações de background. Por exemplo, como funcionam Fon Slot Seals, o censo de Malkuth (onde você pode ver que cerca de 10000 pessoas moravam em Akzeriuth), entre outras coisas.

Saia do castelo, siga para a Inn, na entrada da cidade, e fale com o soldado. O que deveria ser uma revelação, Jade já sabia de tudo, típico. Gailardia Galan Gardios, de Hod. Então o sobrenome dele não é Cecil. E o pai de Luke que matou toda a família dele na guerra. Não é surpresa que ele queria matar Luke. Guy receberá o título “Malkuth Nobleman”.

Você terá a opção de ir direto para St Binah. Escolha a segunda opção, pois ainda temos o que fazer aqui, agora que temos Guy e Anise. Siga para o bar, suba as escadas e fale com o velho de roupa azul perto da escada. Desça e fale com o cara na frente da porta ao centro para mais um minigame de organizar o depósito.

Segue o mapa:

Puxe o barril 2 uma vez para cima. Dê a volta e empurre o barril 2 duas vezes para cima. Puxe o barril 4 cinco vezes para baixo. Dê a volta e puxe o barril 4 duas vezes para a esquerda. Dê a volta e empurre o barril 4 uma vez para a esquerda. Dê a volta e empurre o barril 4 uma vez para cima e uma vez para a esquerda. Empurre o barril 3 três vezes para cima. Puxe o barril 1 três vezes para cima, dê a volta e empurre-o para a esquerda.

O mapa deve ter ficado assim:

Abra os baús para obter Strange Mark, Lemon Gel e Lollipop. Você receberá 5000 Gald e Anise receberá o título “Push & Pull Girl”. Equipe o Strange Mark em Jade e, se você não derrotou o Sword Dancer #2, equipe Lollipop em Tear.

Agora saia de Grand Chokmah, passe por Theor Forest em direção ao sul e siga até St Binah. Você sabe o caminho. Se não derrotou o SD#2, essa é uma boa hora de fazê-lo. Se ainda assim não conseguir, deixe para daqui a pouco.

7. St Binah, Sheridan

Não sei se você notou, mas (quase) sempre que toca essa música de fundo é porque algo ruim está acontecendo ou está prestes a acontecer. Siga para a parte leste da cidade e fale com o cara na frente da placa em que você usou Mieu Fire no começo do jogo e você receberá 800 Gald. Volte para a parte oeste da cidade.

IMPORTANTE:

Você vai precisar de 5 Maces para uma sidequest daqui a pouco, então compre-as com o cara que está segurando uma lança na frente da Inn.

Entre em Malkuth Base, que fica ao norte caso tenha esquecido, e siga para a próxima sala para uma cena. Saia de Malkuth Base para uma cena e…

KAISER DIST RX

P.ATK – 492

P.DEF – 512

F.ATK – 222

F.DEF – 390

HP – 40000

EXP – 7500

Gald – 8000

Fraquezas – Água

Resistências – N/A

Parece que Dist melhorou seu brinquedinho durante esse tempo. Não que você tenha ficado parado esse tempo todo também, claro. A essa altura, pelo menos Luke já deve estar em Lv30, então um Radiant Howl pode levar uns 10 a 15% do HP dele.

Seu principal ataque é uma série de pisadas que deve causar uns 800 de dano se todos atingirem um mesmo personagem. Ele também possui um ataque chamado Blast Strike que causa uns 600, mas ele é bem lento, então fica fácil de desviar.

Mantenha Jade usando Splash o tempo inteiro, como da última vez, e Luke usando Frigid Blast ou Guardian Frost,caso você já esteja em Lv32. Com Jade usando Splash e Tear usando Nightmare você vai poder usar esses o tempo inteiro e explorar a fraqueza dele.

Fiz essa batalha no Very Hard e a luta durou 1 minuto e 16 segundos… Uma batalha bem simples e sem graça.

Drops: Magic Mist

Com toda essa EXP que você ganhou, com certeza você já está com todos em LV30+, O que quer dizer que agora você pode usar Radiant Howl de Luke, Razing Phoenix de Guy, Innocent Shine de Tear, Astral Rain de Natalia e Final Fury de Anise.

Você ainda não pode usar Mystic Cage de Jade porque ainda não possui nenhuma High Fonic Arte. Mas assim que chegar ao Lv36 você aprenderá Ground Dasher e poderá usá-la. Para mais informações sobre Mystic Artes, veja a seção FAQ.

E a cidade é partida ao meio. Guy ouviu falar que experimentos de vôo estão sendo feitos em Sheridan e Ion confirma isso, então é pra lá que nós vamos já que, de acordo com Tear, ainda pode haver um tempo.

IMPORTANTE:

Se você ainda não derrotou o Sword Dancer #2, derrote-o AGORA! Você já deve ter Mystic Artes com todos, então não deve ser um problema, mas você tem de derrotá-lo agora. ESSA É SUA ÚLTIMA CHANCE!

Volte ao Tartarus, que está em Rotelro Bridge, caso tenha esquecido, e siga para Port Sheridan, que fica em Radessia, ao norte de Port Belkend.

Nada a fazer em Port Sheridan, então saia pelo norte. Siga ao norte para chegar a Sheridan. Note que Sheridan possui duas entradas, uma ao sul e uma ao norte. Entre pelo sul.

Entrando na cidade, siga a nordeste e procure pelo save point. Fale com o homem atrás do balcão perto do save point e pague 600 Gald para dormir para mais uma cena em que Tear dá uma de professora e tem um flashback.

A sudoeste fica o Equipment Shop, então compre o que quiser (Nota: você encontrará uma Wasier Rapier daqui a pouco, então não compre duas dessa).

Volte até a Inn, entre na porta da esquerda e examine a cômoda ao nordeste para um Savory. Saia, entre na porta da direita, examine a grade ao pé da cama ao sul para 3000 Gald e saia.

Entre no Bar/Item Shop, que fica logo abaixo da Inn, e examine o livro verde na mesa ao nordeste para a recipe Udon Noodles. Fale com o homem sentado ao leste para comprar itens se quiser e saia.

Agora siga a noroeste até a próxima tela. Está vendo a gangorra no lado direito perto do baú? Use Mieu Attack cinco vezes nela para jogar o baú para longe.

Volte pelo sul e siga a nordeste (rampa de metal ao leste da Inn) até a próxima tela. O baú que você jogou está à sua esquerda, então abra-o para o Demon Seal. Esse é um acessório único que dobra a EXP ganha em troca de deixá-lo com TODOS os status effects físicos. Use com MUITO cuidado.

Note que um desses stats impede que o personagem seja curado, então se você pretende usar esse acessório, desative as magias de cura de Tear e Natalia e use-as manualmente quando necessário. Se você não desativar, elas tentarão ficar curando o personagem com o acessório (que não pode ser curado, leva o dobro do dano e está envenenado e paralisado) o tempo inteiro e serão inutilizadas na batalha.

Entre na casa ao norte (Music Box House) para uma cena. Uma mulher chamada Ishtar pedirá que você a entregue os discos de música que você encontrar (como Prelude e Noble Thief). Você não tem nenhuma utilidade para eles, então entregue-os. Se você entregar todos os discos existentes Tear receberá um título. Você pode escutar as músicas dos discos examinando a máquina sempre que quiser.

Volte até onde você usou Mieu Attack na gangorra e chegue perto dos 3 velhos, Iemon, Tamara e Aston, para uma cena. Volte pelo sul, entre no Meeting Hall, ao centro, e fale com um dos três para mais uma cena.

Aparentemente, a Albiore, a aeronave que nós viemos atrás, caiu em Meggiora Highlands e o piloto ficou preso. Adivinha quem é que vai– ah esquece, você já sabe… >_>

Enquanto isso eles vão ficar aqui junto com Ion e trabalhar na Albiore II para que possamos usá-la. E eles vão usar peças do Tartarus para isso, então o Tartarus não poderá mais ser usado.

Saia de Meeting Hall e de Sheridan pelo sul. Siga a sudoeste de Port Sheridan para chegar a Meggiora Highlands.

8. Meggiora Highlands, Sheridan

Aqui você terá que dividir os dois grupos. Escolha dois aliados para irem junto com Luke para o oeste enquanto os outros vão pelo leste.

Se Guy e Jade estiverem no mesmo grupo ou se você deixar acabar o tempo, o piloto da Albiore vai morrer. Sabendo disso, pegue Tear e Jade para o grupo de Luke e deixe Guy, Natalia e Anise para o outro.

Note que esse lugar é uma sub-área do World Map. Você ainda tem sua bússola e radar e ainda pode girar a câmera. Você tem um limite de 12 minutos para chegar ao extremo norte desse lugar com os dois grupos.

Note também que o tempo continua passando enquanto você luta e até mesmo enquanto o jogo está carregando (isso me lembra tanto os Final Fantasy de antigamente…). Aconselho que evite batalhas (principalmente os passarinhos, já que eles ficam imortais enquanto estão com as pernas pro ar e o fazem perder tempo). Use Holy Bottles se necessário.

Siga a oeste até o fim e desça. Pegue a Weak Bottle o oeste e suba de volta. Siga a leste, suba a rampa para uma Wasier Rapier e siga ao norte. Na bifurcação, siga ao leste e continue ao leste após descer para uma Battlesuit.

Agora, siga a oeste no caminho que ia ao norte logo após a descida e ignore qualquer desvio até chegar ao final, onde há um caminho que segue a noroeste, dando a volta na parede. Parece que você não está sozinho.

BLADE REX

P.ATK – 368

P.DEF – 573

F.ATK – 255

F.DEF – 511

HP – 40000

EXP – 5350

Gald – 9000

Fraquezas – Fogo

Resistências – Terra

Note que o tempo continua contando enquanto você luta e mesmo quando você já o derrotou e está vendo as suas recompensas então não demore muito nessa batalha, pois você ainda tem que andar com o grupo de Guy.

Esse cara é um dos chefes mais fáceis do jogo, mesmo você tendo apenas três personagens. Ele é fraco contra fogo, então desative as magias de Jade que não sejam Flame Burst, mantenha Tear usando Eclair de Larmes e curando quando necessário, e Luke usando Guardian Field para criar FoF de luz e poder usar Burning Havoc.

Seus únicos ataques são uma mordida e um sopro de fogo que não causa tanto dano assim (heywait, ele usa a própria fraqueza para atacar?). Use Radiant Howl se possível para reduzí-lo a migalhas.

Drops: Laurel, Nebilim

A parte de Luke acabou, resta a de Guy. As boas notícias são: não há chefes para esse grupo, e o caminho desse grupo é mais curto. Na bifurcação, siga a oeste para uma Mystic Cloak. Volte e siga ao norte e, na próxima bifurcação, siga a oeste para acessar um caminho aparentemente escondido atrás da rocha.

Siga até o fim para 6800 Gald, volte à bifurcação e siga ao norte. Ignore os dois caminhos que vão mais para o norte (eles vão dar na parede) e siga a oeste até o fim.

Se Jade e Guy estiverem em grupos diferentes, eles conseguem salvar o piloto, Ginji, e o Hover Drive, que é o que viemos buscar aqui. Caso contrário, Ginji morrerá. Reorganize seu grupo e volte para Sheridan (o Tartarus era mesmo tão grande assim no World Map?).

Siga para a parte noroeste e entre no prédio pela porta ao sudoeste. Soldados de Kimlasca aparecem e tentam prendê-lo (essa seria a quinta vez -q), mas não conseguem, pois você consegue entrar na Albiore II antes disso.

Aqui você conhece Noelle, a garota que pilota a Albiore II e irmã de Ginji. Como de costume em jogos de RPG, chegamos na hora da catástrofe. St Binah cai, mas os habitantes estão na Albiore II, então não morre ninguém.

O problema é que St Binah vai começar a afundar, assim como aconteceu com os restos de Akzeriuth (notou que aquelas pedras sumiram do mapa?). Agora você pode controlar a Albiore.

Use X ou R2 para acelerar, Quadrado para ir para trás, Círculo para pousar (você só pode pousar em planícies). Use R1 e L1 ou o direcional para virar. Use o direcional esquerdo para baixo para subir e para cima para descer.

Não há muito o que fazer no Qliphoth (não, engraçadinho, você não pode entrar naquela torre que fica no sudeste do mapa, o portão está trancado… eu tentei) então siga para Yulia City.

9. Yulia City, Shurrey Hill

Siga ao norte até a encruzilhada, siga a oeste, fale com o cara que pede os itens e entregue 5 Maces para ele. Volte, siga a leste na encruzilhada e fale com o homem de camisa branca.

Ele pedirá 40000 Gald para vender um dos livros das Albert Style Artes. Você não pode pagar isso mesmo que tenha o dinheiro (eu tenho 6kk Gald e não posso gastar 40k pra isso…), então você tem que pedir o dinheiro para a mãe de Luke mas você não pode ir a Baticul ainda, então deixe para mais tarde.

Entre no prédio principal e na sala de Teodoro. Aparentemente é possível impedir que St Binah afunde usando o Sephiroth de Shurrey Hill, que fica ao leste de St Binah, ou seja, está no Qliphoth.

Tendo terminado por aqui, saia de Yulia City e procure por um vale que fica ao leste de St Binah para entrar em Shurrey Hill.

Essa deve ser a maior Dungeon que você já visitou, mas a entrada está escondida por uma Fonic Arte usando três pedras do quinto fonon, ou seja: fogo. Siga a leste para um Lemon Gel e suba no pedaço de terra que tem à esquerda do baú. Agora use Mieu Fire na pedra vermelha ao sul para destruí-la.

Volte e siga a oeste até encontrar outro pedaço de terra. Mesma coisa, use Mieu Fire para destruir a pedra. Espero que você ainda se lembre que pode usar R1 e L1 para ajustar a posição para usar Mieu Fire.

A oeste há uma árvore e uma pedra ao longe. Você precisa de Mieu Wings para subir na árvore, então volte mais tarde. Siga ao norte para um Pineapple Gel e mais uma pedra. Use Mieu Fire nela e a entrada aparecerá.

Bem-vindo ao segundo dos dez Sephiroths de Auldrant (o primeiro foi em Akzeriuth, caso não se lembre). Não há nada a fazer na primeira sala, então siga ao norte para chegar ao Passage Ring.

Mas parece que ele ainda está selado e você terá que quebrar o selo. Cada um desses símbolos no chão representa uma parte do selo. Você precisa desativá-los para quebrar o selo. Os caminhos do centro e da direita estão bloqueados, então siga pelo da esquerda.

Logo na entrada você encontrará o terceiro fonon (verde, vento) apenas encoste nele para pegá-lo. Siga a sudoeste para encontrar uma espécie de cristal. Quebre-o com Mieu Attack para receber o segundo fonon (amarelo, terra). Siga a nordeste e use Mieu Fire no brilho vermelho para conseguir o quinto fonon (vermelho, fogo).

Siga a noroeste para a próxima sala. Aqui há um Fonic Golem com um brilho azul. Derrote-o para conseguir o quarto fonon (azul, água). Abra o baú para uma Cure Bottle e siga a sudoeste.

Desça as escadas até o fundo e examine os brilhos no chão. Você precisa dos fonons Vermelho, Verde e Azul, nessa ordem. Uma música tocará e uma ponte se formará ao sul, então siga-a e use Mieu Attack na pedra flutuante para quebrá-la.

Chega a ser até conveniente não ter que voltar tudo a pé. Siga pelo caminho da direita, que foi desbloqueado. Derrote o Fonic Golem para o fonon azul, pegue a Light Plate no baú e siga a leste.

Pegue os 12000 Gald atrás da escada, suba-a, pegue o fonon amarelo à direita, pegue o fonon vermelho à esquerda e volte à sala anterior. Siga pelo caminho nordeste para a próxima sala.

Pegue o fonon verde ao centro, pegue a Dinei Bottle no baú a nordeste e siga pelo caminho oeste. Siga ao norte e então oeste até o fim para o CC Scild Maggiore, volte para a sala anterior e siga pelo caminho leste.

Suba as escadas a nordeste. Aqui há dois objetos que podem ser movidos. Mova o da direita três vezes para baixo e o da esquerda três vezes para baixo e três vezes para a direita. Desça até o fundo e use os fonons Vermelho, Amarelo, Azul e Verde, nessa ordem. Você já sabe o que fazer, então quebre aquela pedra.

Siga pelo caminho do meio, pegue o fonon amarelo no meio, pegue a Panacea Bottle a oeste e siga pelo caminho do norte. Pegue o fonon azul com o Fonic Golem e o fonon vermelho no extremo norte dessa sala e volte à sala anterior.

Siga pelo caminho noroeste, pegue o fonon verde abaixo da escada, suba-a, pegue o fonon vermelho a sudoeste, continue ao sul para uma Carmine Chamber, siga pela porta ao norte e siga pelo caminho a sudeste.

Abra o baú a sudoeste para um Specific, desça, pegue o Battle Guard e volte à sala anterior. Siga pelo caminho norte, suba uma das escadas (tanto faz) e use Mieu Attack uma vez para girar o objeto ao centro em sentido anti-horário.

Suba as escadas à direita e então à esquerda, e use Mieu Attack para girar o objeto duas vezes para qualquer lado. Desça até o fundo e coloque os fonons Vermelho, Azul, Vermelho, Amarelo e Verde, nessa ordem. Você já sabe o que fazer.

O selo finalmente foi quebrado, siga ao sul que agora você pode… oh droga, parece que Van colocou um código que impede que os Sephiroths sejam revividos. Jade conseguiria quebrar, mas ele não usa o sétimo fonon, então Luke terá que fazê-lo na base da Hyperresonance. Luke desfaz o código e revive o Sephiroth, impedindo que St Binah afunde.

Finalmente conseguimos alguma… ops, parece que esse Sephiroth segurava quase toda Rugnica, o que significa que quase toda Rugnica vai cair em pouco tempo. Holy shit, será que nada dá certo por aqui? Que droga! Oh well, nothing we can do, Luke receberá o título “Passage Commander”.

Siga pelo sul e saia de Shurrey Hill. Salve o jogo, suba na Albiore II e aperte R3 para abrir o mapa. Está vendo essa mancha preta a nordeste de Yulia City? É para lá que você deve ir. Chegando ao lugar, aperte Círculo para voltar às Outer Lands.

Voe em qualquer direção para ver que Rugnica está em…

10. Guerra!

A música do World Map combina muito com essa parte, não acha?

Como disse Jade, esse é um plano bem eficiente para matar muitas pessoas. E o grupo vai se dividir novamente. Jade vai para Engeve, Natalia vai para Kaitzur, Ion vai para onde Anise for e você escolhe para onde Luke vai e quem vai ser o terceiro membro desse grupo.

Eu geralmente vou com Natalia/Luke/Guy e Jade/Tear/Anise, mas como eu já fiz isso em todos os meus outros cinco playthroughs, dessa vez eu vou com Jade/Tear/Luke e Natalia/Guy/Anise. Note que o grupo que estiver com Luke será o primeiro a agir. Caso você deixe Luke no grupo de Natalia, você irá para Kaitzur antes de Engeve.

O seu objetivo aqui não será lutar na guerra, e sim EVITAR batalhas. Quanto menos batalhas você fizer, melhor. Chegando em Engeve entre na Inn e venda todos os itens que você não quer mais, pois os preços dos itens estão nas nuvens por causa da guerra. Pra você ter uma noção, você pode vender um Apple Gel por 225 Gald.

Se você vender o Demon’s Seal, o Laurel e a Rebirth Doll, você conseguirá 150000 Gald, mas Laurel e Demon’s Seal são itens únicos, e eu acho que já falei mas eu tenho um princípio de não vender itens únicos. Lembre-se: NÃO COMPRE NADA!!! Os preços estão absurdamente altos (1500 Gald por um Apple Gel?!).

Venda o que quiser e siga para a casa de Rose. Agora você terá que ir a pé até Chesedonia, pois a Albiore II não tem espaço suficiente para todos do vilarejo.

Lembre-se que o importante aqui é EVITAR BATALHAS. Você está escoltando civis, então quanto menos batalhas melhor. Para chegar a Chesedonia, siga para Rotelro Bridge. Se você é do tipo de jogador que não pode ver um inimigo sem querer enfrentá-lo (como eu era no 1º playthrough), espere até passar de Rotelro Bridge para começar a lutar.

Haverá três cenas (ou mais) no caminho até Rotelro Bridge. Quanto mais você andar e lutar, pior para você. O caminho está repleto de Oracle Knights e soldados de Kimlasca. Não, Holy Bottles não funcionam. Não, o efeito do título “Monster Collector” de Tear também não.

O caminho de Engeve até Rotelro Bridge é basicamente em linha reta, então não deve demorar muito para chegar, apenas siga a trilha desviando apenas para evitar inimigos. Após chegar até a ponte, siga a trilha a sudoeste para chegar em Chesedonia. Se você não lutou nenhuma vez, você receberá o item

Hourglass, o key item Magical Pouch, o arco Ether Slash e uma Life Bottle. Se você tiver lutado, você deixará de ganhar alguns desses itens.

Fim da parte de Jade.

Natalia tenta fazer Cecille parar as tropas, mas Cecille não possui autoridade para isso, então você deve ir até Chesedonia para falar com Almandine. Acho que esse é o único soldado do jogo que possui uma voz jovem. Guy pede para que Cecille tome cuidado. Heh, por essa ela não esperava. Aconselho que entre na Inn e salve antes de sair. Saia de Kaitzur e agora vem a segunda parte.

Você deve ir a Chesedonia novamente, mas dessa vez partindo de Fubras River e os soldados que você encontrará serão de Malkuth e não de Kimlasca. Haverá três cenas também, dessa vez envolvendo Frings e Cecille. Após a terceira cena, as tropas de Malkuth pararão de atacá-lo, mas os Oracle Knights aparecerão.

Tome cuidado para não ir para o norte demais e acabar se perdendo. Se você conseguir chegar a Rotelro Bridge sem lutar nenhuma vez, você receberá o acessório Rebirth Doll, a lança Efreet, um Specific e um Apple Gel quando chegar a Chesedonia.

11. Chesedonia, Desert Oasis, Zao Ruins

E todos se encontram, que bonito. Reveja seu grupo, pois Tear e Jade estão fora. Equipe a Efreet em Jade e o Ether Slash em Natalia. Siga a sudeste para encontrar Almandine e Mohs.

Mohs revela que a filha de uma das criadas da rainha foi substituída pela verdadeira princesa. A família real de Kimlasca-Lanvaldear sempre teve cabelos vermelhos e olhos verdes. E a rainha tinha cabelos pretos, enquanto Natalia tem cabelos dourados. Hmm… é, faz sentido. Natalia receberá o título “False Princess”.

E pra piorar a situação, Ion vai embora e deixa Anise, rendendo-lhe o título “Former Attendant”. Ah moleque safado. Siga para a área central de Chesedonia (onde tem a cerca) e entre no bar ao lado direito.

Fale com o homem na frente da porta ao sul para uma cena. Os Dark Wings aparecem e pedem 1000 Gald por pessoa (Mieu faz o preço subir para 7000 com sua boca grande) para deixar você passar.

Independente da sua escolha, Jade dará um jeito de você não precisar pagar, então siga em frente. Tente sair de Chesedonia pelo sudeste, mas você não poderá pois aconteceu algo em Zao Ruins. Se você não comprou as Maces em St Binah (não viu o aviso?!), compre agora. O problema é que agora você pagará BEM mais caro por elas (6800 Gald cada, ouch!).

Siga para o beco e fale com o Ant Lion Man. Entregue um Miracle Gel (Ugh!), uma Panacea Bottle e uma Apple para receber uma Thief’s Cape. Eurialto do comentário de Anise. Btw, não sei você, mas eu ainda estava usando a Cape que conseguímos em Tataroo Valley :P

Siga para a mansão de Astor e entre pela porta a oeste. Entre na porta logo à frente e fale com Astor. A voz desse cara que apareceu é um tanto engraçada para o tamanho dele xD

De qualquer forma, parece que não só Rugnica, como também a Ispanian Peninsula e o Zao Desert estão começando a cair. Descer a terra devagar parece uma boa idéia. E lá vamos nós tentar salvar todo mundo de novo…

Agora sim, saia de Chesedonia pelo sul e Asch dirá para você ir até o Oasis para conversar. Então vamos ao Desert Oasis.

Asch está na parte leste do Oasis, mas antes de falar com ele. Asch dá a idéia de descer Rugnica junto com Zao Desert e diz que como os Sephiroths estão todos conectados, é possível acessar o de Shurrey Hill (que suporta Rugnica) através do de Zao Ruins, então vamos logo até lá.

Você já esteve aqui antes, então não vou perder tempo dando direções. Apenas siga até onde você enfrentou Sync e Largo para encontrar um novo amigo.

TYRANNOPION

P.ATK – 381

P.DEF – 682

F.ATK – 304

F.DEF – 523

HP – 48000

EXP – 6750

Gald – 10000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

Esse pessoal viaja quando vai criar esses chefes ._.

Esse cara pode não ter o maior P.ATK que você já viu, mas possui uma P.DEF dos infernos e uma F.DEF alta demais pro meu gosto. Combinando isso com esse HP alto, temos uma batalha demorada.

Se Jade já estiver em Lv36, use Ground Dasher o tempo todo enquanto Tear usa Eclair de Larmes e cura quem precisar. Ele é razoavelmente rápido, então tenha cuidado.

Drops: Resist Ring

Após a batalha, entre no lugar. Mesma música de Akzeriuth e Shurrey Hill. Espero que você não tenha enjoado dessa, pois você ainda vai ouvir muito. Siga pelo caminho único e, após a terceira descida (a sudoeste), pegue o Pineapple Gel perto do Phantom e continue em frente.

Na próxima tela, assista a cena e continue a leste. Antes da primeira descida, siga pelo caminho ao norte que segue a leste para 7650 Gald e um Lemon Gel. Volte, desça mais duas vezes, ignore o caminho norte que segue a oeste e continue descendo.

Use o save point na próxima tela e siga para o Passage Ring a oeste. Dessa vez o selo já está desfeito, então é só usar. Pra variar, alguma coisa deu certo. Antes de sair, siga a oeste do Passage ring para uma Wing Bottle no baú quase da mesma cor do chão.

Agora o save point está com aquelas bolinhas saindo dele, então use a Wing Bottle que você acabou de conseguir (a menos que você queira voltar a pé, seu sovina… eu voltei a pé xD). Agora estamos no Qliphoth. Noelle já deve ter chegado com a Albiore em Chesedonia, então siga até lá.

Se você quiser vender alguma coisa (os preços ainda estão absurdos), todas as lojas estão dentro das Inns, exceto pelo Din’s Shop por motivos óbvios. A cerca ainda está no centro da cidade, então siga pelo bar até o lado norte da cidade.

IMPORTANTE:

Fale com o cara de camisa azul à esquerda, o mesmo que você encontrou após Tataroo Valley. Faça isso -AGORA- se quiser o melhor acessório de Tear!

Saia pelo norte e suba na Albiore. Voe um pouco para uma cena. Como (quase) sempre, Jade com más notícias. Se não fizermos algo, os Sephiroths, que já estão sobrecarregados, pararão de funcionar e as Outer Lands cairão… isso sem contar que o que já está no Qliphoth, que não afunda por causa dos Sephiroths, vai começar a afundar.

Console RPGs Rule nº39: “What are we going to do tonight, Vinsfeld?”

The goal of every game is to Save the World from an evil figure who’s trying to take it over or destroy it. There is no way to escape from this formidable task. No matter whether the protagonist’s goal in life is to pay off a debt, to explore distant lands, or just to make time with that cute girl in the blue dress, it will be necessary for him to Save the World in order to accomplish it. Take heart, though — once the world gets sorted out, everything else will fall into place almost immediately.

Espere mais comentários como esse do parágrafo anterior, eu adoro essa lista. Tava demorando pra começar aquele “vamos salvar o mundo” que sempre tem. Você tem que ir para Daath, mas antes temos algumas sidequests para fazer.

12. Engeve, Kaitzur, Kaitzur Naval Port, Grand Chokmah

Essa é uma das sidequests com mais eventos, então prepare-se para viajar bastante (ainda bem que os eventos são curtos).

Siga para Engeve e entre pelo sul (lembrando que Rugnica está no Qliphoth) para uma cena com Cecille e Frings. Entre na Inn para falar com Cecille. Saia de Engeve e entre em Kaitzur pelo sul. Entre na tenda à esquerda para falar com Almandine.

Volte a Engeve e entre na casa de Rose. Siga para a parte norte de Kaitzur e fale com Frings perto da saída norte. Siga para Kaitzur Naval Port e entre na tenda à direita para receber a Cecille’s Sword. Volte para Engeve e entre na casa de Rose para receber a Fring’s Letter.

Volte a Kaitzur Naval Port e fale com Cecille. Siga para Chesedonia e entre na mansão de Astor para receber o Memento Ring. Siga para a parte norte de Kaitzur e fale com Frings. Finalmente, siga para Kaitzur Naval Port e fale com Cecille. Você não ganhará nada ainda, mas mais tarde Guy receberá o Costume Title que eu uso.

Agora saia do Qliphoth (nordeste de Yulia City, caso tenha esquecido). Voando um pouco, haverá uma cena e você aparecerá na parte centro-norte de onde era Rugnica, perto de Theor Forest.

Conveniente, já que vamos a Grand Chokmah. Entre na cidade, procure por uma porta ao lado do Shopping Center e abra o baú para o disco Purity. Saia e entre pela frente do Shopping Center. Fale com Raiz, o cara parado ao lado da escadaria, e pague 100000 Gald para conseguir o Tear’s Pendant, o melhor acessório de Tear, que aumenta F.ATK e F.DEF em 20%. Pretty cool, eh?

Ainda tem mais uma sidequest que podemos fazer, mas não tem mais espaço no título dessa subseção, então vou passar para a próxima, ok?

Siga para Aramis Spring.

13 . Aramis Spring, Choral Castle, Daath, Baticul

Deve haver um cachorro aqui que parece estar pedindo ajuda para o cara preso lá em cima. Entre na caverna, siga à esquerda para subir e saia da caverna. Use Mieu Fire nas plantas e, após a conversa, você receberá o King Portrait. Onde foi que já vimos algo parecido? Isso mesmo, Choral Castle, então siga para lá.

Siga para onde ficava o fantasma vermelho e examine os tronos. Ao colocar o uadro na parede, uma porta secreta se abrirá. Eu avisei que a gente ia voltar pra pegar o que quer que estivesse aqui, não? Entre para obter o disco Requiem.

Anyway, hora de continuar com a história, então volte às Outer Lands e siga para Daath. Siga até a catedral para uma cena logo na entrada. Entre para outra cena e entre na sala à direita. Chegue perto dos símbolos e ative o do meio para subir. Siga pelo caminho da direita para chegar ao quarto de Ion.

Escute a conversa entre Dist e Mohs e então o grupo vai atrás de Ion, na biblioteca. Pelo menos você está sendo levado aos lugares automaticamente :P

E aqui está novamente. ND2000, nasce Luke. ND2002, “one who would seize glory” destrói Hod, sua terra natal. ND2018, o ano atual, Luke leva seu povo para a cidade das minas, Akzeriuth, e destrói a si mesmo e à cidade.

De fato, isso deveria ter acontecido, mas teve um problema. O Luke que conhecemos nasceu em ND2011 e não ND2000. Ou seja, isso se refere a Asch, mas ele não usa mais esse nome.

Após a cena, siga para a entrada da cidade e DURMA NA INN para outro evento com flashback de Tear. NÃO ESQUEÇA!!

Nota: Se você está no 2º playthrough e possui o título “Mini Maven” de Anise, não o equipe. Por algum motivo esse título impede que o evento ocorra. E eu tava tão feliz de não ter que pagar para dormir na Inn ~3~

Os itens do Weapon/Armor Shop mudaram para melhor, então faça algumas compras. Tente sair da cidade para ser preso pela quinta vez. Essa é uma das únicas duas vezes que Dist aparece fora da cadeira, sendo que a segunda é em uma sidequest, o que realmente dá razão à Skit Scene #246: “Dist’s True Identity?”, que você verá mais adiante :P

Fale com Natalia e Alpine aparecerá para executar Meryl, a falsa princesa e Luke, o falso filho do Duke Fabre. Sim, o verdadeiro nome de Natalia é Meryl. Tear aparecerá e chamará Luke de idiota pela milésima vez.

Siga para a sala do trono (que é o único lugar onde você pode ir, btw) para encontrar o rei junto com Mohs,Dist,Largo e a avó de Meryl (Natalia, no caso).

Acontece que a verdadeira Natalia morreu antes de nascer, então essa mulher pegou a neta dela que havia nascido alguns dias antes e deu para a rainha. E eles atacam novamente…

Hora de fugir. Saia do castelo e, como você não pode usar o elevador da esquerda, siga pelo da direita e Pere aparecerá para ajudá-lo. Lembrando que os cavaleiros brancos são os soldados do Duke Fabre. Desça o outro elevador e mais guardas aparecerão, mas o povo aparecerá para ajudar Natalia.

Após finalmente sair da cidade, você só pode fugir para Belkend, já que o Zao Desert está no Qliphoth. Para chegar a Belkend seguindo daqui, você deve seguir por Inista Marsh, que fica a sudoeste de Baticul (dois quadrados abaixo de Baticul no mapa). Siga pela trilha até descer uma rampa e então siga a sudoeste para chegar a Inista Marsh.

14. Inista Marsh, Belkend

Mais uma sub-área do World Map. Você ainda tem sua bússola e radar e pode girar a câmera, assim como em Meggiora Highlands. Aconselho que mantenha a câmera virada para o norte para facilitar a orientação.

Note que a sua movimentação é limitada aqui por causa do pântano, então será mais difícil escapar de encontros aleatórios.

Nota: Se você possui o título “Monster Collector” de Tear, talvez você queira usá-lo para evitar encontros desnecessários aqui.

A primeira coisa que você deve estar vendo é o baú a sudoeste. Abra-o para obter uma Talwar. Siga pelo caminho ao extremo norte para um Knight Helm. Volte e siga pelo caminho oeste para uma cena.

Dizem que um monstro poderoso chamado Behemoth foi aprisionado nesse lugar com o pólen de uma planta que ele detesta. Acontece que ele está aqui e acabou de ver você. Que sorte, não?

Você estará de volta à entrada, onde Jade aconselha não tentar enfrentá-lo agora. Eu também aconselho evitar confrontos contra ele, pois mesmo que você o derrote, ele voltará em menos de 5 segundos e você receberá 0 EXP e 0 Gald.

Oh well, volte até onde você encontrou o Behemoth e abra os baús para 5600 Gald e uma Mystic Rod.

Continue a oeste e siga pela ponte, pois se você for mais para oeste Behemoth aparecerá e você terá que enfrentá-lo no mínimo três vezes para chegar ao baú que está do outro lado (o qual contém uma pequena quantidade de dinheiro, então não vale a pena).

Siga um pouco mais adiante e… Olha quem chegou =D

O grupo consegue espantá-lo, então siga ao extremo nordeste para um Drain Ward. Suba a rampa para uma Knight Guard. Aqui você pode seguir o caminho a oeste ou voltar ao save point e seguir a noroeste, tanto faz.

Na ponte, Natalia começa de novo… oh well. Após a ponte, salve o jogo. Mais à frente há um baú com um Mirage Robe, mas o Behemoth aparece perto dele, então tente pegá-lo apenas se quiser. Siga a oeste para mais uma ponte onde Luke fala cedo demais e você é obrigado a enfrentar o Behemoth para salvar Anise.

Aconselho que fuja, pois ele tem 822 de P.ATK, 90000 HP e não vai dar EXP nem Gald se você derrotá-lo. Se de fato você resolver enfrentá-lo por orgulho de não querer fugir (como eu -q), NÃO chegue perto dele enquanto ele está em Overlimit, ou você vai se arrepender.

Após a cena, você finalmente consegue sair de Inista Marsh. A partir de agora você pode voltar a Inista Marsh para derrotar o Behemoth de vez. Se você fizer isso, conseguirá uma grande quantidade de EXP e o melhor Helm do jogo.

Eu sei que a maioria dos jogadores voltaria aqui só quando estivesse no final do jogo para derrotá-lo, mas sei também que existem jogadores (como eu) que não perdem a chance de conseguir alguma boa recompensa o mais cedo possível, então se quiser volte a Inista Marsh para encontrar o Behemoth novamente.

Note que dessa vez ele não aparecerá perto do Mirage Robe se você chegar pelo oeste seguindo encostado à parede sul, então você pode pegar esse item antes de enfrentá-lo se quiser (o que é recomendado =P).

BEHEMOTH

P.ATK – 822

P.DEF – 419

F.ATK – 560

F.DEF – 475

HP – 90000

EXP – 19800

Gald – 22000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

Olhe para essa EXP. Você quer isso, não quer? Eu sei que você quer. Agora olhe para esse P.ATK. Ouch. Olhe para esse HP e você verá que não é uma luta fácil.

Cada ataque físico dele deve causar de 600 a 900 de dano. Levando em conta que o max HP do seu grupo deve ser algo entre 2100 e 2500, isso é péssimo. Pior ainda, às vezes ele faz vários ataques rapidamente. Note que além dos golpes normais ele ainda pode usar Flame Burst (o que é o menor dos seus problemas, já que é fácil de desviar).

NÃO chegue perto de Behemoth enquanto ele estiver em Overlimit EM HIPÓTESE ALGUMA, ou você vai se arrepender.

Comece a batalha usando Holy Song para aumentar suas defesas. use Mystic Artes sempre que possivel, mas evite usá-las enquanto ele está em OL, pois isso irá reduzir o dano causado e não queremos isso, não é?

Se você ainda não teve a oportunidade de fazer isso, quando Jade estiver em Overlimit use Ground Dasher para usar Mystic Cage e arrancar um bom dano em um só hit.

Jade e Tear não podem ficar sem TP aqui, então use itens sem pena. Use FoF Changes sempre que possível para aumentar a quantidade de dano.

Se estiver tendo problemas para derrotá-lo, você pode usar Luke de isca. Fique com Luke rodeando o Behemoth com o Free Run e haverá grande chance de que ele irá atacar apenas você e ignorar o resto do grupo. O problema dessa estratégia é que, exceto pelas vezes em que ele está se recuperando depois de atacar (e errar), você não pode fazer quase nada, deixando a batalha nas mãos da AI. Se você tiver um amigo para jogar com você, isso ajuda bastante.

Boa sorte. Se você está no Lv que eu acho que está, você vai precisar.

Drops: Golden Helm, Red Basil

Se você o derrotou, parabéns. Você provavelmente passou de um nível ou dois com essa EXP enorme (eu passei de 5Lvs), além de receber Golden Helm, o melhor Helm do jogo.

Agora você pode voltar até a primeira ponte e pegar o baú, mas acho que seria perda de tempo então saia de Inista Marsh. Desça uma rampa à sua esquerda, dê a volta na montanha pelo norte e siga pela trilha em direção a Belkend.

Siga até a bifurcação e fale com o homem perto da escada sul que está olhando a máquina. Siga a leste e use Mieu Attack na alavanca perto dos trilhos do trenzinho para pegar aquele baú com 6000 Gald ali.

Siga a oeste até a próxima tela. Siga ao norte e use Mieu Attack nas caixas para conseguir um Poison Ward. Chuegue perto da entrada do laboratório para uma cena. Ele não aparecia desde Akzeriuth, já estava na hora.

Finalmente o objetivo dele ficou claro, ainda que insano. A família de Van servia à família de Guy, interessante. Após a cena, siga a sul, oeste e sul até o fim para sair do laboratório.

Siga em direção à Inn, que fica perto da entrada da cidade, para uma cena. Siga para a Inn, durma antes de falar com Asch e escolha a segunda opção para uma cena com Guy.

Saia do quarto, fale com Asch para receber o key item Genesis of the World e saber que a Albiore não pode mais voar. Saia do quarto, fale com quem quiser e então fale com Jade.

Volte ao laboratório e siga a norte, norte, leste e norte para encontrar Hencken e Cathy. Antes de sair, siga ao norte e examine o livro verde na parte esquerda da estante para a recipe Egg Bowl.

Saia do laboratório e entre na casa ao lado esquerdo da Inn. Saia da casa para saber que Spinoza estava ouvindo a conversa e fugiu. Escolha a segunda opção, saia de Belkend e siga para Sheridan.

15. Sheridan, Keterburg, Grand Chokmah, Daath

Nota: Por causa do solo ao redor da cidade, normalmente não é possível pousar a Albiore perto de Sheridan(obrigando você a passar por Port Sheridan), mas se você se aproximar da praia perto de Sheridan apertando (não segurando, apertando) Círculo, você poderá pousar na praia para poupar tempo.

Após a cena em Sheridan, siga para Keterburg para encontrar Asch e Urushi. Aproveitando que estamos aqui, siga para a parte norte da cidade e entre no iglu perto da máquina da esquerda. Fale com o homem para que Guy aprenda Soaring Light Spear.

Siga para a parte oeste da cidade e entre na casa a nordeste da casa de Nephry. Examine a cômoda para conseguir a Empty Girl para Anise.

Siga para Grand Chokmah para encontrar Asch e York e receber o key item Dark Wings Badge. Eu já falei alguma vez o quanto eu odeio aquela ilha com a tempestade a oeste de Grand Chokmah? Acho que não. Bem, eu ODEIO aquela ilha.

Anyway, siga para Daath.

Entre na Catedral. Ion voltará a acompanhá-lo, então saia da catedral para descobrir que Spinoza informou Van do plano e que Hencken e Cathy fugiram para Sheridan, então é para lá que nós vamos. Tente sair de Daath e você encontrará Arietta.

Console RPGs rule nº 169: Gilligan’s Prescription

Any character who has amnesia will be cured before the end of the game. They usually won’t like what they find out about themselves, though.

Você estará de volta à catedral, no quarto dos Tatlin. Saia do quarto e vá ao altar para encontrar Guy e descobrir porque ele tem essa fobia. Escolha a primeira opção para ser levado diretamente para Sheridan.

Fale com Tamara ou Cathy na frente do Meeting Hall e então entre para receber o key item Frequency Counter. Saia da cidade e siga para Tataroo Valley, que fica na Ispanian Peninsula, a sudoeste de onde era Rotelro Bridge.

Você vai precisar de uma praia para chegar lá com a Albiore, então siga pelo sudoeste da Peninsula (há uma praia a oeste de onde era Chesedonia). Siga a trilha, atravesse a ponte e entre em Tataroo Valley (Daytime).

16. Tataroo Valley (Daytime), Sheridan

Esse lugar parece bem diferente durante o dia, não? Como você já deve ter notado, todos os baús que você pegou antes não existem mais e agora outros baús estão no lugar deles. Me likes dat :D

Abra o baú logo ao norte para uma Purple Ribbon e siga a oeste, atravessando o rio. Note que, além dos monstros normais de antes, um monstro chamado Wind Spirit apareceu por aqui.

Procure o caminho pelo meio do mato onde você encontrou a Cape da última vez para uma Carmine Chamber. Siga a leste atravessando o rio para um Pineapple Gel e 7500 Gald. Volte pelo rio e siga ao norte para a próxima tela.

Na bifurcação, siga à esquerda para um Silk Hat e um Lemon Gel. Volte à bifurcação e Luke notará um caminho a nordeste. Siga para o lugar onde Luke e Tear apareceram no começo do jogo (com as flores, a noroeste) para uma cena. Não é todo dia que você escuta Tear fazendo uma piada :P

Siga para o caminho que foi mostrado quando você passou da bifurcação (a nordeste). A partir de agora os monstros são mais fortes, mas ainda assim são bem fracos. Siga para o sul.

IMPORTANTE:

Assim que chegar perto do Wind Spirit ao sul, siga à direita e use Mieu Attack na pedra ao norte. Entre na caverna para encontrar um pedaço do Sephiroth. Siga a leste para encontrar um Fon Slot do terceiro Fonon. A partir de agora você poderá usar Mieu Wings (Segure R2 e aperte para os lados para escolher entre Mieu Fire, Mieu Attack e Mieu Wings).

Chegue perto da luz no chão e haverá uma cena. Pise na luz e use Mieu Wings para apertar o botão no teto e abrir a porta à direita. Siga pela porta, pegue a Knight Mace (que ainda é pior que a Genius Wand) e volte.

Siga a oeste e use Mieu Wings para ativar o outro botão e abrir a porta para uma Life Bottle e uma Wing Bottle. Volte e saia pelo sul.

Siga pelo sul até a próxima tela e siga um pouco adiante para uma cena. Use Mieu Attack na árvore para uma Panacea Bottle, salve o jogo e suba a rampa. Siga ao norte até encontrar uma árvore, fique abaixo do galho dela e use Mieu Wings para subir e pegar o Knight Robe. Aperte X para descer.

Siga a oeste, atravessando o rio e use Mieu Wings para subir na árvore perto do Stone Golem para 6000 Gald. Desça e siga ao sul pra uma cena.”Eles nunca atacam pessoas”, tô sabendo ¬_¬

UNICEROS

P.ATK – 422

P.DEF – 684

F.ATK – 328

F.DEF – 724

HP – 54000

EXP – 8150

Gald – 15000

Fraquezas – Trevas

Resistências – Vento, Luz

Se você derrotou o Behemoth, vai varrer o chão com esse pobre coitado. Se quiser você pode usar Anise no lugar de Luke ou Guy para ficar usando Negative Gate e se aproveitar da fraqueza dele, mas eu prefiro ter dois tankers.

De qualquer forma, mantenha Tear usando Nightmare e quando tiver um FoF completo use Rending Quake ou Frigid Blast com Luke e Frigid Moon ou Wyrm Wrath com Guy.

Apesar da defesa alta, os ataques de Uniceros são bem fracos. Ele possui um ataque em que ele começa a voar. Use Tempest pelas costas dele com Guy para conseguir alguns hits.

Claro, você não deve usar Guardian Field, Eclair de Larmes, Severing Wind, Turbulence e nem Limited (no caso de Anise), aos quais ele é resistente. E como de praxe em todo chefe, use Mystic Artes sempre que possível.

Drops: Saffron, Protect Ring

Siga em direção ao selo para que Ion possa quebrá-lo. Entre e siga ao norte. Antes de chegar na porta, siga o caminho à esquerda para o CC Alca Maggiore.

Volte e siga ao norte (o caminho da direita só tem um monstro, então não perca seu tempo). Use Mieu Attack na forquilha para abrir a porta e seguir em frente para encontrar o próximo Passage Ring, que ainda está selado, então você terá que quebrar o selo.

Siga pelo caminho nordeste para a próxima tela. Use Mieu Attack nas forquilhas da direita e da esquerda para abrir a porta e seguir em frente. Suba a escada e pegue a Mirage Gloves no extremo sudoeste, passando da porta. Eu estava até agora usando a Archery Gloves encontrada em Akzeriuth, então essa é bem-vinda.

Siga pela porta, ignore a forquilha nessa próxima sala e continue seguindo a oeste. Desça as escadas e acerte as duas forquilhas. Suba, ignore a forquilha e suba mais uma vez. Acerte as duas forquilhas para ativar o mecanismo que mudará a direção do vento na sala anterior, quebrando o selo.

Você poderia simplesmente ter acertado a forquilha na próxima sala para quebrar o selo, mas fazendo dessa maneira você poderá chegar ao canto sudeste da sala com o vento (onde aparece para você examinar) e usar Mieu Wings para voar até o outro lado usando o vento e conseguir a Aqua Cape.

Siga pelo sul e a porta se fechará atrás de você. Whatever, não tem mais nada lá mesmo. Siga pela porta à esquerda e volte até o Passage Ring. Após a cena, use a Wing Bottle ou volte andando para a entrada se quiser, a escolha é sua.

Siga para Sheridan e entre no Meeting Hall. A idéia aqui é usar o Tartarus para parar a vibração do núcleo do planeta e fazer o Qliphoth deixar de ser líquido. Saia do Meeting Hall para ver uma coisa rara: Luke dando uma boa idéia.

Fale com Natalia, ao leste do Meeting Hall e então durma na Inn para uma cena com Asch. Durma na Inn novamente para a última cena com flashback de Tear e ela receberá o título “Big Sister” (Btw, desde quando existe um lugar verde assim em Radessia?). Saia de Sheridan e siga para Baticul.

17. Baticul, Grand Chokmah, Theor Forest, Daath

Siga para o castelo e Ion dará um jeito de você entrar. Entre, salve o jogo se quiser, siga pela porta à esquerda, suba a escada e entre na porta à esquerda para chegar ao quarto do rei Ingobert.

Saia do castelo para descobrir que Jade estava blefando e siga até a Inn para dormir de graça. Esse Mohs quase não apareceu nenhuma vez e eu já estou com vontade de acertar a cara dele.Natalia receberá o título “Child of Lanvaldear”.

Hora de sidequests. Saia da sala do trono e desça as escadas, mas antes de sair do castelo siga pela porta à direita, suba a escada e entre na porta à direita para chegar ao quarto de Natalia. Fale com a empregada e Tear receberá o título “Proud Maid”.

Siga para a mansão de Luke, vá até o quarto dos pais (oeste, norte, norte) e fale com Susanne para receber 40000 Gald (por que o Guy não fica calado, mas que droga!).

Caso não tenha feito algum dos eventos com flashback de Tear por algum motivo, equipe o título “Van’s Sister” em Tear, tenha-a como personagem na tela e fale com Susanne para receber o título “Big Sister”.

Saia da mansão e note que agora você pode usar o elevador da esquerda para ir direto ao primeiro andar, então use-o. Siga para o lugar onde ficam as lojas e examine a porta aos fundos para encontrar o Coliseum. Finalmente!

Falando com a mulher do meio você pode lutar no torneio em grupo, falando com a da direita você pode lutar no torneio Singles.

Aconselho que faça pelo menos o Beginner do Singles e em grupo se conseguir. Assim que você vencer no beginner do Singles, você poderá entrar em uma espécie de minigame falando com a mulher da esquerda no balcão. Não há nenhuma boa recompensa, então não perca seu tempo.

Saia do Coliseum e siga para o dojo de Myiagi. Fale com ele e leia todos os tutoriais. Caso você tenha feito 300 batalhas desde que foi a Baticul pela primeira vez, Guy receberá o título “Sigmund Tactician”.

Tendo terminado por aqui, saia de Baticul e siga para Grand Chokmah. Siga para o castelo, entre na sala logo ao norte no primeiro andar, Peony’s Chamber, e examine a cômoda à esquerda três vezes para o CC Stre Maggiore e um Orange Gel. Volte, suba a escada e entre na sala do trono.

Aproveitando que estamos em Rugnica, saia de Grand Chokmah por terra, e siga para Theor Forest. Chegando ao lugar, siga a oeste para a próxima tela e siga ao extremo sul, onde você encontrará um baú sobre uma árvore.

Use Mieu Wings para obter o Cators Bow, que é BEM melhor que o Ether Slash que você ganhou na guerra, e é melhor que vários arcos que você ainda encontrará pela frente.

Volte a Grand Chokmah, pegue a Albiore e siga para Daath, pois temos qu conseguir a Flightstone de volta.

Siga para a catedral e Anise será atingida por um aviãozinho de papel. Cômico. Dist vai ficar congelando em Keterburg até nós da “Jade gang” (-q) resolvermos ir até lá. Ou seja, ele está fora do caminho até quando quisermos. Realmente, ele é um idiota. Entre na catedral para falar com Tritheim. Fale com ele novamente para começar o evento das Catalyst Weapons.

Saia da catedral, mas não desça as escadas. Siga o caminho da direita e fale com o Oracle Knight para passar. Entre pela porta e siga o corredor para encontrar mais Oracle Knights.

18.  Oracle Headquarters, Keterburg, Chesedonia, Yulia City

Siga a leste para encontrar um elevador e subir até o topo. Siga ao norte e use Mieu Wings para subir na meia escada na parede. Siga o caminho norte até o fim para um Red Savory, volte, entre na sala para um Melange Gel, saia e desça a escada.

Siga o caminho ao sul e então oeste para encontrar outra meia escada perto do primeiro gongo. Use Mieu Wings para um Epee, uma boa espada, e um Killer Bow, que é pior que o Cators Bow que acabamos de conseguir em Theor Forest. Desça a escada e volte ao elevador.

Suba a escada nordeste, entre na porta a nordeste, siga pela porta ao extremo norte do corredor e então nordeste. Você já esteve aqui na primeira visita, então não precisa perder tempo pegando itens. Siga direto ao fundo e fale com Reiner para ver Tear ajudar a assaltar o cara. Boa.

Não me diga que você pretende usar uma Wing Bottle nesse save point, pois isso seria desperdício. Saia de Oracle Headquarters (andando, de preferência) e Ion dá a idéia de falar com Astor sobre descer as Outer Lands. Agora que temos a Flightstone de volta, a Albiore pode voltar a voar, o que quer dizer que você pode ir para onde quiser, então siga para Keterburg.

Fale com Nephry para informações sobre Nebilim, siga para a parte oeste cidade e fale com o cara da cartola. Pague 200000 Gald (no kidding) a ele. Se não tiver o dinheiro, deixe para fazer isso mais tarde. Saia e entre na cidade novamente e fale com o cara da cartola. Fale com a mulher atrás dele para jogar um minigame de labirinto. Eu estive adiando essa sidequest desde que conseguímos Mieu Wings, então acho que já está na hora de fazer isso.

O jogo funciona assim:

  • Existem 5 andares. Você deve chegar até a escada para subir um andar.
  • É necessário Mieu Wings para acessar o 5º andar.
  • No 5º andar há botões que podem ser ativados usando Mieu Wings sobre eles.
  • Se você terminar o 5º andar usando Natalia, ela receberá o título “Labyrinth Princess”.
  • Se terminar o 5º andar, você receberá a recipe Toast.
  • Se terminar o 5º andar pela segunda vez, você receberá 10000 Gald
  • Se terminar os 5 andares de uma só vez usando Natalia você receberá uma Rebirth Doll.
  • Cada andar possui um limite de tempo. Se o tempo acabar, você perde.
  • Se sua barra de vida acabar, você perde.
  • Se você for atingido por monstros, você perde um pouco da barra de vida e não pode se mover por um tempo.
  • Se atingir um monstro com Mieu Fire ou Mieu Attack, você ganha pontos extras. (Mieu Attack dá mais pontos que Mieu Fire).
  • Se você destruir determinado nº de inimigos, você recupera um pouco de vida.
  • Você ganha pontos extras ao abrir baús.
  • Caixas podem ser empurradas em buracos para formar caminhos.
  • Caixas escuras podem ser destruídas com Mieu Attack para abrir caminho.
  • Algumas partes do chão são de uma cor diferente do normal. Essas partes podem tanto ser molas que fazem você pular a parede ou buracos que fazem você perder o jogo. Não há diferença visual neles, você deve testar um por um.
  • Se você passar correndo sobre um chão com cinco pequenos buracos, espinhos sairão dos buracos e o causarão dano, além de deixá-lo parado por um tempo. Segure Círculo para andar sobre esses lugares e evitar a armadilha.

Tendo o título de Natalia e a recipe Toast em mãos, volte à Albiore, procure por Search Points se quiser fazer algo no Din’s Shop e então siga para Chesedonia (que fica no Qliphoth caso não lembre).

A droga da barreira ainda está aqui, então siga para a parte sul da cidade através do bar. Se você tiver dinheiro sobrando, o preço da Dragon Killer agora está “apenas” 375000 Gald (o vendedor está dentro da Inn da parte sul), que é o mais barato que ela vai ficar, e não vai ser por muito tempo, então aproveite.

Não adianta falar com Ant Lion Man, pois você não conseguirá uma Striped Ribbon tão cedo, então siga para a mansão de Astor. Após as cenas,saia pelo lado norte da cidade e siga para Yulia City.

A verdade sobre a guerra de Hod aparece finalmente. Vandesdelca Musto Fende, Van, foi usado para destruir Hod. Então quer dizer que o nome completo de Tear é Mystearica Musto Fende? Anyway, se Guy quisesse vingança ele acabaria matando praticamente todo mundo nessa sala :P

Saia do quarto (e da casa) de Tear, fale com o vendedor a sudeste e pague os 40000 Gald que você recebeu de Susanne para que Luke aprenda Lightning Blade. Siga para o prédio principal e entre na Conference Room para falar com Teodoro.

Saia de Yulia City e siga para Kaitzur Naval Port.

19. Kaitzur Naval Port, Grand Chokmah, Sheridan

Entre na tenda da direita, Kimlasca Base, para falar com Cecille e então siga para Grand Chokmah. Siga para a tela a oeste do save point para ver Luke e Guy darem uma surra em uns caras e você receberá a Key of Darkness de Noir.

Siga para o quarto de Peony no palácio e fale com Peony para conseguir a Catalyst Weapon Lost Celesti, para Guy.

Siga para Sheridan e compre os itens que acha que vai precisar (os equipamentos das lojas foram atualizados, então dê uma passada lá se quiser). Entre no Meeting Hall e fale com Iemon após a cena para começar a operação. “So many great ways to die”, euri. Saia do Meeting Hall.

E as coisas estavam indo tão bem até agora… Siga para o nordeste e para a saída norte para encontrar um grupo de soldados de Kimlasca que darão conta dos Oracle Knights enquanto você foge.

Saia da cidade e siga para Port Sheridan. Raging Blast seria muito mais útil se tivesse um alcance tão alto quanto o que Van usou agora. Hencken & Cathy go buh-bye… as did Iemon & Tamara.

Pra quê tem um save point atrás de Jade se nós nunca chegamos a controlar alguém dentro dessa sala? O_o

Anyway, assista à cena em CG para então descobrir que o intruso é ninguém menos que Sync, que apagou o fonic glyph que usaríamos pra sair daqui, então prepare-se para a batalha, já que nós só sabemos resolver as coisas na base da porrada.

SYNC

P.ATK – 543

P.DEF – 537

F.ATK – 261

F.DEF – 462

HP – 83500

EXP – 9300

Gald – 16000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

Sync: I’ll make the Tartarus your grave.
Luke: No way!
Natalia: We will live to return to the surface!
Anise: Yeah! You get back!
Sync: You’re struggling for nothing. I won’t lose to you!
Tear: You might very well die here yourself! Withdraw now!
Jade: Persistent, aren’t we? Perhaps you’d rather we all die together?
Sync: Not a bad idea. So hurry up and die!
Luke: Hey, shut up! We aren’t dying!
Guy: Yeah, I’ll pass on the mutual suicide thing. I’ll die on my own, thanks.
Sync: Fine! You’ll all die here, anyway!

Mantenha Jade usando Blessed Drops e Ground Dasher enquanto Luke usa Guardian Frost e Rending Quake e Guy usa Frigid Moon e Wyrm Wrath. Sync é bem fácil até você tirar metade do HP dele.

Quando chegar à metade, ele começará a usar Cyclone Blaze e Stone Dragon Ascent o tempo inteiro, sendo que ambas devem causar algo entre 900 e 1200 de dano se você for atingido completamente. Quando chegar a uns 25%, Sync usará Akashic Torment, sua Mystic Arte.

Provavelmente essa é sua primeira experiência vendo chefes usarem MAs, mas vá se acostumando. Akashic Torment pode causar lá pelos 2000+ de dano, reduzindo um personagem com HP cheio para crítico ou até zero, caso atinja Tear ou Jade. Felizmente você terá um tempo para escapar antes dele usar isso (Tempest de Guy é uma ótima forma de escapar), mas a AI dos seus aliados não é tão inteligente.

Não vamos esquecer das Fonic Artes de Sync, claro. Ele pode usar FoF Changes de High Fonic Artes mesmo sem os FoF’s. Um bom exemplo é Frigid Coffin, que ele adora usar quando está com menos de 20% do HP.

Como de costume, use Mystic Artes sempre que possível para arrancar uns 10k do HP dele com um bom combo e mantenha Tear curando.

Drops: Spirit Ring

Finalmente o rosto dele é revelado e… ele é igual a Ion? Então quem tinha relações com Sync não era Guy, e sim Ion… e parece que o Ion que conhecemos TAMBÉM é uma Replica. Hmm, por isso Arietta não trabalha mais como Fon Master Guardian… uia, ele é suicida.

Hora de desenhar o fonic glyph novamente. Use Mieu Fire para mover a bola brilhante de fonons na direção que Tear diz. As direções exatas são:

  • 6 vezes para cima.
  • 2 vezes na diagonal direita para baixo.
  • 4 vezes para baixo.
  • 3 vezes na diagonal esquerda para cima.
  • 2 vezes para cima.
  • 2 vezes na diagonal direita para baixo.
  • 1 vez para baixo.

Isso renderá o título “Singer of the Verse” para Tear. Se o tempo acabar, você terá a opção de tentar de novo ou deixar Tear fazer. Se você escolher deixar Tear fazer, ela NÃO receberá o título, então fique tentando até conseguir.

Finalmente é revelado quem é que tenta falar com Luke desde o começo do jogo: Lorelei. Tear tenta ajudar Luke e Lorelei usa o corpo de Tear, uma descendente de Yulia, para falar.

Luke e Asch não só são Isofons perfeitos entre si, como também são de Lorelei, daí a capacidade de gerar Hyperresonances. Ele podia pelo menos ter terminado de falar D:

Hora de ir até Belkend para um médico examinar Tear, então siga até lá.

20. Belkend, Meggiora Highlands

Entre na Governor’s Residence para falar com Viridian e conseguir um médico para Tear. Após a cena, fale com Tear à direita e ela receberá o título “Strong of Heart”.

Saia da sala e siga ao norte e oeste para descobrir onde ficam outros dois Sephiroths: Mt Roneal em Sylvana, que dizem ser bastante perigoso, e Meggiora Highlands em Radessia, mas a entrada é longe de onde nós fomos da última vez.

Saia de Belkend e procure por um rio a sudoeste de Meggiora Highlands, desça a Albiore até a água e entre no rio. Enquanto estiver no rio, aconselho que controle a Albiore com os botões L1 e R1 para não correr o risco de apertar para baixo e acabar saindo do rio e tendo que voltar para o começo. Siga até o fim do rio para encontrar outra entrada para Meggiora Highlands.

Essa parte do lugar é bem mais complicada do que antes, mas pelo menos não tem um contador de tempo no canto da tela. Siga em frente para uma cena. Novamente, aconselho que você mantenha a câmera virada para o norte para facilitar quando for seguir as direções.

Deixe-me explicar como esse lugar funciona. Existem cinco entradas espalhadas pelo lugar. Entrance 1 é onde fica o Passage Ring, enquanto as outras quatro possuem enigmas que, além de lhe dar itens, deixam o chefe da Entrance 1 mais fraco. Note que você só pode fazer três dos quatro enigmas. Nesse guia eu vou deixar a Entrance 2 de fora, pois eu sempre deixo a 5 de fora e dessa vez eu quero mudar um pouco.

Siga a oeste subindo a rampa e então sudoeste, passando pelos arcos de pedra. Passando pelo segundo arco, siga a sudeste para encontrar um baú com 4800 Gald. Daqui, siga encostado na parede oeste para passar por baixo do caminho e encontrar um save point e a Entrance 5. Hora do primeiro enigma:

Seu objetivo aqui é levar os 2 pilares de pedra aos quadrados coloridos usando Mieu Attack nos pilares que movimentam o lugar. Vamos começar. Acerte o pilar N duas vezes, o pilar L uma vez, o pilar S cinco vezes, o pilar N uma vez, o pilar S mais uma vez e por último o pilar O duas vezes.

Saia do lugar, salve o jogo se quiser e volte pelo caminho que veio. Passando por baixo do caminho na volta, siga ao extremo norte para encontrar Entrance 4.

Seu objetivo é colocar os pedestais nos quadrados coloridos. De fato, esse é o enigma mais fácil de todos. Você só precisa usar Mieu Attack nos próprios pedestais para isso. O vento joga você para longe, mas não mexe os pedestais, então não há nada para se preocupar. Apenas use Mieu Attack até todos estarem na posição correta.

Antes sair do lugar, siga para o ventilador logo à esquerda do mecanismo para resetar e use Mieu Wings até ser atingido pelo vento e ser levado a um baú com uma Katana. Faça o mesmo com o ventilador da direita e você encontrará um baú com um Melange Gel. Agora sim, saia.

Volte para a entrada e siga a leste e então nordeste até encontrar um save point perto da Entrance 3.

Novamente, você tem que colocar os pilares nos quadrados coloridos. O problema é que cada pilar se move três quadrados quando você usa Mieu Attack. Note que você pode destruir pilares com Mieu Fire, se quiser.

Mova o pilar 5 uma vez para a direita, uma vez para baixo e duas vezes para a esquerda. Mova o pilar 7 três vezes para cima. Mova o pilar 2 uma vez para cima e o pilar 3 duas vezes para cima. Mova o pilar 3 três vezes para a direita para acabar logo com isso.

Terminamos os enigmas, então é hora de ir atrás dos baús. Volte um pouco e siga para o extremo nordeste e então extremo sul para encontrar o arco Hamayumi, que ainda é pior que o Cator’s Bow.

Volte para a rampa que vai dar na Entrance 3 e siga a noroeste e siga o caminho do meio (que vai por baixo) para encontrar a Entrance 2 que não pode mais ser usada, então ignore-a e continue em frente para encontrar o Battle Axe, que é bem melhor que a Efreet que eu estava usando até agora, e o Duel Helm que é uma bela porcaria se você já tem o Golden Helm.

Volte à entrada e siga ao norte para ver o Daathic Seal na Entrance 1. Dê a volta pela direita para chegar lá e encontrar Legretta. Como esse lugar enorme força o ps2, essa cena fica em câmera lenta, o que não combina com a velocidade que ela deveria ter. lol.

Siga para a Entrance 1 e Ion removerá o selo. Entre no lugar para uma cena e então siga ao extremo leste para um Miracle Gel e ao extremo oeste para o CC Marcato.

Siga ao norte através da porta e você encontrará um robô. Chegue perto dele para uma cena. Siga em direção ao elevador ao norte, mas parece que ele está sem energia, então temos que conseguir um pouco. Adivinha como nós vamos conseguir? Isso mesmo, descendo o braço naquele robô logo ali. Fale com ele para começar a batalha.

REPAIR FONBOT

P.ATK – 528

P.DEF – 835

F.ATK – 326

F.DEF – 810

HP – 57000

EXP – 10000

Gald – 18000

Fraquezas – Água, Vento

Resistências – N/A

Para cada enigma feito, uma Fonic Arte dele é desativada. Como nós fizemos os de terra, vento e água, a única Fonic Arte que sobrou para ele é Flame Burst. Caso você não tenha feito o enigma da Entrance 5, ele terá um ataque chamado Rock Break que será um grande problema. E se você não tiver feito nenhum enigma, ele terá uma espécie raio multicolorido (que, ao que parece, não possui nome) que atinge todos à sua frente, causando um dano bem alto.

Nota: Nas dificuldades Very Hard e Unknown, não importa se você fez os enigmas ou não, ele terá o raio colorido de qualquer jeito. Acho que na dificuldade Hard também, mas não tenho certeza.

Como você pode notar, ele é fraco contra água e vento, então use e abuse de Blessed Drops e Turbulence com Jade, Frigid Blast, Guardian Frost, Lightning Blade, Lightning Tiger Blade e Light Blast com Luke, Frigid Moon, Severing Wind e Dragon Tempest com Guy. Se Tear já tiver Revitalize, use, pois os ataques dele podem causar lá pelos 700 cada um.

Drops: Opal

Hmm, parece que Jade descobriu um jeito de lidar com o Miasma, então vamos voltar a Belkend, comece saindo desse lugar.

Nota: Nesse momento, a skit scene “Poor Thing” deveria acontecer, mas não acontece devido a uma falha na programação. Ou seja: é impossível conseguir todas as Skit Scenes, por isso eu desisti da idéia de incluir elas nesse guia.

Ande um pouco para encontrar Aston, o único sobrevivente. Claro, Spinoza também não morreu, então siga-o até a entrada de Meggiora Highlands. Apresento-lhe a Albiore III… que acaba de ser roubada. Sabe que eu gosto mais dela do que da nossa? Sempre gostei mais da cor preta :P

Após a cena da perseguição, entre em Belkend. Anise tem razão, não é muito sensato confiar nele fácil desse jeito. Heróis… *sigh*

Anyway, o próximo Sephiroth é perto da catedral em Daath, então é hora de procurar por ele. Siga para Daath.

21. Daath, Mt Zaleho, Belkend

Como de costume, siga para a catedral para uma cena. Siga pela porta à direita, suba a escada e saia pela porta à esquerda. Antes de ir atrás do Passage Ring, temos algo importante a fazer aqui, então siga pela porta noroeste.

Daqui, siga para o oeste, sul, leste, leste, e leste, passando pelo tal baú ao longe. Agora siga para o norte, oeste, sul e use a porta a noroeste. Siga ao sul duas vezes e então leste. Agora use Mieu Wings no círculo no centro do corredor e o chão quebrará, levando ao baú.

Parabéns, essa é a sua primeira Sunlight Chamber, faça bom proveito. Desça a escada para ser levado ao corredor com os fonic glyphs. Siga pela porta à esquerda e então noroeste.

Siga pelo corredor reto até chegar a uma biblioteca, onde Anise leva a queda mais fingida que eu já vi. Entre pela porta para ver Anise agindo de modo estranho novamente.

Você não tem muitas opções de caminhos a seguir, então siga pela ponte ao sul. Chegando ao save point, abra o baú a oeste para uma Arc Wand, que é melhor que a Genius Wand (até que enfim!), apesar de ser mais feia.

Siga pelo caminho leste quase escondido atrás das pedras para o CC Strecido, que parece ter sido feito para Luke. Salve o jogo e siga pelo sul.

O caminho é basicamente um só, então siga-o até a primeira bifurcação e siga ao noroeste para uma Wing Bottle. Volte e siga o caminho até a próxima bifurcação, onde você pode conseguir uma Cobalt Chamber ao sul. Volte e continue pelo caminho.

Após a cena, entre e siga ao norte na bifurcação para uma Druid Cloak. Volte e siga pelo caminho leste para uma cena. Siga ao norte e use Mieu Fire para acender a tocha e formar um caminho.

Mais à frente, derrote o Hammer Cannon e então empurre-o para o buraco para que você possa acender a tocha e formar um novo caminho. Mais à frente acenda mais uma tocha.

Na bifurcação, siga pelo caminho de baixo e entre. Acenda a tocha, desça, derrote o Hammer Cannon e empurre-o até a ponta direita horizontal e centro na vertical.

Volte à bifurcação da sala anterior e siga pelo caminho de cima (ignore o caminho sudeste, pois você não poderá usá-lo por um BOM tempo). Derrote o Hammer Cannon e empurre-o de forma que ele caia em cima do Hammer Cannon lá embaixo. Volte ao caminho de baixo e use os Hammer Cannons como plataforma para acender a outra tocha.

Behold, the flying Golem!

Essa deve ser a falha mais infame do jogo. Esse golem voador que, se você conseguir fazê-lo descer para lutar, você verá que na verdade ele é um grupo de três morcegos. Btw, o morcego no chão logo ao lado também não é um morcego xD

Ignorando o bizarro Golem voador, siga pelo leste até a próxima tela. Salve o jogo e ignore o caminho sudoeste, já que você não pode usá-lo por enquanto, então siga pela porta norte para chegar ao Passage Ring.

Após a cena, saia volte à sala anterior para encontrar um Fire Spirit perto do save point. Derrote-o se quiser e use a Wing Bottle no save point. Use o teleporte para voltar à catedral e então siga para Belkend.

Entre no laboratório e siga a norte e oeste para encontrar Spinoza. Parece que está tudo indo muito bem… bem demais. Siga para a Inn para dormir de graça.

Console RPGs rule nº52: Insomnia Rule

A “free stay at the inn” is never really free. Expect to be woken up in the middle of the night for a mandatory plot event.

Tear foi para Ortion Cavern junto com Asch, então nós vamos atrás dela.

22. Ortion Cavern, Sheridan, Keterburg, Baticul

Após a cena com Legretta, siga a leste para uma cena na próxima tela, e então siga a leste, e a leste, e ao norte, e a noroeste para encontrar Van, Asch e Tear. Era o que faltava, uma discussão intelectual sobre Fomicry entre Jade e Van. Eu podia ter passado sem essa >_>

Note que temos aqui um problema da versão US. Quando Asch pensa “(It’s gone, just as I thought)”, aquele Cheagle não devia estar ali. O fato dele estar ali tira todo o sentido da frase,que se refere ao fato do Cheagle ter desaparecido. Não faço a menor idéia de por que ele ainda está ali na versão US.

Você será levado automaticamente para Sheridan. Entre no Meeting Hall para uma cena e então saia de Sheridan. Está vendo o lugar onde a Albiore está parada? É nesse mesmo lugar que eu sempre paro para não perder tempo parando em Port Sheridan. Anyway, siga para Keterburg.

Siga para a casa de Nephry e fale com ela. Aparentemente Dist REALMENTE ficou aqui esperando Jade chegar até desmaiar. Como eu disse antes, ele realmente é um idiota. Siga até o hotel para ver uma das cenas mais engraçadas do jogo. That’s Jade for ya.

Use o elevador, desça até o segundo andar e siga pela porta à direita. Fale com o homem para começar um minigame. Termine o minigame para conseguir o título “Easygoing Waitress” de Tear. Equipe o título “Proud Maid” em Tear e fale com o homem novamente para uma cena e o minigame novamente, Se você conseguir fazer as seis partes do minigame, você receberá a recipe Fruit Cocktail.

Desça para o primeiro andar, fale com o homem parado perto do balcão à direita para começar mais um evento das Artes de Luke e saia do hotel para uma cena. Euri do comentário de Luke :D

Volte à entrada da cidade e entre na loja à esquerda. Compre as armas de Mythril que quiser e saia da cidade. Pegue a Albiore e siga para Baticul. Siga para a mansão de Luke e fale com Susanne para conseguir os 80000 Gald (cala essa boca, Natalia >_<).

Se quiser, teste esses seus novos equipamentos no Coliseum, fazendo pelo menos o beginner ou talvez até o advanced com Guy ou Natalia, se conseguir. A maioria dos jogadores não consegue fazer isso a essa hora, mas vamos ver como você se sai.

Volte a Keterburg, fale com o cara no hotel para pagar os 80000 Gald e Luke aprenderá Slag Assault. Siga para a parte norte da cidade, onde há uma saída então saia para o World Map. Procure pela entrada de Mt Roneal, que fica a oeste de Keterburg (1 quadrado abaixo e 1 à esquerda no mapa).

23. Mt Roneal, Keterburg

Se você gosta da música tema de batalha que vem tocando até agora (que se chama “On Edge of a Decision”, btw) prepare-se, pois esse é o último lugar onde você a escutará (ela ainda tocará em uma(s) batalha(s) no Coliseum, though). Após terminar aqui a nova música de batalha, “Never Surrender”, começará a tocar nas batalhas.

Logo na entrada, use Mieu Attack na árvore à esquerda para um Lemon Gel. A próxima árvore à equerda é um Snow Treant, se estiver interessado. Use Mieu Attack na árvore ao extremo norte para uma Wing Bottle e suba a rampa à esquerda.

Após a rampa, siga pelo caminho norte até a bifurcação e então siga pela direita para uma Aquamarine. Volte e siga pela esquerda até a próxima tela. Após a cena, siga à direita para uma Panacea Bottle, volte e siga pela esquerda para escorregar no gelo. Fique apertando na diagonal esquerda para cima (e martelando o botão X) para conseguir uma Dinei Bottle.

Nota: Nunca aconteceu comigo, mas já vi (e ouvi) casos de jogadores que ficaram presos nesse escorregador. Alguns até tentaram usar Mieu Wings para sair e o jogo travou.

Você estará de volta à tela inicial, então suba novamente até a próxima tela e siga o caminho do meio. Siga ao norte e use Mieu Fire no monte de neve logo na primeira curva para uma Mythril Guard.

Siga pelo caminho até passar do morcego e use Mieu Fire na parede de neve à esquerda. Pegue o CC Nocercido e EQUIPE-O IMEDIATAMENTE EM JADE! O bloco de gelo à direita é um monstro. Você pode usar Mieu Fire para enfrentá-lo ou Mieu Attack para quebrar o gelo, se quiser.

Saia pela porta a nordeste e siga pelo caminho para mais uma cena. Siga ao norte para um Battle Bow no baú, que AINDA é pior que o Cators Bow de Theor Forest. Salve o jogo no save point (que não parece mas é verde) e siga a leste.

Há um baú com um Treat perto do Yeti, então pegue-o antes de seguir em frente para enfrentar…

LARGO

P.ATK – 426

P.DEF – 489

F.ATK – 336

F.DEF – 348

HP – 32000

EXP – 4500

Gald – 8000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

ARIETTA

P.ATK – 576

P.DEF – 459

F.ATK – 336

F.DEF – 348

HP – 26000

EXP – 4500

Gald – 8000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

LEGRETTA

P.ATK – 576

P.DEF – 469

F.ATK – 336

F.DEF – 348

HP – 29000

EXP – 4500

Gald – 8000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

Largo: Looks like not killing you on the Tartarus has come back to haunt us.
Luke: I’m not the same as I was then!
Jade: We all make mistakes. Mine was not killing you earlier.
Anise: You totally ignore Fon Master Ion!
Tear: The Fon Master has rejected a world of replicas!
Arietta: You’re the ones putting the Fon Master in danger.
Anise: Everything that’s happened is your fault, Gloomietta!
Natalia: You shamelessly ignore the Master you should serve!
Largo: What Arietta says is true.
Legretta: The path of the Fon Master is the path to destruction.
Guy: Oh, I can’t let that one go. What do you think you’re doing?
Tear: Major, you all are the ones trying to destroy the world!
Legretta: You know too little of this world.
Largo: Even if they did know, they’d just keep showing off their petty sense of justice.
Arietta: The Commandant will change the world.
Legretta: We will not let you get in his way.

Isso mesmo, você enfrentará os três de uma vez só, mas para fins de não deixar a batalha estupidamente difícil, os três foram enfraquecidos de modo que Sync poderia derrotá-los sozinho com uma mão nas costas se quisesse.

A boa notícia é que, diferente de Sync, esses três ainda não usam Mystic Artes (a menos que você esteja no Very Hard ou Unknown, claro).

Antes de mais nada, lembra-se que eu falei pra colocar a Grass Chamber em Raging Blast? Pois é, aqui você vai usar isso para roubar o acessório Time Traveling Girl de Arietta.

Após roubar Arietta, comece a atacar Legretta pois você com certeza não vai querer Holy Lances e Eclair de Larmes para tudo que é lado. Após derrubar Legretta, vá para Arietta, pois suas magias de proteção são irritantes e a Arcane Arte dela é uma desgraça para você.

Após isso sobra o Largo… não há porque derrotá-lo antes. Os 426 PATK dele não são nada contra você, seu Beast é um lixo, e suas Arcane Artes, Stone Beast e Ravaging Thunder, são patéticas.

Lembre-se de se curar sempre que estiver com 800 ou menos HP. É uma boa ter pelo menos dois personagens com o AD Skill Item Thrower aqui.

Drops: Red Sage, Red Lavender, Sapphire Ring, Reflect Ring, Mystic Mark

Além de todos esses drops, nós roubamos a Time Traveling Girl, recebemos um total de 13500 EXP e 24000 Gald e, pra melhorar ainda mais, uma avalanche passa e leva os God-Generals lá pra baixo mas deixa você logo ao lado do selo.

Como diriam Dante e Vergil de Devil May Cry: “Jackpot!”

Posso dizer que tudo isso é conveniente, agradável e até um pouco engraçado, já que agora só falta o Van. Equipe o Sapphire Ring em Jade e, se você gosta de Anise, equipe a Time Traveling Girl nela para que ela possa usar Resurrection.

Entre e siga até o grande círculo. Pegue o Pineapple Gel no baú a sudoeste e continue a oeste. Desça o elevador para encontrar o Passage Ring. Van não consegue passar um tempo sem nos encher a paciência, não?

Saia pelo sul para encontrar um save point. NÃO use a Wing Bottle nele. Siga a oeste para uma Grass Chamber e siga pelo caminho nordeste. Quebre a pedra de gelo gigante com Mieu Attack e siga pelo caminho sul na bifurcação. Empurre o objeto uma vez para a esquerda e volte até onde você conseguiu a Grass Chamber.

Siga pelo caminho sudoeste, ignore a encruzilhada e continue seguindo. Assim que sair da “ponte”, use Mieu Fire na parede de neve ao norte para 7800 Gald e siga a sudoeste para sair para o World Map.

Procure por uma outra entrada de Mt Roneal a oeste e entre. Siga a oeste assim que possível e siga a sudoeste para que uma parte da neve caia. Desça pela escada que se formou, siga a leste, andando pelo gelo, e examine a espada azul para conseguir a Vorpal Sword. Pretty good, huh?

Se quiser, você pode sair pelo oeste e examinar o search point 15. De qualquer forma, volte pela escada de neve e siga pelo caminho nordeste. Você encontrará um corredor reto com nove tochas que segue para o norte. Alinhe as tochas de forma que elas fiquem em zigue-zague com a tocha do meio de cada grupo estando nas marcas no chão, dessa forma:

Saia do corredor pelo sul (ainda deixando as tochas em zigue-zague) e use Mieu Wings para subir na árvore logo à direita para um Mythril Circlet e um Special Gel nos baús. Desça e suba na árvore mais à direita.

Siga até a próxima tela para ver como o jogo praticamente diz “use Mieu Fire aqui!”. Pegue os 15000 Gald no baú e siga a nordeste para uma Wind Cape no baú ao sul. Siga pelo caminho norte e pegue o Red Lavender.

Infelizmente nós não podemos continuar essa sidequest ainda, então volte até a primeira parte de Mt Roneal. Lembra-se que eu falei pra ignorar a encruzilhada? Agora siga até lá e vá pelo caminho sudeste para escorregar até onde você pegou o Nocercido.

Lute mais uma vez se quiser ouvir On Edge of a Decision pela última vez, saia de Mt Roneal pelo mesmo caminho que você veio antes para uma cena e siga para Keterburg.

Problemas na Albiore, então estamos presos em Keterburg até amanhã e o grupo se separa. Para encontrar cada um:

  • Mieu está perto da entrada do Casino.
  • Guy está dentro do Casino.
  • Jade está na frente da estátua na entrada, ao sul do Casino.
  • Tear está à esquerda do hotel.
  • Anise está a sudoeste da casa de Nephry.
  • Ion está dentro da casa de Nephry.
  • Natalia está na parte norte da cidade.

Após falar com todos, durma no hotel para uma cena. Então não vamos precisar ir até Radiation Gate, huh? Após as cenas, desça para o primeiro andar e saia do hotel para uma cena, onde a ótima música do World Map, “The Final Chapter”, começa a tocar no meio da cidade.

Saia da cidade, siga para Keterburg Bay, pegue a Albiore e tenha certeza que pegou a Key of Darkness em Keterburg, falou com Cecille em Kaitzur Naval Port, entregou as 5 maces para o cara em Yulia City, e que comprou o Tear’s Pendant, pois essa é sua última chance de fazer esses eventos.

Tendo feito tudo isso, siga para Absorption Gate, que fica em uma ilha a nordeste de Keterburg, no extremo norte do mapa. Há um turbilhão de fonons entrando no lugar, não há como errar.

24. Absorption Gate

Oh yeah, baby, final dungeon! Não espere que ela seja pequena, though. De fato, essa é a dungeon mais irritante do jogo (com exceção da opcional, claro) por causa das suas dezenas de desvios e por um outro motivo que você vai descobrir em breve.

Siga em frente para uma cena e então entre no lugar. Mais à frente, no círculo central, haverá mais uma cena. Temos aqui seis caminhos (além do que você acabou de chegar) sendo que dois estão bloqueados por chamas vermelhas e azuis.

O caminho sudoeste está bloqueado por chamas azuis mais à frente, então restamtrês. Siga pelo caminho oeste, use Mieu Fire para acender a tocha e encoste no  fonon azul para ter a opção de voltar para o círculo central, então faça isso.

Siga o caminho sudeste, use Mieu Fire e pegue o fonon amarelo para voltar ao círculo central. Você já percebeu o que vamos fazer aqui não é? Siga pelocaminho leste, use Mieu Fire e pegue o fonon vermelho para voltar ao círculo central.

Examine a pedra flutuante no meio do círculo e ponha as cores Azul, Vermelho e Amarelo. Aperte X para ser teleportado para baixo. Ande um pouco para uma cena e siga ao sul para encontrar mais chamas azuis e vermelhas. Como você talvez já tenha notado, as azuis bloqueiam tesouros, enquanto as vermelhas bloqueiam caminhos.

Você só tem um caminho a seguir, então siga a nordeste pela “porta”. Siga a nordeste, sudeste, sudoeste pela rampa, nordeste, sudeste, sudoeste pela rampa, sudeste e nordeste para 8000 Gald no baú. Então siga a sudoeste, sudeste, sudoeste, noroeste e passe pela porta.

Siga o caminho que desce para uma Tartan Ribbon perto da chama vermelha. Volte, siga o caminho que sobe e passe pela porta. Siga a noroeste, ignore o primeiro caminho a sudoeste e entre no segundo caminho a sudoeste, passando pela rampa.

Na encruzilhada a sudeste, siga a sudoeste, desça a rampa, noroeste, nordeste e siga pelo caminho noroeste logo antes da porta para um Pineapple Gel no fim. Volte e passe pela porta.

Siga o caminho do norte (que desce), ignore a porta, continue descendo até encontrar outra porta e passe por ela. Siga a noroeste, ignore o pequeno caminho e desça a rampa no segundo.

Na encruzilhada, siga a sudoeste e desça a rampa sudeste. Está vendo esse Gear Saw Cannon pegando fogo aí? Porrada nele. Todas as chamas vermelhas se apagaram, então volte até a porta e passe por ela.

Pegue o baú perto do Fonic Golem para um Red Basil e comece a subir. Ignore todas as portas, siga até o topo e use o teleporte para voltar ao círculo inicial.

Siga pelos três caminhos para conseguir os três fonons novamente e então siga pelo caminho nordeste. Ponha as cores Vermelho, Azul e Amarelo e aperte X para ser teleportado para baixo, onde há um Red Savory, o CC Ballacido e um fonon verde. Pegue o fonon, suba e siga pelos caminhos leste e oeste para conseguir os fonons vermelho e azul novamente. Desça pelo teleportador do centro.

Siga descendo até chegar à porta que você ignorou antes de apagar as chamas vermelhas e passe por ela. Siga a sudoeste, ignore o primeiro caminho sudeste e desça pela rampa no segundo. Siga a sudoeste para descer mais uma rampa e siga a nordeste e sudeste para uma Ancient Ribbon. Siga a nordeste para uma Mythril Cloak e passe pela porta a noroeste.

Siga em frente, desça pelo teleportador e salve o jogo no save point verde. Ande um pouco para o sul e um terremoto atingirá o grupo, separando-o em duplas. As duplas são: Luke e Tear (e Mieu), Jade e Anise, Guy e Natalia. Eu disse que haveria algo para deixar essa dungeon mais irritante ainda, não disse?

Lembre-se que Mieu está com Luke, então você não poderá usá-lo com os outros grupos. Siga pelo caminho sudoeste, use Mieu Fire e desça até encontrar um monstro chamado Fossail (parece um caracol voador). Está vendo essa tocha fora do caminho? Use Mieu Fire nela.

Continue descendo para encontrar outra tocha fora do caminho e acendê-la. Na bifurcação, siga a sudeste para o Mighty Saber, que é pior que a Vorpal Sword, volte e siga pelo caminho leste para não ter que enfrentar o monstro. Use Mieu Attack na forquilha, siga ao norte, desça pelo teleportador e examine o círculo azul.

Heh, good ol’ times of Final Fantasy VIII. Escolha o grupo de Guy, equipe o Mighty Saber nele e comece a descer. Após a porta, examine o círculo vermelho para descer. Como você pode notar, o círculo vermelho desce, enquanto o verde sobe.

Siga o caminho único até o outro círculo vermelho. Na bifurcação, siga a nordeste e desça para um Treat. Volte à bifurcação, siga a sudoeste, desça, salve o jogo e siga em frente para uma cena.

Siga pela porta e use o círculo azul para trocar pro grupo de Jade. Espero que você não tenha problemas em usar Anise ou Jade, pois você vai ter que usá-los para lutar. Pegue o Rare Protector a leste e siga pela porta a oeste.

Desça, siga até o outro círculo e desça, siga até o outro círculo e suba, siga até o outro círculo e desça, pegue a Carmine Chamber no baú, siga a sudeste, salve o jogo e passe pela porta (o caminho sudoeste não tem nada).

Desça, ignore a porta (wtf? Não tem nada lá!) e siga até a bifurcação. Siga pelo caminho leste e desça o braço no Pile Cannon. Empurre-o até ele cair, volte à bifurcação e mude para o grupo de Luke.

Siga ao sul e suba a escada à direita para 12000 Gald. Volte para uma cena e siga ao sul para mais uma encruzilhada. Siga a leste e use Mieu Fire na tocha, volte, siga a leste, use Mieu Attack na forquilha, volte, siga ao sul para uma cena. Em todas as seis vezes que vi essa cena, eu pensei que Luke ia dizer “Tear” pela terceira vez ao invés de “Right” xD

Desça pelo teleportador e troque para o grupo de Guy. Desça até a bifurcação e siga a oeste para uma Grass Chamber. Volte à bifurcação, siga pelo outro caminho e passe pela porta.

Aqui você tem duas opções para descer, ambas vão parar no mesmo lugar, mas siga pelo do sudeste,pois há um baú com um War Hammer perto do fim da descida. Passe pela porta, siga em frente, derrote o Pile Cannon e derrube-o pelo buraco no centro. Volte ao círculo azul e mude para o grupo de Jade.

Equipe o War Hammer em Jade, siga o caminho sul e, na bifurcação, pegue o Pineapple Gel a sudeste e passe pela porta. Desça pelo primeiro caminho a nordeste para um Strike Eagle (que AINDA é pior que o Cators Bow), suba de volta, desça pelo segundo caminho, suba pelo primeiro caminho, pegue o Special Gel no baú, desça de volta, desça pelo caminho a sudoeste, desça mais um pouco para uma cena e continue descendo até passar pela porta.

Pegue os 20000 Gald no baú e empurre o Pile Cannon de forma que ele caia no buraco à esquerda. Mude para o grupo de Luke, equipe o Rare Protector em Tear, siga ao norte, suba a escada à direita e use Mieu Attack na forquilha. Volte, use Mieu Attack no Pile Cannon para ele desaparecer e troque para o grupo de Guy.

Equipe a Mythril Guard em Natalia, derrote o Pile Cannon e empurre-o de forma que ele caia no buraco à direita, volte e troque para o grupo de Luke. Siga pela escada à esquerda e use Mieu Attack na forquilha. Mude para o grupo de Jade.

Siga pelo caminho noroeste, pegue o Rare Bracelet no baú e siga descendo pelo caminho leste até o fim. Com Guy, siga pelo caminho nordeste e então desça até o fim para juntar os dois grupos. Salve o jogo e desça o braço no Omega ao sul para apagar o fogo azul e mudar para o grupo de Luke. Siga ao norte para se reunir com os outros.

Legal, quer dizer que se todos menos Luke sobreviverem, as Outer Lands vão cair do mesmo jeito,que bom. As duas últimas falas de Jade = lmaonade. Guy está fora do seu grupo, então trate de colocá-lo de volta.

Salve o jogo, mas NÃO DESÇA AINDA!!! Ainda temos algo a fazer antes da batalha, já que as chamas azuis foram apagadas. Volte pelo caminho de Luke até a parte onde o grupo se separou e suba pelo teleportador.

Passe pela porta, suba até chegar à outra porta e passe por ela. Suba até o topo, pegue a Mythril Boots ao sul da porta e suba pelo teleportador ao noroeste para voltar ao círculo inicial.

Siga pelo caminho sudoeste para um Red Sage, volte, siga pelo caminho noroeste, ponha os fonons Verde, Azul e Vermelho na pedra flutuante, aperte X para descer e pegue a Carmine Chamber e a Cobalt Chamber nos baús. Agora volte até onde você enfrentou o Omega (láááá embaixo), salve o jogo e desça.

Onde foi que ele arranjou esse piano? O_o

VAN

P.ATK – 682

P.DEF – 700

F.ATK – 386

F.DEF – 561

HP – 132000

EXP – 15000

Gald – 30000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

Tear: Van, wasn’t there any other way?
Guy: Yeah! What you’re doing is crazy.
Van: Fools! Yulia’s Score controls the world! If humanity does not create a new world, free of the Score, it will perish!
Luke: Then how do you explain me? Yulia didn’t say a thing about me!
Tear: The Score is not an absolute future.
Natalia: The Score is just one of an infinite number of choices.
Jade: The fact that Luke exists shows that there are deviations from the Score.
Van: No, you don’t know the true essence of the Score. Even if it is not read, the Score exists nevertheless, leading us to certain destruction.
Luke: People aren’t that foolish! People have their own wills to avoid destruction!
Van: Such impudence from a replica!
Anise: Yeah? Well you’re too stubborn to listen to anybody so our only choice is to crush you!
Van: You will be the ones crushed. You who are ruled by the Score, die!

Primeira coisa a notar: esse HP é estupidamente alto. São quase 40000 HP a mais que Sync, que foi o chefe com mais HP até agora.

A Arte principal de Van, Radiant Dragon, deve causar algo entre 1000 e 2000 de dano em todos que estiverem na frente dele. Claro, ele também pode usar magias, como Negative Gate, Ground Dasher e Infernal Prison, que causam lá pelos 1800 de dano cada. Ele também pode usar toda e qualquer Arte ou FoF Change de Luke quando bem entender (mesmo sem o FoF).

O começo da batalha é simples. O problema é quando ele está abaixo dos 50% de HP e começa a usar sua Mystic Arte, Imperial Slaughter, que é bem parecida com Rending Saber (de Asch) o tempo inteiro. Assim como o Akashic Torment de Sync, aqui você tem um tempo para fugir (é menor que o tempo da MA de Sync, mas ainda é o suficiente), mas se você não conseguir, você VAI morrer. Period.

De fato, isso pode até matar mais de um personagem com HP cheio de uma vez só. Mantenha Tear usando Revitalize e Resurrection o tempo inteiro e use Holy Song sempre que a buff sair. Desative todas as Artes de Jade, exceto Ground Dasher, Blessed Drops e Thunder Blade (e Infernal Prison, se você tiver).

Tente manter Luke e Guy vivos desviando de Radiant Dragon e Imperial Slaughter sempre que possível. Quando ele começar a conjurar uma Fonic Arte, se você conseguir um combo de 7 hits antes dele terminar a conjuração, você conseguirá impedir que ele a use. Não esqueça de usar suas Mystic Artes sempre que possível também, claro.

No mais, use itens sempre que necessário. Não vamos ficar sovinando itens aqui, vamos? Se você é como eu a resposta é sim, mas ignore isso :P

Drops: Force Ring

Cena em anime:

Van: I never thought I’d be defeated by such a failure… Hahahahaha… Hahahaha… Oh, how utterly ironic.

Guy: Tear.

Luke: Dammit! I don’t have enough power! Ugh… Huh! This hyperresonance… It’s him!

Jade: It appears that the miasma is retreating to the Dividing Line just like we had expected.

Lorelei: Asch, Luke! I will send you the key. Use it to set me free! …One who would seize glory… is trying to capture me…

Tudo está bem quando acaba bem, Van foi derrotado e Asch ajudou a descer as Outer Lands e– Ohwait, ainda não acabou?

  1. Tiago
    14/10/2013 às 16:59

    Hidora para que serve aqueles dois caminhos atras do sephiroth em Mot.Roneal?

  2. 15/10/2013 às 18:44

    Se não me falha a memória, dos dois caminhos atrás do Passage Ring, um deles (do leste) é inútil, e o outro (do sul) leva à segunda parte de Mt Roneal, que é onde você consegue a Vorpal Sword, e é por onde você deve passar para entrar na parte com a nevasca de Sylvana (que é onde você consegue a Refined Flightstone). Você precisará de Mieu Wings e Mieu Fire 2, though.

    Veja o evento 2 dessa sidequest para mais informações.

  1. 21/11/2012 às 16:33