Parte 3

By Hidora

Console RPGs rule Nº37: Fake Ending

“There will be a sequence which pretends to be the end of the game but obviously isn’t — if for no other reason than because you’re still on Disk 1 of 4.”

Diferente do que parece, Absorption Gate não foi o fim do jogo, você ainda tem mais uma parte do jogo pela frente. Eu avisei que o jogo era longo, não avisei?

Se você está no 2º playthrough e é fã da Extension de Radiant Howl, lembre-se que você não terá muitas oportunidades de usá-la a partir de agora.

Note que a partir daqui esse RPG será muito mais Role Play e muito menos Game, ou seja, você não vai ter muitas chances de ver porradaria pra todo lado.

Diferente das outras duas partes, essa terceira possui MUITAS cenas para pouca ação, então eu não vou dar muitos detalhes ou comentários sobre essas cenas para economizar espaço. Espero que isso não chegue a ser um problema.

Nota: Quando descobri que teria de fazer um Walkthrough para postar no GFAQs eu já estava quase em Absorption Gate, então comecei a fazer o Walkthrough a partir dessa terceira parte. Ou seja, as duas primeiras partes foram feitas no 6º playthrough, enquanto a terceira parte foi feita no 5º. Eu fiz uma revisão quando cheguei aqui no 6º playthrough, mas não mudei muita coisa (além de adicionar sidequests, claro).

  1. Baticul, Sheridan, Yulia City, Daath, St Binah
  2. Shurrey Hill, Grand Chokmah, Baticul, Mushroom Road
  3. St Binah, Chesedonia, Keterburg, Sheridan, Daath
  4. Mt Zaleho, Daath, Keterburg, Shurrey Hill
  5. Belkend, Daath Bay, Mt Roneal, Ortion Cavern (East)
  6. Nam Cobanda Isle, Baticul, Chesedonia, Yulia City
  7. Isle of Feres
  8. Grand Chokmah, Cheagle Woods, Sheridan, Keterburg
  9. Yulia City, Baticul, Tower of Rem
  10. Daath, Tower of Rem, Belkend, Baticul, Daath
  11. Yulia City, Belkend, Absorption Gate
  12. Daath, Radiation Gate, Grand Chokmah
  13. Belkend, Kaitzur Naval Port, Daath, Fubras River
  14. Yulia City, Engeve, Sheridan, Chesedonia, Nam Cobanda Isle
  15. Baticul, Yulia City, Keterburg, Sheridan, Daath, Chesedonia
  16. Eldrant

1. Baticul, Sheridan, Yulia City, Daath, St Binah

Que jeito de acordar. Se fosse comigo eu dava um chute em Mieu ¬_¬’

Saia do quarto, siga para a Drawing Room e fale com Duke Fabre ou Cecille. Parece que alguém pegou a espada de Van que tinha ficado cravada em Absorption Gate. Após a cena Luke receberá o título “Lost Child”. Heh, Luke passou um mês mofando na mansão.

Tente sair da mansão e Ramdas lhe entregará algumas cartas. Saia da mansão para uma cena onde Luke começa com o seu complexo de inferioridade e siga para o porto.

Haverá uma cena com Cecille. Fale com o soldado para usar a Katsbert Ferry e seguir para Sheridan. No caminho, Luke decide ler as cartas: a de Guy é uma carta normal, a de Tear é um relatório e a de Anise… é de Anise xD

Chegando em Port Sheridan, siga para Sheridan e entre em Meeting Hall. Após as cenas você poderá usar a Albiore. Você pode ir a Mushroom Road se quiser, mas aconselho que deixe para quando puder fazer a quest para não perder a viagem (sem contar que você pode morrer facilmente se não for cuidadoso, já que está sozinho).

Se quiser arriscar, siga até lá para pegar os itens e a Greater Flightstone. Dessa forma você poderá jogar com Asch quando for fazer a quest, já que não precisará mais de Mieu no lugar. Se esse for o caso, veja a seção Sidequests, mas tenha certeza de salvar antes de ir lá (você não quer ter que enfrentar Van novamente, quer? Acho que não).

A função Autopilot foi incluída na Albiore. Abra o mapa e aperte Triângulo para ir ao local selecionado. Note que isso não funciona para Mushroom Road, Nam Cobanda Isle, Nebilim’s Crag e The Abyss. Siga para Yulia City.

Após a cena com Teodoro, entre no quarto de Tear e siga para a sala com as flores para que ela volte ao grupo. Siga para Daath.

Veja a cena com Anise e siga para a catedral para outra cena e Anise voltará ao grupo. Siga para o quarto de Ion (caso tenha esquecido, porta à direita, símbolo branco ao centro, porta à direita). Note que os outros símbolos agora podem ser usados para levá-lo a vários pontos da catedral (o vermelho do sudoeste leva ao quarto dos Tatlin, por exemplo).

Ao terminar a cena com Ion, você será levado à entrada da catedral para outra cena (yup, mais uma) e descobrir que Dist fugiu levando Mohs com ele (levanta a mão quem achou que isso não aconteceria). Anyway, Guy voltará ao grupo. Siga para St Binah.

Entre na Inn e examine a cama para conseguir a recipe Onion Soup. Fale com Elder McGovern. Vá para Shurrey Hill após a cena.

2. Shurrey Hill, Grand Chokmah, Baticul, Mushroom Road

Siga até o Passage Ring para uma cena com Asch e Legretta. Isso mesmo, os God-Generals estão de volta.

Console RPGs rule nº 143: Falling Rule

An RPG character can fall any distance onto anything without suffering anything worse than brief unconsciousness. In fact, falling a huge distance is an excellent cure for otherwise fatal wounds — anyone who you see shot, stabbed, or mangled and then tossed off a cliff is guaranteed to return later in the game with barely a scratch.

Volte para St Binah.

Mais problemas chegando. Você será automaticamente levado para Grand Chokmah e, após as cenas, Jade voltará ao grupo.

Console RPGs rule nº153: Mommy, why didn’t they just use a Phoenix Down on Aeris?

Don’t expect battle mechanics to carry over into the “real world”.

Bem que Tear podia usar Resurrection, não? Anyway, siga para a sala do trono. Após as cenas, Anise sairá do grupo. Siga para a entrada da cidade e Anise voltará ao grupo. Siga para Baticul.

Chegando em Baticul, siga ao castelo para uma cena. Natalia está de volta ao grupo, então é hora de sidequests. Entre na mansão de Luke para dar início ao evento de Mushroom Road. FALE COM PERE NA ENTRADA DA MANSÃO ANTES DE SAIR.

Aproveite para lutar no Coliseum e conseguir a Shakunage para Guy e talvez até o Celestial Star para Natalia, caso ainda não o tenha feito. Tendo terminado por aqui, siga para o porto e fale com Cecille.

Volte à Albiore e procure por um rio na parte oeste de Rugnica que vai parar no oceano a oeste de Fubras River (perto do Search Point 1). Use Albiore como barco (assim como você fez para chegar na segunda parte de Meggiora Highlands) e entre no rio. Siga até encontrar um lago e vá para o norte até uma praia, onde fica Mushroom Road.

Ao entrar aqui, você encontrará Asch, que receberá o título “Loving Son” e substituirá Luke. Apesar de tudo, ele não chega a ser muito bom, já que não pode trocar de equipamentos e aqueles equips do set “Maestro” que ele usa não são a melhor coisa que eu já vi (They. Suck. Badly), então você terá que usar Luke.

Outra coisa, Asch não pode usar Mieu (kinda… veja a seção Glitches) e você precisa dele aqui se quiser conseguir todos os itens que esse lugar oferece (e esses itens são ótimos!).

Nota: Se você já veio aqui antes com Luke e pegou todos os itens, não tem problema usar Asch se quiser.

Lute algumas vezes usando Asch se quiser, mas quando quiser realmente continuar volte para a entrada e fale com Luke para trocar para ele (você ainda terá mais duas chances aleatórias de Asch aparecer se sair e entrar novamente em Mushroom Road antes de completar essa sidequest).

Está vendo umas plantas que ficam soltando fumaça? Se você usar Mieu Fire nelas, elas abrirão e de dentro sairá um baú OU um monstro. Claro, eu vou dizer apenas quais são baús, então enfrente os monstros apenas se quiser.

Nota: Guarde as Herbs que você conseguir aqui para usar quando você for enfrentar Nebilim no Very Hard ou Unknown. Claro, isso apenas se você pretende conseguir o título “Tactical Leader” de Luke.

A primeira planta na entrada é um monstro. Siga para o norte e use Mieu Fire na planta da direita para receber um Sage. Agora desça e siga para a direita, pegando o Saffron em uma planta no caminho. Siga ao sul na bifurcação para um Special Gel. Volte e siga o caminho noroeste para uma Holy Bottle e então siga ao leste para a próxima tela.

Siga até a próxima tela e queime a planta da direita para um Basil. Siga para o sul em outro caminho reto e queime a planta de cima para um Lavender. Siga para o oeste e queime a planta da direita para um Red Basil. Continue seguindo para o oeste até encontrar uma planta com um Savory no fim do caminho. Agora volte todo esse longo caminho até a encruzilhada, siga ao sudeste e queime a planta de cima para um Basil.

Volte à encruzilhada novamente e siga a nordeste. Daqui, vá para o sul até o fim e queime a planta de cima para um Verbena. Agora siga para o oeste, passando pelos cogumelos. Quando chegar a uma encruzilhada, vá para o sul e queime a planta de cima para um Sage. Volte e siga ao norte até outra encruzilhada, pegando um Chamomile em uma planta no caminho.

Siga a nordeste para um Miracle Gel, volte e siga a sudeste. Na próxima tela, siga para o norte, saindo para o World Map. Examine o Search Point para conseguir a Greater Flightstone, o principal objetivo da sua viagem até aqui. Agora a Albiore pode parar em quase qualquer lugar (deserto, floresta, neve, etc). Volte para Mushroom Road e siga para o sul para encontrar o Rugnican Death Cap e um Chamomile. Volte a Baticul e fale com Susanne para terminar a sidequest.

Volte para Grand Chokmah. Siga para a base militar de Malkuth (oeste do palácio). Procure pela Briefing Room (subindo a escada) e fale com Sesemann para receber o key item Ancient Scroll. Siga para St Binah.

3. St Binah, Chesedonia, Keterburg, Sheridan, Daath

Fale com Elder Mcgovern para uma cena. Após Jade ler a pedra, um verso (“The cluster of ice that doth shine like silver sleeps at the base of Soil”) desaparecerá do Ancient Scroll. Mais nove versos significam mais nove pedras, então vamos procurá-las.

Aproveitando que estamos em St Binah, fale com Elder McGovern mais uma vez para uma conversa sobre as Catalyst Weapons. Entre na Inn, fale com Glenn e saia da cidade. Examine o Rappig com um laço vermelho, perto de uma árvores. Volte à Inn em St Binah e fale com Glenn para receber a Catalyst Weapon Blood Pain, para Jade.

Agora vamos continuar com as Forbidden Stones. O próximo verso diz “It is the Universal principle that sparkles in the desert” Deserto só pode ser Desert Oasis ou Chesedonia, mas vamos para Chesedonia. Entre na Inn da parte norte e examine a cômoda a sudeste do quarto do meio do segundo andar para encontrar uma Forbidden Stone.

O próximo verso diz “The great power that doth sleep at the foot of the frozen mountain”. Só pode ser Keterburg, então siga para lá. Entre pelo sul para Jade se lembrar de uma coisa. Siga para a parte norte da cidade e examine a parte de trás da estátua para encontrar outra Forbidden Stone.

O próximo verso diz “Is the embrace of heartless silver that doth carve the barren wilds”. Hmm… barren wilds… Meggiora Highlands… Radessia… só existe uma cidade em Radessia, então siga para Sheridan.

Entre pelo sul para uma cena com uns garotos e um baú na parte noroeste (perto do hangar). Jade abrirá o baú, encontrará uma Forbidden Stone e aprenderá Absolute, a melhor magia de água/gelo do jogo.

Aproveite que está aqui e fale com o homem do lado direito do Meeting Hall para um minigame de quebrar barris com Mieu Attack. Quebre 18 barris para conseguir o título “Barrel Breaker” de Luke. Hora de voltar ao que importa (para a história, claro), então siga para Daath.

Chegando à cidade… as coisas vão ficando cada vez melhores, não? Após as cenas, saia do quarto de Ion e desça até a sala com os símbolos para mais uma cena.

Okaaay… isso foi no mínimo… inesperado, eu acho. Bem, eu até esperava uma traição vinda de alguém do grupo mas, pelo menos da primeira vez que joguei, eu não esperava ser ajudado por ELA!

Entre na porta nordeste e siga até a biblioteca para mais uma cena. Espero que você não curta usá-la na batalha, pois agora ela estará indisponível. Ela receberá o título “Spy”. Tente sair da cidade para mais uma cena.

Procure por um vulcão que fica a oeste de Daath (apenas siga reto para encontrá-lo) e você entrará na segunda parte de Mt Zaleho.

4. Mt Zaleho, Daath, Keterburg, Shurrey Hill

Antes de entrar em batalhas, dê uma olhada nos seus Shortcuts, pois é bem provável que os Shortcuts do personagem que você está controlando tenham sido apagados. Btw, quando for ver as Skit Scenes, tenha certeza de que a lava não esteja na parte inferior da tela, senão será quase impossível ler.

Espero que você tenha seguido meu conselho em Mt Roneal e tenha pegado a Vorpal Sword, pois ela simplesmente atinge a fraqueza de TODOS os inimigos daqui. Que tristeza, não? =D

Vá descendo e, na primeira bifurcação, siga pelo caminho de baixo e abra o baú para pegar a Flare Cape. Volte e siga pelo caminho de cima. Na próxima bifurcação, siga pelo caminho de cima para pegar um Melange Gel. Volte e siga pelo outro caminho. Na próxima tela haverá uma cena.

A partir daqui, tome cuidado com o fogo que aparece pulando (isso me lembra Sonic the Hedgehog do Genesis xD). Se você for atingido, todos os personagens recebem 10% HP de dano (note que isso não pode matar ninguém, mas pode deixá-lo com 1HP e fazê-lo presa fácil para os monstros). O mesmo se aplica ao caso de você encostar na lava no chão.

Quando for se curar, use as magias de cura de quem estiver fora do grupo (no meu caso, Natalia) para economizar TP para as batalhas. Tome cuidado para não usar todo o TP de Tear e Natalia nas curas.

Na primeira bifurcação, siga para a esquerda para conseguir uma Life Bottle. Volte e siga pelo caminho da direita na próxima bifurcação, passando pela lava (lembre-se, a lava não mata) para conseguir um Stun Talisman. Volte e se cure se necessário (APENAS após voltar). Continue seguindo.

Na próxima bifurcação, siga à direita para conseguir uma Cobalt Chamber e um Pineapple Gel na próxima tela. Volte e pegue o caminho da esquerda (novamente, cuidado com a lava) até a próxima tela.

Essa passou perto! “Beware, here lives a dragon”. Divirta-se com os comentários de Jade mais uma vez e siga pela lava. Note que o dragão atira cinco vezes e então pára por um tempo. Aproveite esse tempo para se mover.

Assim que possível, pegue o caminho que vai para o nordeste (esse caminho está quase completamente escondido pela lava) para conseguir uma Sunlight Chamber. Pure sweetness, Sunight Chambers sempre serão bem-vindas (note que se a mensagem dizendo que você conseguiu o item estiver na tela você estará imune às bolas de fogo lançadas pelo dragão).

Volte e pegue o caminho que segue para a direita para conseguir uma Carmine Chamber. Agora siga para o oeste e ignore o caminho que segue para o sul, pois esse está inacessível por enquanto.

Chegando na próxima tela, siga à esquerda na bifurcação e pegue o Rare Circlet. Volte e siga pela direita. Nada de especial na próxima tela, keep moving. Na tela seguinte, siga pelo caminho escuro para pegar o Lunar Guard, a terceira melhor armadura de Tear (Natalia não pode usar). Volte e siga descendo. Na bifurcação, pegue o Life Bottle (deixe a mensagem na tela até a lava baixar e você não receberá dano) e siga pelo outro caminho.

Note que esse Salamander que está perto do baú não é um Salamander (lol), e sim um Fury. Note também que o Fury mais adiante não é um Fury, e sim um grupo com 2 Salamander e 2 Volcano Clown (depois do Golem voador e o morcego terrestre temos mais isso em Mt Zaleho =D). Parece que se esqueceram de verificar as falhas desse lugar. Way to go, Bandai Namco… >_>

Ops, falei demais. Siga adiante, salve o jogo (um save point verde é mais do que bem-vindo agora) e siga para a próxima tela. Na bifurcação, siga à direita para conseguir a Do Sanga. Volte e siga ao norte. Aqui você pode sair andando pela lava normalmente e deixar para se curar depois de sair daqui, mas tome cuidado pois um Fire Spirit costuma aparecer por aqui sem avisos.

Na próxima bifurcação, siga o caminho sul (passando pela lava) para conseguir o disco Silver and White. Volte, prepare-se para a batalha e siga para o oeste. Na próxima tela…

FYR BRONC

P.ATK – 810

P.DEF – 978

F.ATK – 467

F.DEF – 704

HP – 95000

xp – 16000

Gald – 28000

Fraquezas – Água

Resistências – Terra, Fogo

This game needs moar dragons! Moar! >:3

Você sabia que uma hora ou outra enfrentaria esse dragão, certo? Esse é o primeiro chefe depois de Van, não é? Espero que tenha se lembrado como se luta no caminho até aqui.

Antes de mais nada, desative todas as Artes de Jade exceto Absolute. Prepare-se para usar Frigid Moon (com Guy), Guardian Frost ou Frigid Blast (com Luke) o tempo inteiro.

Note que esse cara possí uma P.DEF monstruosa, então Jade será sua melhor arma aqui. Tear deve ficar curando pois Fyr Bronc é capaz de matar qualquer um com poucos golpes.

Quando ele começar a voar, fique atrás dele e use Tempest, Soaring Light Spear, Severing Wind (com Guy), Light Spear Cannon, Light Blast ou Lightning Tiger Blade(com Luke). Cuidado que quando ele descer quem estiver por perto leva dano.

Drops: Red Savory, Ruby

Well, so much for that dragon… u_ú

Após a batalha, entre na fissura e siga em frente. Hey, olha onde estamos!

Siga em frente para uma cena que fará com que um bom número de jogadores queira socar Anise e/ou Mohs. Não que eu já não quisesse socá-los, claro.

There goes my Extension… Whatever, estamos de volta à catedral. *bitchslap* Lulz \o/

Siga para o altar, fale com Anise e você receberá o key item Ion’s Fonstone. Sinta pena de Anise se quiser, mas desde que comecei a jogar RPGs comecei a ter um ódio profundo por traídores, por isso eu ri dela. Zivudel, n00b! ò_ó

Sidequest time! Siga para Keterburg.

Fale com Shiba à esquerda do hotel para uma cena. Você será levado a Mt Zaleho. Siga para a área onde Fyr Bronc ficava atirando bolas de fogo e desça pelo sul (o caminho onde você não podia ir antes). Siga andando pelo magma para o norte, entre na porta à esquerda e após a cena você conseguirá o Mieu Fire 2.

Teste a sua nova habilidade abrindo caminho com as tochas perto de onde você está. Um dos caminhos leva à espada Flamberge, que está cravada no chão ao lado do baú com um Special Gel. Note que a Flamberge é mais fraca que a Vorpal Sword, mas pelo menos é mais forte que o Mighty Saber.

O outro caminho leva até a primeira parte de Mt Zaleho. Há um caminho com uma Carmine Chamber perto do Passage Ring se você quiser, mas a viagem não vale a pena. Se for seguir por esse caminho, veja a seção 12.5 para evitar sustos.

Agora que temos Mieu Fire 2, podemos conseguir mais umas coisas. Siga para Shurrey Hill. Siga até o extremo oeste para encontrar uma árvore. Use Mieu Wings para subir na árvore e use Mieu Fire 2 para atingir a pedra a nordeste.

Desça da árvore e siga para a passagem que se abriu para três baús com o Merciless Bow, uma Sunlight Chamber e um Red Basil. Voltando à história, siga para Belkend.

5. Belkend, Daath Bay, Mt Roneal, Ortion Cavern (East)

Siga para o laboratório, mas antes de entrar examine o carrinho que fica na parede para abrir um caminho entre as caixas. Use Mieu Fire no buraco na grade para atingir o botão e use Mieu Attack no botão que aparece no chão.

Entre, pegue a Grass Chamber no baú e examine a parte sudoeste da sala para abrir um caminho para a biblioteca do laboratório. Siga pela porta e entre na sala à esquerda para uma cena. Siga para o sul, oeste, sul, e oeste para falar com Spinoza.

Saia do laboratório, ouça Jade falar sobre uma teoria suicida e siga para Daath Bay. Haverá uma cena com Nick e Goldberg. Após as cenas, Nick ensinará Healing Force para Natalia. Siga para Mt Roneal.

Siga em frente para uma cena e continue em frente. Na entrada do Passage Ring haverá mais uma cena (como é que esse negócio brilha desse jeito no fundo da neve?! o.o’) e você receberá o key item Locket. Siga até o Passage Ring para finalmente encontrar Asch.

Após a cena, vamos continuar algo que começamos pouco antes de enfrentar Van. Siga para o sul, oeste, sudoeste e oeste para sair ao World Map. Siga até a segunda parte de Mt Roneal e suba a árvore da direita com Mieu Wings.

Siga até onde você conseguiu o Red Lavender da última vez que esteve aqui. Use Mieu Fire 2 para acender as duas tochas de uma só vez e siga ao norte. Na próxima tela use o espelho para acender as duas tochas de uma só vez e siga a oeste. Siga pelo caminho enorme até o outro lado e ponha o espelho sobre a marca no chão.

Volte para a sala com a bifurcação perto da sala com o Save Point na primeira parte de Mt Roneal e siga pelo caminho noroeste. Passe pela porta norte e use Mieu Fire 2 de forma que todas as tochas acendam ao mesmo tempo para abrir a porta.

Volte ao corredor com as tochas na segunda parte de Mt Roneal e passe pela porta ao norte para chegar ao World Map novamente (não tem problema em mover as tochas desde que elas estejam acesas), mas dessa vez você estará dentro da tempestade de neve.

Uma curiosidade sobre essa parte do World Map: todos os monstros encontrados aqui possuem a mesma aparência fora de batalha (uma espécie de gosma azulada), então não há como prever o tipo de monstro que você vai enfrentar aqui. O mesmo acontece na ilha com a tempestade que fica perto de Grand Chokmah (onde fica o Search Point 18).

Não se deixe enganar pela aparência fora de batalha desses monstros. Os Ligust atacam em grupos de até 5 e possuem 23000 HP e 500 PATK (eles são capazes de matar um personagem em 2 segundos se você não ficar atento), enquanto o Oryiel ataca em duplas e possui 18000HP e 468 PATK (uma curosidade sobre o Oryiel é que ele é um dos poucos monstros que quando morre fica com o corpo caído no chão ao invés de desaparecer).

Há também o Graelhorn, que vem sozinho com 21800HP e 493PATK. Claro, não podemos esquecer o Jabberwock (Lembra do Behemoth?) com enormes 123000 HP, 521 PATK e 615 PDEF, ainda bem que ele só aparece sozinho. Sabendo disso tudo, você pode perceber que esses monstros não estão para brincadeira e podem matá-lo se você se descuidar.

Siga para o norte até não poder mais, então siga para o leste subindo um monte e então sudoeste para encontrar um dos Search Points não mapeados. Examine-o para encontrar a Refined Flightstone.

Essa flightstone não só faz o mesmo que a Greater flightstone (você pode pousar onde quiser), como também permite que a Albiore passe através de quaisquer condições climáticas ruins (névoa, tempestade de areia, nevasca, tempestade e redemoinhos), desde que você passe um tempo indo em linha reta para a frente (o título “Hopeless Dreamer” de Guy reduz esse tempo).

Agora siga para Ortion Cavern e procure pelo redemoinho a leste. Use a Refined Flightstone para passar do redemoinho e entrar na caverna.

Há um glitch que só serve pra esse lugar e Nam Cobanda Isle: fique de costas para o redemoinho e começe a acelerar (estando na água) até formar a barreira da Albiore, então aperte quadrado imediatamente para ir pra trás mantendo a barreira, que ficará ativa até que você pare ou faça uma curva. Esse glitch não funciona no ar.

Chegando no lugar, há uma esteira correndo na direção oposta à sua. Use Mieu Fire 2 na alavanca do outro lado da esteira pra pará-la. Mais à frente há outra esteira, mas a alavanca está atrás dos cristais. Use Mieu Fire 2 no espelho amarelo para atingir a alavanca e parar a esteira. Suba as escadas de pedra e suba a rampa à esquerda. Use Mieu Fire 2 no espelho na parede esquerda para atingir a alavanca e conseguir um Specific. Siga para a próxima sala.

Nota: Não tente usar esse guindaste novamente. Se você o fizer, ele trará um monstro da mesma forma que trouxe o baú.

Siga mais à frente para ver os Cheagles. Abra os baús para uma Nectar Bottle e uma Wing Bottle. Use Mieu Fire 2 para atingir a alavanca do outro lado e libertar o 1º Cheagle. Use Mieu Fire 2 no espelho na parede para libertar o 2º Cheagle e siga para a próxima sala.

Use o espelho na parede à sua direita para libertar o 3º Cheagle e siga para a próxima sala. Use Mieu Fire 2 no espelho da parede à esquerda para atingir o outro espelho e libertar o 4º Cheagle e siga para a próxima sala.

Siga até o save point e abra os baús para um Red Chamomile e o Cowboy Hat. Volte e desça a rampa à esquerda para uma cena. Use Mieu Fire 2 na tocha da direita de forma que o fogo reflita nos espelhos, acenda todas as tochas e acerte a alavanca. Seis Ogre Replicas aparecerão (mas todos estarão na mesma batalha). Derrote-os e suba a rampa. Use Mieu Fire 2 para acertar a alavanca do outro lado e libertar o Cheagle.

Saia de Ortion Cave e siga para Cheagle Woods. Siga para a árvore dos Cheagles e fale com o Cheagle Elder para receber os key items Holy Seal e Dark Seal.

Curiosidade: Também existe um acessório chamado Dark Seal.

Siga para a parte noroeste de Radessia (a parte onde você é atingido por fogos de artifício quando tenta passar). Desça para a água e procure por uma caverna rodeada de redemoinhos. volte, ganhe velocidade suficiente e passe pelos redemoinhos, entrando na caverna.

6. Nam Cobanda Isle, Baticul, Chesedonia, Yulia City

Salve o jogo e comece a subir a escada estupidamente longa. Saia da sala pelo sul para encontrar York, que explica que é aqui, em Nam Cobanda Isle, que os Dark Wings moram.

Procure por uma porta entre as “árvores” (perto de um cara com macacão verde) e entre. Siga ao norte para uma cena com Urushi. A partir de agora você pode se aproximar de Nam Cobanda Isle pelo ar com a Albiore e também pode usar o elevador pac-man ao invés de subir a maldita escada gigante. Siga ao sul pela porta do meio (ao sul dos 4 monitores que mostram o céu) para encontrar Noir.

Agora você sabe que eles são mais do que simples coadjuvantes que trabalham pro Asch. Whatever, Luke receberá o título “Noble Rogue” (não me pergunte por que).

Nota: Se você não possui a Key of Darkness a porta estará trancada e você não poderá receber esse título.

Volte pelo norte, siga ao extremo oeste da sala e fale com um Katz que não aparece na tela para receber o disco Comedy. Agora siga para o lado leste da sala e fale com o garoto de macacão azul.

Falando com ele você pode ver qualquer cena de anime ou CG que você já tenha visto (a queda de Akzeriuth ou a descida das Outer Lands, por exemplo). Saia por qualquer porta, siga ao sul e então siga a oeste até a próxima tela.

Nota: Só é possível ver essas cenas se você fez o evento para o título “Noble Rogue” de Luke. Ou seja, se você não possui a Key of Darkness, você não pode ver essas cenas.

Procure por um cara parecido com o Ant Lion Man, fale com ele e escolha um personagem qualquer. Você perderá 76500 Gald, mas Anise receberá o título “Cat Cat Kitty Cat”.

Não há mais nada a fazer aqui por enquanto, então volte à sala inicial (porta na parede preta na parte oeste do corredor oposto ao do Ant Lion Man) e use o elevador. Fale com o garoto para usar a Albiore e siga para Baticul.

Siga até o porto para encontrar alguém que eu tenho certeza que você quer espancar há um bom tempo. E eu já achava ele feio antes… isso dói nos olhos. And that’s what we call Nightmare Fuel >_o

Saia do porto para uma cena e siga para o castelo. Natalia receberá o título “Popular Princess”.

Saia do castelo para Natalia voltar ao grupo. Se você andou lutando no Hard como eu falei pra fazer, entre no coliseum, siga para a direita, entre na porta ao norte e fale com o homem que está sobre uma coluna (tendo Luke como personagem na tela). Se você tiver feito pelo menos trezentas batalhas na dificuldade Hard, Luke receberá o título “Berserker” (o Costume Title que eu estou usando).

Nota: Se você está no 2º playthrough, talvez você não possa conseguir esse título. Por algum fator aleatório, às vezes não é possível conseguir esse título no 2º playthrough. Se você não conseguir esse título por causa desse glitch (e você tem CERTEZA que fez 300 batalhas na dificuldade Hard), você terá que tentar novamente no próximo playthrough. Also, vale lembrar que precisa ser na dificuldade Hard, não pode ser Very Hard ou Unknown.

Agora siga para Abandoned Factory. Suba as duas escadas, Use Mieu Wings para alcançar a terceira escada e use Mieu Fire 2 no botão do outro lado. Agora, volte para a entrada e use o bonde que apareceu ao lado do outro. Abra os baús e você encontrará uma Sunlight Chamber e a Catalyst Weapon Holy Quelqatl, para Natalia.

Agora siga para o deserto. Aproveite que está aqui e pegue um Gold Dust no Search Point 9, a sudoeste de Chesedonia. Equipe a Vorpal Sword em Luke ou Guy (desequipe a Flamberge caso a esteja usando), siga em direção à tempestade de areia com a barreira da Albiore ativada (pegue um pouco de velocidade para isso) e pouse na areia abaixo do tornado. Espere um pouco até que um monstro apareça nadando na areia e comece a batalha.

SAND WORM

P.ATK – 703

P.DEF – 1104

F.ATK – 385

F.DEF – 851

HP – 78000

xp – 14800

Gald – 17800

Fraquezas – Água

Resistências – Terra, Fogo, Físico

Não é o inimigo mais poderoso que você já enfrentou. Apesar do HP meio alto, ele só usa ataques físicos comuns. Ele é mais fácil que o Behemoth.

Use e abuse da fraqueza dele com Absolute e então aproveite o FoF para usar Frigid Moon (com Guy) e Frigid Blast ou Guardian Frost (com Luke). A vorpal Sword fará com que qualquer golpe que acerte ele seja considerado de água, então use-a. Continue fazendo isso e ele morrerá antes que você perceba.

Drops: Gae Bolg

Gae Bolg é até uma boa lança, mas possui menos F.ATK que a Do Sanga e o War Hammer so whatever, essa batalha foi só pra ganhar essa EXP mesmo. Siga para Chesedonia.

Siga até o centro da cidade para uma cena com… olha quem voltou. Anyway, Natalia e Anise sairão do grupo. Entre na mansão para falar com Astor. Siga para a parte norte da cidade e fale com Anise ou Natalia para que elas voltem ao grupo.

Siga para Yulia City.

Long story short, você tem de encontrar um grande objeto se movendo no mar. Saia para o World Map e procure por uma ilha com uma névoa ao redor que está literalmente andando por aí. Haverá uma cena e, depois desta, entre na ilha, que se chama…

7. Isle of Feres

Siga em linha reta até o baú para conseguir um Pineapple Gel. Siga o caminho à esquerda e ignore a escadaria, por enquanto aquilo é só um beco-sem-saída. Continue seguindo à esquerda até o fim para conseguir um Rare Guard e uma Wing Bottle. Volte e siga o caminho da direita.

Ignore o caminho que segue ao norte, não há nada lá. Siga para a direita e desça pelo caminho de terra para conseguir outro Pineapple Gel. Suba o caminho de terra e ignore a porta da esquerda, ela está trancada. Entre na porta da direita e… ela se tranca. Que lindo.

Derrote o Knight Replica para destrancar a porta. Tá aí um tipo de armadilha pouco efetivo. Não é necessário pensar em como desarmá-la, é só descer o braço em quem estiver perto, então faça isso sempre que a porta trancar.

Use a porta ao norte e siga para a esquerda para conseguir o Schwarzvogel que será inútil para Tear se você já tiver a Blue Crystal Rod, além de ter um nome quase inpronunciável. Siga para a direita e suba a escadaria. Se quiser saber como destrancar aquela porta no primeiro andar, entre na porta ao sul (perto da escada à esquerda), siga ao sul novamente e use Mieu Attack no centro da sala para quebrar o chão e destranque a porta à direita. Você não ganhará nada com isso, though (além de uma luta contra uma Chimera e um Ligan).

Tendo feito isso ou não, suba a escada na parte oeste do segundo andar para subir até o telhado. Desça a escadaria à direita e use Mieu Fire na alavanca do outro lado para ativar a ponte e conseguir o Mythril Circlet. Volte, siga à esquerda, examine a alavanca e use o elevador para ir ao 5th Floor e conseguir um Melange Gel. Volte ao elevador e siga para o 2nd Floor.

Use Mieu Fire na alavanca, atravesse a ponte, use a porta e… outra armadilha. Derrote o Ligan e o Knight Replica para destrancar a porta e baixar a escada. Suba a escada e siga o caminho até a próxima tela.

Desça a escada, veja Jade irritando todos de novo, use o save point verde, use Mieu Wings para subir na escada próxima à porta da construção do lado esquerdo e siga a ponte gigantesca até a próxima tela. Entre na porta, suba a escadaria, use a porta à esquerda e saia pelo sul. Use Mieu Fire 2 na estátua de modo que o fogo reflita na estátua e atinja a alavanca do lado esquerdo. Atravesse a ponte, pegue o CC Lebhaft e volte ao save point.

Entre na construção à esquerda, pegue o Apple Gel e use Mieu Attack no chão. Pegue outro Apple Gel e um Rebirth Doll e use Mieu Attack no chão novamente. Destranque a porta ao sul e saia por ela. Siga à direita e ignore a porta ao sul, não há nada lá. Suba a escadaria, saia pela porta a sudeste, pegue a Magic Lens, volte saia pela porta sudoeste (perto da escada no lado esquerdo), ative a ponte e pegue um Red Lavender. Cool, agora volte e use a porta nordeste, perto da porta a sudeste, para… outra armadilha. Ok, isso já está começando a irritar. Derrote o Knight Replica e use a porta à direita.

Siga a ponte até a próxima tela e desça a escada. Entre na porta à direita e use Mieu Fire 2 na estátua para atingir a alavanca. Depois voltaremos para abrir aquele baú. Volte ao corredor, desça a escadaria e use a porta à direita para… mais uma maldita armadilha. Derrote o High Knight Replica e o Knight Replica e saia pelo sul.

Siga à direita para mais uma cena e continue andando até a próxima tela. Nada de especial aqui, então continue andando até a próxima tela. Suba a escadaria e entre no prédio. Outra armadilha, que maravilha. Oh well, você já sabe o que fazer. Quando terminar, saia pelo leste. Está vendo essa Chimera voando à direita do save point? Não é uma Chimera, e sim um grupo com 2 Knight Replica, 1 High knight Replica e 1 Rune Replica. Pelo menos não é tão estranho quanto o Golem voador de Mt Zaleho.

Anyway, suba a escadaria para uma cena (“Look at Luke!” euri), entre no prédio e suba a escadaria para mais uma cena. Após a cena, entre no prédio novamente, siga para o extremo nordeste e suba a escada para conseguir a Persian Boots no canto esquerdo. Suba mais uma escada para encontrar uma Hourglass. Sweet, uma dessas é sempre útil.

Desça a escada, saia do prédio e siga para… opa, olha quem apareceu aqui! Tenha certeza de ter uma Grass Chamber em Raging Blast ou Swallow Fury e examine a espada para enfrentar o Sword Dancer #3.

SWORD DANCER #3

P.ATK – 597

P.DEF – 379

F.ATK – 434

F.DEF – 316

HP – 86000

xp – 12000

Gald – 12000

Fraquezas – N/A

Resistências – Físico

Antes de vencê-lo, tenha CERTEZA de roubar esse cara. Ele possui uma Sunlight Chamber, que será a coisa mais útil que você receberá aqui, já que, como você pode notar, ele dá menos EXP e Gald que Fyr Bronc (e é mais fraco também).

A estratégia é a mesma de sempre. Ele possui golpes que atingem todos ao redor e pode usar até três Overlimits em 2 segundos. Mantenha a distância quando ele estiver em OL, pois esse golpes irão doer.

Mantenha Jade usando apenas High Fonic Artes que o HP desse cara vai acabar antes que você perceba.

Drops: Ultimatus

Como recompensa (além da Sunlight Chamber que você roubou) você recebe a espada Ultimatus. Essa é uma das melhores espadas do jogo, sendo superada apenas por Soul Crush, Fonic Sword, Key of Lorelei (Luke) e Fonic Blade e Shakunage (Guy).

Ou seja, ela é a melhor espada que pode ser usada por qualquer um dos dois. Caso ainda não tenha vencido com Luke no Coliseum essa é uma ótima espada. Tenho certeza que você já venceu com Guy, então mantenha Shakunage.

Siga para o save point e use uma Wing Bottle, pois tenho certeza que você não quer voltar a pé (a menos que seja sovina que nem eu, claro). Antes de sair da ilha, lembra-se daquela escadaria que ia dar num beco-sem-saída? Não? Ok, siga para a esquerda na bifurcação adiante e suba a escada para abrir o baú e conseguir uma Sunlight Chamber. Com essa são cinco.

Saia da ilha e aproxime-se do grande turbilhão ao leste de Yulia City para uma cena. Ugh, eu odeio quando o céu fica dessa cor >_o

Siga para Grand Chokmah.

8. Grand Chokmah, Cheagle Woods, Sheridan, Keterburg

Siga para o Malkuth Headquarters, entre na Briefing Room (interessante que em todos os textos eles se referem a esse lugar como conference room…) e fale com Sesemann. Quando as coisas desaparecem é porque tem algo errado. Saia de Malkuth Headquarters e siga para o palácio. Parece que alguém está ficando louco =D (como se já não fosse).

Siga para a sala do trono para uma cena. Saia do palácio para mais uma cena.

Siga para Cheagle Woods e escolha alguém que não seja Luke (já que precisaremos do Raging Blast dele) para tirar do seu grupo, pois Anise será obrigatória na próxima batalha. Que conveniente não precisar andar tudo aquilo. Desça, use o save point verde e siga ao norte para enfrentar…

ARIETTA

P.ATK – 317

P.DEF – 859

F.ATK – 400

F.DEF – 956

HP – 25000

xp – 6500

Gald – 12000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

LIGER

P.ATK – 411

P.DEF – 946

F.ATK – 309

F.DEF – 846

HP – 38000

xp – 6250

Gald – 12000

Fraquezas – N/A

Resistências – Vento

HRESVELGR

P.ATK – 401

P.DEF – 962

F.ATK – 300

F.DEF – 853

HP – 36000

xp – 6250

Gald – 12000

Fraquezas – N/A

Resistências – Água

Arietta: You’re Ion’s, mommy’s and everyone’s enemy!
Anise: I’m not looking for your forgiveness but I won’t lose, either!
Luke: If you’re going to fight Anise, you’ll have to fight us, too!
Arietta: How could you?! You were supposed to protect Ion! That was your job! Murderer!
Tear: You should understand that that is part of a soldier’s job.
Jade: For me, you are the enemy of those under my command.
Guy: It’s unfortunate, little girl, but you’ll find enemies everywhere.
Arietta: I know that! But…but…!
Natalia: We all have something inside that no one else can know. You, me, everyone.
Anise: Whining won’t do you any good. I’ll bear your grudge, I’ll take it!
Arietta: Goodbye, Anise!

Até que ela ficou bonita com essa roupa branca.

Assim como da última batalha contra ela,a primeira coisa a fazer é roubá-la para conseguir o Rare Genius para Anise.

Tirando o fato que você tem de usar Anise, essa batalha é relativamente fácil. Você provavelmente já está causando uns 700~900 de dano em um golpe, então o HP ridiculamente baixo de Arietta acabará em um piscar de olhos, deixando apenas os monstros.

Aconselho que derrote-a primeiro, pois ela começará a usar Mystic Artes depois de um tempo, mas tome cuidado com os monstros. Principalmente quando Arietta usar Big Bang (o que causa uns 2000~2300 de dano, mas não pode deixar ninguém com menos de 220HP), pois um ou dois golpes deles o matarão depois disso.

Quando Arietta usar Big Bang (que é quase igual a Mystic Cage) use Guardian assim que o Cut-In aparecer. Se você fizer no momento certo, o dano será reduzido em 80%.

Mantenha Jade usando Infernal Prison, Tear usando Revitalize e Healing Circle e Anise usando Bloody Howling. Assim como na batalha em Choral Castle, quando um deles morrer a batalha fica bem mais fácil.

Drops: Red Chamomile, Moonstone, Blue Sephira

Se algum inimigo importante morreu de verdade, então quer dizer que estamos perto do final do jogo. Btw, Anise receberá o título “Last Fon Master Guardian”

Não tivemos que andar até aqui mas temos que voltar andando, isn’t that wonderful? NOT. Anyway, aproveite que está aqui para seguir um caminho que não podia na primeira vez que esteve aqui.

Suba os troncos para sair da caverna. Siga até o extremo sul dessa tela e vire para o leste. Use Mieu Fire 2 para derrubar a árvore do outro lado do rio, atravesse-o e abra o baú com 10000 Gald. Entre na caverna para conseguir mais 5000 Gald (wow, você está rico agora, parceiro) e volte.

Com isso fora do caminho,podemos fazer algumas sidequests.Volte a Grand Chokmah e fale com o homem loiro, Casim, perto do bar (ao sul da árvore) para um evento

Siga para Sheridan, entre em Meeting Hall, suba as escadas à direita, entre na sala e fale com a garota para uma cena.Aproveite que está aqui e fale com Star, o cheagle laranja que está na entrada do Meeting Hall para uma cena. Agora siga para Grand Chokmah, no mesmo lugar onde você encontrou Casim para Jade receber o título “Soft Meanie”.

Siga para o quarto de peony no castelo para um minigame. Você deve encontrar os rappigs que estão espalhados pelo castelo. Segue a localização deles:

  • Ao lado esquerdo das escadas no salão de entrada.
  • Na sala do trono, atrás do trono.
  • No quarto do segundo andar.
  • Na biblioteca, no primeiro andar (perto da cadeira ao sul).
  • Na frente da porta da biblioteca (necessário encontrar os outros 4 antes).

Após encontrar todos, volte ao quarto de Peony para receber o key item Spa Membership e Jade receber o título “Emperor’s Best Friend”.

Se estiver no 2º playthrough, fale com a empregada perto da mesa em Peony’s Chambers para receber os títulos “Abyss” para todos os personagens (incluindo Asch). Power Rangers, lol.

Agora siga até a árvore perto do bar para uma cena com Urushi (é necessário chegar bem perto da árvore) e siga para Keterburg. Entre no hotel e fale com a mulher à direita no balcão para usar o Spa e conseguir um título para cada um. Use o spa mais uma vez para conseguir o título “Naughty Devil” de Guy.

Agora siga para Keterburg Bay para uma cena com Noir e siga para Chesedonia. Fale com o homem no balcão do bar para Guy receber o título “Good Spirits”.

Terminando tudo isso, siga para Yulia City.

9. Yulia City, Baticul, Tower of Rem

Entrando na cidade haverá uma cena (como raios essa replica chegou em Yulia City? NADANDO?!). Siga até a Conference Room para falar com Teodoro. Você será levado para Baticul automaticamente.

Suba o elevador da direita (já que o da esquerda não pode ser usado), veja mais uma cena, suba o elevador e veja maaaaais uma cena (essa cena contém uma das melhores falas de Luke em todo o jogo IMO).

Siga para a sala do trono no castelo. Após a cena, siga até o quarto de Ingobert. Agora entre na mansão de Luke. Já faz um tempo que Asch não aparecia, né?

Agora você tem Asch no grupo mas não pode sair da mansão, então então nem perca seu tempo vendo os stats dele ou equipando Capacity Cores. Btw, se Asch vem usando a Sword of Lorelei como arma desde o fim da 2ª parte, por que ele ainda está equipado com a Maestro Sword? Weird… >_>

Entre no quarto dos pais de Luke para que Asch saia do grupo. Aproveite agora para fazer as batalhas de Singles no Coliseum. Consiga a Shakunage para Guy (caso ainda não o tenha feito), o Celestial Star para Natalia e talvez a Blue Crystal Rod para Tear, se acha que consegue.

Saia pela ponte (já que não pode usar o porto), veja a cena e siga para Tower of Rem, que fica na Qiubi Peninsula, no extremo sudeste do mapa.

Antes de mais nada, dê uma olhada nos seus shortcuts. Os meus desapareceram nessa parte, então é provável que os seus também tenham. Trate de colocá-los novamente antes de seguir em frente.

Passe pela enorme ponte até entrar e ver uma cena. E Luke pensou que ia ser fácil desse jeito… você não tinha a mesma esperança, tinha? Espero que não. Oh well, fazer o quê, não é? Você vai realmente ter que subir todas essas escadas. Vamos começar…

Suba as escadas à esquerda, pegando o Melange Gel no caminho (algo me diz que o elevador só fica passando ao fundo pra irritar o jogador ¬_¬’) até a próxima tela, onde você encontrará York e Urushi. Após a conversa, pegue a Schwarzloewe, mais uma arma de nome quase impronuciável (dessa vez uma espada), e continue subindo.

Pegue o Scildecido e o Elder Robe no caminho e continue subindo até a próxima tela. Pegue a Grass Chamber e suba pelo elevador. É aqui que as coisas começam a complicar… ok, nem tanto.

Examine a manivela perto do elevador para abrir a Barrier 2. Examine a manivela logo à esquerda para abrir parte da Barrier 3 e use Mieu Wings para alcançar a escada no canto superior esquerdo para conseguir um Pineapple Gel, um Rebirth Doll e uma Ancient Ribbon.

Nota: Se você usou o World Map Glitch para jogar com Asch, NÃO use Mieu Wings para subir aqui senão o jogo vai travar (você pode simplesmente colocar outro personagem na tela que o jogo não trava, though).

Volte para o elevador, suba a escada ao lado, siga à direita até o final e desça a escada. Abra o baú para um Lottery Gel e examine a manivela para abrir a Barrier 1. Examine a manivela logo à direita para abrir o resto da Barrier 3 e suba a escada para um Red Chamomile. Desça a escada, siga à direita e suba o elevador.

Use o save point verde e siga em frente para uma cena. Essa pose super sensual de Guy examinando a máquina não é a melhor visão da minha vida… Examine o objeto girando para conseguir o Rem Capacitor.

Agora volte e desça o elevador. Seu objetivo aqui é derrotar os golems,mas você deve usar o Golem Capacitor durante a batalha para conseguir energia para a máquina.

Cada Golem fornece 20% de energia, enquanto o Vita (monstro com o brilho vermelho) fornece 120%, mas ele é bem rápido, então tente fechar as Barriers necessárias para encurralá-lo, se não estiver afim de derrotar tantos inimigos. Se conseguir enfrentar o Vita, TENHA CERTEZA de usar o Rem Capacitor durante a batalha para não desperdiçar a enorme quantidade de energia que ele dá.

Você só precisa de 100%, mas se conseguir 120% você poderá pegar a Longinus (a segunda melhor lança do jogo em F.ATK), então faça isso. Tendo a energia necessária, suba o elevador, use o save point verde novamente e examine a máquina no canto direito.

Antes de mais nada, volte e examine a lança que está fincada no chão para conseguir a lança Longinus para Jade. Agora use a máquina como ponte para chegar ao elevador e veja a cena para então enfrentar…

KAISER DIST XX

P.ATK – 703

P.DEF – 1104

F.ATK – 385

F.DEF – 861

HP – 110000

xp – 20000

Gald – 32000

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

Pela primeira vez um robô à prova d’água :D

Não que isso seja uma boa notícia para você, já que dessa vez não poderá explorar a fraqueza dele (logo agora que temos Absolute =/).

Ele usa os mesmos golpes que das últimas vezes, além de um laser parecido com o do Repair Fonbot, então esteja preparado. Mantenha Jade usando High Fonic Artes, e sempre que possível use Mystic Artes (deve dar pra usar Radiant Howl e Razing Phoenix pelo menos 2 vezes com um HP desse tamanho).

Mantenha Tear curando, só pro caso de você precisar, mas não tenha pena de usar Innocent Shine se possível. Use e abuse de FoF Changes com os FoFs que Jade criará o tempo inteiro.

De resto, é uma batalha bem simples, como sempre.

Drops: Dice

Você acaba de conseguir um ótimo acessório. Isso é, se você pretende chegar a um 2º playthrough. Dice aumenta o Grade recebido em 10%

Quem me dera se o Raging Blast jogasse o inimigo longe desse jeito durante a batalha @_@

Após a conversa com Asch, saia da torre, confira o inglês “bem dizido” de Urushi e siga para Daath.

10. Daath, Tower of Rem, Belkend, Baticul, Daath

Entre na catedral e siga para o altar.Agora você estará sozinho e precisa falar com todos do grupo. Saia da sala do altar e fale com Guy e Natalia na entrada. Entre pela porta à direita, examine o símbolo vermelho, entre no quarto e fale com Anise.

Saia do quarto, siga pelos corredores até o final e fale com Jade na “ponte” (se você não havia notado até agora, quando Jade fala “I’m sorry, Luke” dá pra perceber que o cinto dele é o Pac-man comendo as bolinhas =P).

Use a porta a sudeste, desça as escadas, saia pela porta à esquerda e entre na biblioteca à esquerda para falar com Tear, perto da janela. Guy receberá o título “Best Friend”. Siga para Tower of Rem.

Pelo menos dessa vez não precisaremos subir tudo aquilo. Use o elevador e escolha a primeira opção para ver uma das melhores (e mais importantes) cenas do jogo. E Luke chega ao ápice do seu complexo de inferioridade.

Após as cenas, você receberá a Jewel of Lorelei, o melhor acessório de Luke e será levado para Belkend automaticamente. E Jade percebe novamente que Luke está mentindo. Ou Luke é um péssimo mentiroso ou Jade tem uma ótima percepção (provavelmente ambos xP). Jade receberá o título “Insightful One”.

Volte para Tower of Rem (finalmente o céu deixou de ter aquela cor que eu tanto odeio :D) e fale com Cecille para receber o título “Dashing Gent” de Guy (o Costume Title que eu estou usando) e ser levado automaticamente para para Baticul. Convenient enough.

Siga em direção ao castelo para uma cena. Mieu e sua boca grande. Siga até a Drawing Room para encontrar todos e ser levado ao castelo. “I have pledged my sword to one master alone.” Desde quando aquela arma que ele usa pode ser chamada de espada? o.o

Mais alguém acha que ela não se parece com ele em nada? Não? Só eu? Após a cena siga até o porto para mais uma cena. Agora sabemos o passado trágico dele… Whatever, who cares? Btw, algum protagonista ou antagonista nesse jogo possui um passado pelo menos um pouco normal? Acho que não.

Siga para a mansão de Luke e fale com Ramdas para receber o título “Viscount” de Luke. Aproveite para lutar no Coliseum e conseguir a Soul Crush para Luke já que, além da Ultimatus, uma das melhores espadas do jogo, você tem a Jewel of Lorelei, o melhor acessório de Luke, para ajudá-lo.

Se quiser, tente com Jade também mas, se não souber realmente o que está fazendo, é bem provável que não consiga. Whatever, a Longinus possui mais F.ATK que a Dunamis mesmo. Quem liga pro P.ATK de Jade? Eu é que não.

IMPORTANTE:

Agora é hora de conseguir uma das Artes mais poderosas do jogo, Judgement, para Tear. Você terá pouco tempo para fazer isso, então vamos logo. Siga para a catedral em Daath.

Entre no quarto de Ion e Oliver aparecerá. Anise pede para Tear cantar os Fonic Hymns durante o funeral de Ion e ela aceita.

Durante o evento, Tear consegue cantar o 5º Fonic Hymn. Ion agradecerá a ela(!) e Tear agora poderá usar Judgement que, além de ser uma das melhores Artes do jogo, permite o uso de Fortune’s Arc no 2º playthrough.

O único problema dessa Arte é que Tear é viciada nela. Se essa Arte não estiver desativada, Tear deixará de usar qualquer outra Arte de dano e passará a usar só essa.

Tendo feito isso, siga para Yulia city.

11. Yulia City, Belkend, Absorption Gate

Como (quase) sempre, siga para a sala de Teodoro. Saia da sala, fale com Anise, desça e fale com Jade e Mieu. Saia, fale com Guy, e siga para o quarto de Tear (há uma skit scene com Luke e Mieu… peraí, o Mieu não estava com Jade? o.o’). Volte para a sala de Teodoro.

Hora de mais uma sidequest. Vá ao laboratório em Belkend, siga para o norte duas vezes e vá para o oeste. Escolha um personagem qualquer e Jade receberá o título “Doctor Mambo”. Siga para Absorption Gate.

Nota: Se ainda não fez a sidequest para conseguir Judgement (não viu o aviso acima?!), esse é o último momento que você poderá fazê-lo, antes de entrar em Absorption Gate.

Você não pensou que teria que voltar aqui, não é? Pelo menos dessa vez o caminho é BEM mais curto sem aquelas barreiras de fogo. Apenas desça até o lugar onde você enfrentou Van. Mas não é que ele está cantando o 7º hino? Whatever, batalha à frente.

LARGO

P.ATK – 768

P.DEF – 769

F.ATK – 201

F.DEF – 593

HP – 140000

xp – 23000

Gald – 35000

Fraquezas – N/A

Resistências – Terra, Fogo

Natalia: Largo…
Largo: Never show your enemy mercy, princess. No matter who he is, mercy has no place once you meet… as enemies.
Natalia: And so, you are an enemy we should kill.
Tear: If that is what you wish then we will face you as warriors.
Jade: For you, Largo, simple, honest to the very end, I will fight you with everything I have.
Anise: You’re an idiot, Largo! A huge idiot!
Guy: It’s too bad. I don’t mind idiots like you.
Largo: Hahahaha…That’s good! The Black Lion might be a fool but he’s not weak!
Luke: We’re not weak either! We will win!
Tear: I give you a fair warning as a fellow Oracle Knight.
Natalia: I will not lose, either.
Largo: Very well. Come children, let me crush you!

Tava mais que na cara que ele seria o próximo chefe, não é? Essa armadura ficou bem melhor do que a roupa normal dele… Pena que não protege as costas. Note que ele só ganha do Kaiser Dist XX em P.ATK e em HP. E nem é por muito.

Eu detesto mudar o grupo, já que esse é meu preferido, mas se quiser pode usar Natalia no lugar de Tear. Além de ficar mais coerente com a história, Natalia é ótima contra Largo, que é bem lento e possui apenas golpes de curto alcance. Faça como quiser.

Desative Infernal Prison e Ground Dasher de Jade para não desperdiçar TP e use Absolute, Blessed Drops e Thunder Blade até não poder mais. Não podemos desperdiçar a chance de destruir alguém com uma F.DEF tão ridícula, não é?

Cuidado com os combos dele, apesar de ser uma sequencia lenta,pode chegar a causar uns 1500 de dano. Isso no começo da batalha. Quando ele chegar à metade do HP, fique sempre preparado para usar o Free Run ou Backstep (com Long Step) para fugir das Arcane e Mystic Artes dele, ou você morrerá com certeza. Uma boa maneira de escapar mais rapidamente com Guy (como eu quase sempre digo >_>) é usando Tempest.

Quando ele estiver usando a Mystic Arte, fique de longe usando Demon Fist (com Luke) ou Demon Fang (com Guy) para aproveitar o tempo em que ele só vai atingir quem estiver por perto.

Não que interesse a você, mas enfrentando ele eu quebrei meu recorde de combos (que era 107). Agora meu max combo é 115 :P

Drops: Black Onyx

Por isso que eu falei sobre as costas. Que droga de armadura é essa que não protege as costas?!

Mais alguém achou estranho o fato de que ele morreu desaparecendo igual a uma Replica? Não? Só eu? Afinal, Arietta não desapareceu assim que morreu. Frings também não. Os únicos que desapareceram ao morrer foram Ion e as replicas de Tower of Rem.

Plotholes à parte, você recebeu a Black Onyx, um acessório que aumenta o Max HP em 30%, um ótimo acessório (isso é, se você tiver menos de 9999 HP, o que costuma acontecer lá pelo Lv130 ou 140).

Desça pelo buraco à esquerda para chegar ao Passage Ring (não me pergunte qual a utilidade desses pilares de luz azul perto do Passage Ring) e suba na plataforma roxa para descer mais ainda.

Eu não ouvi o Van cantar o 7º hino como ele disse que fez u_u

Então é assim que Asch se comunica com Luke? Talvez. Que bom que não tivemos que subir tudo aquilo. Saia para encontrar Van, Mohs e o resto. Holy crap, isso é que é um grito o.o

Após as cenas, siga para Daath.

12. Daath, Radiation Gate, Grand Chokmah

Entre na catedral para uma cena. Após essa cena, siga para Radiation Gate, que fica ao norte de Absorption Gate, em uma ilha de quase mesmo tamanho (no extremo sul do mapa… que foi? Esqueceu que o planeta é redondo?).

Desça usando o osso gigante à esquerda como escada. Na primeira oportunidade, vire à esquerda e entre no buraco na parede para um Red Saffron. Volte e continue descendo. Saia à esquerda mais abaixo, pegue a Star Rod no baú e use Mieu Attack na parede rachada para abrir um buraco.

Siga à direita,ande pelo osso e use Mieu Wings no final pra conseguir Lunatito, um dos melhores CC até agora. Siga à direita e desça pelos ossos, volte ao corredor principal e continue descendo.

Chegando ao fim, siga à esquerda,quebre a parede perto do osso com Mieu Attack, entre, vá até o final para conseguir um Treat, volte até a metade da ponte de osso e use Mieu Wings para conseguir uma Sunlight Chamber.

Volte ao corredor principal e siga à direita para encontrar o Passage Ring. Dê a volta para conseguir uma Cobalt Chamber e a Elder Cloak nos baús. Desça pela rampa à esquerda para encontrar um save point verde. Salve o jogo, volte e treine por um tempo se quiser (aqui um dos melhores lugares do jogo para passar de alguns Lvs já que a maioria dos monstros volta sempre que você muda de tela, além deles darem uma boa experiência) e prepare-se para a batalha.

GIGANT MOHS

P.ATK – 938

P.DEF – 461

F.ATK – 514

F.DEF – 1050

HP –141000

EXP – 22000

Gald – 34000

Fraquezas: Luz Resistências: Trevas
Finalmente chegou a hora de chutar o traseiro gordo desse grande canalha. Como você pode notar, ele é melhor que Largo em todos os stats, tem mais HP e voa, mas ainda dá menos EXP e Gald. Maldito seja.Ele é fraco contra Luz, então Eclair de Larmes, Holy Lance e Grand Cross de Tear são bem-vindos. Cuidado com as magias de Mohs,ele possui Negative Gate e Blood Howling (que podem causar um bom estrago se você for atingido completamente), além de poder usar FoF Changes SEM os FoFs (prepare-se para Eruption e Explosion de vez em quando).

Apesar de voar (o que impede golpes baixos), ele é enorme, então é difícil de errar golpes médios ou altos. Tempest de Guy fará uma maravilha por aqui. Com Luke, use Light Spear Cannon. Use Thunder Blade com Jade para que Luke possa usar Light Blast e explorar a fraqueza dele (Severing Wind de Guy também serve).

Drops: Red Saffron, Emerald Ring

E ele virou pudim de ameixa. Finalmente uma morte que podemos comemorar. Você terá que voltar andando, mas essa é uma das menores dungeons do jogo, então não tem problema. Siga para Grand Chokmah. Após a cena, tente sair da cidade para encontrar Asch e ver a briga de sempre.

Hora de conseguir as outras duas Fonic Artes de Jade. O verso é “The sword of judgement is the wedge in the tides of the southern sea”. O lugar mais ao sul do mapa é Radiation Gate, então lá vamos nós de novo. Anise encontrará uma forbidden stone assim que você entrar.

O próximo verso é “The rainbow of the swamp doth iluminate he who seeketh knowledge”. Hmm.. swamp… Inista Marsh… as cidades mais próximas são Belkend e Baticul, mas “he who seeketh knowledge” se refere a Belkend então siga até lá.

13. Belkend, Kaitzur Naval Port, Daath, Fubras River

Entre no laboratório e siga norte, norte e leste. Examine a grade a sudoeste para abrí-la e examine uma das cômodas no canto nordeste para encontrar a forbidden stone.

“If you look up ‘villain’ in the dictionary, I bet you’ll see Jade’s face next to it”. LOL, Guy xD

Btw, aproveite que está aqui para falar com Spinoza para uma cena.

O próximo verso é “And shines down with seven-colored light upon the mountain path.” Mountain Path só pode se referir a Deo Pass. A cidade mais próxima era Akzeriuth. As outras cidades próximas são Kaitzur e Kaitzur Naval Port. Siga para o Naval Port para receber a pedra assim que entrar no lugar e Jade aprenderá Prism Sword, sua única Fonic Arte de luz, e uma das boas.

Vamos à última Fonic Arte. O verso é “Heaven’s wrath doth fall upon the land of the children of divinity”. Esse é difícil… children of divinity é praticamente sua única pista aqui. O que nós sabemos que é relacionado com isso… uma replica do Fon Master! Siga para Daath.

Caso você não tenha vindo aqui antes, haverá um evento e Anise receberá o título “Little Devil” (o Costume Title que eu estou usando). Após a cena, entre no quarto de Ion e fale com Florian. Se você possuir a All-Purpose Knife, você receberá a recipe Stew. Nesse caso, volte ao quarto de Ion e fale com Florian novamente para conseguir a forbidden stone.

Após isso, saia da catedral e entre novamente para encontrar Florian andando por aí com uma Catalyst Weapon. Siga para o leste e use o símbolo do sudeste (amarelo) para aparecer na sala onde Florian está. Fale com Florian e, após a cena, Tritheim lhe entregará a Catalyst Weapon Heart of Chaos, para Anise.

Próximo verso: “Innumerable are the stars that shake the surface of the shallow river.” Qual é o único lugar que conhecemos relacionado ao rio? Você já se esqueceu, não? É Fubras River. Entre no lugar pelo norte para uma cena e Jade encontrará a pedra. “Heaven smiles at me because of my good deeds”, eh Jade? xD

E o último verso é “Upon the island of spiritual mystery, bow down before heavens power”. Island of spiritual mystery… as ilhas que conhecemos são Isle of Feres, Radiation Gate, Absorption Gate e Yulia City. Radiation Gate já foi, Isle of Feres não tem nada a ver com mistério, nem Absorption Gate, então só restou Yulia City.

14. Yulia City, Engeve, Sheridan, Chesedonia, Nam Cobanda Isle

Entre no prédio principal e examine o canto superior direito da parte de baixo para encontrar a pedra. Jade aprenderá Meteor Storm, uma das duas únicas magias que atingem o campo inteiro (Judgement versão Jade, yay!).

E vamos a outra sidequest, então siga para Engeve, fale com Rose e escolha a primeira opção. Fale com o vendedor de maçãs para receber a Gourmet Apple. Fale com Rose para enfrentar uma série de sete batalhas. Após as batalhas, você receberá o key item Rose’s Charm como recompensa.

Nota: Se você, como eu, pretende ter TODOS os monstros identificados, preste atenção, pois os pássaros Bangette e Clangette são únicos dessa batalha.

Aproveitando que você está em Engeve, siga para a parte oeste da cidade e fale com o cara com a enxada perto da casa com o moinho. Saia para o World Map, examine todos os Search Points com Seeds (ver Sidequests), volte a Engeve, entre na casa de Rose pela parte de trás e fale com o cara lá dentro. Volte à parte oeste da cidade e fale com o cara com a enxada para conseguir o título “Hard Worker” de Guy.

E mais uma sidequest. Tenha certeza de ter 1 milhão de Gald disponível (sim, você vai gastar tudo isso!) e siga para Sheridan. Entre em Meeting Hall e fale com Aston. Fale com ele novamente, pague 1 milhão (ouch!), siga para a Inn e durma cinco vezes (mais 3000 Gald pela janela >_>). Volte a falar com Aston e Luke receberá o título “Financial Investor”. Btw, uma ponte aparecerá conectando Radessia e Aberria no World Map.

Nota: Se você não possui todo esse dinheiro (o que é compreensível, claro), dê uma olhada no FAQ para um bom jeito de conseguir muito dinheiro de modo relativamente rápido.

Você podia fazer essas sidequests há um bom tempo, mas eu esqueci :3

Siga para Chesedonia, mas calma, ainda não vamos continuar a história. Tenha certeza de ter um Chicken e um Beef (se não tiver, eles podem ser comprados na parte norte da cidade), siga até a parte sul da cidade, fale com o vendedor perto do beco e compre uma Stripped Ribbon. Agora entre no beco e entregue os itens ao Ant Lion Man para receber o Spirit Ring e o Holy Ring.

Fale com o Ant Lion Man novamente para receber a recipe Gratin. Siga para Nam Cobanda Isle,procure pelos Ant Lion Man e fale com o que está atrás do balcão. Pague 150000 Gald para receber os itens Apple Gel, Magic Lens, Apple, Beef, Chicken e o acessório Ant Lion Man para Anise.

Volte para Chesedonia, siga para a mansão de Astor e fale com ele para uma cena.

Siga para Baticul.

15. Baticul, Yulia City, Keterburg, Sheridan, Daath, Chesedonia

Suba a escada e passe na frente da Inn para Natalia receber o título “Beloved Princess”. Siga para a mansão de Luke e fale com Susanne para receber o título “Vagabond Son” de Luke. Aproveitando que está em Baticul, fale com Ramdas para um evento. Escolha um personagem que tenha algumas estrelas em algumas recipes e você receberá a recipe Miso Stew (além de liberar o evento para os títulos de Cook em Keterburg, caso tenha algum personagem com 3 estrelas em todas as recipes).

Siga para Yulia City e fale com o homem dos eventos dos itens de Yulia City (ele está abaixo em uma escada escondida a nordeste de onde ficava antes) para conseguir o título “Flower of the Qliphoth” para Tear. Siga até Keterburg e fale com Nephry para conseguir o título “Gambler at Heart” para Jade. Se você possuir algum personagem com três estrelas em todas as 20 recipes, tenha esse como personagem na tela e siga para o segundo andar do hotel e fale com o homem ao lado do elevador para receber um título.

Vá para o 4th Stone Monument (caminho próximo de Daath) para conseguir o título “Mini Maven” para Anise. Por fim, examine o telescópio na parte norte de Sheridan para conseguir o título “Fontech Scholar” para Guy.

Yay, conseguimos vários títulos de uma só vez :D

Hora de voltar a seguir a história, então siga para Chesedonia.

Se você não fez a quest de Mushroom Road, essa é sua última chance. Esse é um bom momento para conseguir a Mumbane e o Prism Protector no Coliseum de grupos. Tendo feito tudo isso, siga para Chesedonia. Faça suas preparações finais, fale com Nordheim ou Goldberg e escolha a primeira opção.

Console RPGs rule nº 125: “You Couldn’t Get To Sleep Either, Huh?”

If any character in the game ever meets any other character standing alone at night looking at the moon, those two will eventually fall in love.

Após as cenas você entrará em Eldrant, mas não antes de ouvir a combinação de duas palavras que sempre me faz rir: “…Luke! Look!” =P

Tenho certeza que você não esperava ouvir falar do Tartarus a essa altura, btw.

16. Eldrant

Agora sim, a verdadeira última dungeon. Não espere que ela seja pequena e lembre-se que alguns God-Generals ainda estão vivos. Suba a escadaria para encontrar Ginji e a Albiore III.

Não há muita coisa por aqui, então siga à direita para encontrar uma escadaria que leva a um save point e o elevador. Salve, prepare-se para a batalha e suba no elevador.

LEGRETTA

P.ATK – 738

P.DEF – 1081

F.ATK – 424

F.DEF – 782

HP – 143000

xp – 28000

Gald – 36000

Fraquezas – N/A

Resistências – Luz

Tear: Major, where is your own will?
Legretta: My will shall bring about the Commandant’s reformation and for that I will eliminate you all!
Guy: We won’t be eliminated that easily!
Jade: You will be the one who dies here.
Anise: If you fight for the Commandant, then we fight for Ion and we won’t lose!
Legretta: Of course. Your future and ours are different. We are enemies.
Tear: Yes. My future and yours, Major, have now diverged.
Natalia: Then there is no more need for words.
Luke: Our future is important to us too, so we will defeat you. Now!
Legretta: No you won’t! Die!

Não espere causar muito dano com essas defesas altas.Ela possui duas Arcane Artes: Searing Sorrow, que é basicamente o FoF Change de Banishing Sorrow (ou seja, é bem fácil de desviar com Free Run), e Inlay Nocturne, que é o FoF Change de Nocturnal Light, mas causa pouco dano.

Cuidado com as magias, ela pode usar Eclair de Larmes e Holy Lance. Em dificuldades maiores, ela pode usar outras magias, como Blessed Drops.

Quando estiver entre 25% e 50% do HP, ela usará a Mystic Arte Prism Ballet. É relativamente fácil de desviar disso com Free Run, mas se você não conseguir, vai levar mais de 4000 de dano de uma só vez (eu levei 10818 no Very Hard). Novamente, Tempest de Guy é ótimo para fugir disso.

Quando ela entrar em Overlimit, FIQUE LONGE! Não só você vai causar apenas metade do dano normal, como ela vai causar 50% de dano a mais, ou seja você você vai se dar mal se tentar.

Mantenha Tear apenas curando, pois as Fonic Artes dela não serão muito efetivas. Você acabou de aprender Prism Sword, mas não é uma boa idéia usá- la aqui, então dê preferência a Absolute. Com Luke, evite usar Guardian Field e use FoF Changes sempre que possível, mas evite usar Light Blast.

Drops: Spirit Symbol

Você não quer enfrentá-la novamente no caso de algum imprevisto (leia-se: seu cachorro/gato/periquito/papagaio/irmão pentelho/primo mais novo derrubar o videogame, sua mãe puxar da tomada, acabar a energia, etc), quer?

Então volte, desça o elevador e salve. Se quiser, saia de Eldrant para conseguir os títulos finais (um para cada personagem) com Peony em Grand Chokmah, faça o último evento da Jewel of Gardios em Baticul, ou durma em uma Inn qualquer para uma Skit Scene.

Agora sim, suba o elevador novamente, desça a escadaria e siga a oeste para conseguir a Fonic Lance (melhor que Dunamis e Longinus juntas). Siga ao leste e desça as escadas para uma Cobalt Chamber. Suba e continue a sudeste.

Eles tinham mesmo que parar pra conversar bem na frente de um monstro? Btw, se Arietta é quem comandava os monstros, o que eles fazem aqui agora que ela está morta? A resposta é simples:

Console RPGs rule nº 182: Compression of Time

As you approach the final confrontation with the villain, events will become increasingly awkward, contrived and disconnected from one another — almost as if some cosmic Author was running up against a deadline and had to slap together the ending at the last minute.

Ignore meus últimos dois parágrafos inúteis e continue em frente. Siga a oeste após a ponte, pegue o Fonic Robe e siga em frente. Na próxima sala, desça as escadas para a Fonic Rod. Salve o jogo, dê seus melhores equipamentos para Luke e siga em frente.

Se você quiser uma batalha um pouco melhor do que ridiculamente fácil, aumente a dificuldade antes de entrar (se possível). Na próxima tela, ignore o Knight Replica, desça a escada e… É uma cilada, Bino! Euri do comentário de Asch.

ASCH

P.ATK – 584

P.DEF – 697

F.ATK – 353

F.DEF – 429

HP – 60000

xp – 31000

Gald – 2500

Fraquezas – N/A

Resistências – Luz

Pensou que não ia mais enfrentá-lo, não é? Pense de novo. E você está sozinho novamente. Por isso eu disse pra dar os melhores equips pra Luke. Você tem a Jewel of Lorelei, então não será uma luta difícil.

Eu não lembro dele ter tudo isso de HP da última vez que apareceu no grupo. Whatever, Asch possui todas as Artes de Luke, além de algumas magias (Thunder Blade, por exemplo). As Base Artes que ele mais gosta de usar são Fang Blade, Havoc Strike e Raging Blast.

Todas são fáceis de desviar. As Arcane Artes preferidas dele são Fang Blade Rage e Rending Fang Blade. Não que ele não use Swallow Fury ou Light Spear Cannon.

Quando ele começar a usar magias, use o Free Run para escapar da magia e continue atacando. Se você for usar Radiant Howl, tenha certeza que jogou Asch no ar,senão ele irá contra-atacar com Rending Saber e levar pelo menos metade do seu HP. Duas boas Artes para usar Radiant Howl contra Asch são Slag Assault e Light Spear Cannon, mas dê preferência a Light Spear Cannon.

Drops: Wonder Symbol

Agora sim, só tem mais um God-General no caminho (Asch era um deles também, esqueceu?), Asch promete que vai sobreviver e Luke se reune com o grupo. Antes de seguir em frente, suba a escada a leste para conseguir alguns itens.

Siga pela ponte, vire à esquerda, pegue a Fonic Mace, desça a rampa e siga à direita até o fim para conseguir a Fonic Mail. Agora volte até onde o grupo se reuniu e suba a escada a oeste. Siga à direita para conseguir a Fonic Guard e siga à esquerda.

Na próxima tela, pegue a Fonic Blade e comece a subir. O confronto com a Manticore é quase inevitável, então faça isso. Derrote mais uma Manticore e um Uicondor até chegar ao topo, então siga a sudoeste para conseguir o Fonic Helm (que é pior que o Golden Helm ¬_¬) e vá para o nordeste até a próxima tela, provavelmente enfrentando mais uma Manticore.

Nada de especial aqui, siga em frente. Na próxima tela, aconselho que enfrente os Grimza no caminho, pois eles dão uma boa expêriencia. Pegue a Fonic Arrow no baú e use o save point verde. Esse é um dos melhores lugares do jogo para treinar. Derrote os Grimza, salve o jogo e dê load para eles reaparecerem ;)

Após salvar o jogo, siga em frente. Quando estiver perto do segundo Grimza (terceiro, se você estiver contando com o que fica antes do save point), vire à direita para encontrar o Fonic Bracelet. Ótimo, esse é o segundo melhor do jogo, mas como o melhor só pode ser conseguido no 2º playthrough (veja a seção Replica Lab), esse é o melhor por enquanto :P

Passando do segundo Grimza, Guy reconhecerá a mansão dele e Tear aprenderá o 7º hino (mas você não pode usá-lo em batalha, so whatever) e receberá o título “Fonic Hymn Master”. Após a conversa, entre nos escombros da casa ao lado esquerdo para conseguir o Fonic Hat no baú que apareceu durante a cena.

Ignore a rampa e suba as escadas. Vire pro leste e siga a sudeste pela “ponte” até o final para conseguir a Fonic Crest. Suba a rampa para conseguir um Special Gel. Volte às escadas, volte ao save point e salve se quiser.

Nota: Se você estiver jogando a versão japonesa, retire a Jewel of Lorelei de Luke. Se fizer isso, você irá mantê-la após a batalha.

Prepare-se para a batalha e siga em frente até a próxima tela para uma cena de anime.

Asch: It looks like I… have a little trouble… The rest is… up to you.

E agora você enfrentará…

SYNC

P.ATK – 999

P.DEF – 885

F.ATK – 500

F.DEF – 620

HP – 120000

xp – 29800

Gald – 15000

Fraquezas – N/A

Resistências – Vento, Luz

Sync: So, how is it fighting someone who looks just like Ion?
Anise: Shut up! You’re nothing compared to him!
Luke: You might look the same but you are not Ion!
Tear: You didn’t want to live on as the Fon Master’s replacement, did you?
Sync: Haha… Are you trying to tell me that I am who I am? I told you, I am nothing! My existence means nothing!
Anise: Sync, that’s not true! You don’t really believe that, do you?
Guy: For someone who thinks they mean nothing, you sure like to fight for your life.
Jade: You should be a little more honest with yourself before you die.
Sync: You’ll not change me! I stand resolved! I’m tired of this world! Everyone can die along with it!

O último God-General, e consequentemente o mais forte. No começo da batalha ele usará Gravity Well e Flare Tornado. Essas técnicas não chegam a causar muito mais de 1000 de dano e Flare Tornado é fácil de desviar. Ele também costuma usar Reaper’s Troll, uma técnica fraca (me causou menos de 1500 de dano no Unknown), porém muito rápida. Se você estiver na frente dele, você com certeza será atingido. Às vezes ele usa Dragon Shot, mas ele quase sempre erra, então não se preocupe com isso.

Depois de um tempo ele começará a usar as Arcane Artes Stone Dragon Ascent e Cyclone Blaze (são FoF Changes de Dragon Surge e Cyclone Shot de Anise, repectivamente), que obviamente são mais poderosos e difíceis de desviar que os anteriores. Se você, como eu, gosta de prender os God-Generals na parede para abusar dos altos hits das Artes de Guy, Cyclone Blaze será uma grande dor de cabeça.

Se você escutar Sync dizer “Take this”, é porque ele vai usar uma dessas Arcane Artes logo em seguida, então afaste-se. Quando ele disser isso, preste atenção na mão dele. Se a mão dele brilhar com uma cor amarela, é porque ele vai usar Stone Dragon Ascent. Caso contrário, ele usará Cyclone Blaze. Se for Cyclone Blaze, antecipe o lugar onde ele vai cair e comece a atacar quando ele estiver descendo.

Se você estiver na dificuldade Unknown, esse animal pode usar Absolute como se fosse uma Base Arte (ou seja, ele não perde tempo conjurando a magia!) desde o começo da batalha, então tome cuidado pois o gelo nem sempre virá de Jade.Se você não escutar Jade dizer “Restless,Merciless,Silver Embrace”, saia de perto do gelo, pois quem usou Absolute foi Sync.

Quando ele estiver com metade do HP,fique atento para não ser atingido pelo Harrowing Gale ou Akashic Torment (ambas Mystic Artes). A primeira com certeza matará o personagem que for atingido (por sorte, ele quase sempre erra), enquanto a outra pode atingir vários de uma vez. Note que ele só pode usar Harrowing Gale uma vez, mas pode repetir Akashic Torment quantas vezes quiser.

Quando ele for usar Akashic Torment, use o Backstep. Com certeza você já possui o Long Step, então isso fará com que ele erre a MA e que você possa ficar usando Steel/Center (para se curar) ou Demon Fist/Demon Fang enquanto ele perde tempo.

Mantenha Jade usando Absolute e Tear curando.Sempre que possível use Mystic Artes e FoF Changes.

Drops: Mystic Symbol

E ele morre rindo, que beleza. Ninguém liga pra ele mesmo. Mais um bitchslap, yay \o/

Ótimo momento pra mudar de assunto, Guy. Após a cena, Luke receberá o título “Swordsman of Lorelei”, você perderá a Jewel of Lorelei (a menos que você esteja jogando a versão japonesa e tenha feito o que eu disse) e receberá a arma Key of Lorelei para Luke. Ela tira de você a Jewel of Lorelei. Ela é pior que a Soul Crush. Ela tira de você a Jewel of Lorelei. Ela tem um visual horrível. E o pior de tudo, ela tira de você a Jewel of Lorelei.

Eu. Odeio. Essa. Arma. Period.

Claro, essa arma permite que você use a MA Lost Fon Drive no 2º playthrough, mas como é quase impossível se manter com menos de 15% do HP nas dificuldades Very Hard e Unknown (ou você morre ou Tear/Natalia cura você), isso não ajuda muito. Acho que em todos os meus playthroughs eu devo ter usado Lost Fon Drive umas duas ou três vezes.

Antes de seguir em frente, desça as escadas pelo lado esquerdo para encontrar um Red Sage. Volte ao save point se quiser se curar e então siga em frente.

Estando dentro do prédio, suba as escadas à direita e use Mieu Fire na orbe azul perto da escada para quebrar a parede. Abra o baú para conseguir o CC Grandioz, o segundo melhor do jogo.

Examine o bloco de pedra perto da porta trancada a nordeste para girá-lo e use Mieu Fire para abrir uma porta no andar de cima. Siga para oeste do High Knight Replica e pegue o Fonic Cloak. Suba as escadas, ignore as orbes e siga para a próxima sala.

Desça a escadaria e suba a escada perto da porta ao norte. Use Mieu Wings abaixo da orbe para o baú aparecer, pegue o Special Gel e desça. Aqui você pode ver dois pilares com símbolos dourados neles. Se você usar Mieu Attack em um desses símbolos, o pilar será derrubado. Derrube o pilar ao norte pelo leste (fazendo ele cair para o oeste).

Agora você deverá escolher o que você quer: a Fonic Sword (para Luke) ou um Red Lavender. Se quiser a Fonic Sword (que possui 10 P.ATK a mais que a Key of Lorelei e 10 P.ATK a menos que a Soul Crush), derrube o outro pilar pelo sul (fazendo ele cair para o norte). Se quiser o Red Lavender, derrube o pilar pelo leste (fazendo ele cair para o oeste).

Aconselho que pegue a Fonic Sword, já que esse é o único lugar onde você pode conseguí-la, e há outros Red Lavenders no jogo. Claro, eu não pretendo dar ordens a você, faça sua escolha. Mas se você pretende completar o Collector’s Book, você PRECISA da Fonic Sword. Tendo feito sua escolha, siga para a sala ao norte.

E não é que Hod tinha mesmo um Passage Ring?

Suba as escadas e salve o jogo. Essa na sua frente é a famosa escadaria final de Eldrant, mas ainda há muito o que fazer por aqui, então não vá lá ainda. Você pode ler essas inscrições na parede para ter uma dica do que nós vamos fazer agora. Abra o menu, vá em [Battle->Strategy] e deixe o Action de todos em Guard.Agora desça as escadas e entre em uma batalha contra um desses inimigos, chamados Guardian

Curiosidade: Esses dois Guardians perto do Passage Ring são imunes ao efeito do título “Monster Collector” de Tear, mas os outros dois Guardians (um em cada parede) não são.

O que nós vamos fazer é o seguinte: Se um Guardian for derrotado por uma Arte do elemento Luz, você ganhará uma Light Fonstone, ao passo que se um Guardian for derrotado por uma Arte do elemento Trevas, você receberá a Shadow Fonstone.

Há 2 deles em cada batalha, então reduza o HP de um deles até o mínimo necessário para que uma Fonic Arte o mate,então use Prism Sword com Jade ou Eclair de Larmes/Holy Lance/Grand Cross com Tear. Faça o mesmo com o outro, mas dessa vez mate-o com Nightmare de Tear. Você também pode levar Anise para a batalha e usar Limited de Luz ou Negative Gate/Blood Howling de Trevas. Faça como quiser.

Dessa forma você receberá ambas, Light e Shadow Fonstones, em uma batalha só. Aconselho que salve o jogo após conseguir as duas, só por preucaução. Also, não esqueça de ajeitar a Strategy dos seus persoangens.

Aproxime-se do Passage Ring e use a Light Fonstone. Agora siga para o sul. Você estará na sala anterior, mas ela estará de lado. Se você pisar no botão à esquerda, a sala voltará ao normal, mas não faça isso ainda.

Siga para o leste, suba a escada a nordeste e use Mieu Wings para encostar na orbe e abrir a porta. Agora desça a escada e leia a seguir conforme a sua escolha quando derrubou os pilares:

  • Red Lavender: Suba a escada a leste e use Mieu Fire na orbe para quebrar a parede/chão. Desça a escada, siga para o oeste, pise no botão e pegue o Red Lavender na abertura da parede.
  • Fonic Sword:  Suba a escada quase tão longa quanto a de Nam Cobanda Isle (ok, eu exagerei) e pise no botão lá em cima.Siga ao sul para chegar à parte externa e conseguir a Fonic Sword. Volte, pise no botão, desça a escada, siga a oeste e pise no botão.

Independente da sua escolha, agora suba a escada perto da porta e siga para o norte, pela porta que você acabou de destrancar para chegar ao segundo andar do Passage Ring. Siga para o extremo leste e saia pelo sudeste para conseguir a Fonic Gloves.

Volte ao segundo andar do Passage Ring, use a Shadow Fonstone para girar o castelo novamente, mas dessa vez para o outro lado, e saia pelo sul. Passe pela pequena escadaria, tomando cuidado para não apertar o botão sem querer e examine o bloco à esquerda (no centro da sala) para girá-lo. Faça o mesmo com o bloco do lado oposto. Os dois blocos devem estar um de frente para o outro.

Ative o botão e suba a escadaria. Está vendo esse símbolo roxo no chão? Fique sobre ele e use Mieu Fire 2 para atingir o bloco que você girou, na parede do outro lado da sala. O fogo vai bater no bloco, bater no outro bloco e voltar. Quando o fogo estiver perto de atingir a primeira orbe, use (e segure) Mieu Wings para que o fogo atinja você (ao invés da segunda orbe).

Isso fará com que a porta abaixo abra. Siga para lá. Mas vejam só, é o túmulo de Yulia. E agora estamos dando mais profundidade aos motivos do vilão. Pegue o Treat do lado esquerdo, examine o cetro branco no centro para conseguir a Catalyst Weapon Unicorn Horn para Tear e volte para o save point. Siga em direção à escadaria final para uma cena. Euri alto da última fala de Anise xD

Após essa cena, NÃO siga pela escada ainda. Volte e salve o jogo. Agora você pode fazer a sidequest de Nebilim (até já possui todas as Catalyst Weapons =D).

Você também pode pegar o título “Locrian Colonel” de Tear na sala com as flores em Yulia City (supondo que você fez todos os eventos para o títulos “Big Sister” de Tear). Outra coisa que você pode fazer é conseguir os títulos dos eventos finais. Para informações mais detalhadas sobre isso, veja a seção 8.5.

Subindo as escadas…

Jade tirou os óculos? Se você prestou atenção na sidequest do título “Soft Meanie”, então sabe que se ele fez isso é porque a coisa é séria.

Nota: Como você pode notar, eu coloquei os Battle Quotes das batalhas importantes nas tabelas dos respectivos chefes, mas como as falas dessa batalha dependem de quem você leva ou não leva para a batalha, eu não poderia colocar todas aqui (há uma versão para cada personagem e mais uma!). Se quiser ver os Battle Quotes dessa batalha, veja a seção FAQ.

VAN

P.ATK – 800

P.DEF – 750

F.ATK – 600

F.DEF – 750

HP – 120000

xp – N/A

Gald – N/A

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

Agora você olha pra esses stats, volta um pouco no guia, olha os stats de Sync e solta uma gargalhada. Sync era mais rápido e mais poderoso.

De qualquer forma, ele ainda é bem forte. Ele pode usar Imperial Slaughter a qualquer momento, desde o começo da batalha. Ele possui os ataques de sempre: Guardian Frost, Lightning Tiger Blade e Radiant Dragon (esse último pode causar até 1500 de dano se acertar completamente). Ele também possui uma técnica chamada Shining Blade, que é uma mistura de Light Spear Cannon com Sovereign Gale.

Em dificuldades maiores, ele começa a batalha usando Negative Gate em Jade (caso Jade não esteja na batalha, ele usa em Tear). Nessas dificuldades ele também costuma usar várias Fonic Artes, como Holy Lance e Blessed Drops.

Quando Van chegar à metade do HP, haverá uma cena e a música de batalha irá mudar (se quiser saber, o nome dessa música é “A Place In The Sun”). A partir de agora Van lutará de verdade, mas começará a seguir um padrão.

Se Van NÃO usou Imperial Slaughter na primeira metade da batalha, ele irá usar NESTE MOMENTO então fique longe dele se não quiser levar 4000+ de dano.

Se ele usou Imperial Slaughter antes,ele usará algumas Arcane Artes e então usará a sua segunda Mystic Arte: Celestial Elegy, que provavelmente matará quem quer que ele atinja e deixará o resto do grupo com 1HP. Se possível, use Guardian para reduzir o dano.

Comece a se curar imediatamente (Life Bottles e Specifics ajudarão) e volte a lutar. Ele poderá usar Imperial Slaughter de vez em quando, então tome cuidado. Se você for MUITO azarado, ainda há uma chance dele repetir Celestial Elegy.

Drops: N/A

Haverá algumas cenas,os personagens que você trouxe para a batalha dirão alguma coisa e, como era de se esperar, Van assume uma nova forma e retorna à peleja.

VAN

P.ATK – 914

P.DEF – 850

F.ATK – 683

F.DEF – 780

HP – 152000

xp – N/A

Gald – N/A

Fraquezas – N/A

Resistências – N/A

Ele aumentou os stats, mas a batalha ficou mais fácil do que antes. Ele lutará da mesma maneira que antes dos 50% da primeira forma, mas com uma nova Base Arte chamada Shining Dragon, que é um Radiant Dragon em cinco direções. Ele também pode usar Judgement (isso mesmo, o Fonic Hymn), então tenha cuidado.

Em dificuldades maiores, é necessário um combo de mais de 10 hits para conseguir o stagger em Van, mas se você fizer um combo de mais de 20 hits, Van cancelará o stagger e provavelmente usará uma Arcane Arte. Porém, se você o tirar do chão, ele só cancelará o stagger quando cair no chão ou quando chegar em 70 hits (o que acontecer primeiro).

Ele não usará mais Imperial Slaughter nem Celestial Elegy. Ao invés disso, ele usará uma nova Mystic Arte chamada Ancient Requiem. Ela é bem parecida com Radiant Howl (inclusive na dificuldade de atingir os inimigos). Se ele atingir alguém completamente com isso, pode esperar algo próximo dos 9000 de dano,sendo que só o último hit causa até 3000 de dano (13000 no Unknown), mas é bem difícil dele acertar tudo.

Quando terminar a batalha, Luke tentará a tal Second-order Hyperresonance e a partir daí nem Luke nem Tear receberão dano. Os outros personagens ainda podem levar dano e morrer, though. Note que se um personagem morrer ele vai continuar morto até a batalha terminar.

Note que você não pode abrir o menu, então não poderá trocar de personagem ou usar itens. Quando Tear terminar de cantar o 7º hino pela segunda vez, Luke usará um Radiant Howl mesmo sem estar em Overlimit (e mesmo estando longe de Van) e a batalha acabará. Claro que isso só acontecerá se Tear e Luke estiverem na batalha.

Drops: N/A

E as palavras finais. Aqui você não pode passar as falas, elas passam sozinhas conforme são ditas. É, parece que Luke realmente não sabe mentir. Luke promete que vai voltar.

Alguém mais notou que a frase mais importante da fala de Tear NÃO aparece escrita? Whoopsie.

Cena em anime:

Guy: Tear!

Lorelei: So the world did not vanish. To think… the future I saw would be rewritten… You have done admirably.

Sim, mesmo depois de morto, Asch mexeu a mão ao entrar em contato com Luke. Preste atenção no que acontece com Luke e Asch.

Após os créditos, mais uma cena em anime:

Tear: Tue Lei Ze Kuloa Ryuo Tue Ze, Kuloa Ryuo Ze Tue Ryuo Lei Neu Ryuo Ze, Va Lei Ze Tue Neu Tue Ryuo Tue Kuloa, Ryuo Lei Kuloa Ryuo Ze Lei Va Ze Lei, Va Neu Va Lei Va Neu Va Ze Lei, Kuloa Ryuo Kuloa Neu Tue Lei Kuloa Ryuo Ze Lei Va, Lei Va Neu Kuloa Tue Lei Lei, Tue Lei Ze Kuloa Ryuo Tue Ze, Kuloa Ryuo Ze Tue Ryuo Lei Neu Ryuo Ze, Va Lei Ze Tue Neu Tue Ryuo Tue Kuloa, Ryuo Lei Kuloa Ryuo Ze Lei Va Ze Lei, Va Neu Va Lei Va Neu Va Ze Lei, Kuloa Ryuo Kuloa Neu Tue Lei Kuloa Ryuo Ze Lei Va, Lei Va Neu Kuloa Tue Lei Lei

Natalia: You didn’t come. I believe your presence was requested at Luke’s coming of age ceremony at the Duke’s manor.

Tear: I’m not interested in some ceremony in front of Luke’s grave.

Anise: That’s why… the both of you came here isn’t it?

Guy: He said he’d be back, so let the others sit around and tell stories in front of his grave, but I won’t be joining them.

Jade: We should be heading back soon. The valley is dangerous at night.

Tear: Why are… you here?

????: This place has… a nice view of Hod. And also, I promised someone.

Ok, nós temos aqui um cara ruivo, com a voz de Luke, o cabelo de Asch (não tem as pontas brancas do cabelo Luke) que diz que fez uma promessa. Não vamos esquecer que Asch também fez uma promessa.

Levando em consideração a sidequest “Contamination Effect”, provavelmente esse seria Asch. Mas do jeito que ele fala com Tear, parece ser Luke (apesar da voz parecer de Asch). Sem contar que ele é canhoto e Asch era destro.

Você pergunta quem é esse? Pode ser Asch ou Luke. Ou talvez “Lusch”. Who knows? Alguns dizem que esse é Luke no corpo de Asch, outros dizem que ambos sobreviveram. Não há um pronunciamento oficial dos produtores do jogo, então está aberto para interpretações. Ou seja, você decide quem é esse (na verdade, o pronunciamento oficial é de que o jogador deve decidir quem ele é).

<hr></hr>

Você será levado à tela de save. Aconselho que salve em um slot diferente.

De volta à tela de título, você terá duas novas opções: “Sound Test”, onde você pode ouvir várias músicas e sons do jogo, e “Game Record”, que é basicamente a mesma coisa que o do menu, mas esse leva em consideração todos os playthroughs que você já fez.

Dê load no clear data (o save que você acabou de fazer, com a estrelinha) para ter acesso ao Grade Shop. Se você não tem Grade o suficiente para comprar o que quer, dê load no seu save antes de derrotar Van e vá para Cheagle Woods matar alguns monstros na maior dificuldade possível até ter Grade o suficiente.

Você também pode voltar e fazer algumas sidequests (*cough*Nebilim*cough*) enquanto consegue Grade o suficiente. Aconselho que fale com Peony em Grand Chokmah para conseguir os títulos finais.

Nota: Se você fizer isso, o jogo pensará que você está no 2º playthrough, então você poderá ir a Replica Lab matar Replicantis e conseguir o título “Monster Collector” de Tear.

E assim acaba um fantástico jogo. É aqui também eu me despeço de você. Não sei se está interessado em saber, mas aqui está meu Game Record da tela do título (após terminar meu 5º playthrough):

Total Play Time 394h 03m 19s
Most Gald 9,574,579
Total Gald Used 76,637,688
Skits Viewed 430/489
Number of Saves 956
Games Completed 5
Avg. Battle Time 000h 00m 53s
Total Encounters 3934
Total Escapes 25
Max Number of Hits 115hit
Max Damage 99999
Max Grade 631.28
Character Usage Luke 91%
Tear 88%
Jade 66%
Anise 24%
Guy 60%
Natalia 25%
Asch 1%
Fastest Win 000h 00m 01s
Time w/o Damage 000h 03m 40s
Total Damage Given 339,438,963
Total Damage Taken 31,691,134
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 21/11/2012 às 16:33

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: